Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 26/07/2013



Sexta-feira, 26 de julho de 2013

“Se não houver frutos valeu a beleza das flores. Se não houver flores, valeu a sombra das folhas. Se não houver folhas valeu a intenção da semente.”




EVANGELHO DE HOJE
Mt 13,16-17


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus
— Glória a vós, Senhor!


Jesus continuou, dizendo:
- Mas vocês, como são felizes! Pois os seus olhos vêem, e os seus ouvidos ouvem. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: muitos profetas e muitas outras pessoas do povo de Deus gostariam de ver o que vocês estão vendo, mas não puderam; e gostariam de ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.




MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Qual é a sensação de viver em paz consigo mesmo ao ponto de conseguir sobrevoar as tempestades que nos são impostas? Será que um dia conseguiremos essa façanha?
Precisamos entender que nossas decisões nos norteiam… O que desejo que aconteça?
Somos impostos todos os dias a inúmeras escolhas ou opções que de certo mudarão como o desfecho do nosso dia. Opções certas, MAIORES CHANCES de um bom dia; opções equivocadas, a mesma proporção ao inverso.
Certa vez assistindo um desses filmes de ação uma frase me chamou muito a atenção. Um personagem questionava o protagonista qual era a primeira coisa que lia no jornal matinal e este relacionava o gesto a quanto viveria em anos ou o quanto tinha haver com seu dia. O protagonista, mostrando-se o “macho” do filme diz que lê os obituários (onde esta a relação daqueles que faleceram). O Personagem o convida a começar o dia pelos quadrinhos (aquelas tirinhas de humor que todo jornal tem).
O DIA TEM MUITO HAVER COMO EU QUERO ENCARA-LO.
Boa parte do tempo das pessoas que sofrem esta empenhado em pensar no problema e não na solução dele. Nossas dificuldades estão relacionadas ao tamanho que damos a elas. O medo nos aprisiona ao ponto de querermos antecipá-lo. Quantas pessoas passam horas e horas pulando de canal em canal apenas assistindo aqueles programas policiais sensacionalistas. O que procuram? O que encontrarão lá além do medo, do pânico, da vontade de se trancar em casa?
Sua vida começa pelo obituário ou pelos quadrinhos? Conheço pessoas que o dia nunca começa com um bom dia e sim com lamúrias e reclamações. Claro que as dificuldades, a fome, as urgências não nos oferecem motivos para sorrir, mas chorar não pagará nossas contas
Meus avós me ensinaram que a não se resignar com as dificuldades ou sofrimentos do dia-a-dia, pois DIVIDAS, PROBLEMAS e SOFRIMENTOS sempre teríamos, mas presença deles não é a condição primordial de se dar um sorriso.
Será que nunca nos ensinaram que já somos felizes? “(…) Mas vocês, como são felizes! Pois os seus olhos vêem, e os seus ouvidos ouvem. Eu afirmo a vocês que isto é verdade“. Pedimos a Deus os dons do Espírito Santo. Clamamos por sabedoria, por fé, por fortaleza… Será o que nos falta é um pouco de CIÊNCIA?
A Ciência nos ensina a ver a promessa de Deus se concretizar nas coisas. E cada coisa tem uma função na complicada teia do amor de Deus por nós. Por mais que respeite o livre arbítrio, algo no mundo conspira a nosso favor e precisamos voltar a ver isso e não os obituários.
Vejam só (…)
O grande mérito do se levantar é poder no dia seguinte dar uma nova oportunidade ao dia. O dormir tem o intuito de repousar e não ser uma tortura de sentimentos ou medos. O acordar é ter meia certeza que algo já foi preparado durante a noite esperando apenas meu ato insistente de fé para que aconteça.
“(…) Mas tu, ó SENHOR, me proteges como um escudo. Tu me dás a vitória e renovas a minha coragem Eu chamo o SENHOR para me ajudar, e lá do seu monte santo ele me responde Eu me deito, e durmo tranqüilo, e depois acordo porque o SENHOR me protege Não tenho medo dos milhares de inimigos que me ameaçam de todos os lados Vem, ó SENHOR! Salva-me, meu Deus! Tu atacas os meus inimigos; tu humilhas os maus e acabas com o seu poder. És tu que dás a vitória. Ó SENHOR Deus, abençoa o teu povo”. (Salmo 3, 3-8)
Mais um dia vai nascendo… “(…) Muitos profetas e muitas outras pessoas do povo de Deus gostariam de ver o que vocês estão vendo, mas não puderam; e gostariam de ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram”.
Um imenso abraço fraterno




DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a uma receita médica; são apenas "dicas". Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico. 


O que é TOC?
Dra. Ana Escobar


TOC é uma sigla que significa Transtorno Obsessivo-Compulsivo. E o que é isso?
Você tem algumas “manias” ? Por exemplo, “precisa” deixar as roupas no armário ordenadas por cores e em total ordem? Só levanta com o pé direito? Tem necessidade constante de contar objetos? Fica nervoso(a) quando não vê tudo arrumado simetricamente? Muitas pessoas, inclusive crianças, tem algumas manias ou rituais que praticam todos os dias. Isso é comum e totalmente normal. Porém, quando esses “rituais” vão se intensificando e gerando desconforto e angústia se não forem cumpridos, devemos começar a prestar atenção.

O TOC é um distúrbio psiquiátrico de ansiedade. De repente, algumas ideias ou imagens invadem e dominam os pensamentos gerando muito desconforto. Para “aliviar” a tensão gerada, a pessoa se vê obrigada a cumprir alguns rituais, que podem ser relativos a obsessão por limpeza, ordem, falar determinadas palavras, organizar coisas simetricamente, arrumar ou contar objetos... tudo com uma frequência exagerada.
Quando estes pensamentos e rituais começam a atrapalhar o dia a dia, então é preciso procurar ajuda.
Não há nenhum exame de imagem ou de laboratório para diagnosticar o TOC. O diagnóstico é realizado com base nos dados clínicos do comportamento das pessoas. Por isso, familiares e amigos próximos podem ajudar bastante. A boa notícia e que há tratamento. E é muito eficaz.
A informação em saúde é uma das formas mais importantes para nos ajudarmos e podermos ajudar quem está perto de nós.
Saúde!




MOMENTO DE REFLEXÃO


Certa vez, uma paróquia ficou sem padre. Eram os padres das paróquias vizinhas que iam lá presidir às Missas principais, e nas outras faziam o Culto Dominical.

A paróquia era grande, cheia de movimentos e de pastorais, mas, apesar disso, ficou sem padre. A diocese não tinha um padre para assumir aquela paróquia.

E o pior é que no seminário diocesano não havia nenhum seminarista daquela paróquia. Ela tinha até faculdades, mas ser padre ninguém queria.

Um dia, o próprio Bispo teve de ir lá, a fim de presidir à principal Missa do domingo, às 19 horas. A igreja estava, como sempre, lotada.

Terminada a Missa, o Bispo falou: “No dia em que vocês colocarem um filho desta paróquia no seminário, eu mandarei um padre para cá”.

Aquilo chocou o povo, que estava como que dormindo e não havia percebido isso, que no seminário não havia nenhum seminarista de lá.

E começaram a se preocupar. Nos Cultos Dominicais, colocavam uma estola sobre o Altar e rezavam, pedindo que Deus suscitasse nas famílias dali, vocações sacerdotais. Nos Terços rezados nas casas, as famílias pediam: “Chama, Senhor, mesmo que seja alguém da nossa família!”

Resultado: Em pouco tempo começaram a surgir rapazes e adolescentes querendo fazer a experiência no seminário.

O padre de amanhã, hoje mora na sua casa.

“Deixe uma cidade sem padre e, em pouco tempo, aquele povo vai adorar animais” (S. João Vianei).



Nenhum comentário:

Postar um comentário