Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 05/02/2013





Terça-feira, 05 de fevereiro de 2013
Santa Águeda


"Qualquer ação, por mais simples que seja, se feita com coração,  produz benefícios na vida das pessoas."



EVANGELHO DE HOJE
Mc 5,21-43


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 21Jesus atravessou de novo, numa barca, para a outra margem. Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia. 22Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés, 23e pediu com insistência: “Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!”
24Jesus então o acompanhou. Numerosa multidão o seguia e comprimia. 25Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com hemorragia; 26tinha sofrido nas mãos de muitos médicos, gastou tudo o que possuía, e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais.
27Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa. 28Ela pensava: “Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada”. 29A hemorragia parou imediatamente, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença. 30Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele. E, voltando-se no meio da multidão, perguntou: “Quem tocou na minha roupa?” 31Os discípulos disseram: “Estás vendo a multidão que te comprime e ainda perguntas: ‘Quem me tocou’?”
32Ele, porém, olhava ao redor para ver quem havia feito aquilo. 33A mulher, cheia de medo e tremendo, percebendo o que lhe havia acontecido, veio e caiu aos pés de Jesus, e contou-lhe toda a verdade. 34Ele lhe disse: “Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença”.
35Ele estava ainda falando, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, e disseram a Jairo: “Tua filha morreu. Por que ainda incomodar o mestre?” 36Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: “Não tenhas medo. Basta ter fé!” 37E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João. 38Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a confusão e como estavam chorando e gritando.
39Então, ele entrou e disse: “Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu, mas está dormindo”. 40Começaram então a caçoar dele. Mas, ele mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da menina, e os três discípulos que o acompanhavam. Depois entraram no quarto onde estava a criança. 41Jesus pegou na mão da menina e disse: “Talitá cum” — que quer dizer: “Menina, levanta-te!” 42Ela levantou-se imediatamente e começou a andar, pois tinha doze anos. E todos ficaram admirados. 43Ele recomendou com insistência que ninguém ficasse sabendo daquilo. E mandou dar de comer à menina.



- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.




MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Esse é um daqueles trechos do evangelho que não tem como dizer que nunca ouviu falar! Quem nunca ouviu a história da mulher com hemorragia e da filha de Jairo? E sabe o que torna mágico a Palavra de Deus? É como disse ontem: sempre algo novo nos salto aos olhos!
NÃO PERCA A ESPERANÇA! Essa é a mensagem de hoje para nossos corações em especial aos que estão aflitos e angustiados.
“(…) Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus: tempo para nascer, e tempo para morrer; tempo para plantar, e tempo para arrancar o que foi plantado; tempo para matar, e tempo para sarar; tempo para demolir, e tempo para construir; tempo para chorar, e tempo para rir; tempo para gemer, e tempo para dançar; tempo para atirar pedras, e tempo para ajuntá-las; tempo para dar abraços, e tempo para apartar-se. Tempo para procurar, e tempo para perder; tempo para guardar, e tempo para jogar fora; tempo para rasgar, e tempo para costurar; tempo para calar, e tempo para falar; tempo para amar, e tempo para odiar; tempo para a guerra, e tempo para a paz”. (Eclesiastes 3, 1-8)
Quantas pessoas conhecemos que estão a um passo de “entregar os pontos” por não saber de fato o que as aflige? Não falo de diagnósticos ou doenças, mas do mal silencioso chamado APATIA. São pessoas que o desânimo com a vida tomou proporções que não conseguem mais ter coragem para voltar a caminhar, quiçá lutar. A fé parece que as deixou…
Será?
“(…) A pessoa de fé é aquela que acolhe a revelação divina e responde de forma positiva aos seus apelos. Quando a pessoa acolhe Jesus como sendo o Filho de Deus e procura responder de forma positiva a esta presença de Deus em sua vida, ela é constantemente movida ao encontro de Deus e passa a se beneficiar de suas graças e bênçãos. Mas quem não acolhe a revelação, não reconhece Jesus como o verdadeiro Deus presente no meio de nós, não vai ao seu encontro, não participa da sua vida e do seu projeto de amor e, conseqüentemente, não se beneficia de tudo aquilo que ele nos concede”. (Reflexão proposta pela CNBB)
Quantas pessoas (inclusive nós) já deram (ou demos) por mortas algumas pessoas que se afastaram ou que estão em vidas confusas (drogas, vícios, depressão,…)? Quantas nós até já as enterramos? Jesus, no entanto diz: “(…) NÃO MORREU; ELA ESTÁ DORMINDO”…  Ainda existem pessoas que riem e apontam dedos causando o naufrágio daquele que anda a margem ou fragilizado e o nosso também!
A fé pode fazer coisas inacreditáveis acontecer. Pode até parecer estranho isso ainda acontecer, mas é divino e majestoso acreditar que no meio de uma assembléia, numa missa lotada, num grupo de oração, numa simples reunião a três (…) alguém conseguir, mediante sua fé, tocar na orla do manto de Jesus e ser curado (a).
Bendito aquele que faz como Jairo e sai em busca de Jesus para curar os seus! Bendito aqueles que não perdem a esperança. Bendito aquele que não põe sua confiança em homens e mulheres (que riem e apontam) e depositam em Deus.
Sabemos que muitos que procuram a igreja, sejam nas missas, novenas, nos grupos de oração, nos aconselhamentos, nos pedidos de visita domiciliar, (…), desesperados em busca de respostas e soluções para seus problemas, mas Jesus novamente diz a elas “(…) POR QUE TANTO CHORO E TANTA CONFUSÃO?”. Ele diz não se desespere!
“(…) Pelo desespero, o homem deixa de esperar de Deus sua salvação pessoal, os auxílios para alcançá-la ou o perdão de seus pecados. O desespero opõe-se à bondade de Deus, à sua justiça porque o Senhor é fiel a suas promessas e à sua misericórdia”. CIC § 2091.
Oremos hoje, para que Deus nos reforce a fé, ainda mais que estamos no ano da fé, e que não percamos a esperança pelo irmão ou irmã que adormece e aguarda ser acordado.
Por fim… Depois da cura não o abandone! Dê o alimento! Oferte subsídios! Não são os milagres que fazem alguém ficar nesta ou naquela igreja e sim algo sólido no seu dia-a-dia como a fraternidade, a esperança, a caridade, a compaixão, a verdade e a mudança de vida…
Um imenso abraço fraterno!





VIDA SAUDÁVEL

Controle a ansiedade e, por tabela, a fome noturna

Não sei mais o que fazer. Trabalho o dia inteiro, mais ou menos dez horas diárias. Quando chego em casa, à noite, ataco a geladeira. O que devo fazer para a ansiedade e o estresse não me deixarem gorda?
Luciana, 19 anos.
Prezada Luciana,
Atacar a geladeira, como você diz, é uma reação freqüente de muitas pessoas quando se sentem ansiosas, tensas ou sem controle para mudar a situação em que se encontram.
No entanto, na maioria das vezes, elas recorrem a comidas que irão exacerbar ainda mais suas emoções negativas, pois estimulam o sistema nervoso.
Se você recorre à comida para se gratificar pelas suas longas jornadas de trabalho, mantenha na geladeira alimentos que não vão lhe causar danos irreparáveis: maracujá, morangos, maçã, papaia, banana, cenoura. Todos têm alguns nutrientes em comum: vitamina C, complexo B, potássio e ferro.
O ideal é que você pratique alguma técnica de autocontrole baseada na respiração abdominal que lhe possibilite um melhor equilíbrio emocional.

Como não beliscar durante a noite?

Consigo me alimentar de forma equilibrada durante todo o dia, mas à noite isso fica difícil para mim, pois tenho a tendência de ficar beliscando. Existe algum truque para eu perder esse mau hábito?
Eduardo, 47 anos
Eduardo, a melhor forma de não beliscar é tentar não juntar a fome com a vontade de comer! Fracione suas refeições e faça um lanche reforçado à tarde. Isso evita muita fome no jantar e, consequentemente, a vontade de beliscar diminui.
Agora, se nada disso resolver, tenha alimentos light de baixa caloria para a hora do desespero. Mas tente se reeducar.

Ana Maria Rossi/Isma-BR




MOMENTO DE REFLEXÃO


Madre Teresa participou de reuniões com reis, presidentes e chefes de Estado do mundo inteiro. Eles compareciam usando coroas, jóias e roupas de seda, enquanto Madre Teresa usava seu tradicional sári, preso por um alfinete de segurança.

Um nobre conversou com ela a respeito de seu trabalho com a camada mais pobre da população de Calcutá. Ele perguntou se ela não se sentia desanimada ao ver tão pouco sucesso em seu ministério.

Madre Teresa respondeu:
— Não, eu não me sinto desanimada. Veja, Deus não me chamou para um ministério de sucesso. Ele me chamou para um ministério de misericórdia.

- Recontada por Alice Gray, Histórias Para o Coração.




Nenhum comentário:

Postar um comentário