Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 13/02/2013





Quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013
São Valentim


A caridade tem que ser anônima, do contrário é vaidade.



EVANGELHO DE HOJE
Mt 6,1-6.16-18


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.
2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens.
Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.

5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens.
Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.
16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando.
Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.




MEDITANDO O EVANGELHO
Ana Luíza Medeiros


Esse Evangelho se encaixa muito bem na minha vida. Sempre faço todas essas coisas que Jesus recomenda. Todas as sextas faço Jejum, mas nunca digo a ninguém. Esmola? Nos sinais é só o que faço, mas não gosto de dizer. Orar? Sempre rezo um Rosário no meu quarto, mas com cuidado pra que ninguém veja. Nas missas, as vezes ajo até com indiferença, que é para que as pessoas achem que eu não sei me comportar, mas no fundo estou rezando por todos que estão ali. É, gente, sou uma pessoa muito humilde. Graças a Deus.
Perceberam como é muito fácil cair na tentação de se vangloriar da própria fé? Até mesmo nas atitudes escondidas, que é pra somente Deus vê, acabamos querendo dar satisfação pra Deus: "olha Deus, como eu sou boazinha, estou fazendo isso, assim e assado...".
É até complicado falar desse Evangelho, porque podemos cair a qualquer momento na tentação de se usar como exemplo. Por isso, vou utilizar as palavras de um amigo meu. Num dia de formação sobre sexualidade na Crisma, ficamos na dúvida se fossemos colocados contra a parede em relação à nossa própria sexualidade, afinal, nós que estamos como formadores, acabamos nos tornando referencial, exemplos mesmo. Mas meu amigo me deu a resposta que se encaixa perfeitamente em qualquer situação, em qualquer assunto e qualquer momento. "Eu não sou referencial para ninguém e pobre de você se me tiver como exemplo, a meta sempre é Cristo, Ele sim deve ser seu modelo a seguir."
Portanto, irmãos, não posso falar de minhas práticas cristãs, que assumo estão longe de serem humildes, mas de uma coisa eu tenho certeza, o que Jesus ensina é o correto, é assim que devemos ser, se Ele diz que podemos ser Santos, nós podemos sim. E peço a ajuda de cada um de vós para que, juntos, possamos vencer as tentações do orgulho e alcançarmos a Santidade. Para que, mesmo sendo tão pecadores, nós encontremos o caminho certo a seguir. Para que, finalmente, no fim de nossas vidas, possamos dizer: posso não ter acertado sempre, mas eu busquei. Nisso, consiste à Santidade. Amém.

analu_medeiros_86@hotmail.com




CURIOSIDADES

Dez aves curiosas

1. O albatroz passa a maior parte do tempo voando. Percorre milhares de quilômetros, durante meses, sem avistar terra. Desse modo, dorme em pleno voo, sustentado pelo vento do oceano.


2. Por uma curiosidade natural, o avestruz pode engolir um objeto brilhante. Mas essa voracidade sai caro: a ave quase sempre morre depois disso.


3. O beija-flor é a menor ave da natureza. Seus ovos não são maiores que uma ervilha de tamanho médio. Os filhotes, logo que nascem, são menores que um gafanhoto comum e uma ninhada cabe dentro de uma colher de chá. Seu coração bate mil vezes por minuto, enquanto o de uma baleia-azul e o de um elefante chegam a bater 25 vezes no mesmo período. Por causa de seu metabolismo acelerado, eles se alimentam durante o dia inteiro: chegam a ingerir uma quantidade de néctar 8 vezes mais pesada que seu próprio corpo. Um ser humano teria de comer 400 hambúrgueres por dia para igualar a façanha. Isso tudo porque eles precisam de muita energia para voar. Suas asas batem 200 vezes por segundo, o que permite que eles fiquem parados no ar e façam manobras de ré e cambalhotas.


4. As corujas dormem de dia porque são nictalopes, ou seja, seus olhos não enxergam direito com muita luz. Quando a noite chega, elas saem para caçar e enxergam melhor que nós em pleno dia.


5. Quando avista uma presa, o falcão se lança num voo tão rápido que chega a atingir uma velocidade de 350 quilômetros por hora.


6. O flamingo mede 1,30 metro e dorme em pé. Se ele se deitasse, não conseguiria mais levantar, porque suas patas são longas demais.


7. Provavelmente trouxeram o pardal de Portugal em 1908, pois nessa época havia uma epidemia de febre amarela no Brasil. Acreditava-se que essas aves comeriam os mosquitos transmissores da doença. Ainda não se sabia que eles comem apenas grãos e sementes. O pássaro se adaptou às cidades porque era onde havia mais comida.


8. Extremamente inteligentes, os corvos caçam em grupo, comunicam-se intensamente, mantêm uma complexa estrutura familiar e social e são capazes inclusive de fazer ferramentas.


9. O pica-pau é capaz de dar 100 bicadas por minuto numa árvore e a velocidade do impacto alcança até 21 quilômetros por hora. Ele coloca a língua no buraco aberto para apanhar larvas de insetos embaixo da casca da árvore. Como sua audição é muito apurada, na maior parte das vezes localiza as larvas pelo som, furando a árvore no ponto certo.


10. O pombo-correio pode voar 800 quilômetros num único dia e alcança velocidades entre 60 e 70 quilômetros por hora. Durante as guerras, os pombos-correios eram levados até um país inimigo. Ao serem soltos com uma mensagem, voltavam para seu país de origem. Isso acontece pois esses animais possuem um material magnético nos bicos, por isso sempre conseguem achar o caminho de casa. O bico funciona como uma bússola.          



MOMENTO DE REFLEXÃO


Carta de um aluno da terceira série:
Avó é uma senhora que não tem filhos para cuidar. Ela gosta dos filhos e filhas das outras pessoas. O avô é igual à avó, só que é homem. Ele faz passeios com os meninos e conversa com eles sobre pescaria e outros assuntos interessantes.
As avós não têm nada para fazer a não ser ficar paradas. São muito velhas para brincar ou correr. Basta que elas nos levem ao mercado onde existe um cavalinho de brinquedo e tenham bastante dinheiro para gastar.
E, se nos levarem para passear, devem passar devagarinho para observar coisas como folhas bonitas e lagartas. Elas nunca devem dizer “ande mais depressa”.
Geralmente, as avós são gordas, mas não tão gordas que não consigam amarrar nossos sapatos. Elas usam óculos e roupas de baixo esquisitas. Podem tirar da boca os dentes e as gengivas.
As avós não precisam ser espertas, precisam apenas responder a perguntas do tipo “Por que Deus não é casado?” ou “Por que os cachorros perseguem os gatos?”.
As avós não falam linguagem de criancinha igual às visitas, porque é difícil de entender. Quando elas leem para nós, não pulam trechos nem se importam de contar a mesma história outra vez.
Todos deveriam ter uma avó, principalmente se não tiverem televisão, porque elas são as únicas pessoas adultas que têm tempo para nós.

- Extraído de Histórias Para o Coração.





Nenhum comentário:

Postar um comentário