Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-Feira 22/02;2013





Sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
Cátedra de São Pedro


“A imaginação é a maior pipa que se pode empinar.” (Lauren Bacall)




EVANGELHO DE HOJE
Mt 16,13-19


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Hoje a igreja celebra e recorda a confissão de Pedro. Começamos nossa reflexão com a pergunta feita por Jesus aos seus: “(…) E vocês? Quem vocês dizem que eu sou”?
Quem é Jesus para mim? O que ele representa? O quanto do seu ensinamento e mensagem é usado em meu dia-a-dia em minhas decisões e ações?
Sobre esse homem turrão e difícil Jesus edifica o futuro da sua mensagem e daqueles que o conheceriam no futuro. Sobre ele e sobre suas limitações foi edificado um projeto/; Cuidar do rebanho que careciam de pastor. Jesus delega a esse homem cheio de falhas a missão de regatar aos que fugiram ou andam perdidos.
Reparem o que diz a primeira leitura:
“(…) Sede pastores do rebanho de Deus, confiado a vós; cuidai dele, não por coação, mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente; não como dominadores daqueles que vos foram confiados, mas antes, como modelos do rebanho”. (I Pedro 5, 2-3)
Quantos de nós também temos tantas falhas e mesmo assim Jesus nos impetra projetos e sonhos? Quantas pessoas são colocadas em nossa vida para que zelemos sem mesmo sabermos tomar conta das nossas próprias vidas? Quantas comunidades, pastorais e movimentos são conduzidos por pessoas tão simples, limitadas e geniosas, quando naturalmente esperávamos que houvessem inteligentes, capacitados e doces?
Deus ainda suscita PEDROS em meio ao povo. Pessoas que com ajuda de Deus “levam comunidades nas costas”; que cantam, tocam, coordenam, discutem, programam e ainda tem tempo pra família e não faltar a missa de domingo. Pessoas que talvez não tenha formação acadêmica, mas foram outorgados por Deus com o cajado do pastor…
Não duvidem que após tamanha confiança tenha batido aquele “friozinho na barriga” desse homem tão calejado e vivido e tanto que isso é verdade que após a morte do seu mestre, ele e os outros se escondem até a vinda do paráclito consolador em pentecostes. A missão de Pedro inicia quando ele responde, mas se reafirma quando após cada deslize, medo ou fraqueza, repleto do Espírito Santo, resolve continuar.
Talvez a missão de levar a Boa Nova não tenha sido tão árdua como a de pastorear o rebanho; talvez continuar guardando a fé não tenha sido tão dura quanto a missão de manter a esperança acessa,
Ele não foi chamado a desbravar o mundo como Paulo e sim ser um ponto de referencia, um pilar, um farol, um alicerce para todos que estavam levando a mensagem e aqueles que davam seus primeiros passos nesse mar de tranqüilidade chamado Jesus, Após pentecostes Pedro chama pra si a responsabilidade que lhe foi confiada, errando e acertando manteve-se de pé até o fim de sua vida.
Somos chamados a também pastorear e como Pedro, e como Ele também nos é outorgado a missão de libertar os cativos, curar os doentes, anunciar o evangelho a toda criatura… Sim, é outorgado sobre todos nós, mesmo sendo turrões, teimosos, repletos de falhas.

A exemplo desse homem, somos a cada dia questionados sobre quem é Jesus para nós, e o que respondemos? O que será que nossa voz sussurra e que nossa vida e ações gritam?
Pegando um pequeno gancho do evangelho de domingo passado: “(…) Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.
São Pedro! Roga por nós!
Um imenso abraço fraterno!




DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a uma receita médica; são apenas "dicas". Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico. 


ENXAQUECA

Enxaqueca, também conhecida por migrânea, é um distúrbio neurovascular crônico e incapacitante, com base biológica que acomete as pessoas geneticamente predispostas.
Esse tipo de cefaleia primária pode ocorrer em qualquer idade, mas costuma manifestar-se mais em adolescentes e adultos jovens e afeta mais as mulheres do que os homens.
Em cerca de 15% dos casos, o quadro de dor é precedido (ou acompanhado) por uma aura premonitória que envolve sintomas neurológicos. Sua principal característica é o embaçamento da visão ou a presença de pontos luminosos, em zigue-zague ou manchas escuras nos períodos que precedem as crises dolorosas.
Atenção: pessoas que sofrem de enxaqueca com aura, especialmente as fumantes que fazem uso de pílulas anticoncepcionais, têm risco aumentado de sofrer acidentes vasculares cerebrais.

Causas

A enxaqueca é uma doença multifatorial, mas algumas de suas possíveis causas ainda continuam indefinidas.
No entanto, já se sabe que existem alguns gatilhos que podem desencadear as crises, tais como: jejum prolongado, estresse, insônia, chocolate, queijos fortes, embutidos, consumo excessivo de café e de bebidas alcoólicas, fumo, alterações hormonais, certos perfumes e o açúcar.

Sintomas

O sintoma típico da enxaqueca é uma dor latejante e pulsátil, geralmente unilateral, de intensidade moderada ou forte, acompanhada por náusea e vômitos, hipersensibilidade à luz (fotofobia), aos sons (fonofobia) e a certos odores (osmofobia), que se mantém de quatro a 72 horas e piora com o movimento.
Irritabilidade, depressão, agitação são transtornos de humor que podem estar associados às crises de enxaqueca, ou antecedê-las.

Diagnóstico

O diagnóstico é clínico baseado no levantamento da história familiar e nas queixas do paciente Para defini-lo, basta que a dor esteja acompanhada por três ou quatro dos sintomas acima enumerados.

Tratamento

O tratamento da enxaqueca leva em consideração as características da dor e a frequência das crises. O objetivo é suprimir os sintomas e evitar a incidência de novos eventos. Nos episódios agudos, os analgésicos comuns, eventualmente associados a outras drogas, podem representar uma solução eficaz contra a dor, especialmente se tomados assim que surgirem os primeiros sintomas. Pacientes que não respondem bem a esse esquema terapêutico podem recorrer aos triptanos, uma classe de drogas com mecanismo mais específico de ação.
No entanto, é preciso cuidado: o uso repetido desses remédios, o abuso de analgésicos e o aumento progressivo das doses necessárias para alívio da dor podem resultar num efeito rebote cujo resultado é o agravamento dos sintomas.
Já está comprovado que mudanças no estilo de vida e evitar os gatilhos que disparam as crises são procedimentos não farmacológicos indispensáveis para a prevenção da enxaqueca. Alimentação equilibrada, sono regular, prática de exercícios físicos, redução do consumo diário de cafeína, controle dos níveis de estresse são medidas que ajudam a diminuir a frequência e a intensidade das crises.

Recomendações

* Não pule refeições. Jejum prolongado é um dos principais fatores desencadeantes das crises;

* Evite alimentos e bebidas que possam provocar ataques de enxaqueca;

* Pratique exercícios físicos regularmente;

* Estabeleça horários para deitar-se e levantar-se e procure respeitá-los;

* Tente reservar algum tempo para o lazer. Relaxe. Não vai adiantar nada sofrer por antecipação.



MOMENTO DE REFLEXÃO


O que é o domingo de Páscoa? Um dia em que todos nós vestimos nossas melhores roupas? Será um dia de flores e alegria? Sim, ele é tudo isso. Mas essas coisas são apenas sinais exteriores do valor maior. O domingo de Páscoa simboliza aquilo que todos nós queremos — a vida. A Páscoa nos promete vida — hoje e sempre.
E a vida que ela promete não é apenas uma sensação física, nem apenas uma rotina de existência diária, nem mero conhecimento da mente; é mais que isso. A vida, em seu melhor aspecto, também é consciência de si, sensibilidade, emoção, entusiasmo, vitalidade.
Certa vez, numa manhã escura e chuvosa, encontrava-me numa cidadezinha do Estado de Indiana, onde tinha um compromisso para fazer uma palestra, e dirigi-me ao restaurante do hotel. O lugar estava lotado. Havia apenas uma vaga, uma mesa para duas pessoas. Assentei-me ali. Num dado momento, notei um homem de pé à porta, e fiquei impressionado com a alegria que se estampava em seu rosto.
Uma das recepcionistas conduziu-o até minha mesa e perguntou-me se me importava de ele se sentar comigo. Naturalmente recebi-o de bom grado. Estávamos sentados junto à janela, e dali se escutava o tamborilar da chuva lá fora. Mas ele me cumprimentou com as seguintes palavras:
— Não está um dia maravilhoso?
— Bem, acho que está, respondi. Mas está chovendo.
— Ah, é, continuou ele, mas veja só a chuva caindo sobre aquelas árvores lá fora, e as gotas de água nos galhos rebrilhando como diamantes. Não é lindo?
Depois então ele mudou de assunto.
— Sabe de uma coisa? Existe um encanto todo especial em se tomar café num refeitório de hotel, não existe? Todos estão para sair para o trabalho; sente-se o aroma dos alimentos; e olha só a fumaça que se desprende daquela cafeteira automática; não é maravilhoso?
Bom, eu sou um sujeito bastante alegre. mas para mim aquilo já era um pouco de exagero. Então comentei:
— Estou vendo que o senhor é uma pessoa muito otimista. Parece tão entusiasmado. Como foi que se tornou uma pessoa assim?
— Bem, meu senhor, explicou ele, faz algum tempo sofri um sério acidente de carro. Enquanto os médicos tratavam de mim, no hospital, eu escutava uma voz que parecia vir de muito longe dizendo:
“— Parece que este homem não tem muita chance não. Mas espero que consigamos salvá-lo.”
— E mesmo naquele estado de semi-inconsciência, eu pensava: “Ah, não quero morrer!” E durante vários dias estive às portas da morte. Mas, pela graça de Deus, sarei. E agora tudo me parece diferente, incrivelmente maravilhoso. As pessoas são lindas; o mundo é muito belo. Até mesmo as coisas mais simples são emocionantes.
O que acontecera àquele homem é que ele agora experimentava uma nova consciência de vida, uma sensibilidade mais profunda. Estava encontrando um prazer mais intenso naquilo que chamamos de vida, e que tantas vezes consideramos corriqueira, não lhe dando a devida importância.
O domingo da Páscoa vem nos relembrar que a vida não é somente para o presente. Ela dura para sempre. Jesus disse o seguinte: “Porque eu vivo, vós também vivereis.” (Jo 14.19.) Estava querendo ensinar com isso que a vida tem dois lados; o lado de cá e o outro lado.
Tennyson, o famoso poeta inglês, disse: “A morte é o lado brilhante da vida.” E a esposa de Thomas A. Edison, o famoso gênio cientista, relatou algo sobre a noite em que ele se achava às portas da morte. Ela disse que em certo momento, pareceu.lhe que ele estava querendo dizer alguma coisa, e então ela e o médico se inclinaram um pouco, aproximando-se mais dele. Com um sorriso no rosto, o grande cientista murmurou:
— Lá é muito lindo!
Esta é a mensagem de esperança que recebemos no domingo de Páscoa, ao relembrarmos a história da ressurreição de Cristo. Mas a ressurreição não é apenas um evento que ocorreu há quase dois mil anos; é mais que isso. É um processo contemporâneo pelo qual um espírito morto, infeliz, pecaminoso e fraco encontra uma nova vida em Jesus.
Não faz muito tempo, conheci uma dessas pessoas ressurretas, numa cidade de Pennsylvania, onde tinha ido para pregar numa concentração religiosa. No aeroporto, havia apenas dois táxis. Um deles ficou logo lotado, mas consegui entrar no segundo, que era um veículo menor. Entrei no banco traseiro, sentando-me junto a uma senhora diminuta que se encolhera no canto, à minha esquerda.
Um outro passageiro, um homem de fisionomia azeda, entrou no banco da frente. Depois veio uma senhora grandalhona. Aproximou-se do carro gingando quando caminhava, como fazem os marinheiros. Mas tinha no rosto um sorriso maravilhoso.
Notando como era gorda, comecei a me indagar como caberíamos os três no banco. Mas ela entrou, empurrando-me contra a outra mulher, à minha esquerda. Já quase sentada em meu colo, virou-se para mim e disse:
— Espero não estar apertando muito.
— Ah, tudo bem, minha senhora, respondi. Não tem importância. O percurso não é muito longo.
— Ótimo, falou ela dirigindo-se a nós todos. Tenho muita satisfação em ver todos aqui. Não está uma noite maravilhosa? Acho que todos vão para a concentração religiosa que vai haver aqui, não? Vai ser maravilhoso!
O homem de cara azeda, sentado no banco da frente, disse em tom amargo:
— E como a senhora sabe disso?
— Ah, respondeu a mulher, sei, porque o pregador vai nos falar sobre as maravilhas que Jesus Cristo pode fazer por nós. Veja o meu caso, por exemplo. Eu era a mulher mais maliciosa que pode existir. Estava cheia de ódios para com todo mundo e muito infeliz. Mas então encontrei a Jesus Cristo, e ele transformou minha vida.
E depois acrescentou:
— Acredite ou não, sou uma mulher ressurreta.
A essa altura, o motorista que até o momento estivera em silêncio, virou-se para trás e disse:
— Madame, a senhora é maravilhosa! Estou honrado de tê-la em meu carro.
A mulher deu-lhe um tapinha nas costas e respondeu:
— Meu filho, se realmente deseja viver, procure ressuscitar!
Quando ela saiu do carro, fiquei a olhá-la caminhando com aquele jeito de quem parecia rodar pelo chão, uma alma extraordinária que havia experimentado aquela revitalização que qualquer ser humano pode receber.
O que é que todos nós queremos? É a vida. E foi isso que o Senhor nos prometeu, quando disse: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (Jo 10.10.)
Nossa vida pode ser corriqueira ou então uma experiência extraordinária. A Páscoa é a ocasião perfeita para nos despertarmos, e passarmos a ter uma vida mais entusiástica, sabendo que, porque Ele vive, nós também poderemos viver.

- Norman Vincent Peale, Conte Comigo Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário