Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 28/04/2013




Domingo, 28 de abril de 2013.



"O prêmio de uma boa ação é tê-la praticado.”(L. A. Sêneca)



EVANGELHO DE HOJE
Jo 13,31-35

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


1Depois que Judas saiu do cenáculo, disse Jesus: "Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. 32Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo.
33aFilhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. 34Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. 35Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros".


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITANDO O EVANGELHO
Jailson Ferreira

Quem tem coragem de seguir Jesus rumo a Jerusalém?

Lendo esta passagem, fico imaginando: se alguém chegasse a mim, dizendo que o rei está querendo me matar, e que eu devia ir embora se não quisesse morrer, eu só permaneceria firme no meu caminho se tivesse muita certeza do que estava fazendo. Jesus não apenas continuou firme pregando e curando, como ainda disse que iria ao encontro de Herodes, em Jerusalém. E que não haveria de morrer antes da hora, nem no lugar errado. Mas não podia deixar de lamentar a sina da cidade santa... Jerusalém.
É interessante pensar que é justamente na cidade mais importante da terra prometida que ocorreram, e até hoje ocorrem as maiores guerras religiosas. Jerusalém se colocou tão acima de qualquer cidade, que não permite ninguém ficar muito tempo em seu "trono". Quem já jogou o famoso jogo de tabuleiro chamado "WAR", sabe que essa faixa de terra, que fica no centro do mundo, é local de passagem entre os grandes continentes do Mundo Antigo (Europa, Ásia e África). Por isso, sempre foi e será um local disputado entre os poderosos.
Jesus foi quem mais tentou unificar os filhos de Israel, "como uma galinha junta sua ninhada sob suas asas", mas Jerusalém não quis. Jerusalém, mais que uma cidade, foi e sempre será o símbolo da diversidade de religiões...
Caminhemos para a "Jerusalém celeste" que, diferente da Jerusalém terrestre, aceita ficar "sob as asas" do Criador. Lá todos nós iremos nos encontrar, e todas as diferenças de raça, religião, idioma, e tudo mais será deixado para trás...

jailsonfisio@hotmail.com



MUNDO ANIMAL

Ter um animal de estimação é bom para a saúde?

Segundo investigadores, há crescentes evidências de que cães, gatos e outros animais domésticos como cavalos, podem promover benefícios à saúde física e psicológica de seus proprietários.
Desde ajudar os deficientes até ter um efeito calmante sobre seus donos, os cães tem um longo histórico de serem úteis e agradáveis aos seres humanos.
Pessoas que têm animais de estimação têm um menor risco de desenvolver problemas cardíacos do que aqueles que não têm. Uma pesquisa na Austrália descobriu que os donos de animais têm a pressão arterial e os níveis de colesterol mais baixos – independentemente de tabagismo, dieta, índice de massa corporal ou nível de renda.
Outros estudos também têm mostrado que os cães podem farejar doenças, incluindo certos tipos de câncer e problemas de saúde associados com a diabetes. Em 2008, pesquisadores descobriram que 65% dos diabéticos disseram que seus cães tinham uma reação comportamental, tais como latir e choramingar, quando experimentaram quedas perigosas de açúcar no sangue.
Similar a outros “cães de assistência”, como cães-guia, os cachorros que exibem uma forte reação a episódios de hipoglicemia (baixo açúcar no sangue) são treinados como “cães alerta” que ajudam os seus proprietários a se manterem saudáveis e seguros, sinalizando-os quando for necessário procurar assistência médica.
Médicos franceses descobriram que uma raça particular de cão, pastores belgas, pode ser treinada para detectar câncer de próstata. Eles são capazes de distinguir entre o cheiro da urina de homens com câncer do cheiro dos sem. No final do estudo, os cães identificaram corretamente 63 das 66 amostras.
Apenas acariciar um animal já pode ajudar pessoas lutando contra uma doença ou sofrendo de depressão. Um estudo de 2008 revelou que idosos e pessoas que tinham se submetido recentemente a uma cirurgia responderam melhor ao tratamento e tiveram taxas de recuperação mais rápidas quando tiveram contato com cães e outros animais.
Outra pesquisa mostrou que adultos solteiros e mulheres eram menos propensos a sofrer de depressão quando possuíam um cão. O estudo também descobriu que os cães não contribuíam de forma alguma para a depressão de seus donos, o que significa que não há lado emocional negativo em possuir um cachorrinho.
Benefícios como diminuição da pressão arterial, diminuição da freqüência cardíaca e diminuição do sentimento de abandono e desesperança têm sido documentados cientificamente. Inclusive, a terapia com animais tem sido bem sucedida em relação a outras. Por exemplo, há anos os médicos tentavam fazer com que uma mulher idosa voltasse a falar. Após a interação com um cão de visitação de um grupo de terapia com animais, ela virou-se para seu cuidador e disse: “Cão muito bonito”.

Fonte: HypeScience - Autor: Natasha Romanzoti



MOMENTO DE REFLEXÃO

Certa vez, numa homilia, um padre disse: “Deus é nosso Pai!”
Os que estavam presentes logo pensaram: Já vem ele com a arenga de sempre. Estamos cansados de saber isso. Como sempre, ele não trás nenhuma novidade.
E o padre continuou: “Se Deus é nosso Pai, nós somos irmãos!”
Também já estamos cansados de saber, pensaram os presentes. Desde criança ouvimos essa frase: de que somos irmãos.
Mas o padre não parou por aí, e disse: “Se Deus é nosso Pai e nós somos irmãos, nossos bens são comuns!”
A assembleia reagiu na hora: “Esse padre é comunista! Vamos denunciá-lo!”
A doutrina cristã, muitas vezes, entra por um ouvido e sai pelo outro, e não tiramos as consequências práticas. Em outras palavras, a nossa fé às vezes não passa de um verniz, isto é, por dentro continuamos pagãos.
O perigo é ouvirmos, no Juízo Final, aquelas palavras duras de Jesus: “Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade!” (Mt 7,23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário