Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 13/05/2011




Sexta-feira, 13 de maio de 2011



“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” (Cora Coralina)






EVANGELHO DE HOJE


Jo 6,52-59

Os judeus discutiam entre si: "Como é que ele pode dar a sua carne a comer?" Jesus disse: "Em verdade, em verdade, vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por meio do Pai, assim aquele que de mim se alimenta viverá por meio de mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram - e no entanto morreram. Quem se alimenta com este pão viverá para sempre". Jesus falou estas coisas ensinando na sinagoga, em Cafarnaum.







MEDITANDO O EVANGELHO
Frei Carlos Mesters, O.Carm



* Estamos chegando quase ao fim do Discurso do Pão da Vida. Aqui começa a parte mais polêmica. Os judeus se fecham e começam a questionar as afirmações de Jesus.
* João 6,52-55: Carne e sangue: expressão da vida e da doação total. Os judeus reagem: "Como esse homem pode dar-nos a sua carne para comer?" Era perto da festa da Páscoa. Dentro de poucos dias, todos iam comer a carne do cordeiro pascal na celebração da noite de páscoa. Eles não entenderam as palavras de Jesus, porque tomaram tudo ao pé da letra. Mas Jesus não diminui as exigências, não retira nada do que disse, e insiste: "Eu garanto a vocês: se vocês não comem a carne do Filho do Homem e não bebem o seu sangue, não terão a vida em vocês. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em mim e eu vivo nele”. (1) Comer a carne de Jesus significa aceitar Jesus como o novo Cordeiro Pascal, cujo sangue nos liberta da escravidão. A lei do Antigo Testamento, por respeito à vida, proibia comer sangue (Dt 12,16.23; At 15.29). Sangue era o sinal da vida. (2) Beber o sangue de Jesus significa assimilar a mesma maneira de viver que marcou a vida de Jesus. O que traz vida não é celebrar o maná do passado, mas sim comer este novo pão que é Jesus, a sua carne e o seu sangue. Participando da Ceia Eucarística, assimilamos a sua vida, a sua doação e entrega. “Se vocês não comem a carne do Filho do Homem e não bebem o seu sangue não terão vida em vocês”. Devem aceitar Jesus como messias crucificado, cujo sangue vai ser derramado.
* João 6,56-58: Quem me receber como alimento viverá por mim. As últimas frases do Discurso do Pão da Vida são de grande profundidade e tentam resumir tudo que foi dito. Elas evocam a dimensão mística que envolve a participação na eucaristia. Expressam o que Paulo diz na carta aos Gálatas: “Vivo, mas já não sou eu que vivo. É Cristo que vive em mim” (Gl 2,20). E o que diz o Apocalipse de João: “Se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, ele comigo” (Ap 3,20). E o próprio João no Evangelho: “Se alguém me ama guardará minha palavra e o meu Pai o amará e a ele viremos e nele faremos nossa morada” (Jo 14,23). E termina com a promessa da vida que marca a diferença com o antigo êxodo: “Este é o pão que desceu do céu. Não é como o pão que os pais de vocês comeram e depois morreram. Quem come deste pão viverá para sempre."
* João 6,59: Termina o discurso na sinagoga. Até aqui foi a conversa entre Jesus e o povo e os judeus na sinagoga de Cafarnaum. Como aludimos anteriormente, o Discurso do Pão da Vida nos oferece uma imagem de como era a catequese naquele fim do primeiro séculos nas comunidades cristãs da Ásia Menor. As perguntas do povo e dos judeus refletem as dificuldades dos membros das comunidades. E as resposta de Jesus representam os esclarecimentos para ajuda-los a superar as dificuldades, aprofundar sua fé e viver mais intensamente a eucaristia que era celebrada sobretudo nas noites de sábado para o domingo, o Dia do Senhor.


Para um confronto pessoal


1) A partir do Discurso do Pão da Vida, a celebração da Eucaristia recebe uma luz muito forte e um aprofundamento enorme. Qual a luz eu estou percebendo que me ajuda a dar um passo?
2) Comer a carne e o sangue de Jesus, é o mandamento que ele nos dá. Como vivo a eucaristia na minha vida? Mesmo não podendo ir à missa todos os dias ou todos os domingos, minha vida deve ser eucarística. Como tento realizar este objetivo?


Oração final


Povos todos, louvai o SENHOR, nações todas, dai-lhe glória;
porque forte é seu amor para conosco e a fidelidade do SENHOR dura para sempre. (Sl 116, 1-2)







DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a uma receita médica; são apenas "dicas".  Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico.


Como evitar as crises da enxaqueca


A enxaqueca é a cefaléia mais freqüente em consultórios. Isso se deve à intensidade da dor e ao conseqüente impacto negativo na qualidade de vida das pessoas. Ocorre em aproximadamente 20% da população, prevalecendo no sexo feminino. Seus sintomas começam geralmente na adolescência e início da idade adulta, podendo iniciar também mais tardiamente. Até hoje, não se sabe exatamente as causas da enxaqueca. Em 60% dos casos é hereditária e se manifesta em virtude de muitos fatores internos e externos às pessoas. Geralmente a enxaqueca se manifesta como uma dor muito forte, latejante, localizando-se inicialmente em um lado da cabeça, podendo evoluir para todo o crânio. Vem acompanhada de náuseas ou vômitos e também intolerância à claridade, ao barulho e piora com o esforço físico. Muitas vezes é prolongada e incapacita a pessoa para suas atividades de rotina, sendo necessário o repouso em quarto escuro. Cerca de 20% das pessoas que sofrem de enxaqueca, podem apresentar antes do início da dor, perturbações no campo visual como riscos, estrelas, bolas coloridas ou perda parcial do campo visual que desaparecem logo que a dor inicia. Muitos pacientes são capazes de identificar o que provoca as crises de enxaqueca.
O estresse emocional é o principal fator desencadeante em 50% das pessoas. Vários tipos de alimentos como o chocolate, frituras, queijos, alimentos em conserva, frutas cítricas (laranja limão e abacaxi) e bebidas alcoólicas (vinho tinto e cerveja), também provocam crises. Outros fatores associados com o aparecimento das crises de enxaqueca são: a menstruação, falta ou excesso de sono, passar muito tempo do horário da alimentação, exposição prolongada ao sol e odores de perfumes ou de tintas. Em muitos casos, evitando esses fatores, ocorre uma boa melhora, diminuindo o número de crises de enxaqueca. Quando as crises de dor aparecem mais de duas vezes por mês ou não melhoram com analgésicos comuns, é necessário o tratamento preventivo. Somente o médico, após a análise dos sintomas, pode receitar ao paciente o medicamento indicado para seu caso e também determinar a duração do tratamento. Como evitar as crises? Mudanças no estilo de vida contribuem para o controle das crises de enxaqueca. Por exemplo: - hábitos regulares para as refeições e sono; - mudanças na dieta diminuindo ou até mesmo eliminando certos alimentos que deflagram dor; - evitar a ingestão de bebibas fermentadas como por exemplo o vinho tinto; - não se expor demasiadamente ao sol e à claridade; - evitar o uso excessivo de perfume ou a permanencia em locais recém-pintados ou onde se estejam utilizando solventes químicos; - dietas ricas em magnésio e em um aminoácido chamado triptofano são úteis. O magnésio encontra-se em alimentos verdes frescos, frutos do mar e nozes e o triptofano é encontrado em alimentos como verduras fresca, feijão e outros cereais integrais; O que fazer quando estou em crise de enxaqueca? - Esteja sempre preparado! Os sofredores de enxaqueca devem ter sua medicação para as crises sempra à mão. - Em caso de dor intensa, procure um local fresco e escuro para recostar, não deite. - Coloque gelo sobre as áreas dolorosas. - Tome o medicamento para crise recomendado pelo seu médico, mas nunca mais de duas vezes por semana. - Beba muita água e coma moderadamente. - Descanse.
www.infomedgrp12.famerp.br






MOMENTO DE REFLEXÃO


Uma vez li alguma coisa a respeito de uma garota que pedia para a sua avó a solução de um problema grave. A avó disse: "suba, arrume suas gavetas e após fazer isso você terá a solução".
Experimentei perguntar para as pessoas mais velhas se realmente existe uma conexão e perguntei certa vez para a minha avó o que tinha a ver a gaveta com os problemas e ela muito sabiamente me falou que a gaveta desarrumada é o espelho da vida, então toda vez que você está com alguma coisa bagunçada, alguma área de sua vida manifesta bagunça. Toda vez que você está com alguma coisa desorganizada, essa desorganização se reflete na sua vida.
Lembre: você é um reflexo de Deus, um reflexo do universo. Você tem um mundo dentro de si. Sua casa é um reflexo de seus estados emocionais. Se você tem dentro de si reflexo do mundo, quando está desorganizado interiormente, manifesta isto exteriormente.
Quando essa manifestação exterior veio antes, você pode reorganizar o seu mundo interno mostrando simbolicamente que está arrumando externamente.
O universo funciona assim: o que está dentro está fora. O que está em cima está embaixo. O que está de um lado está de outro. Então se você lembrar sempre que pode influenciar o interior com o exterior e vice-versa, você tem a chave para a organização total.
No momento em que você limpa a sua gaveta e joga fora aquilo que não presta, está reprogramando simbolicamente o seu interior. É uma das melhores chaves para conseguir serenidade e respostas para problemas muito difíceis. Aproveite este começo de ano, e arrume suas gavetas. Com certeza vai ajudar você a encontrar solução para muitos de seus problemas.





Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


Nenhum comentário:

Postar um comentário