Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 20/07/2013




Sábado, 20 de julho de 2013

"Não levante a espada sobre a cabeça de quem te pediu perdão."  (Machado de Assis)

EVANGELHO DE HOJE
Mt 12,46-50


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Quando Jesus ainda estava falando ao povo, a mãe e os irmãos dele chegaram. Ficaram do lado de fora e pediram para falar com ele. Então alguém disse a Jesus:
- Escute! A sua mãe e os seus irmãos estão lá fora e querem falar com o senhor.
Jesus perguntou:
- Quem é a minha mãe? E quem são os meus irmãos?
Então apontou para os seus discípulos e disse:
- Vejam! Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos. Pois quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu, é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.




MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos”.
Neste Evangelho, sem desmerecer a família e muito menos a sua família, Jesus nos apresenta uma dimensão belíssima da Igreja: ela é a Família de Deus, a Família de Jesus. E isso de verdade, não apenas símbolo ou figura de linguagem. A Igreja é a nossa segunda família e, na falta da família carnal, ela torna-se a nossa primeira família.
A mãe e os “irmãos” de Jesus chegaram e queriam falar com ele. Não era fácil. Tiveram de ficar lá fora, porque a multidão enchia o local. Quando o avisaram, Jesus lançou no ar uma pergunta: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Essa afirmação não diminui nem exclui Maria, pois ela cumpria sempre a vontade de Deus, como Jesus bem sabia.
Mas, sem dúvida, a resposta de Cristo à sua própria pergunta relativiza os vínculos familiares na perspectiva do Reino de Deus, que tem a primazia absoluta e cujo eixo central é a vontade divina. Um pouco antes, Jesus havia dito que quem quiser segui-lo, devia renunciar pai, mãe, irmãos... De fato, todo discípulo ou discípula de Jesus terá de experimentar pessoalmente, e mais de uma vez, a dor da renúncia à família. Mas Jesus prometeu: ganhará cem vezes mais pais, mães, irmãos, irmãs e tudo o mais que renunciar.
Para nós, a prioridade do Reino de Deus é absoluta, e esse Reino se concretiza em fazer a vontade de Deus. Se a cumprirmos, espera-nos no Céu uma vida em família e não apenas como hóspedes da casa de Deus.
Nós queremos ser dignos filhos do Pai que temos, que é Deus Pai, do irmão que temos, que é Jesus, e da mãe que temos, que é Maria.
“Vós sois lavoura de Deus” (1Cor 3,9). Entre as várias figuras usadas na Bíblia para nos explicar o que é Igreja, está esta: a Igreja é a lavoura de Deus.
Imagine uma lavoura cheia de pragas: tiririca, caruru, carrapicho... Essas ervas daninham crescem mais rápido que a plantação e a matam, ou fazem com que produza menos e grãos de menor qualidade.
As pragas são aqueles cristãos e cristãs que estão dentro da Igreja e dão maus exemplos, levando uma vida errada, de pecado, vícios... Isso atrapalha e prejudica toda a Comunidade.
Aqui está a explicação por que algumas Comunidades cristãs produzem tão pouco e dão pouco testemunho. São os maus cristãos que estão no meio dela e prejudicam o crescimento de toda a Comunidade. Isto se observa não só a nível de Comunidade, mas de todos os grupos cristãos. Uma maçã podre na cesta, apodrece todas as outras.
Jesus jogou tudo na Igreja, elevando-a a sua família. Que nós correspondamos a esse presente que ele nos deu.
O Papa Pio XII gostava de fazer palestras num grande auditório que existe no Vaticano. Ele falava para casais, para jovens e para profissionais das diversas áreas. Um dia, ele estava falando para casais e namorados juntos. Observando a platéia, ele viu que os namorados estavam juntinhos, de braços dados e com muito carinho um com o outro. Já os casais era um pra lá e outro pra cá, sem nenhuma demonstração de amor e carinho.
Então o Papa ficou triste e desabafou dizendo: “Gente, o sacramento do matrimônio une ou separa as pessoas? Eu vejo aqui que aqueles que não receberam o sacramento estão unidos, ao passo que os que o receberam estão desunidos!” E Pio XII fez um apelo: “Vamos provar para os filhos e para o mundo que o sacramento do matrimônio os uniu, e não tenham vergonha de mostrar publicamente que se amam!” Claro que o sacramento é uma graça que traz a união e um amor maior. O problema é que nem sempre colaboramos com a graça!
O mesmo podemos dizer em relação aos outros sacramentos e à toda a Igreja. Compensa ser terreno bom e plantas viçosas nesta lavoura de Deus.
Maria é a flor mais bela da Igreja. Ela enfeita, alegra e perfuma a Comunidade cristã. Mãe da Igreja, rogai por nós!
E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos”.




CASA, LAR E FAMÍLIA

Como fazer a limpeza de seu automóvel


Limpeza Interna

- Tecido (bancos e assentos), utilizar água com sabão liquido.
Para retirar pelos de animais e pequenas sujeiras, use um aspirador ou uma fita plástica enrolada na mão, com a cola virada para fora e pressione sobre o lugar a ser limpo, a sujeira vai colar na fita.
- Plásticos (painel de bordo, guarnições das portas e tecidos do teto) utilizar agua adicionada com sabão liquido ou excepcionalmente, álcool desnaturado (depois de ter feito um teste numa área não visível).
- Deve evitar-se o mais possível o uso de detergentes que contenham solventes.
- Deve-se limpar sempre várias vezes com um pano macio limpo e evitando molhar demais.

Lavagem Manual:

- Jogar bastante água sobre o veiculo, para retirar a maior parte da sujeira
- Preparar um balde de agua com shampoo para automóveis.
- Limpar cuidadosamente com uma esponja macia começando pelo teto. Limpar constantemente a esponja.
- Por fim limpar com agua limpa para retirar toda agua com shampoo e utilizar uma camurça para secar o veiculo.

Corrosão

É muito comum que o lavador de carros principalmente durante a noite não trabalhe da maneira correta, inclusive para poder fazer mais em menos tempo.
Se você manda lavar seu carro todas as noites, precisa se certificar de alguns detalhes para não vir a ter um enorme prejuízo no final de alguns meses:

Com ou sem sabão/detergente (que sabão) ?

- Não deixe usar sabão mais de uma vez por semana, obrigue o uso de agua limpa e pano macio.

Depois de lavado, o veiculo é seco com pano ou deixado para secar sozinho?

- Se não for seco todas as noites, você terá um veiculo todo enferrujado em alguns meses.
- Para ter a certeza é necessário prestar atenção em outros carros que também são lavados pelo mesmo lavador, repare se foram secos ou se contem gotas de água por toda a carroceria.
- Apareça na garagem durante o serviço dele. Lavar um carro todos os dias e não secar é o mesmo que deixa-lo na chuva intermitente por meses.

Enceramento

- O uso regular de cera, adicionada á agua de lavagem ou aplicada em separado, é recomendado.
Protege as partes superiores da pintura contra agressões externas como maresia, chuva, raios solares, etc.
- O veiculo deve estar na sombra, frio, limpo e seco.
- Aplicar a cera suavemente e em movimentos circulares usando um pano macio e limpo, levemente umedecido.
- Deixar secar por alguns minutos e dar brilho com uma flanela ou outro pano seco e macio. Mudando sempre a face do pano para ter sempre um pedaço limpo em contato com a pintura.
- Respeitar as normas estabelecidas pelo fabricante da cera

Polimento

- O polimento da pintura só deve ser feito quando esta já estiver embaçada e o uso de um produto de enceramento deixou de ser suficiente para dar o brilho desejado.
- No caso de aplicação usar apenas produtos levemente abrasivos.
Importante
Eliminar o mais rapidamente possível excrementos de aves, insetos, manchas de piche, e de gordura pois tudo isto contem substâncias que provocam grandes danos à pintura.
O que não se deve fazer:
- limpar a carroceria a seco.
- usar gasolina, querosene ou tira manchas para tecidos na limpeza da pintura, assim como nas peças de plástico.
- raspar as manchas de piche,insetos mortos ou outra sujeira que tenha aderido à pintura.
- lavar a carroceria quente ou ao sol .
- limpar os faróis com panos secos ou abrasivos ou com produtos detergentes ou solventes.
- deixar acumular sujeira na carroceria.
- andar frequentemente na lama sem lavar as partes de baixo do veiculo e o interior dos para-lamas.
- as peças em plástico não deverão ser polidas.
- usar produtos que contenham silicones.

Fonte:http://www.touring.com.br/informativo/abril_2005/dica_limpeza.htm




MOMENTO DE REFLEXÃO


Certa vez, houve uma enchente numa cidade, e uma casa, construída numa baixada, começou a ser inundada. Nela havia apenas um homem.

Este senhor começou a rezar para a chuva parar. Mas a chuva não parava. E ele rezava pedindo a Deus que parasse a chuva. Entretanto, a água foi subindo... até chegar à sua cintura.

Apareceu uma canoa. O canoeiro gritou: “Ei! Entre aqui!” Ele disse: “Não! Estou rezando e o Senhor vai me ajudar”. E a água subindo.

Logo ele teve de subir no guarda-roupa. Apareceu um barco a motor. Chamaram-no, mas ele deu a mesma resposta.

Minutos depois, o homem teve de subir em cima do telhado. E a chuva não parava, nem ele parava de pedir para Deus parar a chuva.

Com a água já nos joelhos, apareceu um helicóptero. Desceram uma cadeirinha até ele numa corda. Mas ele deu sinal que não ia, porque estava rezando para a chuva parar.

Aconteceu que a chuva aumentou, o homem foi levado pela correnteza, não sabia nadar e morreu afogado.

Logo que chegou ao Céu, já foi brigando com o primeiro que encontrou, que foi S. Pedro: “Deus não atendeu à minha oração!” disse ele. S. Pedro respondeu: “Como não atendeu, filho, se Deus lhe mandou a canoa, o barco a motor e até o helicóptero?”

“Pedi e vos será dado. Procurai e achareis. Batei e a porta vos será aberta. Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate a porta será aberta” (Mt 7,7-12). Mas Deus nos atende, não diretamente, e sim através das pessoas e dos recursos que ele deixou na terra, como essa canoa, esse barco a motor e esse helicóptero.

Outro aspecto da oração é que Deus dá o melhor para nós, que nem sempre é aquilo que pedimos. A inteligência dele é maior que a nossa, e ele conhece o futuro. Por isso, a hora melhor de recebermos uma graça pode ser não agora, mas daqui a vinte anos, por exemplo.

Maria Santíssima sabia rezar. Ela pedia a graça de fazer a vontade de Deus, não de Deus fazer a vontade dela: “Eis aqui a escrava do Senhor. Faça-se em mim conforme a tua palavra” (Lc 1,38). Em outras palavras: Sou a tua escrava. Pode fazer de mim o que o Senhor quiser e quando quiser.

“Ensina teu povo a rezar, Maria Mãe de Jesus”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário