Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 03/04/2013


Quarta-feira, 03 de abril de 2013
Santa Irene
"Nossas dádivas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar."    (W. Shakespeare)
EVANGELHO DE HOJE
Lc 24,13-35
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
Imagem inline 313Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. 14Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido.
15Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. 16Os discípulos, porém, estavam como cegos, e não o reconheceram. 17Então Jesus perguntou: “Que ides conversando pelo caminho?” Eles pararam, com o rosto triste, 18e um deles chamado Cléofas, lhe disse: “Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?
19Ele perguntou: “Que foi?” Os discípulos responderam: “O que aconteceu com Jesus, o Naza­reno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo. 20Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. 21Nós esperávamos que ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram! 22É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo 23e não encontraram o corpo dele. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que Jesus está vivo. 24Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham dito. A ele, porém, ninguém o viu”.
25Então Jesus lhes disse: “Co­mo sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! 26Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória?” 27E, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele.
28Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. 29Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem che­gando!” Jesus entrou para ficar com eles. 30Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía.
31Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. 32Então um disse ao outro: “Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?” 33Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém onde encontraram os Onze reunidos com os outros. 34E estes confirmaram: “Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!” 35Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão.
Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.
MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade
Bom dia!
Tudo indica que um dos discípulos de Emaús (Cleófas) era o pai de Judas Tadeu e Tiago, ambos apóstolos. O que impedia, segundo estudos recentes, o próprio tio de Jesus de reconhecê-lo pelo caminho? E a nós? O que nos impede ainda de ver a Jesus ressuscitado?
Tristeza, a falta de fé, a descrença, o orgulho, a vaidade, o desamor, a perca da esperança, a decepção, a ansiedade, a urgência, (…) nos cobrem os olhos a graça da presença de Jesus em nosso meio. “(…) Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus chegou perto e começou a caminhar com eles, MAS ALGUMA COISA NÃO DEIXOU QUE ELES O RECONHECESSEM”. Em virtude disso, e de outros fatores, deixamos de ver Deus a nos cercar e também de vê-lo no irmão ao nosso lado.
Algo brotou nessa reflexão: O quanto sou igreja? Consigo ver no irmão de outra pastoral ou movimento a face de Jesus? Consigo ver no irmão que perambula pela rua a imagem do seu Senhor? Sou igreja ou uma identidade? Parecem perguntas desconexas, mas tem muito haver com a reflexão.
Alguns movimentos e pastorais sucumbem ou sofrem por falta de humildade ou de apoio. Muitos, como os discípulos de Emaus, andam com o Senhor, mas não o reconhecem, pois esquecem que são igreja quando se apegam a uma identidade pastoral para justificar suas faltas com a igreja como um todo. “Batem no peito” o nome do seu grupo ou movimento, esquecendo o principal: VER JESUS, A PRÓPRIA CABEÇA DA IGREJA.
Essa cegueira (ou seria miopia) que fez sucumbir a teologia da libertação, que apesar de ser muito preciosa e bem fundamentada, agarrou-se ao partidarismo político abandonando a oração e consequentemente a Jesus. Essa cegueira, como dos discípulos de Emaús, tem sinais bem clássicos:
Marcam reuniões nos horários de missas e celebrações, não participam e tão pouco ajudam nas festas comunitárias; não acatam ou aceitam regras de horários; nas missas esquecem da liturgia, não ajudam na campanha da fraternidade, no natal, no advento; não fazem ações sociais; mas no quesito “CRÍTICA”, são imbatíveis! (risos).
Quando limito propositalmente meu olhar esqueço paulatinamente os propósitos de Cristo. Quando vejo que precisam do meu serviço, da minha ajuda, da minha atenção, mas limito a ajudar os meus, grandemente me equivoco.
Veja na primeira leitura. Se Pedro fingisse não ver o problema do coxo, não teria compreendido o quanto Deus habitava em seu coração
“(…) Quando viu Pedro e João entrando no Templo, o homem pediu uma esmola. Os dois olharam bem para ele e Pedro disse: ‘Olha para nós!’ 5O homem fitou neles o olhar, esperando receber alguma coisa. 6Pedro então lhe disse:’Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno,levanta-te e anda!’”. (Atos 3, 3-6)
Esse evangelho nos apresenta um alerta: MESMO CAMINHANDO COM JESUS, SENDO SEU PRÓXIMO, ESTUDANDO SUA PALAVRA, SEM A DIVINA SENSIBILIDADE E A DOCILIDADE EM OUVIR, NÃO CONSEGUIREMOS RECONHECÊ-LO.
Preciso rever minhas falas e meus conceitos sobre ser igreja. Será que ficar só numa sala rezando é ser igreja? Será que fazer uma ação social sem rezar é ser igreja? Em ambos os casos, é e não é! Frei Faustino Paludo (referencia em liturgia da CNBB) certa vez disse que receber a eucaristia sem meditar a consequência do nosso pecado “como” e “na” comunidade torna nossa comunhão incompleta. “Sou santo”, mas não me misturo; vou à igreja todos os dias, mas não mudo minha forma de lidar com as pessoas… É preciso rever isso!
Ainda estamos vivendo a páscoa, a espera de Pentecostes, mas não podemos esquecer nossos dons, o que aprendemos, por medo ou preciosismo.
Sim, parece utopia, mas busquemos completar o gesto eucarístico de cada dia com ações, a começar enxergando o que minha comunidade igreja precisa.
Para terminar deixo a reflexão proposta pela CNBB
“(…) Este trecho nos mostra todas as etapas do trabalho evangelizador. Inicialmente, as pessoas estão caminhando em comunidade. NINGUÉM CAMINHA VERDADEIRAMENTE QUANDO ESTÁ SOZINHO. Jesus é o verdadeiro evangelizador, que entra na caminhada das pessoas, caminha com elas. DURANTE A CAMINHADA, FAZ SEUS CORAÇÕES ARDEREM, PORQUE DESPERTA NELES O AMOR, PERMANECE COM ELES, FORMANDO UMA NOVA COMUNIDADE, E SE DÁ VERDADEIRAMENTE A CONHECER QUANDO AS PESSOAS DÃO RESPOSTAS CONCRETAS AOS APELOS DO AMOR, fazendo com que elas sejam novas testemunhas da ressurreição”. (CNBB)
Um imenso abraço fraterno.

CURIOSIDADES


10 novelas brasileiras no mundo
1. Por ano, pelo menos 60 países exibem uma novela brasileira, somando cerca de 60 milhões de espectadores estrangeiros. As tramas exportadas são compactadas e os assuntos de compreensão local retirados, desde que não atrapalhem o andamento da história. O Bem-Amado foi a primeira novela brasileira a ser exibida no exterior. Estreou no México em 1976. Os moradores da estranha cidade de Sucupira fizeram sucesso em 16 países latino-americanos.
2. A novela Gabriela entrou no ar em Portugal em 1975 e fez tanto sucesso que os atores portugueses fizeram até manifestações, temendo uma redução no mercado de trabalho.
3. A trama Senhora do Destino estreou na Argentina com 25,5 pontos de audiência, e foi o programa mais assistido naquele país em 2005.
4. Ainda em 2005 na Argentina, a novela Da Cor do Pecado era sintonizada por 40% dos televisores. Nesse ano, 45 novelas brasileiras foram exibidas no mundo, valor recorde desde que elas começaram a ser exportadas. Da Cor do Pecado também é recordista: já foi exibida em 100 países diferentes.
5. Laços de Família foi exibida em 66 países. O drama da personagem Camila (Carolina Dieckmann), que tinha leucemia, gerou uma campanha pela doação de órgãos em toda a América Latina e nos Estados Unidos.
6. Várias celebridades brasileiras deram o ar da graça no Bar da Dona Jura, interpretada por Solange Couto, na novela O Clone. Quando ela foi vendida para o exterior, no entanto, só continuaram na trama as visitas de Pelé e Ronaldinho Gaúcho. Quando estreou no canal Telemundo, destinado aos latinos que moram nos Estados Unidos, em 2002, a novela aumentou a audiência em 60%. As fábricas de bijuterias reproduziam à exaustão as joias usadas por Jade (Giovanna Antonelli). Já em Portugal, cabeleireiros passaram a ministrar cursos para as interessadas em fazer as maquiagens usadas na novela. Além disso, a procura portuguesa por viagens ao Marrocos e por cursos de dança do ventre aumentou consideravelmente.
7. "Escrava Isaura" fez tanto sucesso na China, quando foi exibida em 1985, que a atriz Lucélia Santos, que interpretava a protagonista da trama, ganhou o prêmio "Águia de Ouro", o maior da televisão do país. Ela foi a primeira atriz estrangeira a receber a honraria. Cerca de 450 milhões de chineses acompanharam a novela. Em Cuba, Fidel Castro cancelou o racionamento de energia em 1984 para que a população pudesse assistir a "Escrava Isaura". No mesmo país, os horários dos jogos de futebol tiveram que ser alterados, já que a população preferia ficar em casa vendo a novela do que ir aos estádios.
8. Quando Páginas da Vida foi exibida no Equador, a história da menina Clara (Joana Morcazel), que tinha síndrome de down, fez com que a TV Ecuavisa criasse uma campanha para defender os direitos dos portadores da síndrome.
9. Em Angola, o maior mercado a céu aberto se chama Roque Santeiro,  por causa da novela homônima.
10. A novela Terra Nostra, que estreou no Brasil em 1999, já foi exibida em 95 países.
Fonte: Guia dos Curiosos


MOMENTO DE REFLEXÃO
Certa vez, uma senhora viu uma rosa muito bonita. Ficou encantada. Providenciou uma muda e plantou no seu jardim.
Regava-a todos os dias, na esperança de ver suas belas flores.
Mas, antes surgiram os espinhos, que eram muito doloridos.
A mulher, após se ferir algumas vezes, ficou decepcionada e, antes que a primeira flor se abrisse, parou de regar.
Assim, a pobre roseira chegou até a dar alguns botões, mas, antes que aparecessem as flores, morreu.
A nossa vida cristã é como aquela roseira. Ela é bonita e perfumada, mas precisamos regá-la todos os dias, mesmo que levemos doloridas espinhadas.
Nessas horas, não devemos decepcionar-nos, ainda mais que o Espírito Santo nos assiste. Ele nos dá alegria, mesmo nos maiores ferimentos.
Se permanecermos firmes, teremos a alegria de ver lindas rosas, de eterna beleza e perfume.
Maria Santíssima é chamada de Rosa Mística. Que ela nos ajude a seguir o seu Filho, mesmo que levemos algumas espinhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário