Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 29/04/2013




Segunda-feira, 29 de abril de 2013.
Santa Catarina de Sena


"Nunca devemos esquecer que nossa determinação em vencer é mais importante do que qualquer outra coisa."(Abraham Lincoln)




EVANGELHO DE HOJE
Jo 14,21-26


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. 22Judas — não o Iscariotes — disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?” 23Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.




MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Meditemos primeiramente o que sugere a reflexão da CNBB:
“(…) Segundo o Evangelho de hoje, o amor a Jesus Cristo se manifesta no acolhimento dos seus mandamentos e na observância dos mesmos. Com isso, percebemos que JESUS NÃO QUER A SUBMISSÃO DO HOMEM A ELE, MAS COMUNHÃO DO HOMEM COM ELE. Quando o homem acolhe os seus mandamentos, na verdade está descobrindo os valores que são o seu fundamento e assumindo esses valores como causa primeira da sua felicidade. Assim, A OBSERVÂNCIA DOS MANDAMENTOS NÃO SIGNIFICA MERA OBEDIÊNCIA, MAS CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DA FELICIDADE PESSOAL E COMUNITÁRIA, e este caminho é perfeito porque tem a sua origem no próprio Deus”.
Levar a mensagem da Boa Nova é a nossa missão como cristãos e Jesus bem sabia qual seria nossa maior dificuldade: LIMITAÇÕES HUMANAS. Ele realmente tinha e tem a noção delas.
Somos medrosos, facilmente nos desmotivamos, somos vaidosos, orgulhosos, casquinhas de ovo, precisamos de confirmação para tudo, quando nos contrariam, brigamos e fazemos “beiço” por qualquer coisa; precisamos saber de tudo; as coisas precisam ser do nosso jeito; somos tendenciosos, [...]; deve ser por isso que mesmo após ter se revelado aos apóstolos como filho de Deus, Jesus, ao partir, os conforta com a vinda daquele que viria consolá-los e, diga-se de passagem, graças a Deus ainda em nossos dias, vem nos cobrir dessas graças e bênçãos.
Judas Tadeu não entendeu (de fato, nós também não) que Jesus os estava ensinando para que ensinassem. Ele se revela para que eles o revelassem; mostrava Deus para que eles também o fizessem; [...], realmente assim o fizeram, mas nos dias de hoje, essa missão de amor e fidelidade, é de cada um de nós batizados e embriagados do Santo Espírito, mas será que o fazemos?!
Dentre nossas fragilidades, acho que talvez pela nossa criatividade, gerar desculpas talvez seja uma das piores. Não leve pelo lado pessoal mau irmão (ã), somos assim mesmo! Quando a coisa aperta, espanamos! Isso a psicologia chama de mecanismos de defesa do ego.
Deus talvez não queira de nós uma travessia de mundo como Paulo fez, mas atravessar a rua e dizer bom dia pro vizinho; talvez Ele não deseje que sejamos apedrejados como Estevão, mas que pulemos na frente do inocente que esta sendo apedrejado e o defenda ou aquele que passa fome possa ter de nós a atenção e um prato de comida; talvez Ele não queira algo difícil de realizar, de você que esta adoentado e limitado pelas dores e artroses que o avançar da idade nos presenteiam, mas que mesmo sentado, você ensine seus netos a rezar; talvez Ele não queira de você que acorda cinco da manhã e dorme meia noite que dê mais uma hora em orações, mas que seu dia seja um reflexo de vida de oração revelando a quem vê, o Espírito Santo que habita em você… Deus talvez queira de nós a fidelidade aos seus planos. “(…) JESUS NÃO QUER A SUBMISSÃO DO HOMEM A ELE, MAS COMUNHÃO DO HOMEM COM ELE”.
Repare a sabedoria do salmista:
“(…) Todos os caminhos do Senhor são graça e fidelidade, para aqueles que guardam sua aliança e seus preceitos Por amor de vosso nome, Senhor, perdoai meu pecado, por maior que seja. Que advém ao homem que teme o Senhor? Deus lhe ensina o caminho que deve escolher Viverá na felicidade, e sua posteridade possuirá a terra. O Senhor se torna íntimo dos que o temem, e lhes manifesta a sua aliança” (Salmo 24, 10-14).
O mais engraçado é que Jesus conhecia plenamente aqueles que escolheu. Conhecia a fraqueza de cada um dos doze (inclusive de Judas Tadeu) e não tenha dúvida, Ele conhece cada um de nós. Sabe como somos e até onde conseguimos ir.
Ele não dá algo que não suportamos. Sendo assim, quando a coisa apertar, o medo bater, a preguiça rondar, revistamo-nos do Espírito Santo e mesmo engatinhando, continuemos a andar pra frente. Se Ele fala que agüentaremos, vamos então…
Um imenso abraço fraterno




MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Max Gheringer responde


Palavra da semana: lógica – a arte de argumentar e convencer. A palavra derivou do verbo grego legein, que significava tanto “juntar” quanto “escolher”. “Logística”, uma atividade baseada na lógica, veio do francês loger, “alojar”, e era originalmente um termo militar – a planificação para o transporte e alojamento de tropas.

O que acontece depois que a gente envia um currículo através do site de uma empresa? Ele é lido por alguém? – Loriane

Se no site estiver escrito “envie seu currículo”, ele será lido e avaliado. E aqueles que se enquadrarem no perfil exigido pela empresa irão para um banco de dados. Esse perfil, que não está detalhado no site, inclui escolaridade e experiência, mas pode também contemplar outros fatores, como “residir perto do local de trabalho”. As boas empresas respondem, agradecendo o envio do currículo, sem mencionar se eles foram guardados ou descartados. Mas nada disso vale para os sites que têm a frase “fale conosco”. Esse é um canal para consumidores, e não para candidatos a emprego.

Minha empresa não tem programas de reconhecimento para quem completa um ano de casa. Isso gera falta de motivação... – Gil

Por mais absurda que sua questão possa parecer para muita gente, Gil, você tem razão. As empresas se acostumaram a premiar os empregados pelo tempo de casa, mas a partir dos dez anos. Essa prática funcionava bem no século passado, quando havia mais estabilidade no emprego. Atualmente, a rotatividade é tão alta que ficar três anos numa empresa já se tornou algo digno de registro. Um simples cartão, com um pequeno brinde, na data de aniversário de emprego, é um reconhecimento que custa quase nada, mas tem um impacto bastante positivo.

Temos uma nova presidenta (é assim que se diz?), bem jovem. É correto chamá-la pelo primeiro nome?

O termo presidenta é correto, embora seja pouco usado. E, dentro da empresa, é conveniente chamá-la de “senhora”. O tratamento respeitoso é devido ao cargo que ela ocupa, e não à idade ou à aparência dela. Se a presidenta quiser dispensar essa formalidade, ela mesma dirá. O mesmo caso se aplica a presidentes ou diretores homens. E a entrevistadores e entrevistadoras, mesmo que eles sejam mais jovens que os candidatos.

O que é melhor, ser efetivo ou ser PJ? – Marcelo

Um empregado efetivo tem férias, 13º, fundo de garantia e convênio de assistência médica. Um PJ só tem a remuneração mensal. A primeira alternativa parece melhor, mas acontece que PJ gosta de ser PJ. Ele se sente mais dono do próprio nariz, é pouco afeito às liturgias da hierarquia, e não precisa ficar explicando em entrevistas por que trocou de emprego. O PJ é o empreendedor da própria carreira, e é nessa direção que o mercado de trabalho está caminhando.

Tenho 28 anos. Se eu fizer uma faculdade de educação a distância (EAD) de dois anos, ela me colocaria em condições de igualdade com quem fez uma faculdade presencial de quatro anos? – Junior

Não, Junior. O EAD não é um atalho acadêmico. Eu vejo esses cursos como interessantes para profissionais já graduados, que não têm tempo para frequentar outra faculdade, mas estão interessados em adquirir conhecimentos em outras áreas. Para mim, o EAD é um curso “além de”, e não “ao invés de”.

Já enviei mais de cem currículos... – Laís

Como você me mandou seu currículo, posso lhe assegurar que você dificilmente receberá algum retorno de empresas. Seu e-mail tem a palavra “gatinha”. Ótimo para o Orkut, mas não para um primeiro contato profissional.

Fonte: Revista Época





MOMENTO DE REFLEXÃO



Certa vez, um rapaz estava curioso para ver como que nasce uma borboleta. Ele ficou observando um casulo.
De repente, abriu-se um buraquinho e um bichinho feio, todo amarrotado, começou a sair. O jovem ficou observando. Mas demorava demais, e parecia que a borboletinha já estava cansada de tanto se esforçar para sair.
Então ele resolveu dar uma ajudazinha. Pegou uma tesoura e, com todo cuidado, abriu mais o buraquinho. O bichinho saiu logo, mas... nunca voou!
É justamente aquela demora, e aquele esforço para sair, que faz a borboleta abrir suas belas asas e voar. É através daquele esforço que um fluido passa de seu corpo para as asas, dando-lhes forças para se abrirem e lhes dando aquele colorido bonito. Quando o moço abriu o casulo, impossibilitou essa passagem do fluido, e a borboleta não pôde abrir as asas!
É uma lição para nós, principalmente para os apressadinhos e imediatistas. A vida caminha devagar. Daí a comparação que Jesus fez, do Reino de Deus, com o fermento e com a semente, pois ambos agem devagar.
Maria Santíssima é a flor mais bela e bendita no Reino de Deus. Que ela nos ajude a ser bons cidadãos desse Reino, e a termos paciência, não queimando etapas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário