Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 05/07/2013



Sexta-feira, 05 de julho de 2013



O inverno luta para reinar soberano, mas no fim é obrigado a aceitar a vitória da primavera, que traz consigo flores e alegria. Paulo Coelho



EVANGELHO DE HOJE
Mt 9,9-13

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Saindo daí, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e lhe disse: «Siga-me!» Ele se levantou, e seguiu Jesus.  Estando Jesus à mesa em casa de Mateus, muitos cobradores de impostos e pecadores foram e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso, e perguntaram aos discípulos: «Por que o mestre de vocês come com os cobradores de impostos e os pecadores?». Jesus ouviu a pergunta e respondeu: «As pessoas que têm saúde não precisam de médico, mas só as que estão doentes. Aprendam, pois, o que significa: "Eu quero a misericórdia e não o sacrifício’. Porque eu não vim para chamar justos, e sim pecadores».


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Hoje é dia de São Mateus e o dia nacional da radiodifusão.
Será que um olhar pode mudar a nossa vida? O que um olhar diferenciado pode fazer na vida de quem perdeu a esperança, de um jovem, de uma comunidade?
De fato não temos a convicta certeza que logo após o olhar de Jesus, Levi mudou de vida, mas é fato que mudou. Esse olhar compenetrado e convicto de Jesus era muito mais que um cartão de visita e sim a chave que rompia o lacre de um coração que aguardava ansioso uma chance para amar algo.
Creio que Levi, que virou Mateus, já tinha ouvido falar daquele homem de Nazaré e de seus prodígios, mas como Zaqueu, não esperava que Ele tivesse tempo e disposição para mudar a sua vida. A aproximação de Jesus deve ter gerado uma tremenda angústia em alguém que se acostumou a ser odiado pelas pessoas. Ninguém o viu com bons olhos imagine dar-lhe uma chance.
Aquele que ninguém acreditava, Deus percebeu! Onde apenas viam o pecado, Jesus viu uma grande possibilidade.
“(…) Sobreveio a lei para que abundasse o pecado. MAS ONDE ABUNDOU O PECADO, SUPERABUNDOU A GRAÇA. Assim como o pecado reinou para a morte, assim também a graça reinaria pela justiça para a vida eterna, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor“. (Romanos 5, 20-21)
Alguém com o destino já “traçado” resolve, mediante a um olhar, rever seus planos.
Quando lançamos o olhar de Jesus sobre os que nos cercam podemos de fato ver o que ninguém vê ou não quer ver. O mundo vê jovens desmotivados para as coisas da igreja; os olhos de Jesus acreditam ainda no engajamento comprometido.
Nossas igrejas, pastorais e movimentos aos poucos envelhecem, pois negamos ter o olhar de Jesus que cative os mais jovens. Não adianta culpar a internet, as lan-houses, os bailes funk, a televisão pela falta de oportunidades que NÃO DAMOS ao protagonísmo juvenil. O jovem não fica na igreja que o quer velho e triste… Normalmente antes dele se apaixonar pelo rosário e pela oração ele se encanta pelo violão, pela bateria, pelos retiros, pelos amigos, pela atenção…
Mateus foi o primeiro a colocar no papel todo o aprendizado de Jesus a qual chamou de Evangelho. Relatos dizem que Bartolomeu quando saiu a levar a Boa Nova pela Índia levou uma cópia dele. Aquele que não tinha chance foi um dos grandes divulgadores e é somente no Evangelho que leva sua assinatura que vemos talvez a real sensação de como Jesus mudou a sua vida.
“(…) O Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo. O Reino dos céus é ainda SEMELHANTE A UM NEGOCIANTE que procura pérolas preciosas. Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra. O Reino dos céus é semelhante ainda a uma rede que, jogada ao mar, recolhe peixes de toda espécie. Quando está repleta, os pescadores puxam-na para a praia, sentam-se e separam nos cestos o que é bom e jogam fora o que não presta“. (Mateus 13, 44-48)
Quem será esse negociante que resolveu vender tudo que tinha por ter encontrado uma pérola de grande valor?
São Mateus, rogai por nós! Abre nossos olhos para ver o que Jesus deseja que vejamos nos irmãos!
Um imenso abraço fraterno






DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a uma receita médica; são apenas "dicas". Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico. 


Dra. Ana Escobar responde


Quais são os sinais de alerta na crise de asma?

Crianças ou idosos muitas vezes não conseguem verbalizar que estão com falta de ar. Alguns adultos também demoram para entender que a asma está chegando. Ficam mais retraídos e quietos para “economizar” forças e otimizar o pouco ar que respiram. Mas quanto mais cedo começamos o tratamento das crises – devidamente orientado pelo médico – melhor, pois isto evita que a crise de asma evolua para situações mais graves.

Por isso, reconheça logo os sinais de alerta. Aqui vão algumas dicas:

- Observe como a pessoa fala. Nas crises mais leves, crianças ou adultos conseguem falar apenas com algumas pausas. Nas mais graves elas tendem a economizar o ar para falar. Por isso, usam frases curtas, fazem pausas para respirar, ou até mesmo se exprimem com palavras entrecortadas pela respiração difícil.

- Fique atento aos movimentos respiratórios de quem tem asma. O esforço para respirar fica evidente com a gravidade da asma. Veja se a pessoa respira com a ajuda da barriga, se há retração dos músculos que ficam entre as costelas, ou se a região que fica logo abaixo do pescoço (chamamos de “fúrcula”) afunda com a respiração. Quem tem falta de ar utiliza todos os músculos que podem ajudar a “abrir” o pulmão. Por isso respirar exige esforço extra e cansa muito quem está em crise.

- Sonolência ou agitação fora do normal são sinais de que a consciência pode estar alterada pela falta de oxigênio. Crianças ou adultos com dificuldade para respirar que começam a apresentar qualquer tipo de alteração da consciência precisam de atenção especial.

O reconhecimento dos sinais de alerta é o primeiro passo para ajudar quem precisa respirar!

Informação correta é tão vital quanto o ar que respiramos! Saúde!!




MOMENTO DE REFLEXÃO


Certa vez, na Europa, um senhor estava muito doente, de cama. Ele estava desanimado, e dizia continuamente: “Eu vou morrer!”
A filha, que o acompanhava, animava-o dizendo: ”Não, pai, o senhor vai sarar”. Mas não adiantava. O velho estava pessimista mesmo.
Ele observava, pela janela, uma árvore que perdia as folhas dia por dia, devido à chegada do inverno, e dizia para a filha: “Quando esta árvore perder a última folha, terá chegado o meu fim”.
Sabe o que a moça fez? Providenciou uma folha de plástico, igualzinho às da árvore, e, quando o pai estava dormindo, subiu na árvore e a prendeu em um galho.

Poucos dias depois, o frio aumentou e caíram todas as folhas, menos aquela. Quando o pai olhava para a árvore, dizia: “Está vendo, filha, só falta uma folha para cair. Quando isso acontecer, eu também partirei desta vida”.
Numa noite, veio a neve e pintou toda a árvore de branco, como de algodão.
Meses depois, surgiu a primavera, e a árvore se encheu de folhas e flores. A natureza toda ficou bonita, e o velho também se reanimou.
Essa moça cuidava do pai doente, não só fisicamente, mas também afetiva e psicologicamente.

Que sejamos semeadores de esperança.

Maria Santíssima tem um cuidado especial pelos seus filhos e filhas enfermos. Basta visitar Aparecida, Guadalupe, Fátima, Lourdes e outros santuários marianos, para comprovar isso. Mãe dos doentes, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário