Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 20/02/2013





Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
Santa Margarida de Cortona, Bvs. Francisco e Jacinta Marto


"Muitas vezes é melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota, do que falar e acabar com a dúvida."(Abraham Lincoln)




EVANGELHO DE HOJE
Lc 11,29-32


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

 Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.
30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão.
32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.



- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.




MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Antes de tudo preciso voltar a reflexão de ontem para fazer um gancho com a de hoje. Dizíamos ontem: “(…) A oração é uma busca por Deus. É não se contentar de vê-lo passar sem o tocá-LO. Portanto O FOCO DA ORAÇÃO NÃO É O PEDIDO OU NO QUE É VISÍVEL E SIM A CONVERSA”.
Ave! Pedimos demais, mas ouvimos de menos.
É preciso reparar no exemplo dado por Jesus no evangelho de hoje – o de Jonas, narrado na primeira leitura.!
“(…) Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: ‘Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída’. OS NINIVITAS ACREDITARAM EM DEUS; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior”. (Jonas 3, 4-5)
Deus ansiava em arrebanhar novamente o povo afastado de Nínive. É preciso deixar claro que mesmo Ele, não pode interferir no livre arbítrio que temos de concordar ou não com seu amor, então pede a Jonas que se faça intercessor. Jonas, usando uma das facetas mais comuns do ser humano – o julgamento prévio e precipitado – não aceita ir. E que ser humano aceitaria ir à capital do império que estava prestes a invadir seu território e tomar seu povo por escravo?
Creio que Deus pôs Jonas a se defrontar com seu e nosso maior obstáculo – o orgulho em reconhecer que nossa fé e empenho são muito pequenos. Jesus tenta abrir os olhos dos seus mostrando que era mais importante que Jonas, no entanto, o coração orgulhoso e contrito das pessoas, inclusive dos seus discípulos, impediam e ainda impedem Deus de entrar. Será que ainda somos tão presos ao “ver pra crer”?
Precisamos na quaresma, e também no tempo comum, fazer um exercício diário que nos proteja da frieza espiritual que nosso mundo vive hoje. Deus conhece nossas lutas, aflições e sofrimento; Ele não é um Deus perverso, distante, tirano ou sádico. Talvez essa falta de compreensão que tenha nos afastado Dele e então somente quando assolados por problemas ou situações que fogem do nosso controle, resolvemos nos “vestir de sacos” e humilhados, vencidos, sem esperança, resolvemos então ouvir.
Deus não quer nos ver sofrer para ter que mudar! Quantas vezes já nos pegamos dizendo: Por que é que não ouvi? Deus não esta aqui pra dizer “eu não disse? Porque não me ouviu?”.
Outro ponto interessante… Quando sentamos e rezamos o que pedimos? Coisas visíveis ou Invisíveis? Notem o que diz a reflexão principal da CNBB:
“(…) Para muitas pessoas, Deus deve manifestar-se constantemente para todos, pois somente assim o mundo poderá crer. Na verdade, essas pessoas querem uma demonstração evidente da existência de Deus e da sua presença no nosso dia a dia, porém o Evangelho de hoje nos mostra que assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, Jesus é um sinal para nós”,
É preciso notar que como Jonas tentamos “tirar o corpo fora” do milagre. “Deus tudo pode. Fica por conta dele”! Claro que pode, mas e você vai a Nínive ou não? Queremos que o milagre aconteça na nossa frente e de preferência, sem que tenhamos que ir até ele. Quer que sua famila mude, lute! Quer um emprego melhor, capacite-se!
Que fique bem claro que NUNCA devemos deixar de interceder pelos nossos problemas e aflições. A contínua intercessão acaba nos tornando mais íntimos de Deus e próximos a Ele a oração se torna uma gostosa e respeitosa conversa.
Portanto! Faça a sua parte do milagre!
Um imenso abraço fraterno!




CURIOSIDADES



10 curiosidades sobre Janis Joplin


1. Em 1967, a roqueira foi apresentada a Albert Grossman, empresário de Bob Dylan e respeitado no meio hippie. Drogada, ela caiu no chão em estado lastimável. Foi contratada no dia seguinte.


2. A cantora foi presa em 15 de novembro de 1969 em Tampa, na Flórida (EUA). A acusação: usar linguagem vulgar e indecente.


3. Em fevereiro de 1970, Janis Joplin esteve no Brasil para tentar de se livrar do vício da heroína. A cantora aprontou bastante durante o tempo que passou no país. Fez topless na praia de Copacabana, se apresentou em um bordel e foi expulsa do hotel em que estava hospedada, o Copacabana Palace, por nadar nua. Ela também quis participar de um desfile de escola de samba, mas foi barrada por um segurança.


4. Em 1963, ela foi eleita "o homem mais feio da faculdade" na Universidade do Texas. Foi isso que a fez se mudar para São Francisco (Califórnia).


5. A irmã de Janis, Laura Joplin, era psicoterapeuta. Ela escreveu uma biografia da irmã: "Love, Janis".


6. Ela entrou para o Rock and Roll Hall of Fame em 1995, junto com Led Zeppelin, The Alman Brothers Band, Frank Zappa, Al Green e Neil Young.


7. Janis foi encontrada morta em 4 de outubro de 1970 em um quarto de um hotel de Hollywood, em Los Angeles (EUA). Ela havia sofrido uma overdose de heroína e álcool. Suas cinzas foram jogadas ao lado da costa da Califórnia (EUA).


8. Ela havia deixado 1.500 dólares em seu testamento para que dessem uma festa em seu funeral. A banda Grateful Dead foi chamada para tocar.


9. Janis Joplin foi cremada. Suas cinzas foram jogadas na costa da Califórnia.


10. O filme "The Rose" (1979) é baseado na história da vida de Janis Joplin.



MOMENTO DE REFLEXÃO


Ele nasceu na Itália e veio para os Estados Unidos ainda jovem. Aprendeu malabarismo e tornou-se Famoso no mundo inteiro.
Finalmente, resolveu aposentar-se. Queria retornar a seu país natal e fixar residência lá. Vendeu todas as suas propriedades, comprou uma passagem de navio para a Itália, investiu o resto
do dinheiro em um único diamante e escondeu-o em sua cabine no navio.
Durante a viagem, ele mostrou a um menino como fazer malabarismo com maçãs. Em breve, havia um grupo de pessoas ao redor dele.
O orgulho do momento subiu-lhe à cabeça. Ele correu até sua cabina e pegou o diamante. Explicou ao grupo que aquela pedra representava uma vida inteira de economias e começou a fazer malabarismo com ela, com movimentos cada vez mais ousados.
Em um determinado ponto, ele atirou o diamante muito alto, e as pessoas prenderam a respiração. Conhecendo o valor do diamante, elas pediram-lhe que não repetisse a façanha.
Levado pela euforia do momento, ele o atirou mais alto ainda. Novamente, as pessoas prenderam a respiração e suspiraram de alívio quando ele conseguiu pegá-lo.
Tendo total confiança em si mesmo e em sua habilidade, o malabarista disse às pessoas que atiraria o diamante para cima mais uma vez e tão alto que a pedra desapareceria da visão de todos por alguns instantes. Novamente, as pessoas pediram-lhe que não repetisse a façanha.
Cheio de confiança, depois de tantos anos de experiências, ele atirou o diamante para o alto. A pedra desapareceu por alguns instantes. Em seguida reapareceu brilhando à luz do sol. Naquele exato momento, o navio balançou e o diamante caiu no mar, perdendo-se para sempre.
Todos nós ficamos muito tristes por aquele homem ter perdido seus bens materiais. Mas Deus considera a nossa alma [nossa salvação] muito mais valiosa que todas as riquezas do mundo.
Assim como o homem dessa história, a maioria de nós faz malabarismo com sua alma. Confiamos em nós mesmos, em nossa habilidade e em nossa experiência.
Existem pessoas a nosso redor implorando para não nos arriscarmos, porque elas reconhecem o valor de nossa alma.
Mas continuamos a fazer malabarismos mais uma vez.., sem jamais saber quando o navio vai balançar levando nossa chance embora para sempre.

- Billy Graham, recontada por Alice Gray.


Nenhum comentário:

Postar um comentário