Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 27/02/2013




Quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
São Gabriel das Dores


“Justo quando a lagarta achava que o mundo tinha acabado, ela virou uma borboleta.” (Lamartine)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 20,17-28


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 17enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 18“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, 19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”.
20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “Que queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22Jesus, então, respondeu-lhe: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.
24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os, e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Já perdi as contas quantas vezes ouvi alguém dizer ou afirmar que os “piores estão dentro da igreja”. De fato estão e talvez também não estejam, depende do critério que adotamos. No entanto independentemente do critério, em ambos os casos, temos os piores exemplos.
Sim! Temos os piores exemplos em ambas as pontas. Veja! Piores exemplos e NÃO piores pessoas.
Os piores exemplos dos “de fora” (…)
Quem não esta na igreja e vê esse fato como vitória sobre quem tem um gosto diferente; quem ofende ou trata alguém diferenciadamente porque tem uma postura ou valores cristãos; quem caçoa ou ridiculariza o filho que quer ser coroinha, acólito ou seguir uma vocação religiosa; quem incentiva a outros (namorados, amigos, parentes) a se afastarem; quem só procura a benção da igreja movida por medo, status ou visualização social, ou seja, aqueles que só vão a igreja em datas festivas ou de profunda tristeza (casamento, sétimo dia, formaturas, batizados) e ainda ficam olhando no relógio “doidos” para ir embora. Que usam a catequese como babá dos seus filhos para poder ficar em casa assistindo futebol, (…).
“(…) Eu não me envergonho do evangelho, pois ele é a força salvadora de Deus para todo aquele que crê, primeiro para o judeu, mas também para o grego. Nele se revela a justiça de Deus, que vem pela fé e conduz à fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”. Ao mesmo tempo revela-se, lá do céu, a ira de Deus contra toda impiedade e injustiça humana, daqueles que por sua injustiça reprimem a verdade. Pois o que de Deus se pode conhecer é a eles manifesto, já que Deus mesmo lhes deu esse conhecimento. De fato, as perfeições invisíveis de Deus — não somente seu poder eterno, mas também a sua eterna divindade — são claramente conhecidas, através de suas obras, desde a criação do mundo. Portanto, eles não têm desculpa: apesar de conhecerem a Deus, não o glorificaram como Deus nem lhe deram graças. Pelo contrário, perderam-se em seus pensamentos fúteis, e seu coração insensato se obscureceu”. (Romanos 1, 16-21)
Os piores exemplos dos “de dentro” são os narrados por Jesus no Evangelho de hoje.
Aquele que “vira dono da igreja”; que faz acordos para se eleger coordenador de um movimento ou pastoral; que só participa visando criticar; que afasta as pessoas; que implica por tudo e por coisas pequenas; que cobra regras, mas não as segue; que punem a comunidade por orgulho; que não vê seus próprios defeitos; que fazem da homilia um desabafo; que toca pensando que é show; que fala mais que o padre; (…). Engraçado! Toda boa comunidade tem desses tipos “pitorescos”
Mas será que são os piores? Não, não são! Como também não são aqueles que são criticados por esses “santos”.
Apesar de estarem equivocados quanto à forma de conduzir sua vida em relação aos outros, são pessoas que ainda buscam ficar do lado certo. O “dono da igreja” me lembra o namorado que de tanto amor “morre” de ciúmes da namorada. Não quer que ninguém converse com ela e tawls. É estranho, amor demais que vira ciúme! Só ele (a) esta certo; só ele (a) resolve… (risos), só ele será salvo.. É um tremendo contra censo com a mensagem de hoje. “(…) Entre vocês, o mais importante é aquele que serve os outros. Quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido”.
Quantas vezes já nos pegamos fazendo algumas dessas situações também? Quaresma é um tempo propício para rever posturas… Reflitamos a primeira leitura
“(…) Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva”. (Isaias 1, 16-17)
Um imenso abraço fraterno!



CURIOSIDADES


Josephene Myrtle Corbin, a “Mulher de Quatro Pernas


Esta é Josephene Myrtle Corbin, a “Mulher de Quatro Pernas”, nasceu no condado de Lincoln, estado americano do Tennessee em 1868. Ela não tinha um gêmeo parasita, sua deformidade era resultado de uma forma ainda mais rara de gêmeos siameses conhecida como dipygus. Da cintura para baixo, ela tinha tudo duplicado. Ela possuía duas pequenas pélvis, cada uma com uma perna emparelhada às suas pernas normais. Ela conseguia mover suas pernas menores, mas não conseguia andar sobre elas. Possuía também duas vaginas, consequentemente dois sistemas reprodutivos. Suas menstruações ocorriam simultaneamente nas duas vaginas, diferentemente dos seus dois ânus, nos quais ela conseguia defecar em momentos distintos.
Imediatamente ao nascer a menina virou uma sensação nos jornais do Tennesse. Ela foi examinada por vários médicos e seu caso descrito em várias revistas da época. Na década de 1880, começou a ser levada por todo país em feiras, shows e mostrada ao público como uma aberração da natureza. Quando fez 14 anos, conseguiu algo extraordinário para alguém como ela: Conseguiu um contrato de 250 dólares semanais para apresentar-se no circo do mago Phineas Barnum.
Com tempo foi cansando dos shows e aposentou-se aos 19 anos. Na mesma época, Josephene casou-se com um médico chamado Clinton Bicknell e teve 7 filhos.
Josephene morreu em 1928 aos 60 anos.




MOMENTO DE REFLEXÃO                                                                          


“Proponho que a Senhora ‘X’ seja excluída de nosso grupo.”
Certa vez, em nossa reunião de senhoras, algumas das irmãs começaram a fazer comentários acerca de uma outra, que se achava ausente no momento. Mencionaram que ela andava muito irritadiça ultimamente, e que faltava às reuniões, e também se tornara autoritária.
Não demorou muito, e estávamos no meio de um grande festival de mexericos. Sendo presidente, pedi silêncio na reunião, determinei a leitura das atas e perguntei se havia algum outro assunto a ser debatido. Fiquei muito espantada, pois uma irmã logo disse:
— Proponho que a Sra. X seja excluída de nosso grupo, pois ela se tornou uma pessoa muito problemática e autoritária.
Várias senhoras apoiaram a proposta. Eu e a esposa do pastor nos entreolhamos. Percebi que ela também não estava satisfeita com aquilo. “Ó Deus”, orei silenciosamente, “ajuda-nos a sair dessa situação terrível.”
Aí, então, a esposa do pastor tomou a palavra e disse firmemente:
— Está bem, irmãs, antes de tomarmos uma atitude da qual venhamos a nos arrepender mais tarde, quero pedir que todas nos demos as mãos, e cada uma diga uma coisa positiva com relação à Sra. X. E se alguém não tiver nada de bom para dizer, então que faça uma breve oração em seu favor.
E uma a uma as irmãs começaram a falar.
— Senhor, disse a primeira, tu sabes que aquele casal está enfrentando problemas conjugais. Ajuda-nos a sermos mais compreensivas, entendendo melhor a razão por que ela tem estado sempre tão irritada.
E outra disse:
— Senhor, perdoa-nos por havermos esquecido que ela nunca recusa uma tarefa difícil, nem se nega a trabalhar numa comissão, mesmo que se trate de um trabalho longo e penoso.
— E eu me esqueci, disse uma terceira, de que quando meu marido esteve internado, faz alguns anos, ela veio cuidar de minha casa e de meus filhos, para que eu pudesse visitá-lo diariamente.
— Senhor, disse uma outra irmã, há momentos em que precisamos da presença de uma pessoa autoritária para tomar a frente das coisas, e nos fazer agir, e fazer o trabalho caminhar na direção certa. Damos-te graças, Senhor, por teres mandado a Sra. X para este lugar.
Quando já estávamos pelo meio do círculo, todas nós chorávamos.
E a Sra. X? Após conseguir resolver seus problemas conjugais, ela teve oportunidade de utilizar seus valiosos talentos como obreira da igreja, a nível nacional. E hoje ela ocupa um importante cargo de liderança e administração.

- Pat Sullivan, Conte Comigo Deus.





Nenhum comentário:

Postar um comentário