Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 03/04/2014



Quinta-feira, 03 de abril  de 2014

“Existem coisas pelas quais devemos esperar, outras que devemos correr atrás, e outras que nem vale a pena perder tempo.”


EVANGELHO DE HOJE
Jo 5,31-47


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 31“Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. 32Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.
33Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo¬ do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz.
36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. 37E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, 38e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou.
39Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, 40mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! 41Eu não recebo a glória que vem dos homens. 42Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis.
44Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? 45Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. 46Se acreditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. 47Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?”


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. Antonio Queiroz


Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança.
Neste Evangelho, Jesus mostra a obcecação e má fé dos judeus, através de vários argumentos contundentes. Eles não seguem nem Moisés (Cf cena do bezerro de ouro na Primeira Leitura), no qual colocam a sua esperança. Assim como Moisés, o próprio Filho de Deus teve de enfrentar a incompreensão e má vontade dos chefes judeus.
“João deu testemunho de mim... mas eu tenho um testemunho maior que do João: as obras que eu o Pai me concedeu realizar.” De fato, as nossas obras são o nosso maior testemunho. Elas falam alto a nosso favor ou contra nós. “É pelos frutos que se conhece a árvore”.
“Vós examinais as Escrituras... no entanto, elas dão testemunho de mim, mas não quereis vir a mim.” A nossa leitura da Bíblia deve ser cercada de humildade, abertura de coração e muita oração, a fim de não colocarmos nela o que ela não diz, ou não entendermos o que ela fala. A pessoa obcecada facilmente torce as palavras da Bíblia, levando-as a dizer aquilo que a pessoa quer.
O certo é que Jesus usou de todos os recursos para evitar que as autoridades fizessem o maior crime da história: matar o Messias, enviado de Deus; mas não adiantou. Jesus resume tudo, dizendo que a razão principal da recusa dos chefes a ele era porque as suas obras eram más. A vida em pecado obscurece a inteligência e torna duro o coração. “Eles preferiram as trevas à luz, porque as suas obras eram más”.
Jesus está presente hoje em sua Igreja una, santa, católica e apostólica. No rosto da Igreja está o rosto de Jesus, assim como no rosto de Jesus está o rosto de Deus Pai. Mas só quem acolhe e observa os mandamentos pode chegar a essa verdade (Cf Jo 14,21).
Jesus teve de suportar a incredulidade e incompreensão dos seus contemporâneos. Igualmente os seus discípulos de hoje têm de enfrentar a incredulidade e má vontade do povo. De tanto “bater em ferro frio”, muitos líderes sentem a tentação do desânimo e do pessimismo. Mas isso é esquecer a história; todos os tempos foram assim, desde Jesus.
Que nessa quaresma pelo menos nós nos convertamos e nos tornemos seguidores mais fiéis do crucificado.
Certa vez, um bêbado encheu demais a cara, aprontou umas bagunças e foi preso. Entrando na cadeia, ele viu uma imagem de S. José e começou a zombar. O soldado falou: “Cuidado, respeite. Ele é esposo de Maria e pai de Jesus”. No outro dia ele foi solto.
Na semana seguinte, ele encheu de novo a cara e desta vez ficou mal e foi levado para o hospital. Lá, ele viu uma imagem de Nossa Senhora e começou a zombar. A enfermeira falou: “Cuidado, respeite. Ela é esposa de José e mãe de Jesus”. No dia seguinte, ele teve alta.
Dias depois, ele estava andando na rua e viu a procissão de Corpus Chisti. Uma enorme multidão cantando e dando vivas a Jesus. No meio, ia o padre segurando o hostensório com a hóstia consagrada. Ele começou a rir e a zombar.
Um senhor ouviu e lhe disse: “Cuidado, respeite. Ele é Jesus, filho de Maria e de José”. Então o bêbado disse: “Onde já se viu? O pai na cadeia, a mãe no hospital e ele aqui na rua fazendo festa?”
Nós estamos nos preparando para celebrar, não a festa de Jesus, mas a sua injusta condenação, prisão, torturas, morte e ressurreição. Tudo isso fruto da incredulidade do povo de ontem e de hoje.
Cuidado! Não vamos deixar passar mais esta graça, esta presença de Deus em nossa vida, pedindo-nos a conversão.
Campanha da fraternidade. O povo brasileiro tem um sonho de ser um povo harmonioso, sem preconceitos de raça ou de cor, e de que as pessoas sejam valorizadas pelo que são, não pela nacionalidade. Este sonho não encontra correspondência na realidade, o que é percebido principalmente pelos que sofrem as discriminações. A melhor maneira de não resolver um problema, ou de agravá-lo, é fingir que ele não existe. E essas discriminações geram violência.
Maria Santíssima falou pouco, mas a sua vida foi um testemunho tão forte que se tornou a maior colaboradora do seu Filho na redenção. Que ela nos ajude a testemunhar sempre a nossa fé.
Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança.






MUNDO ANIMAL


Gatos: cuidados com a caixa higiênica

O tipo de caixa higiênica que você oferece ao gato, onde a coloca e como a limpa são detalhes que podem fazer muita diferença para o bem-estar dele… e para o seu também!

Uma pesquisa americana concluiu que o principal motivo que leva as pessoas a abandonar gatos é fazerem as necessidades fora da caixa higiênica. Mas, mesmo que o seu gato use corretamente a caixa de areia, lembre-se que, em qualquer fase da vida, ele poderá passar a urinar e a defecar em locais inapropriados. Não deixe de seguir, portanto, as dicas deste artigo. Inclusive porque, se o gato não estiver completamente satisfeito com a infra-estrutura que lhe é oferecida para urinar e defecar, poderá aliviar-se menos que o ideal e sofrer constipação intestinal (prisão de ventre) ou obstrução da uretra, entre outros males.

Nunca menos de duas
A regra é oferecer no mínimo uma caixa a mais que o número de gatos – duas caixas higiênicas se você tiver um gato; quatro, se tiver três gatos, e assim por diante. Avaliando a freqüência de uso das caixas, conclui-se qual é a preferida de cada gato.

Reavaliar as menos usadas
Procure entender o que leva o gato a preferir determinada caixa. A melhor maneira de fazer isso é por experimentação. Mantenha inalterada a caixa preferida e modifique as demais, para competirem com ela. Influem na preferência fatores como tipo de areia e altura, modelo e local da caixa. Com o passar do tempo, é possível descobrir, por exemplo, que seu gato gosta de areia fina numa caixa com teto e posicionada no alto.

Limpeza e registro diários
Gatos gostam de utilizar caixa limpa. Alguns chegam a segurar as necessidades até que alguém limpe a caixa. Como essa retenção não é saudável, procure limpar as caixas diariamente. Anote a quantidade de fezes e de urina encontrada em cada caixa e qual era o aspecto delas. Isso pode ajudar bastante a perceber quais caixas são mais utilizadas e como anda a saúde dos gatos. Facilite os registros – deixe papel e caneta próximos de onde é feita a limpeza das caixas.

Posicionamento
Evite colocar caixas higiênicas perto de lugares onde o gato bebe água ou come. A proximidade pode levar o felino a evitar tanto as caixas quanto a água, o que não é bom, já que eles costumam ingerir menos líquido do que devem. Além disso, o menor uso da caixa aumenta as chances de constipação intestinal. Explore o ambiente tridimensionalmente. Isto é, não se restrinja a colocar as caixas no chão. Alguns gatos preferem locais altos, principalmente quando há cães que possam incomodá-los num momento tão delicado, no qual concentração e relaxamento são importantes. Há gatos que se sentem intimidados por outros na hora de se aliviarem ou de terem acesso à caixa higiênica. Por causa disso, distribua as caixas de maneira que um gato não possa enxergá-las todas ao mesmo tempo e de forma que seja possível chegar até elas por diferentes acessos. Não é ideal, por exemplo, deixar todas as caixas na área de serviço se o único acesso for pela porta da cozinha e se um dos gatos costuma deitar-se naquele local.

Sem balançar, muito menos cair
É importante que a caixa esteja firme, principalmente se for posta sobre um armário, por exemplo. Caso durante o uso ela se mova, o susto fará alguns gatos evitarem utilizá-la. Também há gatos que, ao pisar na beirada da caixa para entrar ou sair dela, se incomodam ao perceber que está bamba. 

Tipo e quantidade de areia
Gatos têm preferência por tipos de areia. Diversas marcas oferecem facilidades como de limpeza e de controle do odor, mas deixe o seu gato opinar também! Uma boa maneira de saber a preferência dele é colocar duas caixas iguais, uma ao lado da outra, com tipos de areia diferentes e observar qual delas é mais utilizada. Muitos proprietários colocam menos substrato na caixa do que é ideal para economizá-lo e evitar que ele seja jogado para fora. Recomendo pôr uma camada de uns 8 cm para o felino poder cavar um bom buraco e para o peso do substrato ajudar a “fixar” a caixa. É possível evitar que muita areia caia da caixa usando um modelo que tenha a borda virada para dentro.

Nada de cheiro forte
De tempos em tempos, a caixa de areia pode ser lavada. Mas cuidado com o produto usado na limpeza – o odor pode repelir o gato. Por isso, evite produto com cheiro forte e, ao lavar a caixa, enxágüe-a bem.





MOMENTO DE REFLEXÃO

Acredito num Criador que fez o universo, cada astro, cada planeta, cada asteróide, cada estrela, cada sol, cada cometa, cada pedra, todos os corpos siderais.
Brasil, anjo de plantão para Israel, de plantão para os geminianos... Nesse tipo de anjo eu não acredito. Mas acho que Deus tem mensageiros que já existiam antes e existem agora e não são humanos.
Acredito no ser humano e acho que foi Deus quem nos criou. Mas não acho que somos os únicos seres vivos e inteligentes do universo. Pelo contrário. Acho que, como criação de Deus, estamos bem pouco amadurecidos.
O homem é um animal inteligente que esquece depressa os seus erros, aprende depressa novos erros e nunca esquece os erros dos outros.
Não tenho orgulho tolo de pensar que Deus fez trilhões de corpos siderais e só neste planetinha de nada ele criou filhos. Num mapa do universo do tamanho de um campo de futebol a terra ainda seria um corpo pequeno demais para entrar no desenho.
Eu acho que o Criador encheu o universo de seres capazes de conhecê-lo e aceitar sua comunicação. Se Ele mandou seu filho lá para outros seres eu não sei, mas sei que se precisassem, ele mandaria.
O que eu sei é que aqui neste planetinha milhares de homens e mulheres se disseram e se dizem enviados dele, gostam de falar em nome dele, citam os livros de suas religiões e os explicam a seu modo, garantindo que aquela explicação é a única possível e verdadeira, porque Deus está com eles e não está com os outros, e eles e seus fiéis ouvintes estão mais com Deus do que os outros; alguns chegam a gritar nas praças, de megafone em punho, que eles são filhos e os outros são criaturas.
Sentem-se mais dos que os outros e acham que sabem mais sobre Deus do que os outros. Sentem-se também mais santos que os outros. Querem que todo mundo viva como eles porque eles acham que vivem como o Criador quer. E citam os trechos de seus livros em seu favor. Os livros dos outros, eles os proíbem, porque são maus.
Se não falam bem deles, não são bons. Nesse tipo de mundo de milhões de religiões, cada qual querendo ser a melhor e a mais verdadeira há algumas pessoas religiosas que acreditam numa determinada religião, mas sabem conviver com as demais. São os únicos com alguma chance de entrar no céu.

Padre Zezinho, scj


Nenhum comentário:

Postar um comentário