Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 06/05/2011




Sexta-feira, 06 de maio de 2011


“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.” (São Francisco de Assis)





EVANGELHO DE HOJE


Jo 6,1-15

Depois disso, Jesus foi para o outro lado do mar da Galiléia... Jesus subiu a montanha e sentou-se lá com os seus discípulos. Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus. Levantando os olhos e vendo uma grande multidão que vinha a ele, Jesus disse a Filipe: "Onde vamos comprar pão para que estes possam comer?"... Filipe respondeu: "Nem duzentos denários de pão bastariam para dar um pouquinho a cada um"... André, irmão de Simão Pedro, disse: "Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas, que é isso para tanta gente?" Jesus disse: "Fazei as pessoas sentar-se"... Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu... Depois que se fartaram, disse aos discípulos: "Juntai os pedaços que sobraram, para que nada se perca!" Eles juntaram e encheram doze cestos... À vista do sinal que Jesus tinha realizado, as pessoas exclamavam: "Este é verdadeiramente o profeta, aquele que deve vir ao mundo"...






MEDITANDO O EVANGELHO
Pe. Antônio Queiroz CSsR

Distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam.
Este Evangelho narra a cena da multiplicação dos pães. O evangelista começa dizendo que uma grande multidão seguia Jesus, porque via os sinais que ele operava em favor dos doentes. Hoje continua havendo sinais, a favor dos doentes, a favor do casamento, da paz... Sinal, no Evangelho de S. João, é uma manifestação da presença de Deus através de um gesto humano.
“Jesus subiu o monte e sentou-se... Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.” O monte lembra o monte Sinai onde Deus deu os dez mandamentos para Moisés. Sentar-se é atitude própria do legislador. Jesus quer criar uma nova Lei e uma nova Páscoa, em que comer o alimento sagrado nos compromete com a partilha do alimento material.
“Levantando os olhos...” Nós também precisamos levantar os olhos para ver as necessidades dos nossos irmãos e irmãs. Abrir a janela da nossa casa para ver o mundo lá fora, ver com o coração, e depois abrir a porta e sair para o meio do mundo, como fazia Jesus.
“Jesus disse a Filipe: onde vamos comprar pão...? Disse isso para pô-lo à prova.” Foi para provar a fé do Apóstolo, pois se estamos junto com Deus tudo é possível, não existe problema sem solução. Mas Filipe não passou na prova: “Nem duzentas moedas...” Felizmente outro Apóstolo, André, ouviu a conversa e se saiu bem melhor que o colega: “Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes...” A prova era justamente esta: confiando em Deus, apresentar o pouco que temos, a fim de que Deus faça o resto. Deus sempre faz surpresas.
A humanidade se divide em dois grupos: os egoístas, que não confiam em Deus e por isso ajuntam bens o máximo que podem, e os solidários que confiam em Deus e partilham o pouco que possuem. Estes são felizes, aqueles não, apesar das riquezas que acumulam.
“Fazei sentar as pessoas.” Multidão sentada evita tumulto, é mais fácil trabalhar, passar pelo meio e distribuir. Evita que os aproveitadores recebam mais que os outros. É o mesmo que dizer: organizai o povo. Povo unido e organizado nunca passa fome.
“Jesus tomou os pães e deu graças... e fez o mesmo com os peixes.” Deus opera maravilhas, mas precisamos ter fé, confiar nele e orar!
“Recolhei os pedaços que sobraram.” Evitar o desperdício. Não jogar alimento no lixo, sabendo que ao lado há pessoas que não têm! Este é um grande pecado da humanidade moderna.
“Quando notou que estavam querendo proclamá-lo rei, Jesus retirou-se.” Com o gesto ele disse: a glória é para Deus Pai, não para mim! Isso que eu fiz, vocês podem fazer, e mais ainda, se tiverem fé.
Quanta maravilha semelhante a essa multiplicação dos pães acontece hoje em dia, graças a cristãos que agem como o Apóstolo André! Cheios de fé e confiança, apresentam a Deus o pouquinho que têm ou que sabem, e acontece o milagre chamado pastoral da saúde, pastoral da criança, do idoso, da moradia, da terra... São alimentos que se multiplicam, sorrisos que se abrem, vidas que se renovam. Comunidades pequenas transformam bairros inteiros. O milagre está a disposição de todos, porque Deus foi, é e será sempre assim. Ele abençoa quem dá o primeiro passo. Às vezes esse primeiro passo consiste em convocar uma reunião, em procurar alguém e abrir o coração, expondo sua inquietação...
Certa vez, um homem teve um sonho. Sonhou que Deus estava criando a humanidade com asas. Mas em cada um, tanto homem como mulher, ele colocava uma asa só, de um lado, ficando o outro lado sem asa. O homem perguntou então para um anjo: “Por que Deus não coloca duas asas nos homens, como fez com as aves?” O anjo respondeu: “Porque os homens e as mulheres só podem voar se segurarem na mão de Deus”.
Então é isso aí: de um lado a asa, do outro segurando em Deus. Assim podemos voar, e muito alto. Podemos não só multiplicar pães, como fez Jesus, mas fazer muito mais.
Que Maria Santíssima nos ajude a imitar o Apóstolo André, a fim de que o Reino do seu Filho seja construído o mais rápido possível.
Distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam.









DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a uma receita médica; são apenas "dicas".  Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico.



Como a fibromialgia se manifesta?

A dor, cuja intensidade varia de moderada a severa é o principal sintoma da fibromialgia podendo iniciar-se em uma região, particularmente nos ombros e pescoço, tornando-se generalizada depois de um certo tempo. Alem da dor persistente, 90% dos pacientes exibem fadiga bem como: a) Distúrbios do sono: 56-86% dos casos caracterizados por um sono não reparador. Freqüentemente os pacientes queixam-se que dormem e acordam cansados. b) Cefaléia de caráter tensional ou do tipo enxaqueca: 44-56% dos casos. c) Disfunção na articulação temporomandibular levando a dor de cabeça e dor fascial: 33% dos casos. d) Sintomas sugestivos de síndrome do cólon irritável (constipação e/ou diarréia): 34-53% dos pacientes, bem como sintomas gástricos como dor abdominal e dificuldade de digestão. e) Síndrome ureteral: os pacientes queixam-se de aumento da freqüência para urinar, na ausência de infecção urinária. f) Fenômeno de Raynaud (mãos pálidas, seguidas por vermelhidão) bem como a sensibilidade ao frio, sensação de parestesias (formigamento) em mãos e pés são comumente relatados. g) Vertigem, edema subjetivo de partes moles (os pacientes freqüentemente queixam-se de mãos inchadas), dificuldade de concentração, boca e olho seco, palpitação, sensibilidade a alguns alimentos e medicações. h) Rigidez no corpo, particularmente ao levantar, após períodos de repouso prolongado ou mudanças climáticas. i) 25% dos pacientes apresentam depressão maior no momento do diagnóstico e 50% história de depressão. COMO DEVEMOS TRATAR A FIBROMIALGIA? O tratamento da fibromialgia até momento é sintomático e tem por objetivo: - Aumentar a analgésica central e periférica levando a diminuição da dor. - Melhorar os distúrbios do sono.
 - Minimizar os distúrbios de humor. - Melhorar a qualidade de vida. O tratamento divide-se em farmacológico e não farmacológico. O tratamento farmacológico, isoladamente, apresenta resultados frustros e não existe uma "pílula mágica", ou seja, o que funciona para um pode não funcionar para outro. As medicações mais utilizadas são os agentes tricíclicos, que agem sobre a serotonina promovendo uma melhora do sono e da dor. Para o tratamento da depressão podemos utilizar os inibidores da recaptação de serotonina. Os antiinflamatórios são bastante utilizados no tratamento da fibromialgia, porém quando utilizados isoladamente apresentam poucos resultados e parecem apresentar um efeito sinérgico quando combinados com medicações que atuam no sistema nervoso central. Outros grupos de medicamentos utilizados são os analgésicos não narcóticos ou em alguns casos, os narcóticos. Os benzodiazepínicos podem ser utilizados para tratamento de quadros de ansiedade e espasmos musculares. A Ciclobenzaprina como relaxante muscular. O tratamento não farmacológico inicia-se através do esclarecimento da doença, enfatizando que a mesma trata-se de uma doença real e não imaginária bem como que a fibromialgia não deforma e não aleija. O tratamento através da reabilitação é fundamental nestes pacientes. Os pacientes devem ser orientados a realizar exercícios de alongamento ou hidroterapia bem como atividades que melhorem da performance cárdio-respiratória. Temos que melhorar o condicionamento físico destes pacientes, porém de caráter lento e progressivo. Também podemos sugerir a psicoterapia, bem como a terapia cognitiva comportamental. A acupuntura vem sendo bastante utilizada no tratamento de síndromes dolorosas, levando a diminuição da ansiedade e da dor e mostra bons resultados no tratamento da fibromialgia quando realizada por um médico que conheça com detalhas esta doença. Outras modalidades que podem ser realizadas incluem a infiltração dos pontos dolorosos, massagem, eletroestimulação transcutânea, técnicas de relaxamento, suporte nutricional.

Fonte: Portal da coluna






MOMENTO DE REFLEXÃO


E se hoje eu fizesse um convite para nascer de novo?
E se fosse hoje o dia de recomeçar uma nova vida?
Não pense que você está velho demais, vivido demais, que é tarde demais. Velho não é quem tem muita idade, mas quem pensa velho, quem não quer mudar, quem se acomoda. Quem pensa que nasceu
assim e vai morrer assim. podemos ser velhos com pouca idade, com a alma enrugada.
Às vezes é necessário se despir da velha carcaça e vestir roupa nova. Se dar novas oportunidades. Uma nova chance.
Isso pode ser tremendamente dolorido. Porém é um alívio imenso quando conseguimos!
Carregamos durante tantos anos nossos conceitos, idéias e preconceitos, que isso se molda ao nosso corpo. E quando precisamos nos liberar, é impossível que uma parte da gente não saia junto. é impossível não doer e não sangrar.
Jesus disse que deveríamos nascer de novo. Mas Ele não acrescentou que seria fácil.
Nascer de novo não quer dizer voltar a ser pequeno, mas voltar a ter a humildade e simplicidade de uma criança para se ter mais fé, mais confiança, mais coragem. É voltar a acreditar no que o mundo acabou nos roubando com tanto materialismo.
Nascer de novo quer dizer recomeçar, reaprender a andar, vacilante, talvez, no início, mas cada vez mais firme e seguro até que nossas pernas suportem nosso corpo e nos dêm equilíbrio. É cair e se levantar cada vez com paciência e perseverança.
Nascer de novo quer dizer "se dar uma nova chance." Dar-se um presente a si mesmo. Tentar, pelo menos uma vez na vida, ser realmente feliz.
Tudo isso não é utopia. é uma realidade. Mas uma realidade para aqueles que acreditam.
"Eu posso, porque a bíblia diz que eu posso."
Jesus nunca mentiu. Se Ele disse: "necessário vos é nascer de novo" é porque não só é necessário, mas possível. É possível sermos pessoas melhores. Não sozinhos, mas nunca estamos sozinhos se temos Deus ao nosso lado.
Então, hoje, quando o dia amanhecer, amanheça com ele. E quando o sol se pôr, se ponha com ele. Renasça cada dia um pouquinho mais. Libere-se do que te faz mal e aproveite mais das coisas que te dão felicidade.
Seja jovem no seu coração e vista uma roupa nova. Olhe-se no espelho. Se todo mundo decidisse mudar, o mundo mudaria também. Comece fazendo a sua parte. Quando as pessoas notarem coisas positivas acontecendo na sua vida, vão sentir vontade de mudar também.
E quem sabe não será você o primeiro elo de uma grande corrente que vai tornar a humanidade mais feliz?
Que seu dia seja lindo!!!

 Letícia Thompson








Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se 
e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.



TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.




Nenhum comentário:

Postar um comentário