Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 28/04/2014



Segunda-feira, 28 de abril  de 2014


"Os elogios são como perfumes, devemos senti-los, nunca bebe-los!"




EVANGELHO DE HOJE
Jo 3,1-8


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


1Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, 2que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”.
3Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. 4Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?”
5Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. 6Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito 7Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. Antônio Queiroz CSsR


Se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus.
Este Evangelho narra o começo da conversa de Jesus com Nicodemos. Ele foi ter com Jesus à noite, atitude própria de quem tem uma fé fraca e imperfeita e por isso não quer se comprometer nem que sua fé se torne pública.
Ele começou dizendo: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes”. Sinais são os milagres e todas as atitudes de Jesus que superam o natural. Nicodemos conhecia esses sinais, sabia que Jesus veio de Deus, mas nem por isso decidiu ser discípulo de Jesus.
Jesus explica-lhe com paciência: “Se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. Em outras palavras, para ver o Reino de Deus, a pessoa precisa mudar radicalmente a sua vida. Precisa ter uma fé tão forte que a leve a mudar o eixo de sua vida, transformar-se em todas as dimensões: pensar, agir, valores, direcionamento da vida, afetos, mentalidade, relacionamentos... Em outras palavras, precisa nascer de novo. Isso acontece em nós no nosso batismo. Por isso que o padre, após batizar a criança, diz: “N., nasceste de novo e te revestiste de Cristo”. Só mais tarde, com a ajuda dos pais e da Comunidade, a criança vai entender o que aconteceu com ela no batismo.
A pessoa batizada não é mais da terra, mas “do alto”, é de Deus. É o que fala o evangelista João: “Estes foram gerados não do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (Jo 1,13).
Pelo batismo somos incorporados em Cristo e feitos um com ele, tanto na sua vida como na sua morte. Aqui está o sentido da vida do cristão; ela não se explica em si mesma, mas em relação a Cristo.
Como o vento que sopra onde quer, assim é todo aquele que nasceu do Espírito. Se os meteorologistas quisessem dominar o vento, seria muito difícil. Mais difícil ainda é dominar o Espírito Santo. Para o Espírito não há obstáculos.
Mas se estiver atentos aos sinais da presença do Espírito, podemos ouvir a sua voz. Ele nos guiará para onde ele quer, não para onde nós queremos. E o sinal de que nascemos “do alto” segundo o Espírito é vivermos a Palavra de Deus, como fizeram os Apóstolos.
Crer na ressurreição de Cristo é saber que ele está vivo junto conosco e experimentá-lo agindo conosco, no nosso esforço de viver a vida nova.
Certa vez, em um mosteiro, o mestre chamou um noviço e lhe disse: “Por favor, vá ao córrego e traga água nesta peneira”. E entregou uma peneira toda empoeirada para ele. Credo! Pensou o moço – trazer água numa peneira? Mas obedeceu. Foi ao córrego, afundou a peneira na água, depois levantou e a trouxe toda vazia, claro. Chegou à frente do mestre e lhe disse: “Sr. Padre, não consegui trazer a água. Vazou toda nos buraquinhos da peneira”.
“Volte – disse o mestre – e tente de novo.” Pronto – pensou o jovem – repetir esse absurdo? Mas vou. Mandou, está mandado. Foi ao córrego, afundou novamente a peneira na água e a levou vazia ao mestre. Este disse: “Por favor, vá de novo ao córrego e traga água nesta peneira”. Vou passar o dia todo fazendo esse absurdo? Pensou o rapaz. Mas vamos ver onde vai acabar isso. Foi e repetir o mesmo gesto.
Na volta, inclinou-se novamente diante do mestre, como é costume nos mosteiros, e repetiu a mesma frase de sempre: “Sr. padre, não consegui trazer a água; vazou toda quando levantei a peneira”.
Então o mestre disse: “Você não trouxe água, mas lavou a peneira”.
“O vento sopra onde quer.” Muitas vezes nós obedecemos a Deus, sem saber o sentido do gesto. Mas a nossa fé nos ensina que tudo o que manda é bom. Se não entendemos agora, compreenderemos mais tarde.
Que diferença entre a fé que tinha Nicodemos e a de Maria Santíssima! Ela uma simples escrava do Senhor, não duvidava de nenhuma de suas palavras. Que ela interceda por nós a fim de que, neste tempo pascal, possamos nascer de novo com Cristo ressuscitado.
Se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus.





MOTIVAÇÃO NO TRABALHO


A Europa estuda o Brasil
Escrito por Luiz Marins


É importante que todos nós, brasileiros, saibamos da importância que o mundo está dando ao Brasil neste início de século XXI. A razão é simples. O mundo inteiro está com muitos problemas. O Oriente Médio em meio a guerras internas crescentes. O Sudeste Asiático com grandes indefinições em relação ao seu futuro. A Europa, o Japão e os Estados Unidos são mercados maduros que precisam de mercados emergentes para aplicar seus recursos financeiros e de tecnologia. Daí a importância do Brasil, da Índia e da China, países enormes, com um enorme mercado emergente.
Fala-se muito da China e da Índia. Mas o mundo ocidental (Europa e Estados Unidos) está chegando à conclusão de que talvez o Brasil seja o País mais adequado para receber os investimentos internacionais. E a razão é igualmente simples. A China é um país em regime comunista, fechado. O idioma (mandarim) é de difícil compreensão. O sistema jurídico é completamente diferente do ocidental. Tirando as regiões mais prósperas - Beijing, Xangai, Chenzen, Hong Kong, por exemplo, o restante da China é extremamente campesina com mais de 800 milhões de pessoas vivendo em situação quase miserável. A Índia, tirando poucas regiões como Bangalore, Nova Dehli e poucas outras, também tem problemas muito grandes. São dezenas de dialetos; costumes e cultura completamente diferentes do ocidente; um sistema de castas de difícil compreensão para os ocidentais. Uma imensa população em situação de extrema miséria - mais de 250 milhões de miseráveis.
Aí vem o Brasil. Um país ocidental, com uma democracia forte, o Brasil tem um dos melhores sistemas bancários do mundo, empresas modernas, um parque de tecnologia de informação grande e ramificado por todo o país. Um sistema jurídico ocidental, uma legislação moderna. Tudo isso, é claro, em comparação com os demais países emergentes. Assim, por mais que tenhamos uma visão negativa do Brasil de hoje, toda a análise deve ser feita comparando o Brasil com seus competidores.
Aqui na Europa, (estou escrevendo esta mensagem da Itália), assim como no mundo desenvolvido, se estuda com visão de longo prazo. E, analisando-se o Brasil para os próximos 20-30-50 anos, pode-se entender, com facilidade, as vantagens comparativas do Brasil em relação a esses competidores não-ocidentais. E é isso que se está fazendo agora. Estudos mais profundos, menos emocionais, mais amplos, mostram que o Brasil apresenta vantagens estratégicas comparativas que nós, brasileiros, também precisamos compreender. Compreender para aproveitar as oportunidades desses investimentos que virão, aumentando nossa qualidade de vida e competitividade global.
Nesta semana, procure ver o Brasil de uma maneira menos emocional e mais objetiva e veja se a Europa não tem razão ao enxergar nossas vantagens.
Pense nisso. Sucesso!






MOMENTO DE REFLEXÃO
  

De todas as opções que a vida oferece a cada passagem de tempo,
aquela que nos obriga a parar e pensar naquilo que estamos fazendo,é a mais sábia ferramenta de mudança que possuímos.

Ora, enquanto é dia, caminhamos sem dificuldades,enquanto somos jovens,
comemos de tudo, bebemos até ultrapassarmos os limites que não temos,as drogas são experimentadas como se fossem balas de açúcar,os desatinos se seguem, as paixões se sucedem,quebramos a cara, sofremos, choramos.

Chega então aquela hora, em que acreditamos ter chegado ao fundo do poço,
onde deixamos de reclamar dos outros, de delegar problemas,e reconhecemos as nossas dificuldades, nossos erros.

Momento de reflexão...

Em qualquer momento onde a dor nos faça companhia,não é sábio se fazer de vítima, nem tampouco,se apresentar como sofredor martirizado,como aquele que cansado, deixa de lutar.

Pelo contrário, é tempo de encarar nossas falhas,sem as lentes coloridas dos
"amigos" que sumiram,do mundo que é cheio de "pseudo-caminhos fáceis",
onde a entrada é sempre florida, e a saída,quando aparece, é cercada de espinhos.

Faça-se forte!

Reconheça-se capaz de vencer qualquer obstáculo,e se não der para ir por esta rua, vá por aquela.
Se não pode ser pelo morro, vá pelo mato,ande na areia, na grama, no barro, mas, não pare, não desista de você.

A vida é benção sem medidas, presente que não se compara,e você, alma querida, é semente cheia de frutos,armazenados em seu íntimo com muito amor.

Não se esqueça nunca: você tem o DNA do seu Criador.
E Deus,
Deus é amor.



Paulo Roberto Gaefke

Nenhum comentário:

Postar um comentário