Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 24/04/2013


Quarta-feira, 24 de abril de 2013.
"Lembre-se: você é do tamanho dos seus sonhos".(Roberto Shinyashiki)
EVANGELHO DE HOJE
Jo 12,44-50
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!
Imagem inline 3Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: "Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. 45Quem me vê, vê aquele que me enviou. 46Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
47Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. 48Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. 49Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. 50Eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou".
Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.
MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade



Bom dia!
Em que momentos somos sequestrados pela escuridão? Quais são as situações que enfrentamos que nos levam a perder por completo a esperança? O que faz alguém se negar a acreditar?
Na traição, na falta de compreensão, na angústia, na perca, no isolamento, na indiferença, nas grandes batalhas, em meio a dívidas, [...], mas noto que mesmo nessa hora somos convidados ou imbuídos a não esmorecer. Em meio a uma tempestade de problemas, tendo às vezes nenhum horizonte visível, somos DESAFIADOS a continuar lutando.
“(…) Ser cristão significa ouvir as palavras de Jesus, reconhecer o caráter divino que está presente nela, sentir-se apelado por ela para não mais viver nas trevas do erro, do pecado e da morte, mas sim na luz da verdade, da vida e do amor e responder de forma positiva a este apelo para que, CRENDO NAS PALAVRAS DE JESUS, CREIAMOS FIRMEMENTE NAQUELE QUE O ENVIOU PARA A NOSSA SALVAÇÃO”. (Reflexão da CNBB)
Num embate sempre existirá um perdedor e um vencedor, por mais equilibrada que sejam os oponentes, alguém vai ceder a vitória.
(…) Um perdedor
É aquele que não crê, que desiste, que não enfrenta, que recusa a ouvir conselhos, o que persiste por orgulho, o teimoso, aquele que entrega os pontos. Aquele que confia somente em si, não partilha, não colabora, que aponta, (…). Aquele que pensa ser forte, mas é o fraco! “(…) Se alguém ouvir a minha mensagem e não a praticar, eu não o julgo. Pois eu vim para salvar o mundo e não para julgá-lo. Quem me rejeita e não aceita a minha mensagem já tem quem vai julgá-lo”.
(…) Um vencedor
Aquele que levanta, que insiste, não desiste e persiste. É aquele que tem um motivo nobre, uma benção na fronte, um olhar para o horizonte e um sentimento forte. É aquele que põe sua confiança no céu sem tirar os olhos dos que estão no chão; é o que junta e não espalha, é o que agrega e não o que segrega; é o que consegue ver o projeto ainda na planta; é aquele que a luz sempre o acompanha… Esse, por mais que pareça fraco, é o forte! “(…) Quem crê em mim crê não somente em mim, mas também naquele que me enviou. Quem me vê, vê também aquele que me enviou. Eu vim ao mundo como luz para que quem crê em mim não fique na escuridão”.
É gratificante olhar nos olhos dos que escolheram a simplicidade e poder ver Deus neles. Chego a conclusão que o reino de Deus para eles foi sussurrado e não insistido aos berros. Nossa religiosidade cristã é complicada para esse mundo tão materialista, ou melhor, é um grande paradoxo: O maior de todos os servos virou senhor pela simplicidade e não pela força.
A fé faz-nos entender que a grande força que brota dos filhos de Deus é da própria luz que emana do Espírito Santo que habita em cada um de nós.
 “(…) Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é delas. Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores FIQUEM ALEGRES E FELIZES, POIS UMA GRANDE RECOMPENSA ESTÁ GUARDADA NO CÉU PARA VOCÊS. Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês“ (Mateus 5, 10-12)
A questão agora não é mais se acredito ou não, mas se rejeito que a mensagem da Boa Nova seja de vida e que liberte, como aqueles que se dizem alheios a ela. O que parece é que essas pessoas não renegam a Jesus e sim as regras e dogmas que temos como igreja. É comum vê-las citar frases e expressões ensinadas por Jesus como referencia e também participando de debates “calorosos” quando o assunto é religião…
Aquele que vive no sítio, onde não há luz elétrica, se encanta o ver a luz do luar, das estrelas, dos faróis dos carros que passam na estrada. O lavrador dá bom dia ao sol e começa o seu trabalho. Quem tem a graça de enxergar só não vê a luz se por vontade própria fechar os olhos, mas mesmo assim a luz aos poucos surge e a total escuridão passa, ficando a penumbra. Só vive por completo na escuridão aquele que por orgulho mente pra si próprio ou desistiu.
Portanto, não desista de ver a luz!
Levanta! É mais fácil olhar pela janela ficando de pé!
Seja luz! Pode me chamar de sonhador, mas Deus me chama de forte!
Um imenso abraço fraterno




CURIOSIDADES



10 animais artistas
1. O Projeto "Elephant Art & Conservation" expõe e vende pinturas feitas por artistas um pouco inusitados: elefantes "aposentados". Na Ásia, a crescente modernização da economia acabou desempregando os elefantes, tradicionalmente usados em algumas regiões para transporte humano e de carga. Assim, a dupla de artistas plásticos Komar & Melamid resolveu ensinar aos animais um novo modo de vida: a pintura. Segundo o organizador, David Ferris, o objetivo do projeto é "promover e distribuir a obra dos elefantes artistas a fim de levantar fundos para a sua preservação".
2. Na Tailândia, um  sexteto de elefantes domesticados lançou o CD "Elephonic Rhapsodies". Segundo os responsáveis pelo projeto, os paquidermes selecionam por conta própria as notas e o ritmo da música, batendo com suas trombas em instrumentos semelhantes a um xilofone gigante.
3. Na Rússia, o Museu Biológico Timiriazev organizou uma exposição com as "obras de arte" de ilustres animais artistas. Há macacos, golfinhos, um corvo chamado "Rembrandt" e as duas maiores estrelas: os porcos "Picasso" e "Malevitch". De acordo com o organizador do projeto, Ilia Krasnov, o porco Picasso "é um artesão, pois trabalha de maneira repetitiva e faz sempre a mesma coisa." Já Malevitch é um  "verdadeiro artista".
4. O chimpanzé "Congo", nascido em 1954, produziu cerca de 400 pinturas ao longo de sua vida. Em 1957, uma exposição organizada no London’s Institute of Contemporary Arts, incluiu algumas obras de Congo - uma delas foi comprada pelo artista "humano" Pablo Picasso. Em 2005,  três pinturas raras do macaco foram vendidas em um museu londrino, atingindo o valor de 1.500 euros (cerca de 4 mil reais).
5. O artista-cavalo "Cholla" começou a pintar quase por acaso há quatro anos. Seus donos estavam pintando o curral onde ele vivia quando resolveram pedir para o animal "dar uma mão". Cholla pegou o pincel e nunca mais parou. O cavalo, que completou 23 anos em 2008, foi batizado com o nome de uma espécie de cacto, comum no sudeste dos EUA. Ele pertence a raça mustang. "The Big Red Buck" é o título da pintura feita por Cholla selecionada para exibição na "Terceira Premiação Internacional de Arte Laguna" em 2008, na Itália. A escolha de um cavalo como participante foi polêmica: "Nós precisamos admitir que não esperávamos a inscrição de um cavalo. Ficamos bastante perplexos no início, mas depois pesquisamos mais sobre Cholla na Internet e decidimos aceitá-lo, dado o seu prestígio nos EUA", declarou a  porta-voz do evento, Cristina Del Favero. Cerca de 3 mil pinturas, esculturas e fotografias participaram da competição. Apesar de não poder ganhar nenhum prêmio em dinheiro, Cholla receberá uma menção especial do júri.
6. O valor das pinturas originais do cavalo gira em torno de 900 dólares, mas Cholla já chegou a “embolsar” 2.200 dólares por um quadro. 
7. O talento do elefante tailandês Boon Mee foi descoberto no zoológico de Samutprakam. Ao entrar em contato com uma paleta de tintas e uma tela, o animal produziu uma obra de arte que pode ser comparada às feitas por artistas humanos mundialmente reconhecidos. As pinturas de Boon Mee já fizeram parte de diversas exposições ao redor do mundo.
8. A gorila Samantha, atração do zoológico de Erie, na Pensilvânia (Estados Unidos), começou a pintar já com certeza em idade - aos 46 anos. Um de seus quadros integrou uma exposição em Londres no começo de 2012.
9. A chimpanzé Bakhari, do zoológico de Saint Louis (Estados Unidos), pinta com as mãos. Suas obras parecem ter sido feitas por pintores humanos expressionistas. A mais famosa delas, chamada Digit Master, esteve exposta para o público em 2012.
10. O orangotanto Baka, nascido em 1990, segura seu pincel ora com a mão ora com o pé ora com a própria boca. Sua professora Mandy o encoraja a pintar da maneira que bem entender. No começo de sua carreira, Baka quebrou um número considerável de pincéis. Hoje, suas obras participam de exposições.
Fonte: Guia dos Curiosos




MOMENTO DE REFLEXÃO



Havia, certa vez, uma casa que tinha um quarto chamado quarto dos espelhos. As paredes eram todas revestidas de espelhos, do piso até o teto. As crianças gostavam de levar cães para esse quarto. Alguns abanavam o rabo e até brincavam com o colega do outro lado.
Mas a maioria, ao ver cães dos quatro lados, ficavam bravos. Os “colegas” também ficavam, pronto. O animal acabava batendo o focinho nos espelhos.
Quem vive na verdade, não tem medo de olhar de frente para si mesmo. Essas pessoas gostam do silêncio e da contemplação, porque assim podem interiorizar-se.
A alma transparente manifesta-se em um olhar tranquilo, um rosto sereno e um sorriso aberto, irradiando paz e felicidade.
Maria Santíssima era totalmente “sim”. Peçamos a ela que nos ajude a amar a verdade e sempre honrar a nossa palavra dada. Maria do “sim”, rogai por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário