Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 20/04/2013


Sábado, 20 de abril de 2013.
São Teodoro
"Os espinhos que colhi são da árvore que plantei".(Lord Byron)
EVANGELHO DE HOJE
Jo 6,60-69
 Imagem inline 3
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: "Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?" 61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: "Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não crêem". Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo.
65E acrescentou: "É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai". 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: "Vós também vos quereis ir embora?" 68Simão Pedro respondeu: "A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus".
Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor
MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna.
Este Evangelho nos traz a última parte do discurso de Jesus sobre a Eucaristia, o pão da vida. Havia uma grande multidão ouvindo-o, entusiasmada por causa da multiplicação dos pães acontecida minutos antes. Alguns queriam até fazê-lo rei.
Mas quando Jesus disse que ia dar um alimento muito melhor do que aquele pão: a sua carne como comida e o seu sangue como bebida, os ouvintes se escandalizaram. Nós não somos antropófagos! disseram entre si. “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?
Jesus procurou explicar, mostrando que ele tem poder para fazer isso: “Isso vos escandaliza? E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são Espírito e vida”. Quer dizer, Deus pode tudo e faz coisas inacreditáveis.
Apesar da explicação, “a partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com Jesus. Então Jesus disse aos doze: Vós também quereis ir embora? Simão Pedro respondeu: A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna”. Em outras palavras, Pedro disse: Nós também não entendemos o que o Senhor falou, e nós também achamos um absurdo comer a sua carne e beber o seu sangue. Mas, o mundo lá fora é pior ainda. Preferimos ficar com o Senhor.
Nós somos convidados a dar o passo de Pedro: A quem iremos, Senhor? Com o Senhor é difícil, mas fora, no mundo, é muito pior. Por isso prefiro ficar com o Senhor. Muitos ficam no meio do caminho; como a sua fé é fraca, seguem apenas mais ou menos. Mas Deus prefere pessoas definidas, mesmo que seja contra ele.
Se dermos o passo da fé mesmo sem entender direito, como fez S. Pedro, Deus entra na nossa vida e nos transforma, inclusive firmando a nossa fé. Por isso hoje queremos dizer a Jesus: eu estou com o Senhor, creio em tudo o que o Senhor disse e ensinou, mesmo sem entender tudo. Creio porque sei que o Senhor é o próprio Deus encarnado.
Após a consagração, na Missa, o padre fala: “Eis o mistério da fé”. A Eucaristia é o cerne da fé. Nela, acreditamos na Palavra de Jesus, sem ver nem entender. “No Calvário se escondia tua divindade, mas aqui também se esconde tua humanidade; creio em ambas e peço, como o bom ladrão, no teu Reino, eternamente, tua salvação” (Canto: Deus de amor).
Não vamos cair na tentação de dizer que na Eucaristia o pão “simboliza” o corpo de Cristo e vinho “simboliza” o seu sangue. Não simboliza apenas, mas é realmente. Jesus está ali, vivo, em seu corpo, sangue, alma e divindade. E está todinho, tanto na hóstia como no vinho consagrados. Por isso que após a Consagração nós não chamamos pão e vinho, mas Corpo e Sangue de Cristo. Se fosse símbolo só, Jesus teria chamado de volta a multidão que se retirava, e explicado melhor. Teria dito, por exemplo: “Não, gente, não é que vou lhes dar a minha carne para vocês comerem! É um símbolo!...” Mas ele não fez isso. Pelo contrário, disse para os Apóstolos: “Vocês também não querem ir embora?” Isso significa que a sua presença na Eucaristia é real e total, e que esta é uma verdade fundamental da nossa fé.
Havia certa vez um rapaz que estava desempregado. Ele procurava emprego em toda parte e não encontrava. Um dia, foi a um zoológico e perguntou se havia uma vaga. O chefe lhe disse: “Nós não temos vagas. O nosso quadro de funcionários está completo. Mas o nosso gorila morreu, e ele era a grande diversão da criançada. Se você quiser imitar um gorila, podemos lhe arrumar as roupas próprias”. O rapaz topou. Afinal, estava desempregado e precisa ganhar um dinheirinho.
Vestiu a roupa apropriada, colocou a máscara... ficou igualzinho a um gorila. Depois entrou na jaula e começou a andar, pular e fazer micagens, como um gorila. As crianças se divertiam.
Uma hora, ele olhou para cima e viu uma gangorra e um trapézio. Pensou: Ah! O gorila usava isto. Vou usar também. Subiu e começou a gangorrar pra lá e pra cá. Mas uma hora ele exagerou na gangorra, desequilibrou-se e foi cair dentro da jaula do leão. Pensou: Agora estou frito! O leão vai me devorar. Começou a tremer e a chorar.
O leão veio na direção dele, chegou perto do seu ouvido e disse baixinho: “Fique calado, senão nós dois perdemos o emprego!”
“A quem iremos, Senhor?” Este mundo é cercado de mentiras e falsidades; preferimos ficar com Jesus, o nosso caminho, verdade e vida. Alimentados por ele, seremos agentes de transformação.
Que Maria Santíssima, o primeiro sacrário do Corpo de Cristo, nos ajude a não só acreditar na Eucaristia, mas a transformar a Eucaristia em vida e a nossa vida em Eucaristia.
A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna.
 
CASA, LAR E FAMÍLIA
Como organizar sua casa.



Quarto:
- Blusas frente única, tomara-que-caia ou de um ombro só devem sem penduradas de cabeça para baixo.
- Em vez de graxa, o melhor é usar musse nos calçados. Para hidratar o couro - e isso vale para qualquer parte da casa - use água com três gotas de óleo de amêndoas. Passe com uma bucha macia e use flanela ou fralda de pano para retirar o excesso. Repita o procedimento a cada uso.
- Os cintos devem ficar próximos das calças. Nos armários masculinos, as gravatas ficam perto das camisas.
- Os cintos devem ser presos pela fivela e podem ser guardados em ordem decrescente de cor.
- Para limpeza de armários, o melhor é passar um pano úmido e depois um pano seco. Lustra-móveis pode escurecer a madeira.
- Carvão de churrasco numa latinha dentro do armário também tira a umidade.
- A gaveta de lingerie pode ser forrada, mas não se deve usar plástico. O ideal é um forro de algodão, que deve ser lavado regularmente.
- A roupa de cama deve ser guardada num volume só. Lençol e fronha vão dentro da dobra do lençol de fora. O mesmo vale para toalhas. A de rosto vai dentro da toalha de banho.
- Colchas e edredons finos podem ser guardados em fronhas de algodão compradas avulsas no mercado.
- Toalhas de banho podem ser lavadas a cada 15 dias. No reservatório de amaciante, coloque apenas metade e complete o restante com água.
- Toalhas de lavabo podem ser guardadas em pé, enroladinhas – assim ocupam menos espaço. O mesmo vale para os panos de prato na cozinha.
Lavabo:
- Uma boa idéia é colocar uma cesta com toalhinhas enroladas sobre a pia.
- Para o lixo, use dois cestos - um deles apenas para os rolos e outro para papel sujo.
Cozinha:
- Copos, jarras e bules ficam perto do filtro, geralmente em cima da pia.
- Potes plásticos ficam em cima da pia - estão à mão na hora de guardar a comida.
- Os mantimentos devem ser guardados em potes. Salgados em um e doces em outra. Os doces ficam na prateleira de baixo - é mais fácil para perceber quando surgem formigas.
- A melhor gaveta para os talheres é a primeira. O separador, que pode ser até plástico, facilita a vida. O mesmo vale para utensílios como facas, pegadores ou escumadeiras, que podem ficar na segunda gaveta.
Lixo:
- É importante tirar o lixo todos os dias. Isso ajuda a manter tudo em ordem e evita a presença de insetos.
Área de serviço:
- Balde, sabão e amaciante ficam juntos no armário. Os demais produtos de limpeza ficam agrupados por tipo, sendo importante setorizar os produtos.
- Colocar peças coloridas em água salgada ajuda a manter a cor.
MOMENTO DE REFLEXÃO



Anos atrás, um pai saiu para o trabalho, dia 24 de dezembro. Em casa, ficaram a esposa e os quatro filhos. As crianças esperavam um presente de Natal.
Quando o pai chegou, à noite, disse: “Eu pedi ao patrão um adiantamento, mas ele disse que não podia dar. Por isso, comprei para vocês apenas esta maçã". E lhes deu a bela e cheirosa maçã.
A mãe a partiu em quatro partes, uma para cada filho.
Quem contou essa história foi um desses filhos que hoje é moço, já formado e bem empregado. E ele acrescentou emocionado:
 “Depois disso, eu já saboreei muitas maçãs. Mas nunca mais comi uma tão gostosa como aquela. E aquele Natal nosso foi o mais delicioso da minha vida. Foi pobre, mas cercado de amor”.
Em quantas famílias acontece o contrário: Natal rico, mas pobre de amor. Que isso não aconteça em nossas casas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário