Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 18/05/2011




Quarta-feira, 18 de maio de 2011



“Muitos daqueles que não querem ser oprimidos querem ser opressores.” (Napoleão Bonaparte)






EVANGELHO DE HOJE



Jo 12,44-50

Jesus exclamou: "Quem crê em mim, não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. Quem me vê, vê aquele que me enviou. Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. Se alguém ouve as minhas palavras e não as observa, não sou eu que o julgo, porque vim não para julgar o mundo, mas para salvá-lo. Quem me rejeita e não acolhe as minhas palavras já tem quem o julgue: a palavra que eu falei o julgará no último dia. Porque eu não falei por conta própria, mas o Pai que me enviou, ele é quem me ordenou o que devo dizer e falar. E eu sei: o que ele ordena é vida eterna. Portanto, o que eu falo, eu o falo de acordo com o que o Pai me disse"







MEDITANDO O EVANGELHO (1)
Pe. Antônio Queiroz CSsR



Eu vim ao mundo como luz.
Neste Evangelho, Jesus nos fala que veio como luz, luz enviada por Deus Pai para que tenhamos a vida eterna. Em outra ocasião ele falou: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, não andará nas trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8,12).
E Jesus continua: “Eu não falei por mim mesmo, mas o Pai é quem me ordenou o que eu devia falar.” O evangelista João vai mais longe e fala que Jesus, não só fala o que Deus Pai lhe mandou, mas é a própria Palavra de Deus Pai que se fez carne (Cf Jo 1,14).
Mas Jesus lamenta: “A luz veio ao mundo, mas as pessoas amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Pois quem pratica o mal não se aproxima da luz, para que suas obras não sejam denunciadas” (Jo 3,19-20). Esta é uma verdade que vemos todos os dias: quem faz o mal age às escondidas.
No fundo, somos nós que nos julgamos a nós mesmos diante de Deus, porque o nosso julgamento está na própria palavra de Jesus que ouvimos e não praticamos. “Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar... já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia”. Isto nos cutuca fortemente, e nos faz pensar duas vezes antes de abrir os Evangelhos e ler as palavras de Jesus, pois a partir do momento em que as lemos, temos obrigação de praticá-las. Claro que o Espírito Santo nos ajuda, mas que é sério, é. No fundo, quem rejeita as palavras de Jesus está rejeitando a Deus Pai, do qual Jesus é o porta-voz.
Por outro lado, quem ouve as palavras de Jesus não será frustrado, pois constrói sobre a rocha (Mt 7,24). Praticar a palavra de Jesus, no fundo, é aderir à sua pessoa e entregar-se a ele, num encontro de absoluta confiança. Pela fé fazemos nossa a sua pessoa, de maneira que ele chega a ser o nosso ideal de vida, numa comunhão total de amor e de vida.
O Evangelho de hoje nos leva a fazer um paralelo: Assim como Jesus foi um fiel mensageiro de Deus Pai, nós devemos ser fiéis mensageiros de Jesus, falando só e tudo o que ele disse, isto é, reproduzindo hoje, na linguagem de hoje, o que ele falou, sem mudar nem um pouquinho. Se não conseguimos praticar, vamos ser humildes e pedir perdão, em vez de querer mudar ou torcer as palavras de Jesus. A santa Igreja é a fiel intérprete das palavras de Jesus. Qualquer dúvida, é só consultar a Igreja una, santa, católica e apostólica.
Certa vez, numa sala de catequese, a catequista perguntou para as crianças: “Qual é a parte mais importante da Missa?” Um menino, que era bastante levado, respondeu: “É quando termina a Missa”. Os colegas deram uma pequena vaia nele, como quem diz: “Você assiste à Missa doido para que ela termine logo, hein?” A catequista interveio e lhe perguntou por quê. Ele se levantou e explicou com firmeza: “A parte mais importante da Missa é quando ela termina, porque aí começa a nossa Missa!” Esta foi a maior lição que os alunos receberam naquela aula de catecismo.
De nada adianta ouvir a Palavra de Deus e depois não praticar. Jesus só será a nossa luz, se acolhermos e praticarmos a sua palavra. “Nem todo aquele que me diz: Senhor! Senhor! Entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus” (Mt 7,21).
Maria Santíssima foi a primeira a ser iluminada por esta maravilhosa Luz que Deus Pai nos mandou. Que ela nos ajude a acolhê-la também.
Eu vim ao mundo como luz.






MEDITANDO O EVANGELHO (2)
Frei Carlos Mesters, O.Carm



* O Evangelho de hoje traz a parte final do Livro do Sinais (1 a 12), na qual o evangelista faz um balanço. Muitos acreditaram em Jesus e tinham a coragem de manifestar sua fé publicamente como discípulos e as discípulas. Outros acreditaram, mas não tiveram a coragem de manifestar publicamente sua fé. Tinham medo de serem expulsos da sinagoga. E muitos não acreditaram: “Apesar de Jesus ter realizado na presença deles tantos sinais, não acreditaram nele. Assim se cumpriu a palavra dita pelo profeta Isaías: "Senhor, quem acreditou em nossa mensagem? Para quem foi revelada a força do Senhor?" (Jo 12,37-38). Depois desta constatação geral, João retoma alguns dos temas centrais do seu evangelho:

* João 12,44-45: Crer em Jesus é crer naquele que o enviou. Esta frase é um resumo do evangelho de João. É o tema que aparece e reaparece de muitas maneiras. Jesus está tão unido ao Pai, que ele já não fala em nome próprio, mas sempre em nome do Pai. Quem vê a Jesus vê o Pai. Se quiser conhecer a Deus, olhe para Jesus. Deus é Jesus!

* João 12,46: Jesus é a luz que veio ao mundo. Aqui João retoma o que já tinha sido dito no prólogo: “O Verbo era a luz verdadeira que ilumina todo ser humano” (Jo 1,9). “A luz brilha nas trevas, mas as trevas não a apreenderam” (Jo 1,5). Aqui ele repete: “Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que acredita em mim não fique nas trevas”. Jesus é uma resposta viva às grandes interrogações que movimentam e inspiram a busca do ser humano. Ele é uma luz que clareia o horizonte. Faz descobrir o lado luminoso da escuridão da fé.

* João 12,47-48: Não vim para julgar o mundo. Chegando no fim de uma etapa, surge a pergunta: “Como vai ser o julgamento? Nestes dois versículos o evangelista esclarece o tema do julgamento. O julgamento não se faz na base da ameaça com maldições. Jesus diz: Eu não condeno quem ouve as minhas palavras e não obedece a elas, porque eu não vim para condenar o mundo, mas para salvar o mundo. Quem me rejeita e não aceita minhas palavras, já tem o seu juiz: a palavra que eu falei será o seu juiz no último dia. O julgamento consiste na maneira como a pessoa se define frente à verdade e frente a sua própria consciência.

* João 13,49-50: O que digo, eu o digo conforme o Pai me disse. As últimas palavras do Livro dos Sinais são um resumo de tudo que Jesus disse e fez até agora. Ele reafirma o que afirmava desde o começo: “Não falei por mim mesmo. O Pai que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. E eu sei que o mandamento dele é a vida eterna. Portanto, o que digo, eu o digo conforme o Pai me disse”. Jesus é o reflexo fiel do Pai. Por isso mesmo, ele não oferece prova nem argumento aos que o provocam para que se legitime e apresente suas credenciais. É o Pai que o legitima através das obras que ele faz. E dizendo obras, não se refere só aos grandes milagres, mas a tudo que ele disse e fez, até nas mínimas coisas. Jesus, ele mesmo, é o Sinal do Pai. Ele é o milagre ambulante, a transparência total. Ele já não se pertence, mas é todo inteiro propriedade do Pai. As credenciais de um embaixador não vem dele mesmo, mas vem daquele a quem representa. Vem do Pai.

Para um confronto pessoal

1) João faz um balanço da atividade reveladora de Jesus. Se eu fizer um balanço da minha vida, o que vai sobrar de positivo em mim?

2) Existe algo em mim que me condena?


Oração final

Que os povos te louvem, ó Deus, que te louvem todos os povos.
A terra deu o seu fruto.
Que Deus, o nosso Deus, nos abençoe. (66, 6-7)







MEDITANDO O EVANGELHO (3)
Alexandre Soledade



Bom dia!
Em que momento vivemos a escuridão? Quais são as situações que enfrentamos que nos levam a perder por completo a esperança de solução?
Na traição, na falta de compreensão, na angústia, na perca, no isolamento, na indiferença, nas grandes batalhas, em meio a dívidas, (…), mas mesmo nessa hora somos convidados a não esmorecer. Precisamos em meio a uma tempestade de problemas, tendo às vezes nenhum horizonte visível, a continuar lutando.
Numa disputa sempre existe um lado fraco e um lado forte, por mais equilibrados que sejam os oponentes e por mais que aconteçam empates sempre sairá um vencedor e um perdedor.
(…) Um grande perdedor
É aquele que não crê, que desiste, que não enfrenta, que recusa a ouvir conselhos, o que persiste por orgulho, o teimoso, aquele que entrega os pontos. Aquele que confia somente em si, não partilha, não colabora, que aponta, (…). Aquele que pensa ser forte, mas é o fraco! “(…) Se alguém ouvir a minha mensagem e não a praticar, eu não o julgo. Pois eu vim para salvar o mundo e não para julgá-lo. Quem me rejeita e não aceita a minha mensagem já tem quem vai julgá-lo”.
(…) Um grande vencedor
Aquele que levanta, que insiste, não desiste e persiste. É aquele que tem um motivo nobre, uma benção na fronte, um olhar para o horizonte e um sentimento forte. É aquele que põe sua confiança no céu sem tirar os olhos dos que estão no chão; é o que junta e não espalha, é o que agrega e não o que segrega; é o que consegue ver o projeto ainda na planta; é aquele que a luz sempre o acompanha… Esse, por mais que pareça fraco, é o forte! “(…) Quem crê em mim crê não somente em mim, mas também naquele que me enviou. Quem me vê, vê também aquele que me enviou. Eu vim ao mundo como luz para que quem crê em mim não fique na escuridão”.
É gratificante olhar nos olhos dos que escolheram a simplicidade e poder ver Deus neles. Chego a conclusão que o reino de Deus para eles foi sussurrado e não insistido aos berros. É um grande paradoxo: O servo virou senhor pela simplicidade e não pela força.
 “(…) Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é delas. Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores FIQUEM ALEGRES E FELIZES, POIS UMA GRANDE RECOMPENSA ESTÁ GUARDADA NO CÉU PARA VOCÊS. Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês“ (Mateus 5, 10-12)
A grande força que brota dos filhos de Deus é da própria luz que emana do Espírito Santo que habita em cada um de nós. A questão agora não é se acredita ou não, mas se rejeito que a mensagem seja de vida e que liberte.
Aquele que vive no sítio, onde não há luz elétrica, se encanta o ver a luz do luar, das estrelas, dos faróis dos carros que passam na estrada. O lavrador dá bom dia ao sol e começa o seu trabalho. Quem tem a graça de enxergar só não vê a luz se por vontade própria fechar os olhos, mas mesmo assim a luz aos poucos surge e a total escuridão passa ficando a penumbra. Só vive por completo na escuridão aquele que por orgulho mente ou desistiu.
Portanto, não desista de ver a luz!
Levanta! É mais fácil olhar pela janela ficando de pé! Seja luz!
Pode me chamar de sonhador, mas Deus me chama de forte!
Um imenso abraço fraterno








CURIOSIDADES

1-Cerca de 4 mil atrás, os índios da América do Norte observaram que o carvalho era a árvore mais atingida por raios. Concluíram que a imponente árvore era a morada dos deuses na Terra e toda vez que se sentiam culpados por alguma coisa, batiam no tronco dos carvalhos com os nós do dedos, para chamar os deuses e pedir perdão, por isso as pessoas costumam bater na madeira para espantar maus pensamentos.


2- A associação das cores azul para meninos e rosa para meninas, surgiu da tentativa de diferenciar os gêneros e desmitificar o clichê "são todos iguais". Antigamente, acreditava-se que espíritos demoníacos grudassem nos recém-nascidos e azul era a cor mais poderosa para afastar o demônio, possivelmente por sua associação com a cor do céu. Como os homens era tidos como mais valiosos para os pais que as meninas, a cor foi adotada para eles. E aparentemente, as meninas não tinham esse problema com os espíritos nefastos. Até um século mais tarde, os bebês do sexo feminino não tinham cor para identificá-los. A associação das meninas com a cor rosa vem de uma lenda européia, que dizia que as meninas nasciam dentro de rosas cor-de-rosa. A lenda européia dizia, ainda, que os meninos nasciam de repolhos azuis.


3- Como o comum é o trevo de 3 folhas, a raridade tornou o trevo de 4 folhas sagrado para s druidas da Inglaterra de 200 a.C. Eles acreditavam que quem tivesse a plantinha poderia ver os demônios da floresta e ganhar alguns de seus poderes. Após sacrifícios humanos, os druidas saiam para as florestas para procurar os desejados trevos.


4- Segundo a folclorista Maria do Rosário Tavares de Lima,os brasileiros contam piadas sobre português porque no mundo todo é comum o colonizador ser tratado pelo colonizado de forma jocosa. “É como se fosse uma pequena vingança psicológica contra aquele que o dominou”, justifica. De acordo com ela, os australianos, colonizados por ingleses, também fazem piadas destes, assim como os canadenses fazem dos franceses. Trata-se de uma maneira de ridicularizar o repressor. “De maneira análoga, o colonizador também faz piadas a respeito dos colonizados”. Ela conta que ouviu muitas anedotas sobre brasileiros quando esteve em Portugal.


5- A azeitona é o fruto da oliveira, uma árvore originária da bacia do Mediterrâneo. No Brasil, a maior produção desses frutos acontece na cidade mineira de Maria da Fé. Logo depois da colheita a azeitona tem um gosto muito amargo. Por isso, antes de ser ingerida ela é adoçada em um cuidadoso processo, que dura cerca de 40 dias.


6- Na linguagem científica, segundo a engenheira agrônoma Marina Tomioka, a árvore que produz a fruta do conde chama-se Annosa squamosa. Popularmente, seu "apelido" varia conforme a região do Brasil. Pode ser: pé-de-pinha, pinheira, pé-de-conde, pé-de-ata e ateira.






MOMENTO DE REFLEXÃO



Quando sentes o desejo de ser amável com alguém de que goste…foi Deus que te falou e te enviou o Espírito Santo.
Se sentiu a tristeza e a solidão de alguém próximo de você…foi Deus que te escolheu pela intercessão de seu filho Jesus Cristo.
Se pensar em alguém muito querido que não vê ha muito tempo e de repente, essa pessoa aparece…foi Deus, porque o acaso não existe.
Se alguma vez recebeu alguma coisa maravilhosa que não havia pedido…foi Deus que conhece bem seus segredos e sabe o que vai em seu coração.
Se alguma vez se encontrou em uma situação difícil, e sem ter idéia de como resolvê-la, e subitamente a solução aparece…foi Deus que incessantemente toma nossos problemas em suas mãos e nos ajuda a resolvê-los.
Se te aconteceu de sentir uma imensa tristeza na alma e rapidamente, como um impulso, o amor se expande em você e uma paz inexplicável invade todo seu ser…foi Deus que te aconchegou em seus braços e te deu a esperança.
Se te aconteceu de estar cansado da vida, a ponto de querer morrer, e rapidamente sente que tem força suficiente para continuar seu caminho com nova energia…foi Deus que está sempre junto a ti e te acompanha com amor nos caminhos da vida.
Tudo vai melhor…?
É Deus que te guia.
Você acredita que esta mensagem foi lida por você por acaso? Não!
…foi Deus que tocou meu coração.
E és importante para Deus
Deixe que Deus toque seu coração e te faça enviar esta mensagem a todos os seus amigos, a todos os que considere estar precisando dessa ajuda…porque todos necessitamos saber que Deus está sempre conosco!
Vamos repartir com todos, o imenso amor de Deus.
Graças a Deus!






Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


Nenhum comentário:

Postar um comentário