Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 09/03/2014





Domingo, 09 de março de 2014


“Sábio é o ser humano que tem coragem de ir diante do espelho da sua alma para reconhecer seus erros e fracassos e utilizá-los para plantar as mais belas sementes no terreno de sua inteligência.” (Augusto Cury)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 4,1-11

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 1o Espírito conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, e, depois disso, teve fome. 3Então, o tentador aproximou-se e disse a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!” 4Mas Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus’”.
5Então o diabo levou Jesus à Cidade Santa, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo, 6e lhe disse: “Se és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo! Porque está escrito: ‘Deus dará ordens aos seus anjos a teu respeito, e eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”. 7Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus!’”
8Novamente, o diabo levou Jesus para um monte muito alto. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua glória, 9e lhe disse: “Eu te darei tudo isso, se te ajoelhares diante de mim, para me adorar”. 10Jesus lhe disse: “Vai-te embora, Satanás, porque está escrito: ‘Adorarás ao Senhor, teu Deus, e somente a ele prestarás culto’”. 11Então o diabo o deixou. E os anjos se aproximaram e serviram a Jesus.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.








MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. Antonio Queiroz


Hoje, primeiro domingo da quaresma, o Evangelho narra as tentações de Jesus.
O Filho de Deus veio ao mundo, não só para ensinar, mas para ser o nosso caminho, verdade e vida. Por isso ele também sofreu tentações. É importante observarmos como Jesus venceu as tentações.
A primeira aconteceu quando Jesus sentiu fome. Conosco essa tentação vem, quando estamos passando por alguma necessidade. Pode ser necessidade real ou apenas imaginária. Por exemplo, quando sentimos o desejo de alguma coisa de que na verdade não precisamos. E aí, o tentador aparece e nos apresenta um jeito mais fácil de adquirir aquilo.
Se Jesus tivesse atendido à sugestão do diabo, o seu primeiro milagre teria sido em benefício próprio: Transformar pedras em pães para si mesmo.
Subir na parte mais alta do Templo e jogar-se abaixo, esperando que Deus Pai mandasse anjos para segurá-lo, seria tentar a Deus, porque o milagre não seria necessário. Seria um milagre provocado. E um milagre nunca tem o objetivo de promover a pessoa através da qual Deus o faz. O milagre é feito quando as nossas forças se esgotam, na luta para cumprir a vontade de Deus.
A terceira tentação é a da riqueza. O diabo ia tornar Jesus rico, muito rico. Mas, em troca, Jesus devia servir ao diabo, não a Deus Pai. Na prática, é fazer da riqueza o próprio Deus.
É interessante que, depois que Jesus rejeitou todas as tentações, os anjos vem e o servem, porque ele estava com fome. Deus não desampara ninguém. Ele apenas deixa a pessoa sofrer durante certo tempo, para testá-la.
Deus não tem pressa, e faz as coisas na hora que ele acha melhor. E sempre depois que nós dermos o primeiro passo, mostrando a nossa fé, fazendo a nossa parte.
Essas três tentações são apenas exemplos. Tanto Jesus como nós, sofremos tentações de muitos outros tipos.
Jesus falou: Vigiai e orai para não cairdes em tentação.
O pior mal do mundo é o pecado. Pode acontecer-nos tudo de ruim, mas se não cairmos em tentação, está ótimo. Podemos ser felizes, ficar calmos e alegres.
Entretanto, para não cairmos em tentação e não cometermos pecado, precisamos estar atentos, muito atentos, dia e noite.
Vigiar é viver como um motorista dirigindo em alta velocidade numa avenida movimentada. Ele deve controlar não só o seu carro, mas os dos outros ao lado. Sua atenção tem de ser constante. Um pequeno descuido pode ser fatal. Assim é a nossa vida em relação às tentações.
As tentações são sempre novas e vem de forma inesperada, pegando-nos de surpresa. Precisamos usar as armas que Jesus nos indicou: Vigiar, orar, confessar-nos, ir à Missa e comungar, amar os pobres...
Jesus não nos ensinou a pedir para não termos tentação, mas para não cairmos em tentação. As tentações estão sempre em volta de nós, nos provocando.
Você sabe que S. José era carpinteiro. Diz a lenda que um dia o diabo quis prejudicá-lo.
Foi à noite a sua carpintaria, pegou o serrote e lhe entortou todos os dentes, um para a direita e outro para a esquerda, alternadamente.
No outro dia, quando S. José foi trabalhar com o serrote, percebeu que ele serrava melhor, pois agora não se agarrava mais na madeira.
"Tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus" (Rm 8,28). Se nós permanecermos firmes, cumprindo os mandamentos de Deus e da Igreja, com certeza o tentador não nos vencerá.
Uma das características principais de Jesus era o seu amor à vida das pessoas: “Jesus percorria todas as aldeias e povoados, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade” (Mt 9,35). Ele não esperava que as pessoas viessem até ele, mas ia atrás, para que todos tivessem mais vida. Aí vemos a alma de Jesus. Não é à toa que S.Pedro o chama de autor da vida: “Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou” (At 3,15).
Maria Santíssima também pisou na cabeça da serpente. Com ela, o diabo não teve vez.
Quaresma é tempo de conversão, e esta começa na vitória sobre as tentações. Vamos pedir a Maria que nos ajude a imitar o seu Filho, não caindo em tentação.






VÍDEO DA SEMANA



 Trabalhar pra viver e não viver para trabalhar











MOMENTO DE REFLEXÃO


Você já experimentou os frutos da gentileza? No mundo em que vivemos, em que as pessoas parecem armadas umas contra as outras, em que saem às ruas medrosas, nem sempre os gestos de gentileza se fazem presentes, embora estejam se multiplicando.
Conta-se que um empregado de um frigorífico, na Noruega, certo dia, ao término do trabalho, foi inspecionar a câmara frigorífica. Inexplicavelmente, a porta se fechou e ele ficou preso dentro dela.
Bastaram alguns segundos para sentir a temperatura com seu peso absoluto. Situação indescritível. Congelamento rápido. Chocante. A temperatura em torno de dez graus abaixo de zero foi mais do que sentida em graus. Ela tinha um peso físico e comprimia fisicamente.
O funcionário bateu na porta com força, gritou por socorro mas ninguém o ouviu. Todos já haviam saído para suas casas. Impossível que alguém o pudesse escutar.
O tempo foi passando. Debilitado com o frio insuportável, ele já se preparava para morrer. Que morte tola! - Pensava ele. Prisioneiro em uma câmara frigorífica.
Imagens da família, dos amigos passaram-lhe pela memória. O que podia ter feito e não fez. O que não deveria ter feito e agora se arrependia.
Depois de gritar, de recordar, ele se rendeu. Nada mais a esperar senão a morte. Terrível, por congelamento. O frio parecia lhe quebrar os ossos, congelar o sangue nas veias. Dolorido. Penoso.
Então, de repente, a porta se abriu. O vigia da empresa entrou na câmara e o resgatou, ainda com vida.
Depois de salvar a vida do homem, houve quem tivesse a curiosidade de saber por que ele fora abrir a porta da câmara frigorífica, desde que isso não fazia parte da sua rotina de trabalho.
Ele explicou, de forma simples: Trabalho nesta empresa há trinta e cinco anos. Centenas de empregados entram e saem daqui todos os dias. Ele é o único que me cumprimenta ao chegar pela manhã.
E se despede de mim ao sair. Hoje pela manhã, ele disse quando chegou: "Bom dia". Entretanto, não se despediu de mim, na hora da saída.
Aguardei um tempo pois pensei que ele tivesse se detido em fazer algum trabalho extra. Contudo, como os minutos fossem se somando, de forma rápida, deduzi que algo estava errado.
Fui procurar por ele. A câmara frigorífica foi um local que me acudiu à mente pudesse ele estar. Foi assim que o encontrei.
Como se vê, a gentileza deixa marcas especiais nas criaturas.
Um gesto repetido todo dia, simples e que, ao demais, deveria ser nossa marca registrada de boas maneiras, salvou a vida de um homem.
Aquele homem era diferente de todos os demais. Ele fazia a diferença na vida do vigia que ficava ali, horas e horas, em seu posto de guarda.
Isso nos diz que o bem sempre faz bem a quem o pratica. Pode ter um retorno rápido, como no fato narrado. Pode ser algo que somente o tempo demonstrará.
O importante a se registrar é que a pessoa gentil cria ao seu redor um halo de tal simpatia, que contagia os demais.
Não esqueçamos disso e promovamos a gentileza em nossa vida.
Existem pequenos, simples gestos que dizem muito da nossa formação moral e interferem, positivamente, em muitas vidas.
Por isso, cumprimentemos as pessoas e incorporemos ao nosso vocabulário frases importantes, como: Desculpe-me. Olá, como vai? Obrigado. Por favor.
Palavras simples. Palavras mágicas para criar ambiente de harmonia, nos locais mais diversos.

Experimentemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário