Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 28/03/2014




Sexta-feira, 28 de março de 2014


A felicidade não está em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive.



EVANGELHO DE HOJE
Mc 12,28b-34

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


“Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” Jesus respondeu: “O primeiro é este: ‘Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é um só. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com toda a tua força!’ E o segundo mandamento é: ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo!’ Não existe outro mandamento maior do que estes”. O escriba disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: ‘Ele é o único, e não existe outro além dele’. Amar a Deus de todo o coração, com toda a mente e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo, isto supera todos os holocaustos e sacrifícios”. [...].

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. Antônio Queiroz CSsR


O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Ama-o.
Neste Evangelho, Jesus, respondendo à pergunta de um escriba bem intencionado, explica que o “maior mandamento” na verdade são dois: O amor a Deus e ao próximo. Eles se entrelaçam de tal modo que ninguém consegue praticar um sem praticar o outro.
“Jesus respondeu: O primeiro é este: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração... E o segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo!” A palavra “próximo” significa, evidentemente, aquele ou aquela que está perto, sem nenhum preferência de parentesco, raça, condição social etc.
Na verdade, trata-se de uma coisa só, pois o amor é uma realidade única, mas bidirecionada: para Deus e para o próximo. “Deus é amor: quem permanece no amor, permanece em Deus e Deus permanece nele” (1Jo 4,16).
Amar é uma experiência em que a alegria e o sofrimento andam de braços dados, a dor e o prazer se unem, a entrega e a renúncia se encontram, o dom e o compromisso se abraçam. Na experiência do amor, a vida e a morte se tocam e encontram seu verdadeiro sentido.
“Jesus, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1). É assim que o evangelista João começa a narrar a paixão e morte de Jesus. S. João quis dizer que aqueles gestos de Jesus, todos os seus sofrimentos, foram decorrências do seu amor.
Todos queremos ser amados. Quando não o somos, ficamos doentes. O amor é tão necessário a nós quanto a água para o peixe. Mas o amor é livre, e escapa a qualquer lei.
Como é mesquinho querer reduzir a vida à busca de bens materiais, de prazeres ou de poder! Tudo isso fenece como a flor do campo.
É o amor que traz alegria e gosto de viver. Para quem ama, não existe monotonia. Pode viver cem anos, que cada dia é novo. Pode ficar cem anos ao lado da mesma pessoa, que não se cansa. Cada dia, o relacionamento é novo, é diferente, como um filme. Isso porque o amor é infinito.
Devido ao pecado, a nossa vida é conflitiva. É uma luta entre o amor e o egoísmo, a ganância e a partilha, o perdão e a vingança, a violência e a paz.
E foi justamente nesse contexto que uma das Pessoas divinas se encarnou, para ser o caminho, a verdade e a vida. Em síntese, o que Jesus nos ensinou foi que devemos ser imagens de Deus que é amor.
É no seio familiar que o ser humano aprende a ser verdadeiramente humano. A experiência do perdão, da partilha, da correção, das alegrias e tristezas vividas em família forma o ambiente privilegiado e insubstituível para desenvolver a cultura da vida. Assim, a vinda de um novo ser, embora muitas vezes não sem dificuldades, encontra na família a acolhida esperada para seu bom desenvolvimento.
Certa vez, o encarregado de compras de uma rede de supermercados ficou sabendo que no dia seguinte o preço do feijão ia subir 20%. Imediatamente ele telefonou para um fazendeiro, que tinha muito feijão em estoque, e perguntou se ele lhe vendia um caminhão de feijão naquele mesmo dia. O fazendeiro concordou, mas o negócio ficou para ser fechado pessoalmente, quando o caminhão do supermercado chegasse à fazenda.
O fazendeiro contou para o seu filho, que estava no primeiro ano de administração. O rapaz disse: “Pai, eu vou à cidade e vou perguntar na cooperativa como que está a cotação do feijão. Não feche o negócio antes de eu lhe telefonar, certo?” O pai concordou.
Foi só o rapaz chegar à cooperativa, avisaram-lhe que no dia seguinte o preço do feijão ia subir 20%. Ele telefonou imediatamente ao pai e este telefonou ao encarregado de compras da rede de supermercados, cancelando o negócio.
O mundo capitalista não segue o Evangelho de Jesus. Se seguisse, a primeira coisa que o encarregado de compras da rede de supermercados faria era avisar o fazendeiro do aumento no dia seguinte, pois devemos amar o próximo como a nós mesmos e, se ele estivesse no lugar do fazendeiro, gostaria de saber da subida de preço na cotação do feijão, antes de fazer o negócio.
Por isso, nós cristãos, que vivemos no meio deste mundo pecador e explorador, precisamos estar de olhos abertos. “Sede prudentes como a serpente.”
Campanha da fraternidade. A Igreja está intimamente ligada às pessoas, à sua história e aos acontecimentos que marcam a vida de todos. Fiel ao seu Fundador, ela luta por um Reino “da verdade, da vida, da graça da justiça, do amor e da paz”.
Conforme a Bíblia, a única fonte da nossa segurança é o próprio Deus. Todos que colocam sua segurança em outras fontes não podem conhecer a segurança verdaeira.
Entretanto, Deus protege os seus através de mediações humanas, como os profetas e demais líderes das Comunidades cristãs.
Maria Santíssima cumpriu com generosidade esse mandamento bidirecionado do amor. Que ela nos ajude a fazê-lo também.
O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Ama-o.





DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a um​a​ receita médica, são apenas "dicas". Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico.​


Devemos usar luvas para lavar a louça?


Há luvas de todos os tipos. O importante é que a sua deve se ajustar direitinho a sua mão. Exatamente como um sapato: se for muito grande, atrapalha os movimentos e se for muito pequeno aperta e dá uma desagradável sensação de desconforto.

Achou a luva certa para você? Pronto! Agora veja as principais razões para usá-las quando for lavar a louça:

1. Protegem as mãos em caso de acidentes. Um copo ou um prato sem querer escorrega e... quebra durante a lavagem! As luvas são uma barreira importante de proteção para evitar cortes e outros ferimentos.

2. Protegem a pele do efeito de detergentes ou de outros produtos mais corrosivos usados na limpeza de louças ou panelas. Lembre-se que temos louça para lavar mais de uma vez por dia, todos os dias da semana, anos e anos seguidos. Resultado: o contato diário com os produtos usados podem causar reações alérgicas ou danificar as células de suas mãos.

3.Protegem as unhas e a região das cutículas. O contato excessivo com os produtos de limpeza pode alterar a barreira local de defesa, deixando o terreno aberto para alguns agentes que causam doenças como fungos, por exemplo, que provocam as micoses.

4. Você pode usar água um pouco mais quente para a limpeza das louças, sem queimar suas mãos. A água quente ajuda muito a remover a sujeira mais difícil, facilitando o trabalho. E ainda: as luvas evitam que as mãos fiquem resssecadas!!

5. Conservam o esmalte!

Já pensou em quantas coisas nossas mãos fazem por nós? Cuide delas também!






MOMENTO DE REFLEXÃO


Às vezes as pessoas que amamos nos magoam, e nada podemos fazer senão continuar nossa jornada com nosso coração machucado.
Às vezes nos falta esperança.
Às vezes o amor nos machuca profundamente, e vamos nos recuperando muito lentamente dessa ferida dolorosa.
Às vezes perdemos nossa fé, então descobrimos que precisamos acreditar, tanto quanto precisamos respirar... é nossa razão de existir.
Às vezes estamos sem rumo, mas alguém entra em nossa vida, e se torna o nosso destino.
Às vezes estamos no meio de centenas de pessoas, e a solidão aperta nosso coração pela falta de uma única pessoa.
Às vezes a dor nos faz chorar, nos faz sofrer, nos faz querer parar de viver, até que algo toque nosso coração, algo simples como a beleza de um por do sol, a magnitude de uma noite estrelada, a simplicidade de uma brisa batendo em nosso rosto, é a força da natureza nos chamando para a vida.
Você descobre que as pessoas que pareciam ser sinceras e receberam sua confiança, te traíram sem qualquer piedade.
Você entende que o que para você era amizade, para outros era apenas conveniência, oportunismo.
Você descobre que “algumas” pessoas nunca disseram “eu te amo, e por isso nunca fizeram amor, apenas ”transaram “... descobre também que outras disseram "eu te amo” uma única vez e agora temem dizer novamente, e com razão, mas se o seu sentimento for sincero poderá ajudá-los a reconstruir um coração quebrado.
Assim ao conhecer alguém, preste atenção no caminho que essa pessoa percorreu, são fatores importantes...
Não deixe de acreditar no amor, mas certifique-se de estar entregando seu coração para alguém que dê valor aos mesmos sentimentos que você dá, manifeste suas ideias e planos para saber se vocês combinam, e certifique-se de que quando estão juntos, aquele abraço vale mais que qualquer palavra...
Esteja aberto a algumas alterações, mas jamais abra mão de tudo, pois se essa pessoa te deixar, então nada irá restar.
Aproveite sua família que é uma grande felicidade, quando menos esperamos iniciam-se períodos difíceis em nossas vidas.
Tenha sempre em mente que às vezes tentar salvar um relacionamento, manter um grande amor, pode ter um preço muito alto se esse sentimento não for recíproco, pois em algum outro momento essa pessoa irá te deixar e seu sofrimento será ainda mais intenso, do que teria sido no passado.
Pode ser difícil fazer algumas escolhas, mas muitas vezes isso é necessário, existe uma diferença muito grande entre conhecer o caminho e percorrê-lo.
Não procure querer conhecer seu futuro antes da hora, nem exagere em seu sofrimento, esperar é dar uma chance a vida para que ela coloque a pessoa certa em seu caminho.
“A tristeza pode ser intensa, mas jamais será eterna”.

“A felicidade pode demorar a chegar, mas o importante é, que ela venha para ficar e não esteja apenas de passagem...”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário