Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 17/04/2013


Quarta-feira, 17 de abril de 2013.
"Se eu não tenho sobre mim próprio o direito de matar, quem o concedeu à sociedade?"(Étienne Pivert de Senancour)
EVANGELHO DE HOJE
Jo 6,35-40
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 35“Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. 36Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. 37Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei.
38Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”.
Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.
MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade



Bom dia!
Para que ninguém se perca é preciso maior empenho e novas táticas, mas mesmo assim temos que entender e conhecer bem as nossas limitações. Tamanha dedicação sempre estará condicionada a vontade de quem se “perdeu” em querer “se encontrar”.
Jesus continua até hoje a semear a Boa Nova no mundo, mundo este que cada vez mais tem menos tempo e disposição para uma ação mais concreta de mudança ou retorno as raízes. Falamos constantemente “no tempo dos meus pais era assim”, mas não tiramos do papel algo que declaramos abertamente admirar.
Vivemos o tempo do fast-food, da comida semi-pronta, do lanche ao invés do almoço, da TV de cachorro no domingo, do almoço na sala, da marmita, da internet, do email, das compras online, da informação em tempo real, das facilidades da TV a cabo, das igrejas na TV… Para tirar as pessoas de casa para rezar fica cada vez mais difícil e fazê-las permanecer num grupo, ainda mais complicado.
Nossa comodidade nos afastou das pessoas e em conseqüência do projeto de Deus, pois Seu projeto esta diretamente ligado as pessoas e não somente a esse ou aquele individuo. “(…) E a vontade de quem me enviou é esta: que NENHUM daqueles que o Pai me deu se perca, mas que eu ressuscite todos no último dia. Pois a vontade do meu Pai é que todos os que vêem o Filho e crêem nele tenham a vida eterna; e no último dia eu os ressuscitarei”.
O cômodo nos tornou apáticos. Esperamos que nos procurem, paramos de correr atrás. Mandamos “trocentos” emails corrente ou lindas apresentações em Power-point, mas o que mais importa ainda é o contato olho no olho.
Transformamos nossos encontros em grandes eventos focados nos sintomas. Pedimos curas, milagres e ajuda, (e devemos continuar a pedir) mas esquecemos de voltar nossa atenção nas causas
“(…) Ele atuava pouco nos sintomas; seu desejo era atacar as causas fundamentais dos problemas psicossociais do homem. Por isso, ao estudar o seu propósito mais ardente, compreenderemos que sua revolução não era política, mas íntima, clandestina. Uma mudança que se inicia no espírito humano e se expande para toda a sua psique, renovando a sua mente, expandindo a sua inteligência, transformando intimamente a maneira como o homem compreende a si mesmo e o mundo que o circunda, garantindo, assim, uma modificação psíquica e social estável”. (Mestre dos mestres – Augusto Cury)
Independentemente de qual movimento ou pastoral que me engajei e participo, precisamos entender que a dinâmica de vida do cristão é “que todos os que vêem o Filho e crêem nele tenham a vida eterna”. Precisamos urgentemente apresentar o Filho, mas não somente com palavras, mas apresentar o que Ele fez em nós como testemunho vivo aqueles que por falta de exemplos a serem seguido, preferem ficar em casa.
Quem prega, estude ainda mais para falar ainda melhor; quem conduz, que esteja ainda mais em intimidade com Deus; quem coordena, que bata o cajado com fé com a certeza que a água irá brotar.
Ensinamos os nossos que beleza não é tudo; tecemos laudas para dizer que o mais precioso esta dentro das pessoas e não na aparência externa; que dinheiro não compra amizades, mas para trazer as pessoas para Jesus falamos de milagres ao invés do seu amor. Existe algo equivocado em nossa pedagogia. Ela é querigmática, focada na salvação, no anúncio incondicional do amor… E o que fazemos e o que precisamos fazer?
 “(…) Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus. Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra Porque vocês já morreram, e a vida de vocês está escondida com Cristo, que está unido com Deus Cristo é a verdadeira vida de vocês, e, quando ele aparecer, vocês aparecerão com ele e tomarão parte na sua glória (Colossenses 3, 1-4)
Marchemos!
Um imenso abraço fraterno
CURIOSIDADES



10 novelas brasileiras no mundo
1. Por ano, pelo menos 60 países exibem uma novela brasileira, somando cerca de 60 milhões de espectadores estrangeiros. As tramas exportadas são compactadas e os assuntos de compreensão local retirados, desde que não atrapalhem o andamento da história. O Bem-Amado foi a primeira novela brasileira a ser exibida no exterior. Estreou no México em 1976. Os moradores da estranha cidade de Sucupira fizeram sucesso em 16 países latino-americanos.
2. A novela Gabriela entrou no ar em Portugal em 1975 e fez tanto sucesso que os atores portugueses fizeram até manifestações, temendo uma redução no mercado de trabalho.
3. A trama Senhora do Destino estreou na Argentina com 25,5 pontos de audiência, e foi o programa mais assistido naquele país em 2005.
4. Ainda em 2005 na Argentina, a novela Da Cor do Pecado era sintonizada por 40% dos televisores. Nesse ano, 45 novelas brasileiras foram exibidas no mundo, valor recorde desde que elas começaram a ser exportadas. Da Cor do Pecado também é recordista: já foi exibida em 100 países diferentes.
5. Laços de Família foi exibida em 66 países. O drama da personagem Camila (Carolina Dieckmann), que tinha leucemia, gerou uma campanha pela doação de órgãos em toda a América Latina e nos Estados Unidos.
6. Várias celebridades brasileiras deram o ar da graça no Bar da Dona Jura, interpretada por Solange Couto, na novela O Clone. Quando ela foi vendida para o exterior, no entanto, só continuaram na trama as visitas de Pelé e Ronaldinho Gaúcho. Quando estreou no canal Telemundo, destinado aos latinos que moram nos Estados Unidos, em 2002, a novela aumentou a audiência em 60%. As fábricas de bijuterias reproduziam à exaustão as joias usadas por Jade (Giovanna Antonelli). Já em Portugal, cabeleireiros passaram a ministrar cursos para as interessadas em fazer as maquiagens usadas na novela. Além disso, a procura portuguesa por viagens ao Marrocos e por cursos de dança do ventre aumentou consideravelmente.
7. "Escrava Isaura" fez tanto sucesso na China, quando foi exibida em 1985, que a atriz Lucélia Santos, que interpretava a protagonista da trama, ganhou o prêmio "Águia de Ouro", o maior da televisão do país. Ela foi a primeira atriz estrangeira a receber a honraria. Cerca de 450 milhões de chineses acompanharam a novela. Em Cuba, Fidel Castro cancelou o racionamento de energia em 1984 para que a população pudesse assistir a "Escrava Isaura". No mesmo país, os horários dos jogos de futebol tiveram que ser alterados, já que a população preferia ficar em casa vendo a novela do que ir aos estádios.
8. Quando Páginas da Vida foi exibida no Equador, a história da menina Clara (Joana Morcazel), que tinha síndrome de down, fez com que a TV Ecuavisa criasse uma campanha para defender os direitos dos portadores da síndrome.
9. Em Angola, o maior mercado a céu aberto se chama Roque Santeiro,  por causa da novela homônima.
10. A novela Terra Nostra, que estreou no Brasil em 1999, já foi exibida em 95 países.
Fonte: Guia dos curiosos

MOMENTO DE REFLEXÃO



Certa vez, numa faculdade, estava marcada uma prova para uma segunda-feira.
No final de semana, quatro alunos saíram em um carro, para um passeio a outra cidade. Gostaram do passeio e acabaram ficando por lá, também na segunda-feira, não comparecendo na prova.
Na terça-feira, antes de começar a aula, eles se dirigiram ao professor e disseram: “Fizemos um passeio em tal cidade. Aconteceu que, na viagem de volta, um pneu do carro furou e não tínhamos estepe nem havia borracharia perto. Foi um imprevisto. Por isso não conseguimos chegar aqui em tempo para fazer a prova. Pedimos ao senhor que a repita, só para nós”.
O professor foi compreensivo e disse: “Sim. Vocês podem fazê-la amanhã após o almoço”.
Eles estudaram bastante. No outro dia, na hora marcada os quatro chegaram à faculdade para fazer a prova. O professor os colocou, cada um em uma sala, e passou pelas salas entregando a folha com as perguntas. Eram apenas duas:
Primeira, valendo um ponto: Descreva a lei de Ohm. Os quatro haviam estudado a lei e responderam com facilidade.
Segunda pergunta, valendo nove pontos: Qual pneu do carro furou? Dançaram!
Mentira tem perna curta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário