Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 08/04/2014



Terça-feira, 08 de abril  de 2014


"A felicidade sempre parece pequena quando você a tem nas mãos;deixe-a ir embora e aprenderá como ela é grande e preciosa"! (Gorki)




EVANGELHO DE HOJE
Jo 8,21-30


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo disse Jesus aos fariseus: 21“Eu parto, e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”.
22Os judeus comentavam: “Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’?”
23Jesus continuou: “Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”.
25Perguntaram-lhe pois: “Quem és tu, então?” Jesus respondeu: “O que vos digo, desde o começo. 26Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar, também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo”.27Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. 28Por isso, Jesus continuou: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sa­bereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. 29Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”. 30Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Queiroz


Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou.
Este Evangelho mostra como que o preconceito obscurece a inteligência. Os fariseus não entendiam nada que Jesus falava, ou entendiam errado, sempre contra Jesus. Pensaram até que ele deu a entender que ia se matar! Esse pecado da incredulidade radical vai levá-los ao crime mais cruel: matar o Filho de Deus!
Entretanto, Jesus chama a sua crucifixão de elevação. “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que Eu sou”. Ele será elevado em dois sentidos: na cruz, ficando a um metro e meio do chão, e justamente naquele momento ele será elevado a Rei do Universo, realeza que conquistou com o seu sangue.
Jesus foi-se revelando aos poucos. Primeiro se revelou como água viva e como luz do mundo. Aqui ele diz: “Vós sois daqui de baixo, eu sou do alto”; e revela claramente a sua divindade.
Só neste Evangelho de hoje Jesus usa duas vezes a expressão “eu sou”. Quando Moisés perguntou a Deus qual é o seu nome, Deus respondeu que seu nome é “Eu Sou”. Por isso que os hebreus chamavam a Deus de “Aquele que é”, em hebraico: Javé. Vejamos a pergunta de Moisés:
“Moisés disse a Deus: ‘Mas, se eu for aos israelitas e lhes disser: ‘O Deus de vossos pais enviou-me a vós’, e eles me perguntarem: ‘Qual é o seu nome?’, o que devo responder? Deus disse a Moisés: ‘Eu sou aquele que sou’. E acrescentou: ‘Assim responderás aos israelitas: ‘Eu sou’ envia-me a vós” (Ex 3,13-14). Vemos, então, que, ao se chamar de “eu sou”, Jesus está declarando que é Deus, junto com o Pai e o Espírito Santo.
Jesus “É”, assim como Deus Pai “É”, mas não se confunde com Deus Pai, pois ele disse: “O Pai me enviou”. E fala também: “O testemunho de duas pessoas é digno de fé”.
“Se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados.” Para nós, o pecado não está somente em fazer algo errado. É também pecado quando nos fechamos em nossos critérios humanos e não nos abrimos a outros horizontes, à sabedoria infinita que é Deus.
É aqui que os homens se dividem entre “aqueles que são lá de cima” e “aqueles que são aqui de baixo”. Não há linguagem comum entre eles, e Jesus perderia o tempo em ficar discutindo com eles. A sabedoria divina se manifestará melhor do que com palavras, quando ele morrer na cruz. “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou”.
O mesmo acontece com a santa Igreja, em relação àqueles que a caluniam: quando ela se identifica com essa parte da humanidade que é perseguida e marginalizada, então o seu testemunho causa impacto na humanidade, e a salva.
“Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.” São os que procuravam a verdade. Outros, porém, permaneciam cegos diante dos sinais da identidade messiânica de Jesus. Ele é sinal de contradição; diante de Jesus, os homens têm de se decidir por ele ou contra ele. Essa decisão compromete definitivamente o destino da pessoa. Neste dia da quaresma, Deus nos convida à conversão, antes que seja demasiado tarde.
“Digo-vos com lágrimas: há muitos que andam como inimigos da cruz de Cristo. O seu fim é a perdição; o seu deus é o ventre; as suas glórias, as suas vergonhas. Só aspiram a coisas terrenas” (Fl 3,18s). Por outro lado, quem olha a cruz com fé e com espírito de conversão, como os hebreus olhavam para a serpente de bronze, fica curado do veneno da serpente, alcança a salvação e têm a vida eterna.
Certa vez, um senhor idoso que morava na roça estava indo para a cidade. Ele em cima de um burro e o netinho na frente, puxando o animal.
Passaram dois homens e comentaram entre si: “Um marmanjo desse em cima do burro e a pobre criança a pé!”
O velho escutou. Quando os homens desapareceram na curva, ele disse ao menino: “Filho, venha você aqui e eu vou a pé”.
Logo passaram dois e comentaram: “Engraçado: o velho doente a pé e o moleque a cavalo!”
Quando viravam a curva, o velho falou: “Filho, vamos nós dois em cima do burro”. E assim fizeram.
Dois homens cruzaram com eles e comentaram entre si: “Dois marmanjos nesse burrinho. Como não têm dó do pobre animal!
Quando se distanciaram, o homem disse ao neto: “Filho, vamos nós dois a pé”. Logo passaram uns viajantes e comentaram: “Aqueles dois não são muito certinhos da cabeça. Onde já se viu caminhar a pé, puxando um burro, sem ninguém em cima!”
Quando desapareceram, o homem disse ao neto: “Filho, vamos levar este burro nas costas”. Passaram dois e comentaram: “Olhe lá três burros; dois carregando um!”
Quando estavam sós, os dois largaram o animal e o homem disse ao neto: “Filho, não se importe com o que os outros disserem. Siga a sua opinião”.
A nossa conversão é algo pessoal, entre nós e Deus, e ninguém tem de por o bico. Vivemos numa sociedade eclética, mas para Deus a verdade é uma só, e para nós também.
Graças à Encarnação, o Filho de Deus nos tornou também filhos de Deus e até participantes da natureza divina: “Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sujeito à Lei, para resgatar os que eram sujeitos à Lei, e todos recebermos a dignidade de filhos. E a prova de que sois filhos é que Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: ‘Abbá, Pai!’ Portanto, já não és mais escravo, mas filho. E, se és filho, és também herdeiro. Tudo isso, por graça de Deus” (Gl 4,4-7). Nós agradecemos isso a Deus Pai, a Jesus e a Maria Santíssima que colaborou muito de perto nesta nossa elevação.
Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou.





VIDA SAUDÁVEL


Um bom café da manhã, uma estratégia para começar bem o dia!
Fernanda Serpa de Carvalho, nutricionista da 3ª Policlínica.


Com o café da manhã, você não só começa melhor o seu dia como também obtém benefícios a longo prazo. Estudos recentes indicam que pessoas que consomem um bom café da manhã ingerem mais vitaminas e minerais e menos gorduras e colesterol do que aquelas que preferem não fazer esta refeição. Além disso, pessoas que se alimentam pela manhã têm maior capacidade de concentração e aprendizado. Qual a sua desculpa para não tomar um bom café da manhã?

"Levanto cedo e não tenho tempo."
"Quero manter o meu peso."
"Não tenho fome quando acordo."
 "Não existem opções saudáveis, todas aquelas comidas são cheias de açúcar, gordura ou colesterol."
Segundo os orientais, o alimento de manhã é ouro, à tarde é prata e à noite mata. Já os ocidentais defendem que a alimentação correta é aquela com um café da manhã de rei, almoço de príncipe e jantar de mendigo. Em outras palavras, ambos ditados defendem que o ideal é que façamos um café da manhã rico, um almoço moderado e um jantar mais leve.

Com o café da manhã, você não só começa melhor o seu dia como também obtém benefícios a longo prazo. Estudos recentes indicam que pessoas que consomem um bom café da manhã ingerem mais vitaminas e minerais e menos gorduras e colesterol do que aquelas que preferem não fazer esta refeição. Além disso, pessoas que se alimentam pela manhã têm maior capacidade de concentração e aprendizado.

Deixar de tomar o café da manhã para emagrecer é a pior escolha, pois o organismo vai economizar o gasto energético, como forma de defesa, e o metabolismo ficará mais lento.  Realizar o café da manhã todos os dias auxilia no controle do apetite minimizando a ocorrência de compulsão na refeição seguinte. Outro comportamento alimentar anormal da pessoa que não toma o café da manhã é o do beliscar pequenas porções de alimentos durante todo o dia e ficar sem fome para realizar refeições bem definidas.
 Para os indivíduos diabéticos que fazem uso de insulina ou hipoglicemiantes orais pular uma refeição como o café da manhã, acarretará grande risco de hipoglicemia. A consequência disso a longo prazo será o aumento do apetite e do peso corporal.
Quem pratica atividade física logo cedo precisa redobrar a atenção com o café da manhã. Deixar de comer antes da aula além de não aumentar o gasto calórico, prejudica o rendimento e a pessoa pode desmaiar durante a atividade física.
Um bom café da manhã contém carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e pequena quantidade de gordura (muitas vezes já embutida nos alimentos).

Para garantir um café da manhã saudável todos os dias, escolha pelo menos um item dos seguintes grupos de alimentos (o que vai variar é a quantidade):

Frutas e verduras: Frutas e verduras frescas, além de sucos sem açúcar

Cereais: Cereais, pães e torradas integrais.
       
Proteínas: Peito de peru, queijo branco, ricota, cottage, pasta de soja, leite de soja, leite ou iogurte desnatado, ovo cozido, pasta de atum.
          
Se a desculpa para não tomar café da manhã é falta de tempo, prepare o que seu café na noite anterior e acorde dez minutos antes, ou leve alguma coisa para você comer no trabalho.
Algumas sugestões de café da manhã:

Granola com iogurte desnatado e frutas.
Sanduíche de pão integral, queijo branco, peito de peru e suco de laranja.
Torrada integral com pasta de soja, chá e mamão papaya.
Vitamina de leite de soja com banana, farelo de aveia e mel.
Cereal (linhaça, germe de trigo, quinoa...) com leite desnatado e morangos.




MOMENTO DE REFLEXÃO
  

Deus nos dá as nozes. Mas não as quebra. (Provérbio Alemão)
Tem muita gente esperando o bolo pronto!
Gente que espera mais do que um milagre, querem que os anjos virem contadores,    e resolvam a sua contabilidade pessoal que não fecha:
- gastam mais do que ganham e vivem endividados, as doenças nervosas da falta de amor próprio.  Querem que os anjos virem médicos,  e curem aquela cirrose de anos de muito álcool,  o efizema de anos de tabaco,  as doenças crônicas de anos de má alimentação,
O milagre está ai todos os dias, a disposição de quem quer mudar, e diz de forma clara e concisa:  É o sol que propicia o trabalho,  a chuva que promove o arado,  o mar que traz o cardume,  o rio que se enche de peixes,  a tecnologia que cria empregos,  a própria vida que se renova,
- Deus dá tudo o que você precisa! de acreditar mais em você.  É tempo de motivação,
Usar a energia da alma e do coração.
Tempo de pegar as nozes e quebrá-las.
Com os frutos, fazer bolos, doces e sorvetes.
Tantas possibilidades para o milagre se estabelecer, para você ver e sentir Deus.
Aprende então:
Deus não se encontra na lamentação, nem se acha com reclamação.
Deus se encontra no trabalho, no suor do rosto, que não tem tempo para falar mal de ninguém.  daquele que se entrega ao bem.
Gente que descobre de verdade, que é ele mesmo, é um verdadeiro milagre.


Paulo Roberto Gaefke

Nenhum comentário:

Postar um comentário