Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 01/04/2014



Terça-feira, 01 de abril  de 2014

“A mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer.” (Mario Quintana)



EVANGELHO DE HOJE
Jo 5,1-16


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!




1Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. 2Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. 3Muitos doentes ficavam ali deitados — cegos, coxos e paralíticos. 4De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos.
6Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” 7O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. 8Jesus disse: “Levanta-te, pega tua cama e anda”. 9No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar.
Ora, esse dia era um sábado. 10Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado! Não te é permitido carregar tua cama”. 11Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua cama e anda’”. 12Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda’?” 13O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar.
14Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: “Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”. 15Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. Antonio Queiroz


No mesmo instante, o homem ficou curado.
Este Evangelho narra a cura, feita por Jesus, de um homem doente que estava ao lado da piscina de Betesda, havia trinta e oito anos. Ali perto, em Epidauro, havia um santuário pagão, dedicado ao deus da saúde Esculápio, que influenciava na esperança daqueles doentes que ali ficavam ao lado da piscina, esperando a cura, que nunca vinha. Esse homem curado por Jesus é um símbolo das pessoas enganadas pela sociedade consumista e alienadora.
Jesus vai até o doente, cura-o e manda que ele mesmo carregue a sua cama. A diferença entre Jesus e os donos da piscina é que eles prometiam para o futuro, Jesus liberta agora. Para eles, a pessoa não podia libertar-se sozinha, Jesus manda que o curado se liberte com as próprias forças, carregando a sua cama.
Mas, no caminho, outro problema: os judeus queriam impedi-lo de carregar a própria cama, por ser sábado. Intimidam-no. Duas pessoas foram ao encontro daquele doente: Jesus, que o liberta, e o judeu, que quer impedir essa libertação.
Jesus se preocupava com a vida das pessoas. Para ele, o importante é defender e promover a vida, mesmo que para isso seja necessário desobedecer a alguma lei ou autoridade. Os judeus, ao contrário, estavam preocupados com as leis, pouco se interessando pela vida humana.
Na sociedade atual, acontece algo parecido: todos querem ter um “lugar ao sol”. Mas é difícil, porque cada vez que um levanta a cabeça, vêm as pauladas, tentando afundá-lo novamente, a fim de que não concorra a este “lugar ao sol”. Na hora da eleição, sempre surgem novas artimanhas, a fim de enganar o povo.
Uma das grandes armas que os opressores usam para alienar o povo é o paternalismo. O paternalista não promove o necessitado, pelo contrário, ele se projeta às custas do necessitado, que continua cada vez mais necessitado. Os mantenedores da piscina de Betesda eram paternalistas..
O pobre tem a tendência de destacar as próprias limitações e incapacidades, e de exaltar as qualidades do “pai” que o ajuda. O pobre faz isso a fim de ganhar mais favores do “pai”. Ele diz: “Nós somos fracos, ele (o paternalista) é forte, é quase um “deus” para nós”. Isso impede a libertação dos dependentes, pois esta libertação consiste justamente no contrário: destacar as próprias forças, competências e virtudes.
O assistencialismo é a ferramenta que o paternalista usa para se projetar diante dos pobres. O assistencialismo amarra as mãos dos “assistidos”. Não confunda com a assistência prestada pelas obras assistenciais. Esta une as duas coisas: a ajuda e a promoção. Muitas vezes, antes de ensinar a pescar, temos de dar um pouco de peixe.
“Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente. Jesus disse: Levanta-te, pega a tua cama e anda.” Apareceu alguém que tomou sobre si as dores daquele doente, e o libertou. Custou caro, pois o gesto, unidos com outros semelhantes, lhe trouxe a morte.
“Em tudo vos mostrei que, trabalhando desse modo, se deve ajudar aos mais fracos, recordando as palavras do Senhor Jesus que disse: há mais felicidade em dar do que em receber” (At 20,35).
Na Missa, a consagração do pão e do vinho separados, tornando-se o corpo e o sangue de Cristo, nos lembra a sua morte. Morreu para que tenhamos vida, e para que, como seus continuadores, nos empenhemos na libertação de todas as alienações.
Agora, na quaresma, Cristo nos faz a mesma pergunta que fez ao homem doente: “Queres ficar são? Queres curar-te do teu pecado e comodismo? Queres deixar a tua maca de inválido e começar a caminhar com as próprias pernas, sem in na onda da mídia? Queres mergulhar na piscina da Água Viva, matando a tua sede de felicidade e de libertação total? A turma do “deixa disso” vai aparecer, pois viviam às custas da tua invalidez, mas não lhes dês ouvidos, pois o que te espera é a filiação divina e a fraternidade eclesial”.
Certa vez, um alpinista estava escalando uma montanha e se perdeu. Amarrou-se bem em sua corda de segurança e começou a subir e descer pedras. Mas a noite chegou, uma noite totalmente escura, sem lua nem estrelas, e ele não encontrou o caminho.
Numa hora, coitado, escorregou-se e caiu vários metros, ficando dependurado na corda e balançando no ar. Uma voz interior lhe dizia: “Pula! Solte-se dessa corda!” Mas ele teve medo e continuou ali, dependurado na corda, balançando pra lá e pra cá.
No outro dia, os bombeiros o encontraram morto e congelado pelo intenso frio, suspenso na corda, a apenas dois metros do chão!
Faltou-lhe uma oração e uma reflexão com calma a procura de saídas, por exemplo, jogar um objeto para ouvir o barulho e medir a distância.
Deus nos enriqueceu com mil recursos, e nos assiste vinte e quatro horas por dia. Com ele não existe barreira sem brecha, problema sem solução.
Quando estiver em situação parecida, não vamos agarrar-nos mais ainda na nossa corda, nas nossas limitadas seguranças, mas jogar-nos na total e ilimitada segurança que é Deus. Você continua ainda segurando firme na sua corda? Que pena!
Campanha da fraternidade. Há três tipos de violência: a física, a simbólica e a estrutural. A violência física nós conhecemos. A simbólica é a que se faz pela mídia, a qual explora fatos sem dar espaço para análise; é também a coação, a humilhação, a intimidação, a mentira, a ameaça, a negação de informações, a privação dos bens necessários à subsistência... Muita gente não pratica a violência física mas pratica a simbólica! A violência simbólica leva à violência física.
A violência estrutural, que também leva à violência física, é a negação da cidadania ou da igualdade, de forma sistemática. “Todas as pessoas são iguais, porém algumas são mais iguais que as outras”. Por exemplo, hospitais cheios de leitos vazios, médicos e enfermeiros ociosos e o povo em volta precisando tratamento médico e não tendo acesso.
Existe violência na família: Educação inadequada e de forma incorreta, separação ou brigas dos pais, pedofilia, maus tratos ou descaso dos idosos, aborto que é pior que matar uma criança inocente andando na rua, pois a criança já viu a luz do dia e pode se defender, ao passo que o feto não.
Maria Santíssima foi escolhida como Mãe do Messias. Esta era a maior dignidade de uma mulher judia, na sua época. Mesmo assim, ela se considerava serva. Santa Maria, rogai por nós!
No mesmo instante, o homem ficou curado.







VIDA SAUDÁVEL


Três razões para comer ovo:


1. A GEMA : a gema contém importantes vitaminas, entre elas as vitaminas A e E, que são antioxidantes ou seja, ajudam a “limpar” as células de substâncias tóxicas. Possui também minerais importantes como o cálcio, o magnésio e o ferro, este, essencial para evitar anemia. A gema tem também uma substância chamada colina, importante para o funcionamento das células do organismo.

2. A CLARA : é riquíssima em albumina, que é uma proteína de alto valor biológico. A albumina é fundamental para manter o sangue fluindo corretamente dentro dos vasos. É também muito importante para a forma e força dos músculos, por isso é muito consumida por muitos atletas.

3. O OVO INTEIRO: é um alimento rico em nutrientes importantes para o organismo. Por isso dá a sensação de saciedade, auxiliando, inclusive, dietas para emagrecimento. Todos sabemos que os ovos tem colesterol dos dois tipos: bom e ruim. Estudos demonstram porém, que um ovo por dia não aumenta o risco de doença cardiovascular em homens ou mulheres saudáveis que não sejam diabéticos. Uma das razões apontadas para este fato é que o ovo também contém uma substância chamada lecitina que dificulta a absorção do colesterol ruim.

Guarde os ovos na geladeira para evitar que estraguem rapidamente. Lembre-se que o ovo cozido é a preparação mais saudável !





MOMENTO DE REFLEXÃO

Otimismo é a manifestação do nascer, do brotar, do crescer, do solidificar, do frutificar, do germinar, do transformar, do renascer.
Ampliar novos horizontes, descobrir novos sabores, abrir as janelas, ler novos livros, observar as cores, testar novas fórmulas...
Em todas as áreas da vida existem pessoas que com um toque de otimismo fazem o mundo caminhar.
Tendo a natureza como exemplo, podemos perceber que tudo se manifesta harmoniosa e evolutivamente, mesmo que aconteçam desvios, atalhos ou contornos.
Nosso processo de crescimento também tende a nos levar sempre à evolução, seja qual for a lição que se apresente.
A vida pode ser uma grande escola, estamos em sala de aula todos os dias.
Saber fazer a leitura de cada fato nos dá condições de entendermos melhor o caminho que traçamos e as maneiras através das quais podemos ir mais adiante.
Podemos descobrir que é muito interessante esperar o melhor e deixar que esse melhor ocorra, mesmo que de forma diferente e até parecendo um desvio ou um contorno.
Muitos dizem que há pessoas que atraem fatos às suas vidas. De certa forma está correto, pois acreditar na possibilidade nos aproxima dos fatos positivos e negá-los significa afastá-los de nossas possibilidades.
Olhar a vida com positividade nos coloca no caminho do crescimento e da realização.


Livro: Paisagens interiores - Paulinas
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário