Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 13/03/2014




Quinta-feira, 13 de março de 2014


"Os elogios são como perfumes, devemos senti-los, nunca bebe-los!"


EVANGELHO DE HOJE
Mt 7,7-12

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! 8Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate a porta será aberta.
9Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? 10Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? 11Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. Antonio Queiroz


Todo aquele que pede, recebe.
Neste Evangelho, Jesus nos pede insistentemente que rezemos, pedindo a Deus tudo aquilo de que precisamos, e pedindo também pelos outros. Ele garante que quem pede recebe, quem procura acha e a quem bate a porta lhe será aberta. Apesar disso, nós ainda não temos o costume de rezar. Quantas vezes sofremos com um probleminha, afogando-nos num copo d’água, e nos esquecemos de pedir! Deus está ao nosso lado, querendo nos ajudar, mas ele não entra na nossa vida se não pedirmos. Ele respeita a nossa liberdade. Se tivéssemos o costume de rezar, a nossa vida seria muito mais fácil, pois Deus é maior que todos os problemas e obstáculos. Ele “tira de letra” qualquer dificuldade que aparecer em nossa vida, se lhe pedirmos.
Para nos motivar a pedir, Jesus apresenta um argumento forte, mas simples e claro: “Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe?” O formato do pão naquela região era parecido com algumas pedras. Também havia peixes muito parecidos com cobra. Daí a possibilidade de uma criança se enganar, pedindo uma coisa pensando que era outra. Igual a nós hoje, que pedimos alguma coisa a Deus, pensando que é para o nosso bem, quando de fato não é. Só Deus sabe o que é melhor para nós, pois nos conhece inteiramente e sabe o nosso futuro.
“Se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quando mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem!” A eficácia da oração tem a sua causa na bondade paternal de Deus. Se um pai dá ao filho o que é melhor para o filho, quanto mais Deus. Ele atende a todos os que lhe pedem com fé, confiança e perseverança, porque nos ama mais e melhor que um pai ou uma mãe. O seu amor por nós é infinito.
Jesus afirmará mais tarde, no seu discurso de despedida: “Eu vos asseguro: se pedis algo ao Pai em meu nome, ele vo-lo dará... Pedi e recebereis... Nesse dia pedireis em meu nome, e não vos digo que intervirei junto do Pai por vós, pois o próprio Pai vos ama...” (Jo 16,23ss). Nesse texto estão em evidência as duas razões da eficácia da oração: a bondade paternal de Deus e os merecimentos da redenção de Jesus em nosso favor.
A oração deve ser o clima habitual de quem se sabe filho de Deus e chamado para a santidade. E rezar não é difícil. Basta falar com Deus, como a um pai ou um amigo.
Santo Afonso Maria de Ligório dizia: “Quem reza se salva, quem não reza se condena”. De fato, no céu não há ninguém que lá tenha entrado sem rezar, pois a nossa natureza é fraca e ferida pelo pecado. Sozinhos, não temos forças para fazer o bem. A nossa inclinação é contrária: para fazer o mal. Todos os santos e santas conquistaram a santidade através da oração.
Dizem que hoje há crise de oração entre os cristãos. Estamos “picados” pelo ativismo e não encontramos tempo para rezar. Tempo é questão de preferência, ou de prioridade. O tempo a gente faz. “O que adiante ao homem ganhar o mundo inteiro, se vem a perder a sua alma?” (Mt 16,26).
Há também os que acusam aqueles que rezam de desinteressados dos problemas do mundo. Pelo contrário, a oração é sinal de interesse e é a forma mais eficaz de ajuda. O importante é seguir o exemplo de Jesus, tendo um equilíbrio entre oração e ação. Assim, nós fazemos a nossa parte e Deus faz a dele.
Comentando estas passagens evangélicas, adverte Santo Agostinho: “Se a tua oração não é ouvida, deve-se a que não pedes como deves, ou a que pedes o que não deves”. Porque o Senhor não falta à sua palavra. Deus já sabe do que precisamos, mas, por respeito à nossa liberdade, só entra na nossa vida se pedirmos.
A oração é livre e cada um tem o seu jeito próprio de rezar. Oração é como nadar: nós aprendemos rezando. Existem tantas formas de oração quantas pessoas orantes há no mundo. Há quatro tipos de oração: pedir, agradecer, louvar e pedir perdão a Deus. Nós vamos intercalando os quatro, conforme o Espírito Santo nos inspira. A santa Missa, a melhor oração dos cristãos, tem esses quatro tipos.
Além da Missa, temos a oração dos Salmos, organizada na Liturgia das Horas, o terço etc. O Pai Nosso, além de uma belíssima oração, é uma explicação que Jesus nos dá de como rezar. Nele também encontramos os quatro tipos de oração.
Devemos transformar a oração em vida e a vida em oração. O melhor é nos isolar dos outros para rezar, seja em nosso quarto, na igreja, em contato com a natureza etc. Mas quem tem o hábito de rezar, reza no ônibus, no trabalho etc. “Orai sempre e nunca cesseis de o fazer”, disse Jesus.
Sobre a Campanha da Fraternidade – economia e vida – vamos nos lembrar que a mão que embala o berço é a mão que rege o mundo. Destinar os recursos econômicos às crianças, a fim de que elas cresçam como Jesus: no tamanho, na sabedoria e na graça de Deus.
Certa vez, uma catequista deu para seus alunos a seguinte tarefa: cada um devia fazer um desenho, mostrando o homem mais forte do mundo. Saiu de tudo: Popó, Mike Tyson, Sansão, Barack Obama... Mas uma criança fez um desenho original. Ela desenhou um homem de joelhos, rezando. Pronto, a catequista disse que aquela criança fez o melhor desenho.
Todos somos fracos, mas Deus é forte. Ele está ao nosso lado, querendo nos ajudar, mas não entra na nossa vida se não pedirmos. E quando ele entra, tudo se torna fácil, pois ele é infinitamente poderoso.
Maria Santíssima estava junto com os Apóstolos rezando no Cenáculo, enquanto aguardavam a vinda do Espírito Santo. Que ela interceda por nós, a fim de aprendermos a orar.
Todo aquele que pede, recebe.





MUNDO ANIMAL


Pet x Automóvel: cuidados especiais no transporte
Por Cassia Rabelo Cardoso dos Santos, adestradora da Cão Cidadão.


Dificilmente, uma pessoa que tenha a companhia de um cão ou gato conseguirá mantê-lo longe de um carro. Ou seja, em algum momento, o pet terá que ser transportado em um automóvel e, considerando a vida nos grandes centros urbanos, essa necessidade será ainda maior. Assim, é preciso tomar alguns cuidados simples, mas que podem fazer toda a diferença para que uma simples ida à casa de um parente, não se torne um verdadeiro sufoco para o animal.

Cães

As dicas abaixo podem fazer toda a diferença para que o passeio de carro seja algo tranquilo e até prazeroso para ele:
- É aconselhável mantê-lo seguro por um cinto de segurança próprio para cães, ou confortavelmente instalado na caixa de transporte – a qual ele deve ser acostumado, previamente, de forma positiva.
- Se o cachorro enjoa no carro, situação especialmente comum em filhotes, vale uma conversa com o veterinário, para a indicação de medicamentos que evitam esse desconforto, até que ele se habitue.
- Se o amigo peludo não está acostumado com carro, não é interessante percorrer longas distâncias com ele desde o início. Ele deve ser habituado antes a essa “casa que anda”, primeiramente em trajetos bem curtos, que vão aumentando em tempo e distância, à medida que o peludo se sentir confortável e relaxado.
- Cães, em nenhuma hipótese, devem ser deixados em carros quando está muito quente, nem mesmo com a janela parcialmente aberta: os efeitos da hipertermia ocorrem rapidamente e podem levar à morte! Algumas raças, chamadas braquicéfalas (com nariz achatado), como Pugs e Buldogues, não devem sequer viajar em carros que não disponham de ar condicionado, especialmente no verão, pois o risco de hipertermia é maior ainda.
- Em casos de viagens, é importante fazer paradas a cada duas horas, para que o cão fique confortável, pois poderá se aliviar, esticar as pernas e beber água. Se estiver muito quente, em cada parada, vale molhar uma toalha em água fria, para ir refrescando o cão dentro do carro.

Gatos

As dicas acima valem também para os felinos, mas com a ressalva de que gatos se estressam bastante com mudanças de ambientes.
- Assim, o bichano deve ser previamente acostumado à sua caixa de transporte, que deve ser transformada em seu local de descanso, uma ambiente onde ele se sinta seguro. Gatos só devem ser transportados em caixas de transporte, pois sua extrema agilidade e a facilidade com que se assustam podem gerar fugas. Dentro da caixa, a tendência é que ele se sinta mais tranquilo e protegido.
- Antes de percorrer qualquer distância com um gato no carro, vale acostumá-lo, primeiramente, ao automóvel parado, depois ligado, e somente depois em movimento. Assim, ele poderá se familiarizar aos poucos com esse local diferente.
- As dicas acima visam priorizar o bem-estar do amigo de quatro patas durante o transporte em carros, o que garantirá também tranquilidade para toda a família!

Fonte: The Pet News.




MOMENTO DE REFLEXÃO

É compreensível que num tempo em que ainda se afirma que tempo é dinheiro, você tenha os ímpetos comuns da época, quais sejam os de ganhar e ganhar, temendo as necessidades futuras.
É justificável que você corra de um lado para outro, na busca dos bons negócios, da conquista de melhores mercados, na busca, enfim, dos lucros.
É admissível que você não tenha tempo para se alimentar devidamente, para repousar um pouco, para meditar um pouquinho ou para orar.
Entendemos, meu irmão e minha irmã, que cada um dos seus negócios ou cada uma das suas ocupações lhe exija atenção e envolvimentos especiais.
Entretanto, vale a pena não esquecer que tudo isso é secundário para a vida da alma, porque tudo isso vai ficar sobre o pó do mundo.
Foi Jesus que nos recomendou não nos atormentássemos pela posse do ouro, e que a cada dia já bastam seus problemas.
Então, devemos pensar que o corpo físico nos é emprestado enquanto estamos no planeta com os divinos objetivos do progresso espiritual.
Compreendamos, pois, que a calma deve se tornar companhia e conselheira dos nossos dias terrenos, ensinando-nos a fazer tudo com moderação, procurando vincular a mente ao psiquismo celeste, a fim de que não convertamos em tormento e destruição o que deveria ser fonte de vida e de alegria: o tempo
Aja sempre com calma, para que tenha tempo de pensar bem sobre tudo e de agir bem em tudo que faça.
Alimente-se o mais corretamente possível, preservando o corpo que o ajuda tanto. Dê ao seu corpo e à mente alguns momentos de repouso, para manter a necessária sanidade.
Encontre um tempinho, alguns poucos minutos que sejam, para meditar sobre a sua realidade no mundo, sobre o que é que Deus espera de você, e ore
Procure sintonizar-se com seu anjo guardião, com os nobres mentores da vida, pelo menos ao iniciar um novo dia de atividades.
Essas providências, ao mesmo tempo em que lhe trarão calma, serão conseqüências do seu estado de calma.
Com calma em seu cotidiano, você evitará as indisposições com terceiros, as irritações na via pública, a agressividade no trânsito da cidade, bem como os estresses desnecessários dentro do lar.
Com calma você entenderá cada ocorrência a sua volta e cada pessoa em seu caminho.
Nada você perderá pelo uso da calma em sua trajetória humana, pois, longe de alimentar-se da idéia materialista de que tempo é dinheiro, você começará a pensar que, fundamentalmente, tempo é oportunidade, e que você deverá aproveitá-la para o melhor.
Mesmo que deixe de lucrar algumas poucas moedas, no jogo enlouquecido das competições, você conquistará harmonia e saúde, a fim de prosseguir na rota da felicidade que tanto deseja.
Seja qual for a situação cotidiana que o convide à ação, à tomada de atitude, faça-o com calma, com muita calma, e aguarde os resultados excelentes em clima de paz.
A inteligência é rica de méritos para o futuro, mas, sob a condição de ser bem empregada.


(Adaptação do cap. 7 do livro Para uso diário, ed. Fráter)

Claudia Belucci

Nenhum comentário:

Postar um comentário