Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 27/07/2013



Sábado, 27 de julho de 2013

"A estratégia é a ciência do emprego do tempo e do espaço. Sou menos ávaro com o espaço do que com o tempo. O espaço pode ser resgatado. O tempo perdido, jamais." (Napoleão Bonaparte)




EVANGELHO DE HOJE
Mt 13,24-30


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Jesus apresentou-lhes outra parábola: “O Reino dos Céus é como alguém que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo e foi embora. Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. Os servos foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’ O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os servos perguntaram ao dono: ‘Queres que vamos retirar o joio?’ ‘Não!’, disse ele. ‘Pode acontecer que, ao retirar o joio, arranqueis também o trigo. Deixai crescer um e outro até a colheita. No momento da colheita, direi aos que cortam o trigo: retirai primeiro o joio e amarrai-o em feixes para ser queimado! O trigo, porém, guardai-o no meu celeiro!’”


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz



Não arranqueis o joio! Pode acontecer que arranqueis também o trigo.
Nesta parábola do joio e do trigo, Jesus nos explica por que existem pessoas más e tanta maldade no mundo. Não é obra dele, e sim do maligno.
E ele nos orienta como agir. Não se trata de destruir os maus, mas de conviver junto, porque assim quem sabe eles se convertem e se tornam bons.
Como Deus é bom! Chega a arriscar a vida dos seus, para salvar os seus inimigos.
Alguns dizem, ao ver tanta maldade no mundo: “Será que Deus não está vendo?” Está vendo sim. Só que ele não é cruel como nós, que queremos logo destruir os adversários.
Quantos inocentes sofrem, porque as pessoas se julgam logo com a razão e nem querem dialogar e esclarecer os fatos e as motivações!
O profeta Jonas queria destruir Nínive, mas Deus deu uma chance para a cidade e ela se converteu. No fim do livro, com a história da mamoneira, fica claro que Jonas é que era preconceituoso. Veja a irritação de Jonas, quando viu o povo convertido: “Ah, Senhor! Não era isso mesmo o que eu dizia quando estava na minha terra? Foi por isso que eu corri, tentando fugir para Társis, pois eu sabia que é um Deus bondoso demais, sentimental, lerdo para ficar com raiva, de muita misericórdia e tolerante com a injustiça” (Jn 4,2).
Um dia, um povoado de samaritanos não quis hospedar Jesus e os Apóstolos, porque estavam indo para Jerusalém. Tiago e João disseram a Jesus: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu, para que os destrua?” (Lc 9,54). Jesus os repreendeu. A partir daí, os colegas começaram a chamar os dois de “boanerges”, que significa “filho do trovão”.
Nós não queremos ser filhos do trovão com os maus, mas também deixá-los continuar fazendo o mal. “Irmãos, praticai o bem, e não vos deixeis levar pelo mal” (SP).
Era assim que Jesus agia, conforme disse S. Mateus: “Ele não quebrará o caniço rachado, nem apagará a mecha que ainda fumega” (Mt 12,20). A diferença entre Comunidade e seita é que a seita se isola dos maus, enquanto a Comunidade é aberta, ela se mistura, como o fermento, cuja parábola está também no Evangelho de hoje.
Todas as pessoas tem um fundo bom, que é a parte criada por Deus. É para esse fundo bom que devemos olhar, para amar os maus. “Enquanto todos dormiam veio o inimigo...” Queremos ser bom fermento no mundo, para transformá-lo. “Não temas as trevas, se trazes dentro de ti a luz.”
E Jesus termina com uma frase muito bonita e consoladora: “Então, os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai”.
Queremos agradecer a Deus a paciência que tem conosco, não nos arrancando quando somos joio. Porque, diante dele, ninguém é santo nem justo, todos somos pecadores e não merecemos o seu amor.
Sândalo é uma planta aromática e medicinal. À medida que o machado a corta, ela vai exalando mais e mais seu aroma, perfumando até mesmo a ferramenta que a fere. Por isso o sândalo é metáfora do ser cristão, que paga o mal com o bem. Os mártires nos deram esse belíssimo exemplo. Por exemplo, Santa Maria Goretti.
Nós queremos dar testemunho a todos, também aos maus, convidando-os à conversão. Que Maria Santíssima nos ajude!
Não arranqueis o joio! Pode acontecer que arranqueis também o trigo.





CASA, LAR E FAMÍLIA

Dicas para limpeza de seu armário


LIMPEZA:
Os armários deverão ser limpos com pano umedecido em solução de água e álcool em partes iguais. Para a limpeza pesada e remoção de gordura, use um pano umedecido com produto de limpeza a base de amoníaco ou detergente. Para finalizar utilize apenas um pano umedecido com solução de água e álcool.

DOBRADIÇAS E PUXADORES:
- Nas dobradiças, recomendamos utilizar WD-40 ou algum similar. Para a limpeza dos puxadores apenas flanela seca é o suficiente.

PEÇAS CROMADAS:
Utilizar apenas flanela seca, retirando umidade e marcas de digitais.

CUIDADOS REDOBRADOS QUE DEVO ADOTAR COM MEUS ARMÁRIOS
- Nunca realizar limpeza utilizando esponja de aço ou qualquer produto a base de soda cáustica, água sanitária, ácido muriático e saponáceo.
- Nunca guardar saleiro aberto dentro dos armários, pois o sal oxida as dobradiças.
- Nunca permita a aplicação de massa de dedetização, pois elas danificam as dobradiças.
- Nunca retirar o óleo protetor que acompanha as dobradiças, ele é essencial para sua conservação.
Esperamos que com estas dicas simples você consiga manter seus armários sempre conservados.




Para limpeza de piso de verniz ou sinteko

Adicione álcool à água. Dissolva 100 ml de álcool em cinco litros de água e limpe o piso com uma flanela umedecida na mistura
Nas áreas do piso onde a luminosidade não incide, como aquelas que ficam sob os tapetes, a madeira pode apresentar uma coloração mais clara que o resto.. Para resolver esse problema, deixe que a área fique exposta á luminosidade durante algumas semanas. Isso vai fazer com que o piso volte a sua tonalidade original.
Não permita exposição à umidade excessiva, pois isso poderá danificar o acabamento.



MOMENTO DE REFLEXÃO


Certa vez, um líder de uma Comunidade entrou em um ônibus urbano. O ônibus não tinha cobrador. Quem recebia as passagens era o motorista.

Quando ele estava já sentado, foi conferir o troco e viu que havia um Real a mais. Veio a tentação de ficar com aquele dinheiro. Mas, após uma pequena oração, decidiu: Vou devolver. Quando o ônibus parou no ponto seguinte, ele foi lá na frente e devolveu ao motorista a moeda de um Real.

O motorista a pegou e lhe disse, sorrindo: “Foi de propósito que dei para o sr. este dinheiro a mais. Eu estou pensando em voltar a participar da Comunidade e, como o sr. é um dos líderes lá, eu resolvi fazer este teste para ver como que é a sua consciência. Mas valeu. Muito obrigado. Pode me aguardar no próximo domingo”.

Depois que o líder desceu do ônibus, rezou emocionado: “Ó Senhor, por pouco eu não vendi o seu Filho por um Real!”

“Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal perde seu sabor, com que se salgará?” (Mt 5,13).

“Aos anciãos entre vós, exorto eu, ancião como eles: ...Sede modelos do rebanho” (1Pd 5,1-3).




Nenhum comentário:

Postar um comentário