Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 02/02/2013




Sábado, 02 de fevereiro de 2013
Apresentação do Senhor



"O dinheiro faz homens ricos; o conhecimento faz homens sábios e a humildade faz homens grandes."



EVANGELHO DE HOJE
Lc 2,22-40


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


 22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na lei do Senhor: "Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor".
24Foram também oferecer o sacrifício - um par de rolas ou dois pombinhos - como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.
27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29"Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel".
33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: "Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma". 36Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galiléia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.




MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Os evangelhos diários geralmente seguem uma sequência de acontecimentos cronológicos e quando por ventura mudam, podem significar um dia especifico, festivo ou crucial da história de Jesus. Hoje, lembramos a apresentação do Senhor.
Repare o encanto no louvor feito por Simeão: “(…) Agora, Senhor, cumpriste a promessa que fizeste e já podes deixar este teu servo partir em paz. Pois eu já vi com os meus próprios olhos a tua salvação”.
Gostaria de trazer na lembrança um comentário e o exemplo dado num dos evangelhos dessa semana: um jovem que pedia que fosse acorrentado pelos próprios pais para não mais usar drogas e o homem que era atormentado por vários demônios. Jesus atravessa o mar da Galileia ao encontro de seu sofrimento. Ele já o conhece e o tinha convicção do quanto lutava; sabia das vezes que precisou se acorrentar para evitar que acontecesse.
Jesus, no caso do evangelho que trata do possesso, se apresenta como Senhor sobre tudo que assolava aquele que nem correntes o prendiam e o liberta. Hoje, neste evangelho, nos braços de Maria, Deus apresenta Jesus a um servo fiel e também o liberta das dúvidas que o acorrentavam. Quantos travam batalhas ha muitos anos para que aconteça a libertação de suas famílias, dos medos, dos preconceitos… A paciência e a fé do servo foram vistas por Deus e no momento mais oportuno, foi contemplada.
“(…) Se é só para esta vida que pusemos a nossa esperança em Cristo, somos, dentre todos os homens, os mais dignos de compaixão“. (I Coríntios 15, 19)
A psicologia define que temos três esferas ou estruturas psíquicas – o Id, o ego e o superego. A grosso modo, o ID é nosso estado mais inconsciente, é o que representa nossas vontades de realização imediata. O superego é apresentado pelos nossos valores pessoais, crenças… Ele nos apresenta a razão. O Ego, que avalia nosso querer mediante o que o superego o subsidia tomando assim a decisão. Quanto mais tempo pensamos, mais usamos a razão, os valores, … Respostas imediatas geralmente têm mais influencia do ID. Quando compro um carro, sem pensar como pagá-lo; quando respondo a uma ofensa com outra ainda maior, quando leio ou escuto algo já procurando os erros para rebater (…)
Por que estou apresentando esse conteúdo? Deus apresenta Jesus em nossas vidas quando Ele acha que chegou o momento. Esses dias mencionei uma citação do padre Joãozinho sobre a idéia que o Paulo que escreveu a primeira carta de Coríntios é bem diferente daquele que escreveu a segunda. Ele escreve a derradeira carta bem mais sofrido e amadurecido pelas vitórias e derrotas e de forma humilde.
Sim! Muitos de nós como o apóstolo, precisamos cair do cavalo para termos a primeira apresentação do Senhor. Quebrar a cara, tropeçar, cair, as vezes nos trazem ao real que não posso viver refém do ID de nossas vontades que as vezes são intempestivas. Jesus não abandonou Paulo após o episodio de Damasco, espera seu servo amadurecer pelo caminho para novamente se apresentar a ele e confirmar sua missão.
“(…) Na noite seguinte, o Senhor apresentou-se a Paulo e lhe disse: ‘Tem confiança. Assim como deste testemunho de mim em Jerusalém, é preciso que sejas minha testemunha também em Roma’“. (Atos 23, 11)
O evangelho não fala por quantos anos Simeão esperou por essa apresentação, mas deixa claro, que possivelmente como nós, a “trancos e barrancos” tentamos nos manter fieis e esperar. Sim, é duro ir para um lado e ver entes queridos preferirem ir para outro, mas o Deus que é fiel ouvirá nossos clamores e Jesus também atravessará qualquer mar para nos libertar.
Não sejamos reféns do ID e nem inertes justificados pelo superego. Tenhamos fé!
Senhor! Se apresente a nós!
Um Imenso abraço fraterno!



CASA, LAR E FAMÍLIA


Carpetes de madeira: saiba como conservá-los de maneira adequada


Estes são os pisos mais usados atualmente nas residências e escritórios pois são bonitos, resistentes, não causam alergia, são fáceis de limpar e têm uma instalação fácil e rápida.

Saiba como conservá-los de maneira adequada:

Passo a passo:
1. Para retirar a sujeira do dia a dia, passe apenas um pano úmido. Não utilize produtos de limpeza fortes ou abrasivos.
2. Para limpar gordura, passe primeiro um papel absorvente e um pano seco em seguida.

3. Para os pisos laminados quando houver uma sujeira muito difícil de sair, passe um pano embebido em álcool puro e em seguida um pano seco. Não passe álcool no carpete de madeira.

4. Estes tipos de pisos não podem ser molhados. Sempre que houver algum derramamento de líquidos, seque rapidamente usando um pano. Para dar maior vida útil ao seu piso laminado ou carpete de madeira, não instale em áreas onde pode haver o contato com a água como:

- Varandas
- Cozinhas
- Áreas de serviços
- Banheiros

5. Ao efetuar limpeza em locais próximos da área onde o piso laminado ou carpete de madeira estão instalados, tome os seguintes cuidados:

Não deixe escorrer água ao lavar áreas vizinhas. Faça uma barreira com panos.

Em dias de chuvas feche todas as portas e janelas que dão para áreas com pisos laminados ou carpetes de madeira. Se a chuva for muito forte faça barreiras de panos.

Não deixe vaso de plantas em contato direto com o carpete laminado ou o piso de madeira. Coloque um prato por baixo, verificando sempre se este não apresenta rachaduras ou vazamentos.

6. Proteja os pés dos móveis, principalmente as cadeiras, com feltros, para evitar riscos.

7. Não se esqueça de deixar um capacho ou "tapetinho" na entrada das áreas com piso laminado ou carpete de madeira.

Com estas dicas você mantém a área limpa e a vida útil destes pisos aumenta consideravelmente

Fonte:http://www.toplimpeza.com.br/dicas/conservar.html




MOMENTO DE REFLEXÃO


Há pouco tempo, perdi uma de minhas melhores amigas, uma professora secular de 86 anos, a pessoa mais cheia de entusiasmo que já conheci.
A última vez que a vi no planeta Terra foi em uma daquelas festas cristãs desinteressantes. Estávamos sentados ali, com ar piedoso, quando ela chegou e disse:
— Hendricks! Faz tempo que não o vejo. Quais foram os cinco livros que você leu no ano passado?
Ela possuía uma maneira especial de mudar o comportamento de um grupo. Sua filosofia era a seguinte: Não devemos ficar entediados um com o outro; devemos provocar uma discussão e, se não encontrarmos nada para discutir, devemos procurar um motivo.
Quando fez sua última viagem à Terra Santa, ela estava com 83 anos. Viajou para lá com um grupo de jogadores da NFL (Liga Nacional de Futebol). Uma das lembranças mais marcantes que tenho dela foi quando a vi gritando para os jogadores:
— Vamos, rapazes, aguentem firme!
Ela morreu dormindo na casa de sua filha em Dallas. A filha me contou que, pouco antes de morrer, sua mãe havia escrito seus objetivos para os dez anos seguintes! Que haja mais pessoas como minha amiga!

- Howard Hendricks, Histórias Para o Coração.





Nenhum comentário:

Postar um comentário