Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 02/04/2014



Quarta-feira, 02 de abril  de 2014

“Nunca se justifique. Os amigos Não precisam e os inimigos não acreditam.”


EVANGELHO DE HOJE
Jo 5,17-30

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 17Jesus respondeu aos judeus: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho”. 18Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus.
19Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. 20O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados.
21Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. 22De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, 23para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.
24Em verdade, em verdade, eu vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. 25Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão. 26Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. 27Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. 28Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: 29aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação.
30Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. Antonio Queiroz


Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também o faz.
Neste Evangelho, Jesus responde aos que o criticavam porque, segundo eles, violara o sábado curando o paralítico da piscina de Betesda. Na resposta, Jesus acrescenta mais um motivo ao escândalo, chamando a Deus de seu Pai e fazendo-se igual a Deus: “Meu Pai trabalha sempre e eu também trabalho... O que faz o Pai, o Filho faz igualmente, pois o Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que faz”. O Evangelho é um ótimo tratado sobre a união hipostática, isto é, sobre a união, na pessoa de Jesus, da natureza divina com a humana.
Segundo o Gênesis, Deus descansou ao sétimo dia, depois de completar a criação. Daí a instituição judaica do sabbat, que significa descanso. Mas o seu repouso não foi inatividade, mas manutenção da vida de tudo o que criou. Do mesmo modo, Jesus dá saúde e vida, inclusive ao sábado, porque ele é o senhor do sábado, que foi instituído para o homem, e não o homem para o sábado.
A obra principal de Jesus é revelar o amor que Deus tem ao homem e transmitir-lhe a vida divina. E ele a faz porque tem poder para isso. Esse amor de Deus cria vida, transforma e regenera. Experimenta-lo é passar da morte para a vida, isto é, a vida eterna. Por isso que Jesus disse: “Quem ouve a minha palavra e acredita naquele que me enviou, possui a vida eterna e não será condenado, porque passou da morte para a vida”.
Deus se comunica com o homem, como faz todo mundo, através da linguagem. E a Palavra de Deus é Cristo. Aí está o motivo da Encarnação. Em Cristo, Deus Pai mostrou-nos o seu rosto. Assim, Jesus salva a humanidade a partir de dentro dela, como homem que é.
O principal anúncio de Jesus como Palavra de Deus foi a Boa Notícia da salvação. Através de parábolas, ele nos falou do Reino de Deus, que é o caminho para a salvação.
Deus continua transmitindo a sua Palavra hoje, através da Igreja, una, santa, católica e apostólica. É a Encarnação da Palavra de Deus estendida a todos os tempos e lugares.
Deus sempre procurou dar-nos a vida, e o fez principalmente através da ressurreição. Ressuscitar, para os que crêem, é levantar-se para começar uma vida nova. A ressurreição parte do poder e do amor do Pai e do Filho, no Espírito Santo.
O principal trabalho de Deus no mundo é zelar pela vida humana. Foi para isso que ele fez, para o homem morar, uma casa, a terra, e o jardim o universo.
“Não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. Nós não podemos agradar a dois senhores, nem ficar em cima do muro. A exemplo de Jesus, o nosso compromisso é com a vida.
Certa vez, na Europa, na noite do Natal, aconteceu o seguinte fato: Estava muito frio e caía muita neve, junto com rajadas de vento. De repente, o dono da casa ouviu um barulho no vidro da janela. Era um passarinho que tentava entrar a fim de não morrer no frio, já que a casa estava aquecida. Várias vezes ele voou, bateu no vidro e caiu no chão. O homem ficou com dó. Abriu a janela, mas ao ver o homem o pássaro não entrou. O senhor foi lá fora, tentou pegá-lo, mas ele fugia. Tinha medo.
Naquele momento lhe veio um enorme desejo de se tornar um pássaro. Assim, não só aquele, mas todas as aves que estavam por ali, não teriam medo dele e seriam protegidas da tempestade. Nesse momento, tocou o sino da igreja convidando todos para Missa do Galo. Ó noite feliz, noite abençoada!
O que aquele homem não conseguiu, Deus o fez: tornou-se um de nós para nos proteger da grande tempestade em que a humanidade havia mergulhado.
Moisés sentiu medo de Deus, o que não aconteceu com os Apóstolos que conviveram com Jesus. Isso por causa da Encarnação.
Agradecemos a Maria Santíssima ter sido o grande instrumento de Deus para que acontecesse a Encarnação. Que ela nos ajude a entender quem é Jesus e a amá-lo, do jeito que ela o amou.
Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também o faz.






CURIOSIDADES


Você acha que a internet é uma das melhores ferramentas já criadas pela tecnologia? Você ainda não viu nada. Descubra 8 coisas incríveis que você pode fazer online e não tinha a menor ideia:

8. RETRATO FALADO
Crie seu retrato falado a partir do Ultimate Flash Face, um software que também possui versões para iOS e Android. O programa oferece diferentes opções para cada parte do rosto (cabelo, nariz, boca, etc.) e permite montar o retrato falado de quem quiser. Você pode bancar o detetive e brincar de decifrar rostos de pessoas que você viu por aí.


7. MANDAR UMA CARTA PARA O FUTURO
Sim, é possível que daqui a 50 anos você possa encontrar uma velha correspondência que você mandou para o seu eu futuro. Você provavelmente vai se surpreender com o que encontrar escrito naquele e-mail, enviado como uma cápsula do tempo. O programa que possibilita isso é o Futureme. Imagine sua vida daqui a 50 anos… será que o e-mail ainda vai existir até lá?


6. CONVERSAR COM UM ROBÔ
O  Pandorabots é um aplicativo que cria robôs virtuais que podem ser disponibilizados na internet para outros usuários. São criaturas bem mais inteligentes, fazendo você mal acreditar que é mesmo um robô que está conversando com você.
Baixe o aplicativo e divirta-se: http://www.pandorabots.com.


5. MAPEAR SEUS GENES
Por apenas US$ 100,00 você pode mapear seu genes e descobrir se tem alguma predisposição para doenças. É um serviço no estilo Angelina Jolie, que removeu os seios ao descobrir a alta probabilidade de desenvolver câncer de mama. O site envia para sua casa um kit de coleta de DNA, que você envia de volta por correio e aguarda resposta. O resultado irá te mostrar dados sobre sua ancestralidade e informações sobre seu código genético, podendo prever até doenças.
Interessado? É só entrar nesse site aqui: https://www.23andme.com


4. DESCOBRIR QUANTO TEMPO VOCÊ AINDA TEM DE VIDA
Quer saber se vai morrer amanhã ou daqui a 60 anos? O deathclock ajuda você! Claro que aproximadamente, né? Mas é bom ter uma breve ideia…


3. PROJETAR OBJETOS EM 3D
Em um mundo onde a impressão 3D é cada dia mais cobiçada, você pode simplesmente mandar imprimir pela internet e aguardar seu pedido chegar em casa. A Shape Ways  traz para a realidade seu projeto 3D!


2. UNIR SOFTWARES COM FACILIDADE
Você não precisa de códigos mil para interligar dois programas de web. O If This, Then That sincroniza seu blog e o seu Facebook, ativando funções automáticas como a postagem de uma foto nas duas páginas.


1. SABER A SENHA WI-FI DE OUTRAS PESSOAS
Diga adeus ao perrengue de ficar sem conexão Wi-Fi quando seu 3G dá problema ou se está viajando para o exterior.O Mandic Magic é um aplicativo descobre senhas de Wi-Fi próximos ao local onde você se encontra. Nele, os usuários armazenam as informações de senhas de locais por que já passaram e compartilham a informação com os outros. Claro que é mais fácil encontrar a senha de uma cafeteria do que a do seu vizinho, mas já é um adianto.




MOMENTO DE REFLEXÃO

No começo do século 20, durante um congresso na Universidade de Berlin, um professor lançou um desafio ao auditório com a seguinte pergunta:
Criou Deus tudo o que existe?
Um aluno Respondeu, Convictamente:
Sim, ele criou...
Deus Criou realmente tudo o que existe?
Perguntou novamente o professor.
Sim Senhor, respondeu o Jovem.
O Professor contrapôs: Se Deus criou tudo que existe, então Deus criou o mal, Já que o mal existe! E se concordarmos que as nossas obras são o reflexo de nós próprios, então Deus é mal.
O jovem calou-se perante o argumento do mestre que, feliz, regozijava-se por ter provado, uma vez mais, que a fé era um mito.
Outro estudante levanta a mão e diz:
Posso fazer uma pergunta, Professor?
Claro que sim, respondeu ele.
O jovem fez uma curta pausa e perguntou:
Professor, o frio existe?
Mas que raio de pergunta é essa?...Lógico que existe, ou acaso nunca sentiste frio?
Responde o aluno: Na realidade, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da física, o que consideramos frio, na verdade é a ausência de calor. Todos os corpos ou objetos são passiveis de estudo quando possuem ou transmitem energia, o calor é o que faz os corpos tenham e transmitam energia.
O zero absoluto é a ausência total de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagirem, mas o frio não existe. Nós criamos esta definição para descrever de que maneira nos sentimos quando não temos calor.
E a escuridão, existe? Continuou o estudante.
O professor respondeu:
Existe
O estudante respondeu:
A escuridão tão pouco existe.
A escuridão, na realidade, é a ausência de luz.
A Luz podemo-la estudar,
A escuridão, não!
Através do prisma de Nichols, pode decompor-se a luz branca nas suas várias cores, com os diferentes comprimentos de onda.
A escuridão, não!
Como se pode saber quanto escuro está em determinado espaço?
Com base na quantidade de luz presente neste espaço.
A escuridão é uma definição utilizada pelo homem para descrever o que ocorre na ausência de luz.
Finalmente, o jovem perguntou ao professor:
Professor, o mal existe?
E este respondeu: Como afirmei no inicio, vemos crimes e violência em todo o mundo.
Isto é o mal.
O aluno Respondeu:
O mal não existe, senhor, ou pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem. Em conformidade com os casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus.
Deus não criou o mal.
... O mal é o resultado da ausência de Deus no coração dos seres humanos.
Tal e qual como acontece com o frio quando não há calor, ou com a escuridão quando não há luz.
O jovem foi aplaudido de pé, e o mestre, abanando a cabeça, permaneceu em silêncio...
O reitor da Universidade dirigiu-se ao jovem e perguntou-lhe:
Como te chamas?
Eu me chamo Albert Einstein...

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário