Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 01/04/2013


Segunda-feira, 01 de abril de 2013.
“Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim entre rir e chorar,ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir.” (Cora Coralina)
EVANGELHO DE HOJE
Mt 28,8-15
 Imagem inline 8
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 8as mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. 9De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: “Alegrai-vos!” As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés.
10Então Jesus disse a elas: “Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galiléia. Lá eles me verão”. 11Quando as mulheres partiram, alguns guardas do túmulo foram à cidade, e comunicaram aos sumos sacerdotes tudo o que havia acontecido. 12Os sumos sacerdotes reuniram-se com os anciãos, e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, 13dizendo-lhes: “Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis. 14Se o governador ficar sabendo disso, nós o convenceremos. Não vos preocupeis”.
15Os soldados pegaram o dinheiro, e agiram de acordo com as instruções recebidas. E assim, o boato espalhou-se entre os judeus, até o dia de hoje.
Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.
MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia! Feliz Páscoa!
Como diria um padre que conheço: “ESSE MUNDO AINDA PAGA PARA QUE NÃO OUÇAMOS OU ACREDITEMOS EM JESUS”.
Acreditar em Jesus em alguns momentos tornou-se um grande desafio em meio a tantas crenças e crendices que vemos crescer. São tantos pastores buscando dinheiro em troca de falsas promessas; são ainda tantos interesses econômicos, sociais e pessoais que precisam prevalecer, mas que para isso Jesus precisa estar morto (hunf).
Acreditar em Jesus torna-se um ato de coragem quando se renega a programação de TV focada no corpo e no hedonismo que alguns programas oferecem. Acreditar em Jesus tornou-se um “ato heróico” em meio a tanta gente que se elege usando valores cristãos em seus comícios e propagandas eleitorais, mas ao serem eleitos constroem leis para que Ele seja esquecido, apagado… Um estado laico que esquece que os funcionários, que o cidadão, que as pessoas, não são.
Acreditar em Jesus é hoje um ato de personalidade quando um jovem opta pela missa, por participar de uma pastoral, de uma ação social, (…) ao invés de preencher sua vida com o vazio das LAN HOUSES, dos relacionamentos online (MSN, ORKUT, FACEBOOK). Acreditar no testemunho dos apóstolos e viver o que diz o livro dos atos dos apóstolos é um caminho desafiador em um mundo que nos ensina desde pequeno a sermos egoístas e individualistas.
Mas a páscoa traz de volta a esperança – o grão de trigo renasce. Revela-se novamente que ter fé, uma crença, uma identidade, vale à pena. Renasce também quem já dava por perdido, desiludido ou desanimado. Como os apóstolos que se põem aos pés de Jesus e recebem um levante confiante e uma nova missão: “(…) Jesus disse: – Não tenham medo! Vão dizer aos meus irmãos para irem à Galiléia, e eles me verão ali”.
É um novo tempo de se encontrar.
“(…) Buscai o Senhor, já que ele se deixa encontrar; invocai-o, já que está perto. Renuncie o malvado a seu comportamento, e o pecador a seus projetos; volte ao Senhor, que dele terá piedade, e a nosso Deus que perdoa generosamente Pois meus pensamentos não são os vossos, e vosso modo de agir não é o meu, diz o Senhor; “(Isaias 55, 6-8)
A grande gratificação do cristão é ano após ano ver suas forças renovadas. Saber que o que acreditamos venceu o maior dos nossos medos – a morte. Entender que o tempo do silêncio e introspectivo litúrgico passa e agora retorna a alegria dos gestos e cantos. Um tempo convidativo a sair pelo mundo em missão e convidar os irmãos. Um tempo de gritar, pular e louvar aquele que se fez pequeno e enalteceu os humildes. Alguém que vale toda a nossa luta e crença.
Os dias tristes passaram, mas sabemos que um dia voltarão, pois o inimigo (ou inimigos) do projeto de Deus não descansará. Esse inimigo procurará transformar pequenas contendas em grandes discussões; pequenas dificuldades em muralhas intransponíveis, coragem em medo, ânimo em preguiça, projetos e sonhos em grandes decepções, mas feliz será aquele que mesmo assim perseverar e se atrever, como Pedro, levantar a vós e acreditar.
“(…) Então Pedro se levantou, junto com os outros onze apóstolos, e em voz bem alta começou a dizer à multidão: Meus amigos judeus e todos vocês que moram em Jerusalém, prestem atenção e escutem o que eu vou dizer! Estas pessoas não estão bêbadas, como vocês estão pensando, pois são apenas nove horas da manhã. O que, de fato, está acontecendo é o que o profeta Joel disse: É isto o que eu vou fazer nos últimos dias diz Deus—: Derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas. Os filhos e as filhas de vocês anunciarão a minha mensagem; os moços terão visões, e os velhos sonharão. Sim, eu derramarei o meu Espírito sobre os meus servos e as minhas servas, e naqueles dias eles também anunciarão a minha mensagem”. (Atos 2, 14-18)
Viveremos agora a espera da festa de pentecostes, mas diferentemente de outros anos, não se esconda. Jesus cumpriu a promessa de vencer a morte, cumprirá quantas vezes for necessário o pentecostes em nossa vida.
Um imenso abraço fraterno.

MOTIVAÇÃO NO TRABALHO


PALAVRA DA SEMANA: ÓTICA. Quem diz “Pela minha ótica...” não está se referindo à maneira como enxerga uma situação, mas como a escuta. A palavra veio do grego otikós, “relativo à orelha” (daí o otorrino, “ouvidos e nariz”). Também em grego, optikós significa “relativo à visão”. No Brasil, o engano já virou praxe. A quase totalidade das lojas de óculos usa “ótica”, como se vendesse aparelhos para surdez.
Comecei a trabalhar em uma empresa, boa em todos os sentidos, menos um. A censura tecnológica. Os funcionários não podem acessar a internet nem usar o e-mail profissional para mensagens pessoais. A empresa faz auditoria semanal em nossos computadores para saber se estamos cumprindo as regras. Isso não parece coisa da Idade Média? – Silvio
Uma empresa boa em todos os sentidos não tomaria uma atitude dessas só para contrariar os empregados. A prática tem mostrado que, de cada dez casos semelhantes, só um ocorre por ignorância da direção da empresa. Os outros nove resultam de abusos. Se você investigar, vai descobrir que, em algum momento, sua atual empresa passou um comunicado alertando sobre o uso exagerado do sistema para fins pessoais. Como o alerta foi ignorado, veio a proibição. Que não foi uma ação medieval da empresa, mas uma reação contra a perda de foco e de produtividade. A mesma coisa aconteceu na época em que empresas botavam cadeados no telefone para evitar ligações particulares. Apenas como informação, o procedimento adotado por sua empresa não é ilegal.
Recebi uma proposta para mudar de uma empresa de porte médio para uma multinacional. O salário é menor, mas os benefícios são melhores. Como posso avaliar a proposta? – Rachel
Transforme os benefícios em valores e compare os dois pacotes de remuneração. Se o valor do pacote da multinacional for maior, leve em conta dois outros fatores: a possibilidade de crescimento nos próximos três anos e o ambiente de trabalho. No primeiro caso, seu futuro chefe poderá lhe explicar como funciona o plano de carreira. No segundo, é bom ouvir a opinião de pessoas que passaram pela empresa. Por fim, só mude se a multinacional lhe oferecer no mínimo dois dos três fatores positivos (remuneração, carreira e ambiente). Quem muda por um só quase sempre se arrepende em menos de três meses.
Qual é o salário de um estagiário recém-formado em curso superior? – Roberto
Na média, entre R$ 700 e R$ 800. Se você receber uma proposta mais alta, aceite correndo.
Por que precisamos de palavras horríveis como “empregabilidade”? – Lívia
Na verdade, não precisamos de 99,5% das palavras que estão nos dicionários. Com um vocabulário de mil palavras, é possível manter uma comunicação eficiente. No caso de “empregabilidade”, há três motivos. (1) Diferencial. A palavra funciona como uma marca para um produto, ajudando a identificá-lo à primeira vista. (2) Economia. Embora empregabilidade tenha 15 letras, sua definição mais curta não tem menos de 15 palavras. (3) Democracia. Regras gramaticais e ortográficas são regidas por leis, mas não há um decreto que proíba a invenção de palavras. Quem decide o uso é o povo. Se o povo adota, a palavra fica. Se não adota, ela cai em desuso. “Empregabilidade” nasceu de uma regra usada em muitas outras palavras: o substantivo que gera um adjetivo, que por sua vez gera um novo substantivo (como renda/rentável/rentabilidade). Daí, emprego/empregável/empregabilidade. Espero que a explicação tenha tido palatabilidade.
MOMENTO DE REFLEXÃO
Nunca houve alguém como Jesus Cristo. Quanto mais sua vida é estudada, mais impressionante se torna. Apenas as pessoas ignorantes a respeito de sua vida poderiam dizer algo negativo sobre Jesus. Quando sua vida é examinada, ele é visto como alguém completamente amável; ele é o incomparável Cristo. Ele é o Cristo transparente. Como disse Sidney Lanier: "0 que encontramos nele para perdoar? Ele é aquele que nunca fez nada errado; o único em quem ninguém jamais encontrou erro algum; a única pessoa que pôde desafiar: 'Quem dentre vós me convence de um pecado?' Ele é o homem perfeito, o exemplo de humanidade."
Às vezes as pessoas dizem: "Só quem é ignorante vai acreditar que Jesus Cristo foi um grande homem.- Então ouça o que disseram alguns dos homens mais brilhantes de todos os tempos.
Jean Jacques Rousseau - um dos grandes intelectuais da França e a certa altura um grande oponente do cristianismo, mais tarde admitiu em sua obra Emile que não poderia haver comparação entre Sócrates e Jesus Cristo; como não há comparação entre um sábio e Deus.
Goethe - sofisticado gênio da Alemanha, disse que Jesus é o "Homem Divino", o "Santo".
Jean Paul Friedrich Richter - disse que "Jesus é o mais puro entre os poderosos e o mais poderoso entre os puros".
Ernest Renan - o grande orientalista, lingüísta, crítico e grande erudito francês, que tentou destruir a Bíblia, depois de todas as suas tentativas, por fim se referiu a Jesus Cristo como -um homem de dimensões colossais"; "o homem incomparável, a quem a consciência universal decretou o título de Filho de Deus, e isso com justiça, visto que ele fez com que a religião desse um passo à frente, incomparavelmente maior do que qualquer outro no passado e provavelmente maior que qualquer outro no futuro".
Renan - Termina a sua obra A Vida de Jesus com uma notável concessão:--- Quaisquer que sejam as surpresas do futuro, Jesus jamais será ultrapassado."
Russeau também disse: "Vamos imaginar que a história evangélica é mera ficção? ... Pelo contrário, a história de Sócrates, que ninguém tem a presunção de pôr em dúvida, não é tão confirmada como a de Jesus Cristo."
Certamente você já ouviu o famoso testemunho de Napoleão, dado quando estava na ilha de Sta. Helena: "Eu conheço homens; e eu lhes digo que Jesus Cristo não é um homem.- Depois de uma vida ímpia, Napoleão chegou ao seu fim ali numa ilha deserta. Lendo as Escrituras todos os dias ele chegou a estas conclusões: "Mentes superficiais vêem uma semelhança entre Jesus Cristo e os fundadores de impérios, e os deuses de outras religiões. Essa semelhança não existe. Entre o cristianismo e as outras religiões existe a distância do infinito. Nós podemos dizer aos autores de cada uma das outras Religiões: Vós não sois nem deuses nem agentes da Deidade. Vós sois missionários da falsidade, moldados do mesmo barro do resto dos mortais. Vós sois feitos com todas as paixões e vícios, inseparáveis deles. Vossos templos e vossos sacerdotes proclamam vossa origem: Este será o julgamento, o grito da consciência, de todo aquele que examina os deuses e os templos do pagaísmol Mas Jesus Cristo, disse ele, o assombrou e o deixou cheio de temor.""
William Shakespeare - provavelmente o maior gênio literário de todos os tempos, escreveu em seu testamento: "Eu encomendo minha alma nas mãos de Deus, meu Criador, esperando e crendo sem vacilar, pelos méritos de Jesus Cristo, meu Salvador, ser feito participante da vida eterna."
Lord Byron: "Se alguma vez o homem foi Deus ou Deus foi homem, Jesus Cristo foi ambos."
James Greenleaf Whittier: "A base da minha esperança e para toda a humanidade está naquela plenitude de amor que foi manifestada na vida, nos ensinos e no sacrifício de Jesus Cristo. Na infinita graça de Deus assim revelada e não em qualquer dignidade ou mérito de nossa natureza, humildemente e ao mesmo tempo cheio de esperança assim confio."
Charles Dickens: "Eu entrego minha alma à graça de Deus, através de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Eu agora de forma solene quero imprimir sobre vós a verdade e a beleza da religião cristã, como veio do próprio Cristo, e a impossibilidade de equivocar-nos totalmente se humildemente a respeitardes de coração."
Leon ToIstoi: o grande gênio das letras russas, que por algum tempo foi ateu dos mais extremados, disse o seguinte: "Durante trinta e cinco anos eu fui, na acepção própria da palavra, um nihilista - não um socialista revolucionário, mas um homem que não cria em nada. Faz cinco anos que a fé aconteceu em minha vida. Eu passei a crer na doutrina de Jesus, e toda a minha vida sofreu uma transformação repentina... A vida e a morte deixaram de se reunir; em vez de desespero, experimentei júbilo e felicidade que a morte não pode tirar-me. ""
Goethe disse: "Eu vejo os quatro Evangelhos como algo genuíno totalmente, pois deles procede um brilho refletido da sublimidade que vem de Jesus Cristo."
George Bancroft - o grande historiador americano, diz que ele vê o nome de Jesus Cristo escrito através de todas as páginas da história moderna.
Willian E. H. Lecky - um grande cético e incrédulo, autor de A História do Racionalismo na Europa, analisou a história completa do pensamento através de todas as eras na Europa. Ele disse: ---Foi reservado ao cristianismo apresentar ao mundo um personagem ideal, que através de todas as mudanças de 18 séculos tem enchido os corações dos homens com um amor apaixonado, e tem-se mostrado capaz de agir em todas as épocas, nações, temperamentos, condições; e que tem não apenas sido o mais elevado padrão da virtude, mas também o maior incentivo à sua prática." Auskin, Lessing, Webster, Wagner e inúmeros outros concordam com ele
Existem livros cheios com milhares de testemunhos das mentes mais prodigiosas deste mundo. Jesus Cristo foi a maior personalidade que este mundo já conheceu. A partir dos escritos daqueles que descriam totalmente no cristianismo, pode-se atestar o fato de que Jesus Cristo é o maior ser humano que jamais viveu neste mundo, Pilatos o chamou de "insuperável".Napoleão o chamou de "0 Imperador do Arnor". David Friedrich Strauss, o grande crítico alemão, chamou-o de "0 maior modelo da religião". John Stuart MilI, cujos escritos levaram alguns a dizer que ele foi o homem mais inteligente que já existiu, chamou Jesus Cristo de "0 guia da humanidade". Lecky o chamou de "0 Santo diante de Deus". Martineau o chamou de "A flor divina da humanidade". Renan o chamou de "0 maior entre os filhos dos homens".Theodore Parker o chamou de "0 jovem com Deus no coração". Francis Cobb o chamou de "0 regenerador da humanidade". Robert Owen o chamou de "0 irrepreensível".
Nada disso é suficiente. Jesus Cristo é infinitamente mais do que tudo isso. Ele é o Criador Divino do universo, aquele sem o qual nada do que foi feito se fez, que veio a este mundo para morrer pelos pecados das criaturas. Ele é Deus encarnado! Ele é aquele que disse:
" ... antes que Abraão existisse, eu sou" (João 8:58)
foi ele quem disse: "Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também" (João 5:17) foi ele quem disse também: "Eu e o Pai somos um" (João 10:30).
Muitos dos que falaram bem e a verdade a respeito de Jesus, não necessariamente se tornaram discípulos, e isto é uma opção que Jesus nos deu, aceitá-lo ou rejeitá-lo, eles sabiam que Jesus era o Salvador e reconheciam sua divindade, porém ninguém nunca foi ou será salvo apenas por admirar Jesus.
Ele exige absoluta submissão à sua vontade. Ele exige ser Senhor, Mestre e Rei de nossas vidas. Ele exige que nos arrependamos de nossos pecados, e tenhamos todos nossos pensamentos sujeitos a ele; que nos rendamos totalmente ao seu senhorio e o tenhamos como Salvador. Ninguém jamais foi ou será salvo apenas por admirar Jesus.
Extraído do Site"SIMPLESMENTE JESUS"

Nenhum comentário:

Postar um comentário