Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 19/03/2014




Quarta-feira, 19 de março de 2014
Dia de São José esposo da Virgem Maria



"Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem...O ato de ver não é coisa natural.Precisa ser aprendido!" (Rubem Alves)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 1,16.18-21.24ª


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. 44Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 45Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. 46Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas. 47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”.
49Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” 50Eles, porém, não compreenderam as Palavras que lhes dissera. 51aJesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. Antônio Queiroz CSsR


José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.
Hoje celebramos com alegria a solenidade de S. José. Ele é muito querido do povo; basta ver os homens que se chamam José e as mulheres com nomes derivados de José. Parabéns a todos vocês pelo onomástico! Diz a tradição que os pais de S. José se chamavam Jacó e Raquel.
José é o elo de ligação entre o Antigo e o Novo Testamento. É o último dos patriarcas.
Devido ao seu papel no plano da salvação, S. José é padroeiro de diversas coisas: 1) Da Igreja, já que ele foi o chefe da primeira Igreja, a Família de Nazaré. 2) Do homem cristão. 3) Dos pais e esposos. 4) Dos trabalhadores. 5) Dos que cuidam da administração dos bens materiais e do sustento das Comunidades e instituições católicas.
O Evangelho de hoje narra o desejo de fuga de S. José. Tudo indica que Maria o tinha posto a par do que se passara com ela na Anunciação. A dúvida de José não se referia a Maria, mas a si próprio. Ele não queria interferir nos planos de Deus, os quais não entendia direito. Ele tinha medo de permanecer com Maria e assim atrapalhar o plano de Deus.
A palavra do anjo veio dar-lhe segurança e luz sobre a sua missão: ele será o pai legal do Filho de Deus. Pronto, voltou e assumiu Maria como esposa.
“Tu lhe darás o nome de Jesus.” Conforme a sociedade judaica, quem dava o nome à criança era considerado o seu pai.
Assim, S. José aparece como modelo de um homem fiel a Deus. Fiel porque, nas horas difíceis, opta pela vontade de Deus. Fiel porque, nas horas de dificuldade, reza e pede orientação a Deus. Por isso que S. José é o padroeiro dos homens, especialmente dos esposos e pais.
Ele acompanhou e protegeu Maria e seu Filho em todos os momentos. Na apresentação no Templo, na fuga para o Egito, na procura do menino que se perdeu durante a romaria...
Sua presença junto a Jesus era de um pai que manda, que é autoridade, pois o Evangelho fala que Jesus lhes era obediente. O resultado foi esse que conhecemos: Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens. Sabedoria, estatura e graça resumem todos os aspectos em que uma criança deve crescer. Como é importante os pais exercerem a sua autoridade sobre os filhos!
O papel do pai é diferente do papel da mãe. A mãe é carinho, ternura... Já o pai é autoridade, firmeza, segurança. As duas presenças se complementam na educação dos filhos.
Hoje, mais do que nunca, os filhos precisam da presença de um pai assim. Porque eles vivem cercados de maus convites e maus exemplos. Como não têm experiência de vida, é necessário alguém que os oriente com firmeza e ao mesmo tempo com amor e paciência. Principalmente os meninos precisam da amizade com o pai, e as meninas precisam da amizade com a mãe.
José foi um simples trabalhador. Passou a vida fabricando e consertando móveis domésticos. Com ele se identificam todos os trabalhadores e trabalhadoras que passam a vida fabricando objetos para as mais diversas necessidades da vida moderna. Ele é o modelo dos trabalhadores. Homem honesto, justo e de fé, este foi o escolhido por Deus para ser o pai oficial de Cristo.
A Bíblia nos apresenta José o homem fiel a Deus e justo. Como o fruto da justiça é a paz, ele criou Jesus, que nos trouxe a paz.
Havia, certa vez, um monge que sempre pedia a Deus a graça de vê-lo. Um dia, ele recebeu o seguinte recado: “Ponha-se a caminho, porque Deus quer encontrar-se com você, antes do anoitecer, depois do rio, do outro lado da montanha”.
O monge foi imediatamente para o lugar indicado. No meio da viagem, encontrou-se com um ferido que lhe pediu socorro. O monge explicou que não podia demorar, pois tinha um importante encontro marcado, antes do anoitecer. Mas prometeu que voltaria assim que terminasse o encontro, para ajudá-lo.
E continuou apressadamente o seu caminho. Mais adiante, deparou-se com um carro atolado. O motorista estava sozinho e lhe pediu ajuda. O monge prometeu ajudá-lo logo que retornasse de um encontro muito importante, que já estava marcado.
Horas depois, quando o sol ainda estava alto, chegou ao local indicado para o encontro com Deus. Seus olhos começaram a procurá-lo, mas, para surpresa sua, encontrou o seguinte bilhete: “Fui ajudar o ferido que você deixou de atender, e voltarei depois, de carona no carro que estava atolado na estrada”. Assinado: “Deus”.
É isso aí. O melhor jeito de nos encontrarmos com Deus é fazer a vontade dele, como fez S. José.
Que S. José nos ajude a sermos fiéis a Deus e à nossa missão neste mundo. Que ele interceda também pelos trabalhadores, dos quais é o padroeiro.
“S. José, homem do povo, entendeu a mensagem do Senhor. Operário, feliz esposo de Maria, Mãe do Senhor.”

Campanha da fraternidade. A prática da violência espalha-se por nossa sociedade e manifesta-se em todas as camadas sociais. Nas classes mais altas, ela é mais sofisticada, e os crimes são praticados de forma mais velada.
Na questão da sonegação de impostos, por exemplo, o pobre já paga o imposto embutido nas compras do supermercado. Os ricos, em grande parte, sonegam milhões. Portanto, neste crime da sonegação, que é praticado por todas as classes sociais, os pobres são mais vulneráveis às conseqüências do crime.
José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.






CURIOSIDADES


12 coisas que você aprendeu errado


Desconfie de muita informação que alguém um dia afirmou ser verdade absoluta. Muito do que você aprendeu, na realidade, estava errado. Como assim? Quer dizer que você foi enganado! Só que nem tudo está perdido, o Macaco vai trazer luz à sua ingênua ignorância. Descubra a verdade de 12 coisas que você aprendeu errado.

12. CENTOPEIAS TEM 100 PATAS
Parecia meio lógico. Se o nome da dito cuja é centopeia, você pensa: ela possui 100 patinhas! Só que não. Não há um número exato específico para esses insetos rastejantes. O número de “pés” varia entre 15 e 191 pares, dependendo da espécie e do tamanho.

11. AVESTRUZ ENTERRA A CABEÇA
Pelo menos é o que alguns desenhos animados mostram. Só que os avestruzes não enterram a própria cabeça em situações de perigo. Se você observar, perceberá que elas estão cavando buracos para colocar seus ovos, e não sua cabeça!

10. O PLANETA MARTE É VERMELHO
Pois é, marcianos e Marte não são vermelhos. Não sabemos qual a sua cor verdadeira, pois a aparência avermelhada é causada pela poeira em sua atmosfera. De qual cor você acha que é Marte? Façam suas apostas!

9. O EVEREST É A MONTANHA MAIS ALTA DO MUNDO
O pico mais elevado do mundo é o vulcão Mauna Kea, no Havaí, que tem quase 2 mil metros a mais que o Everest. Só que boa parte dele, cerca de 6 mil metros, ficam escondidos no mar.

8. UM DIA TEM 24H
Agora ferrou! O dia não possui 24 horas??? Tá de zoeira! Pois é, a duração de um dia varia de acordo com a incidência do sol. Isso muda em decorrência do movimento de rotação da Terra em torno da estrela. Mas fique tranquilo, porque estamos falando de uma diferença de poucos minutos. Há dias que contam 24 horas exatas e outros que possuem até 4 minutos a mais. Ufa!

7. OS TOUROS SE IRRITAM COM A COR VERMELHA
Não é exatamente o vermelho da capa dos toureiros que irrita os bichos, mas os seus movimento ondulares. Os touros são incapazes de enxergar a pigmentação vermelha, pois têm visão predominantemente preta e branca.

6. PAPAI NOEL NÃO VEM DO POLO NORTE
Há tantos mitos sobre a figura do Papai Noel que é difícil acreditar em sua existência. No entanto, o verdadeiro Papai Noel, vulgo São Nicolau, é da Turquia. Pode apostar que lá não existe neve, muito menos renas.

5. O UNIVERSO É PRETO
Se não é preto, então qual a cor do universo? Segundo estudo de dois astrônomos americanos, o universo é BEGE!

4. PERNALONGA É UM COELHO
Sim, vamos destruir com a sua infância. Pernalonga é uma lebre. Dããã! É a mesma coisa… Não! Lebre é lebre, coelho é coelho.

3. O SAARA É O MAIOR DESERTO DO MUNDO
Esse posto é ocupado pela Antártida. Ué? Mas lá é frio! Exatamente, pois a definição de deserto não significa lugar quente e arenoso.  Deserto são locais com baixa incidência de chuva e condições precárias de vida.

2. O PRIMEIRO ANIMAL LANÇADO AO ESPAÇO FOI A CADELA LAIKA
Tadinha de Laika, lançada para o desconhecido, sem nem ao menos ser perguntada! Só que antes dela os cientistas enviaram uma mosca. Sim, mosca é animal, lembra?

1. O NÚMERO DO CAPETA É O 666
A tradução Bíblica dos papiros de Oxyrhynchus, que contêm o texto original do Apocalipse de São João, foram traduzidos errados. Segundo pesquisadores do Museu Ashmolean, em Oxford, o número é 616. Já pode ir mudando sua conta de banco, placa de carro ou apartamento se a numeração for essa. Vai que…





MOMENTO DE REFLEXÃO


LUANDA, segunda-feira, 31 de maio de 2010 (ZENIT.org).
"Sou um simples sacerdote católico. Sinto-me feliz e orgulhoso pela minha vocação. Vivo em Angola como missionário há vinte anos." Assim começa a carta que o missionário salesiano uruguaio Martín Lasarte enviou ao New York Times sem obter resposta. Na carta, explica o trabalho silencioso a favor dos mais desfavorecidos da maioria dos sacerdotes da Igreja Católica que, contudo, "não é notícia".
Na carta remetida a ZENIT pelo Pe. Martín Lasarte, ele explica que a enviou dia 6 de abril ao jornal nova-iorquino e desde então não obteve resposta. Nela, expressa seus sentimentos
diante da onda midiática despertada pelos abusos de alguns sacerdotes, enquanto pouco surpreende o interesse que desperta nos meios o trabalho cotidiano de milhares e milhares de sacerdotes.
"É doloroso muito saber que as pessoas que deveriam ser sinais de amor de Deus tenham sido um punhal na vida de inocentes. Não há palavra que justifique tais atos. Não há dúvida de que a Igreja está do lado dos fracos, dos mais indefesos. Portanto, todas as medidas que forem tomadas para a proteção e prevenção da dignidade das crianças serão sempre uma prioridade absoluta", afirma em sua carta.
Contudo, destaca, "é curiosa a pouca noticiabilidade e desinteresse por milhares e milhares de sacerdotes que trabalham em prol dos milhões de crianças, adolescentes e demais desfavorecidos nos quatros cantos do mundo".
"Penso que para seu meio de informação não interessa as muitas crianças desnutridas que tive de carregar por caminhos minados em 2002 desde Cangumbe a Luena (Angola), pois nem o governo se dispunha a fazer isso, e as ONGs não estavam autorizadas; tive de enterrar dezenas de pequenos, falecidos entre os deslocados  pela guerra e os que retornaram; que salvamos a vida de milhares de pessoas no México mediante o único posto médico a 90 km de distância, assim como a distribuição de alimentos e sementes; que demos a oportunidade de educação nestes 10 anos e escolas a mais de 110 mil pequenos..." , afirma.
"Não é de interesse - destaca - que ,como outros sacerdotes, tivemos de socorrer a crise humanitária de cerca de 15 mil pessoas nos quartéis da guerrilha, depois de sua rendição, porque não chegavam os alimentos do governo e da ONU."
E, em seguida, enumera uma série de ações, muitas vezes em situação de risco ou perda de vida, por seus companheiros que são ignoradas pela mídia.
"Não é notícia um sacerdote de 75 anos, Pe. Roberto, que vai até as cidades de Luanda curando os meninos da rua, levando-os a uma casa de recuperação, para que se desintoxiquem; que alfabetiza centenas de presos; e outros sacerdotes, maltratados e até violentados e buscam um refúgio. Menos ainda que o Frei Maiato, com seus 80 anos, passe de casa em casa confortando os doentes e desesperados. "
"Não é notícia que mais de 60 mil, dos 400 mil sacerdotes e religiosos, deixaram sua terra e sua família para servir seus irmãos em leprosários, hospitais, campos de refugiados, orfanatos para crianças acusadas de bruxaria ou órfãos de pais que faleceram com Aids, em escolas para os mais pobres, em centros de formação profissional, em centros de atenção a portadores do HIV... ou sobretudo em paróquias e missões, dando motivações para as pessoas viverem e amarem."
"Não é notícia que meu amigo, Pe. Marcos Aurélio, por salvar alguns jovens durante a guerra na Angola, transportou- os de Calulo a Dondo e, voltando à sua missão, foi morto no caminho; que o irmão Francisco, com cinco senhoras catequistas, por ir ajudar as áreas rurais mais escondidas, foram mortos em um acidente na estrada; que dezenas de missionários na Angola morreram por falta de socorro sanitário, por uma simples malária; que outros voaram pelo céu, por motivo de minas terrestres, visitando seus povos. No cemitério de Kalulo estão o
túmulos dos primeiros sacerdotes que chegaram à região. Nenhum deles passou dos 40 anos!"
"Não é notícia acompanhar a vida de um sacerdote 'normal' em seu dia-a-dia, em suas dificuldades e alegrias, consumindo sem barulho sua vida a favor da comunidade à qual serve."
"A verdade é que não procuramos ser notícia, mas simplesmente levar a Boa Notícia, essa notícia que sem barulho começou na noite de Páscoa. Há mais ruído por uma árvore que cai do que por um bosque que cresce", destaca.
"Não pretendo fazer uma apologia da Igreja e dos sacerdotes - afirma. O sacerdote não é nenhum herói nem um neurótico. É um simples homem que, com sua humanidade, busca seguir Jesus e servir seus irmãos. Há miséria, pobreza e fragilidade, como em cada ser humano; e também beleza e bondade, como em cada criatura..."
"Insistir na perseguição obsessiva em um tema, perdendo a visão de conjunto, cria verdadeiramente caricaturas ofensivas do sacerdócio católico, nas quais me sinto ofendido", afirma.

E conclui: "Só lhe peço, amigo jornalista, que busque a Verdade, o Bem e a Beleza. Isso o tornará nobre em sua profissão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário