Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 13/04/2014



Domingo, 13 de abril  de 2014


"O capitalismo gera o seu próprio coveiro." [Karl Marx]


EVANGELHO DE HOJE
Mt 26,14-27,66

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


NARRAÇÃO DA PAIXÃO

Paixão de nosso Senhor Jesus Cristo segundo Mateus

Narrador 1: Paixão de nosso Senhor Jesus Cristo, segundo Mateus: Naquele tempo, 11Jesus foi posto diante de Pôncio Pilatos, e este o interrogou:
Ass.: “Tu és o rei dos judeus?”
Narrador 1: Jesus declarou:
Pres.: “É como dizes”.
Narrador 1: 12E nada respondeu, quando foi acusado pelos sumos sacerdotes e anciãos. 13Então Pilatos perguntou:
Leitor 1: “Não estás ouvindo de quanta coisa eles te acusam?”
Narrador 1: 14Mas Jesus não respondeu uma só palavra, e o governador ficou muito impressionado. 15Na festa da Páscoa, o governador costumava soltar o prisioneiro que a multidão quisesse. 16Naquela ocasião, tinham um prisioneiro famoso, chamado Barrabás. 17Então Pilatos perguntou à multidão reunida:
Ass.: “Quem vós quereis que eu solte: Barrabás, ou Jesus, a quem chamam de Cristo?”
Narrador 2: 18Pilatos bem sabia que eles haviam entregado Jesus por inveja. 19Enquanto Pilatos estava sentado no tribunal, sua mulher mandou dizer a ele:
Mulher: “Não te envolvas com esse justo, porque esta noite, em sonho, sofri muito por causa dele”.
Narrador 2: 20Porém, os sumos sacerdotes e os anciãos convenceram as multidões para que pedissem Barrabás e que fizessem Jesus morrer. 21O governador tornou a perguntar:
Ass.: “Qual dos dois quereis que eu solte?”
Narrador 2: Eles gritaram:
Ass.: “Barrabás”.
Narrador 2: 22Pilatos perguntou:
Leitor 2: “Que farei com Jesus, que chamam de Cristo?
Narrador 2: Todos gritaram:
Ass.: “Seja crucificado!”
Narrador 2: 23Pilatos falou:
Leitor 1: “Mas, que mal ele fez?”
Narrador 2: Eles, porém, gritaram com mais força:
Ass.: “Seja crucificado!”
Narrador 1: 24Pilatos viu que nada conseguia e que poderia haver uma revolta. Então mandou trazer água, lavou as mãos diante da multidão, e disse:
Leitor 2: “Eu não sou responsável pelo sangue deste homem. Este é um problema vosso!”
Narrador 1: 25O povo todo respondeu:
Ass.: “Que o sangue dele caia sobre nós e sobre os nossos filhos”.
Narrador 1: 26Então Pilatos soltou Barrabás, mandou flagelar Jesus, e entregou-o para ser crucificado. 27Em seguida, os soldados de Pilatos levaram Jesus ao palácio do governador, e reuniram toda a tropa em volta dele. 28Tiraram sua roupa e o vestiram com um manto vermelho; 29depois teceram uma coroa de espinhos, puseram a coroa em sua cabeça, e uma vara em sua mão direita. Então se ajoelharam diante de Jesus e zombaram, dizendo:
Ass.: “Salve, rei dos judeus!”
Narrador 2: 30Cuspiram nele e, pegando uma vara, bateram na sua cabeça. 31Depois de zombar dele, tiraram-lhe o manto vermelho e, de novo, o vestiram com suas próprias roupas. Daí o levaram para crucificar. 32Quando saíam, encontraram um homem chamado Simão, da cidade de Cirene, e o obrigaram a carregar a cruz de Jesus. 33E chegaram a um lugar chamado Gólgota, que quer dizer “lugar da caveira”.
Narrador 1: 34Ali deram vinho misturado com fel para Jesus beber. Ele provou, mas não quis beber. 35Depois de o crucificarem, fizeram um sorteio, repartindo entre si as suas vestes. 36E ficaram ali sentados, montando guarda. 37Acima da cabeça de Jesus puseram o motivo da sua condenação:
Ass.: “Este é Jesus, o Rei dos Judeus”.
Narrador 1: 38Com ele também crucificaram dois ladrões, um à direita e outro à esquerda de Jesus. 39As pessoas que passavam por ali o insultavam, balançando a cabeça e dizendo:
Ass.: 40”Tu, que ias destruir o Templo e construí-lo de novo em três dias, salva-te a ti mesmo! Se és o Filho de Deus, desce da cruz!”
Narrador 2: 41Do mesmo modo, os sumos sacerdotes, junto com os mestres da Lei e os anciãos, também zombavam de Jesus:
Ass.:42”A outros salvou... a si mesmo não pode salvar! É Rei de Israel... Desça agora da cruz! e acreditaremos nele. 43Confiou em Deus; que o livre agora, se é que Deus o ama! Já que ele disse: Eu sou o Filho de Deus”.
Narrador 1: 44Do mesmo modo, também os dois ladrões que foram crucificados com Jesus o insultavam. 45Desde o meio-dia até as três horas da tarde, houve escuridão sobre toda a terra. 46Pelas três horas da tarde, Jesus deu um forte grito:
Pres.: “Eli, Eli, lamá sabactâni?”
Narrador 1: Que quer dizer: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” 47Alguns dos que ali estavam, ouvindo-o, disseram:
Ass.: “Ele está chamando Elias!”
Narrador 1: 48E logo um deles, correndo, pegou uma esponja, ensopou-a em vinagre, colocou-a na ponta de uma vara, e lhe deu para beber. 49Outros, porém, disseram:
Ass.: “Deixa, vamos ver se Elias vem salvá-lo!”
Narrador 1: 50Então Jesus deu outra vez um forte grito e entregou o espírito.


Todos se ajoelham e ficam em silêncio


Narrador 2: 51E eis que a cortina do santuário rasgou-se de alto a baixo, em duas partes, a terra tremeu e as pedras se partiram. 52Os túmulos se abriram e muitos corpos dos santos falecidos ressuscitaram! 53Saindo dos túmulos, depois da ressurreição de Jesus, apareceram na Cidade Santa e foram vistos por muitas pessoas. 54O oficial e os soldados que estavam com ele guardando Jesus, ao notarem o terremoto e tudo que havia acontecido, ficaram com muito medo e disseram:
Ass.: “Ele era mesmo Filho de Deus!”


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
M. Asun Gutiérrez,


Começa a Semana  Santa, a semana da dor e do amor da morte e da vida. A primeira semana do novo mundo.
Jesus caminha decidido para a sua Páscoa, para a Páscoa completa, que é morte e ressurreição.
Como é possível conhecer Jesus de bem perto e vendê-l’O?  Essa atitude totalmente  incompreenssível, é única e exclusiva de Judas?

Os evangelhos sublinham a responsabilidade histórica de Judas, não a sua “culpa jurídica”, menos ainda a sua “condenação eterna”.

O grão de trigo está a cair na terra e vai morrer.
O fermento está a esconder-se na massa.
Para isso veio, para que todos possam comer, para que toda a massa se faça pão.
É uma ceia de despedida, a última das frequentes refeições que Jesus celebrou (Mc 2, 19; Lc 13,28-29; 14, 15-24), figura e anúncio do alegre banquete que nos há-de reunir a todos no reino de Deus.

Pedro demonstra demasiada segurança em si mesmo:  ainda que todos, eu não; eu sou melhor, a minha fé é mais forte…  como vou duvidar da minha fé?

Seguiremos com  Jesus mais além do entusiasmo inicial, quando os problemas se apresentarem e não sejamos de compreender Deus?

Jesus sempre, e mais ainda nas situações difíceis, refugia-se na oração.

Impressiona a solidão de Jesus. Em vão volta a procurar consolo nos seus amigos.
Jesus sabe assumir o inevitável com liberdade interior, pois crê profundamente
que em todo o momento, inclusive no mais duro, está nos braços amorosos  do Pai.
Jesus não vem pregar verdades gerais, religiosas ou morais, mas proclamar a chegada do Reino, a Boa Notícia do Evangelho.
É plenamente rejeitado: é escândalo para os dirigentes religiosos, perigo para o poder político, decepção para a maior parte do povo e desconcerto para os discípulos.

Jesus podia ter dado respostas eloquentes  e convincentes, podia ter pronunciado um grande discurso, podia ter posto em ridículo os seus acusadores.
A sua opção não é o triunfalismo.
Não pronuncia uma palavra contra ninguém.  O silêncio de Jesus é paciente, obediente, misericordioso.

Chave para entender o aparente silêncio de Deus.

O duplo julgamento, político e religioso, que Jesus padeceu foi a expressão da injustiça. Matavam-n’O  simplesmente porque punha em risco a credibilidade do sistema religioso, político e econômico. Não organizando revoltas populares, mas apresentando um projeto de vida alternativo onde as pessoas valiam por si mesmas e todas tinham os mesmos direitos.

Jesus dá-nos a sua própria tarefa: fazer valer  o direito das pessoas excluídas e pobres. Baixar da cruz as pessoas crucificadas.

Pedro entra em pânico quando o descobrem. Pronuncia as palavras mais tristes que pode dizer quem segue Jesus:  “não conheço esse homem”.

Podemos identificar-nos com Pedro.  Julgava-se com forças e falha.  Ao chorar amargamente começa a conhecer-se a si mesmo, a fundamentar-se mais na fidelidade e no amor de Jesus que na sua própria segurança. Jesus perdoa sempre, confia e dá uma nova oportunidade.

Nós, os crentes, afirmamos que a história de Judas e de Pedro – traidores , a dos discípulos – covardes , a de todos nós  (julgamo-nos melhores que eles?) - está nas mãos de Deus e Deus  a vai  fazendo, apesar de tudo, história de salvação.
Jesus crucificado leva-nos a esperar que também para os que crucificam, a última palavra será o perdão. “Pai, perdoa-lhes... (Lc23,34).

E, ao final de tudo, tão pouco existirá a separação que hoje se dá – e se deve dar - entre os que são crucificados e os que crucificam.
Esperamos que Deus encaminhará tudo para o seu Reino ainda que não saibamos quando nem como, mas que conta conosco para o alcançar.
Jesus apresenta-se sempre como alternativa de alguém ou de algo.

Quando não se tem o valor de optar só por Ele, fazendo calar outros ruídos, outros interesses, atua-se da mesma maneira que a multidão e Pilatos.  Abandonamo-l’O. Condenamo-l'O.
É fácil manipular a multidão.  Num momento pode gritar “hosana”, e noutro momento “crucifica-O”...
Será que é a minha postura? Quando me convém, aclamo e acolho Jesus, quando não me convém, rejeito-O...?

Jesus foi polêmico contra as normas de pureza,  perante toda a espécie de doutrinas e normas (Mc 7,1-23). Foi polêmico frente ao mais sagrado do sistema religioso: o templo.  Detivieram Jesus, julgaram-n’O, condenaram-n’O e O executaram pela sua vida, os seus ensinamentos e a sua conduta.

O seu exemplo nos convida  a termos uma maior coerência do Evangelho na nossa vida. A escolhê-l’O  a  Ele e não a Barrabás;a sermos pessoas solidárias como Simão, valentes e obstinadas como as mulheres de Jerusalém.

É um grito de verdadeira angústia, mas ao mesmo tempo expressa o desejo  de se agarrar a Deus contra toda a esperança, de reivindicar a Deus como meu Deus, ainda que, às vezes, O sinta ausente.  Dor e esperança.

Comunhão com os sofrimentos humanos e esperança no Deus da vida.
O “abandonado” abandona-se nas mãos do Pai.
“Jesus padece o inferno da ausência de Deus, para que assim não haja inferno
para mais ninguém”  (Von Balthasar).

“A morte de Jesus na cruz é a consequência duma vida no serviço radical à justiça e ao amor;  é seqüela da sua opção pelos pobres e os deserdados; da opção pelo seu povo, que sofria exploração e extorsão.   Neste mundo, toda a opção em favor da justiça e do amor é arriscar a vida”.   (E. Schillebeeckx)
Para José de Arimatéia é tempo de falar, de pedir, de arriscar. Para as mulheres tempo de permanecer quietas como testemunhos silenciosos do crucificado. Breve chegará para elas o tempo de tomar a palavra e de ser as primeiras a anunciar a Ressurreição.

Jesus falava de Reino-Reinado e essa palavra provocava medo e punha alerta as autoridades. Quanto mais poder, mais medo.

Jesus torna-nos capazes de permanecermos junto aos túmulos do nosso mundo, para os abrir e anunciar que a morte não tem a última palavra. Anunciar que estamos destinados, não à cruz, mas à vida. Não ao sofrimento, mas à alegria perfeita.  O definitivo não são as “semanas santas” que vivenciamos, mas a Páscoa, a Ressurreição, a Vida.





VÍDEO DA SEMANA


Paixão de Cristo








MOMENTO DE REFLEXÃO
  


Às vezes penso como seria Judas. Qual a sua aparência, como agia, quem eram seus amigos?
Acho que pintei na minha mente um retrato dele. Sempre o imaginei como um homem magro, de olhos redondos e negros, astucioso, vil; com barba pontuda e tudo. A minha ideia mostrava-o distanciado dos outros apóstolos. Sem amigos. Remoto. Ele era sem dúvida desonesto e traiçoeiro. Provavelmente produto deum lar destruído. Um delinquente juvenil na adolescência.
Interrogo-me, porém, se isso é mesmo verdade. Não temos qualquer evidência (salvo o silêncio de Judas), sugerindo o seu isolamento. Há pouca razão para crer que fosse desonesto. De facto, ele cuidava da tesouraria. Ninguém poria um ladrão para tomar conta do dinheiro. Na última ceia, quando Jesus disse que o seu traidor estava sentado à mesa, não vemos os apóstolos voltarem-se imediatamente para Judas como o culpado lógico.
Penso que julgamos Judas erroneamente. Ele talvez fosse o oposto disso tudo. Em lugar de astucioso e magro, quem sabe se era robusto e jovial? Em vez de calado e introvertido, pode ser que tivesse sido  falante e bem-intencionado. Não sei.
Mas, apesar de tudo o que não sabemos sobre Judas, de uma coisa temos a certeza: ele não tinha um relacionamento com o Mestre.

Ele viu Jesus, mas não O conheceu. Ele ouviu Jesus, mas não compreendeu. Tinha religião, mas não comunhão.
Ao rodear a mesa no cenáculo, Satanás procurava um tipo especial de homem para trair o Senhor. Precisavade um homem que tivesse visto Jesus, mas não O conhecesse. De alguém que soubesse dos actos de Jesus, mas não atentasse para a
Sua missão. Judas era esse homem. Ele  conhecia o império, mas jamais conheceu o Homem.
Aprendemos esta lição eterna do traidor:
As melhores armas de destruição de Satanás não estão fora, mas dentro da igreja. Nenhuma igreja morrerá por causa da imoralidade em Hollywood. Mas morrerá corroída por dentro, por aqueles que usam o nome de Jesus, mas nunca O conheceram.
Judas usava o manto da religião, mas jamais conheceu o coração de Cristo.
Façamos disso o nosso objectivo: conhecê-Lo… profundamente.

Max Lucado


Nenhum comentário:

Postar um comentário