Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 31/07/2013




Quarta-feira, 31 de julho de 2013


"Maior que estar presente em DEUS é a honra de poder servi-lo"



EVANGELHO DE HOJE
Mt 14,1-12


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo Herodes, o governador da Galiléia, ouviu falar a respeito de Jesus. Então ele disse aos seus funcionários:
- Esse homem é João Batista, que foi ressuscitado. Por isso esse homem tem poder para fazer milagres.
Pois Herodes tinha mandado prender João, amarrar as suas mãos e jogá-lo na cadeia. Ele havia feito isso por causa de Herodias, esposa do seu irmão Filipe. Pois João Batista tinha dito muitas vezes a Herodes: "Pela nossa Lei você é proibido de casar com Herodias!"
Herodes queria matá-lo, mas tinha medo do povo, pois eles achavam que João era profeta. No dia do aniversário de Herodes, a filha de Herodias dançou diante de todos, e ele gostou tanto, que prometeu à moça:
- Juro que darei tudo o que você me pedir!
Seguindo o conselho da sua mãe, ela pediu:
- Quero a cabeça de João Batista num prato, agora mesmo!
O rei Herodes ficou triste, mas, por causa do juramento que havia feito na frente dos convidados, ordenou que o pedido da moça fosse atendido. E mandou que cortassem a cabeça de João Batista, na cadeia. Aí trouxeram a cabeça num prato, entregaram para a moça, e ela a levou para a sua mãe. Então os discípulos de João vieram, levaram o corpo dele e o sepultaram. Depois foram contar isso a Jesus.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.




MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


A fama de Jesus é comparada com a de João Batista
 O Evangelho narra a denúncia que João Batista fez ao rei Herodes, por viver com Herodíades, a esposa do seu irmão Filipe. E narra a conseqüência desse seu profetismo, que foi o martírio.
Naquele tempo, o povo imitava o rei. O que o rei fazia, isso era o certo. E alguns reis se julgavam quase como deuses, passando por cima da Lei de Deus e dos princípios morais. “A lei sou eu”, disse uma vez um rei.
Herodes se ajuntou com a cunhada, desprezando a Lei de Deus sobre a família, e não estava nem aí. A vida continuou normal no palácio e no reino, sem ninguém abrir a boca, de medo. Medo principalmente de Herodíades que era inteligente, perspicaz, cruel e dominadora do amante.
Mas felizmente havia no seu reino um profeta corajoso, que era João Batista. Foi até ele e disse: “Não te é permitido tê-la como esposa”.
Não foi bem Herodes, mas a sua amante Herodíades que se vingou. E João Batista tornou-se um mártir da família.
Nós somos convidados a imitar João Batista, como profetas e profetizas. Pois o profeta não só anuncia o caminho de Deus, mas também denuncia as situações contrárias. E ele não pode ser teórico, tem de colocar os pingos nos “is” e dar nomes aos bois. E se atingir algum poderoso ou poderosa, o que fazer? O profeta e a profetiza falam sempre a verdade, doa a quem doer.
O pecado do sexo degrada a pessoa e gera outros pecados. Veja o caso de Davi com Betsabéia, narrado em 2Sm 11-12.
Logo após o Evangelho de hoje, S. Mateus narra a multiplicação dos pães. São os dois banquetes, tão comuns na sociedade, o da vida e o da morte. Os banquetes da morte são palcos de conspirações contra aqueles que promovem a vida. A justiça do mundo nunca é objetiva e muito menos isenta. Ela vive condenando inocentes, apresentando “crimes” inventados para ocultar os verdadeiros motivos. Que bom seria se houvessem muitos João Batistas na nossa sociedade!
Aqueles que pretendem implantar no mundo um sistema de morte, antes querem apagar a Luz, que é Jesus e seus enviados. “Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la” (Jo 1,4-5).
O mundo continua não suportando a Luz, que é Jesus, porque vive nas trevas da mentira, da ganância, da corrupção e do pecado. Nós cristãos até aprendemos a “fechar um olho”, porque temos medo de perder cargos, oportunidades, a vida. Como João Batista faz falta!
Certa vez, havia um circo numa cidade, e este circo pegou fogo. Foi terrível. Era à tardezinha, e o palhaço já estava com o rosto pintado e a maquiagem pronta para o espetáculo.
Como a equipe não conseguia apagar o fogo, o palhaço saiu pelas ruas gritando, desesperado, pedindo ajuda para apagar o fogo.
Mas as pessoas, ao vê-lo, em vez de atender ao seu apelo, davam risada, pensando que era mais uma palhaçada dele.
Assim, não houve jeito. Em pouco tempo o circo se transformou em um montão de cinzas.
O nosso comportamento influi fortemente no peso das nossas palavras e do nosso testemunho. Se uma pessoa não dá bom exemplo de vida, quando fala de Jesus Cristo, não convence muito. Que sejamos profetas autênticos, como foi João Batista.
Maria Santíssima, imaculada, exerceu um profetismo completo. Por isso é a Rainha dos profetas. Que ela nos ajude!




CURIOSIDADES


Curiosidades do Nordeste Brasileiro

O Nordeste brasileiro é um dos principais destinos turísticos do Brasil. Essa região conta com belas praias, uma cultura rica e diversificada, uma extensa costa litorânea e pontos turísticos famosos no mundo todo.

A costa litorânea do nordeste do Brasil tem cerca de 3.338 km, por onde se espalham paisagens de tirar o fôlego. O nordeste é composto por nove Estados, são eles: Bahia (BA), Ceará (CE), Pernambuco (PE), Sergipe (SE), Alagoas (AL), Rio Grande do Norte (RN), Maranhão (MA), Paraíba (PB) e Piauí (PI). Oito das nove capitais são banhadas pelo mar e estão diretamente envolvidas no circuito turístico nordestino.

A região nordeste do Brasil tem uma área de 1,57 milhões de km², que corresponde a 18,26% do território nacional. Nessa região vivem cerca de 48 milhões de habitantes.

As capitais dos Estados do nordeste são:  Teresina (PI) – única que não é banhada pelo mar, Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Aracaju (SE), Maceió (AL), Natal (RN), São Luís (MA) e João Pessoa (PR).

O Nordeste também é conhecido por abrigar grandes paraísos ecológicos brasileiros, como os arquipélagos de Fernando de Noronha (PE) e Abrolhos (BA), a Chapada Diamantina (BA), os Lençóis Maranhenses (MA) e o Delta do Parnaíba (PI).


Agora vamos conhecer curiosidades específicas sobre algumas cidades do nordeste:


Recife, em Pernambuco, é a mais antiga capital brasileira: foi fundada em 1537.

O famoso carnaval na Bahia é comemorado desde o século XVIII.

O time de futebol América de Natal (RN) foi o primeiro clube a alcançar dois acessos consecutivos no Campeonato Brasileiro de Futebol.

A Bahia faz divisa com oito estados: Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Piauí (N); Minas Gerais e Espírito Santo (S); Goiás e Tocantins (O).

A cidade de Campina Grande foi listada pela revista norte-americana Newsweek entre as 9 cidades de destaque no mundo no que diz respeito ao modelo de Centro Tecnológico. A cidade já é considerada o "Vale do Silício brasileiro".

Leia Mais no SitedeCuriosidades.com: http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/curiosidades-do-nordeste-brasileiro.html




MOMENTO DE REFLEXÃO


Certa vez, Nossa Senhora, com o Menino Jesus nos braços, desceu à terra para visitar um mosteiro. Os monges ficaram muito felizes com a visita.

Organizaram uma fila e, um a um, ao se aproximar, prestava a sua homenagem. Um recitava uma poesia feita por ele, outro mostrava uma pintura, outro cantava uma música de sua autoria, houve um que recitou de cor a lista dos livros da Bíblia etc.

No final da fila, estava um monge muito simples e humilde, que ainda não tivera chance nem de aprender a ler. Os colegas ficaram preocupados, com medo de ele dar fora, comprometendo a imagem do mosteiro. Quiseram até convencê-lo a sair da fila. Mas ele fez questão de prestar sua homenagem ao Menino Jesus e à sua mãe.

Quando chegou a sua vez, ele não disse nada. Apenas pegou cinco laranjas que trazia nos bolsos e começou a jogá-las para cima e pegá-las todas, sem deixar nem uma cair no chão. Isso em meio a belos gestos de malabarismo.

Aquele monge havia trabalhado em um circo antes de entrar no convento, e foi lá que aprendera essas coisas.

E sabe o que aconteceu? O Menino Jesus riu e bateu palmas, coisa que não fizera em nenhuma das apresentações anteriores.

No final, Maria Santíssima estendeu os braços e ofereceu o Filho para ele pegar um pouquinho, coisa que não havia feito com nenhum dos outros monges.

A ciência e os conhecimentos são importantes, mas muito mais importantes são as nossas ações e os nossos gestos de amor, mesmo que esses gestos sejam feitos unicamente para divertir o nosso próximo, fazendo-o rir.

A Encarnação aconteceu graças à obediência de duas pessoas: Do Filho eterno do Pai, que disse: “Eis que venho, ó Pai, para fazer a vossa vontade (Sl 39,8). E da sua Mãe, que disse: “Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim conforme a tua palavra” (Lc 1,38).



Nenhum comentário:

Postar um comentário