Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 25/05/2011




Quarta-feira, 25 de maio de 2011




“Na mocidade aprendemos, na velhice compreendemos.” (Marie Von Ebner-Eschenbach)




EVANGELHO DE HOJE
Jo 15,1-8

 
"Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não dá fruto em mim, ele corta; e todo ramo que dá fruto, ele limpa, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais limpos por causa da palavra que vos falei. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira e vós, os ramos. Aquele que permanece em mim, como eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim, nada podeis fazer. Quem não permanecer em mim será lançado fora, como um ramo, e secará. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. Se permanecerdes em mim, e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será dado. Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos."






MEDITANDO O EVANGELHO (1)
Pe. Antônio Queiroz CSsR


Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto.
Neste Evangelho, Jesus nos conta a parábola da videira e os ramos. “Eu sou a videira e vós os ramos”.
“Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, separado da videira, assim também vós.” A conexão direta e constante com Jesus é fundamental para produzirmos frutos.
“Sem mim nada podeis fazer.” Isto aparece muito claro na comparação, pois um galho depende totalmente do tronco para viver. Da mesma forma, nós dependemos totalmente da graça de Deus para vivermos a vida cristã. “Ninguém pode dizer: ‘Jesus Cristo é o senhor’, a não ser no Espírito Santo” (1Cor 12,3).
“Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado.” Quem de nós não quer ser atendido nas orações? Para isso, precisamos permanecer bem conectados em Jesus, isto é, em suas palavras, como o galho no tronco. O compromisso acaba se tornando bilateral; se alguém se compromete com Cristo, ele também se compromete com a pessoa, em atender a tudo o que pede.
“Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.” Todos nós queremos glorificar a Deus, e aí está meio: produzir frutos, isto é, fazer boas obras, e nos tornarmos bons discípulos de Jesus. Não ser como aquela outra parábola, em que a vinha só produziu uva brava (Cf Is 5,2).
Precisamos usar e expandir ao máximo os dons e as qualidades que temos. Não nos contentarmos com a situação em que estamos, mas procurar sempre dar um passo a frente. “Jesus Cristo me deixou inquieto”. Jesus, na cruz, ao dizer “tenho sede”, manifestou o desejo de fazer algo mais por Deus e Pai e pelo povo.
“Todo ramo que não dá fruto, meu Pai o corta.” Ramo que não dá fruto são os cristãos que, além de não fazer boas obras, praticam coisas erradas dando mau exemplo. Aí está a explicação por que muitos se afastam da Igreja Católica. Foi Deus Pai que cortou o galho que produzia fruto.
Se alguém pensa que Deus está dormindo, engana-se redondamente. A Providência divina está atenta. Nós que ainda participamos da Missa ou do Culto Dominical, isto é, nós que ainda estamos dentro da Igreja una, santa, católica e apostólica, devemos dar graças a Deus, porque, embora imerecidamente, ainda não fomos cortados da videira. A pessoa sempre dá uma explicação para o seu afastamento da Igreja Católica; mas o motivo real é este.
“Todo ramo que dá fruto, meu Pai o limpa, para que dê mais fruto ainda.” O agricultor faz uma limpeza nos galhos bons, para que produzam mais frutos e frutos de melhor qualidade. Essa limpeza “dói” na planta; a planta até solta uma resina para cobrir o corte. Aquela resina representa as nossas lágrimas.
Deus permite aos que produzem frutos que enfrentem dificuldades, sofrimentos e situações desafiadoras, e permite porque os ama e deseja que produzam frutos cada vez melhores. “Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8,28).
Finalmente vamos nos lembrar que não existe galho ligado ao tronco que não esteja também unido aos outros galhos. “Foi do agrado de Deus santificar e salvar os homens, não singularmente, sem conexão uns com os outros, mas unidos em Povo” (LG 9). No Antigo Testamento, o Povo de Deus se reunia na sinagoga. Hoje, a Igreja se reúne nas Paróquias e Comunidades. Deus não quer salvar ninguém que escolhe viver sozinho, isolado da Comunidade.
Certa vez, um avião estava atravessando a floresta amazônica e deu pane no motor. Felizmente o piloto era hábil, conseguiu encontrar uma clareira na mata e aterrissou sem machucar ninguém. Mas surgiu um problema: todos os aparelhos de comunicação se quebraram e, como naquele tempo ainda não havia celular, não foi possível comunicar-se com o mundo. Como eles tinham pouca água e não havia água por ali, todos morreram de sede.
Uma semana depois, as equipes de resgate conseguiram localizar o avião e os cadáveres. Mas faltava um senhor, que só foi encontrado dias depois. Ele se embrenhou pela mata a procura de água, e morto a poucos metros de uma fonte de águas cristalinas!
Nós temos bem perto de nós uma fonte de águas cristalinas, que é Jesus Cristo. Não vamos morrer de sede sem beber dessa fonte de Água Viva! Pelo contrário, vamos aproveitar todos os meios que temos para distribuir esta água a todos.
Maria Santíssima é o mais belo galho da grande videira que é o seu Filho. Como é bom estarmos junto com ela e termos o seu apoio de Mãe!
Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto.






MEDITANDO O EVANGELHO (2)
Frei Carlos Mesters, O.Carm

* Os Capítulos 15 até 17 do Evangelho de João trazem vários ensinamentos de Jesus que o evangelista juntou e colocou aqui no contexto amigo e fraterno do último encontro de Jesus com seus discípulos:
Jo 15,1-17: Reflexões em torno da parábola da videira
Jo 15,18 a 16,4a: Conselhos sobre a maneira de como comportar-se quando forem perseguidos
Jo 16,4b-15: Promessa sobre a vinda do Espírito Santo
Jo 16,16-33: Reflexões sobre a despedida e o retorno de Jesus
Jo 17,1-26: O Testamento de Jesus em forma de oração
* Os Evangelhos de hoje e de amanhã trazem uma parte da reflexão de Jesus em torno da parábola da videira. Para entender bem todo o alcance desta parábola, é importante estudar bem as palavras que Jesus usou. Igualmente importante é você observar de perto uma videira ou uma planta qualquer para ver como ela cresce e como acontece a ligação entre o tronco e os ramos, e como o fruto nasce do tronco e dos ramos.

* João 15,1-2: Jesus apresenta a comparação da videira
No Antigo Testamento, a imagem da videira indicava o povo de Israel (Is 5,1-2). O povo era como uma videira que Deus plantou com muito carinho nas encostas das montanhas da Palestina (Sl 80,9-12). Mas a videira não correspondeu ao que Deus esperava. Em vez de uvas boas deu um fruto azedo que não prestava para nada (Is 5,3-4). Jesus é a nova videira, a verdadeira. Numa única frase ele nos entrega toda a comparação. Ele diz: "Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo em mim que não produz fruto, ele o corta. E todo ramo que produz fruto, ele o poda!". A poda é dolorosa, mas é necessária. Ela purifica a videira, para que cresça e produza mais frutos.

* João 15,3-6: Jesus explica e aplica a parábola
Os discípulos já são puros. Já foram podados pela palavra que ouviram de Jesus. Até hoje, Deus faz a poda em nós através da sua Palavra que nos chega pela Bíblia e por tantos outros meios. Jesus alarga a parábola e diz: "Eu sou a videira e vocês são os ramos!" Não se trata de duas coisas distintas: de um lado a videira, do outro, os ramos. Não! Videira sem ramos não existe. Nós somos parte de Jesus. Jesus é o todo. Para que um ramo possa produzir fruto, deve estar unido à videira. Só assim consegue receber a seiva. "Sem mim vocês não podem fazer nada!" Ramo que não produz fruto é cortado. Ele seca e é recolhido para ser queimado. Não serve para mais nada, nem para lenha!

* João 15,7-8: Permanecer no amor.
Nosso modelo é aquilo que Jesus mesmo viveu no seu relacionamento com o Pai. Ele diz: "Assim como o Pai me amou, também eu amei vocês. Permaneçam no meu amor!" Ele insiste em dizer que devemos permanecer nele e que as palavras dele devem permanecer em nós. E chega a dizer: "Se vocês permanecerem em mim e minhas palavras permanecerem em vocês, aí podem pedir qualquer coisa e vocês o terão!" Pois o que o Pai mais quer é que nos tornemos discípulos e discípulas de Jesus e, assim, produzamos muito fruto.


Para confronto pessoal

1. Quais as podas ou momentos difíceis, que já passei na minha vida e que me ajudaram a crescer? Quais as podas ou momentos difíceis, que passamos na nossa comunidade e nos ajudaram a crescer?
2) O que mantém a planta unida e viva, capaz de dar frutos, é a seiva que a percorre. Qual é a seiva que percorre nossa comunidade a mantém viva, capaz de produzir frutos?


Oração final

Cantai ao Senhor um canto novo,
Cantai ao Senhor em toda a terra.
Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome. (Sl 95, 1)






MEDITANDO O EVANGELHO (3)
Alexandre Soledade

Bom dia!
O que posso esperar de mim sem Deus?
É possível viver no mundo sem esquecer-se de Deus?
Uma coisa a ser refletida: Sim, é possível viver sem Deus (calma, vou explicar), pois assim vivem aqueles que não acreditam, não crêem e não amam. É possível viver sem acreditar em nada e somente em si. Sim, isso também é possível. Preferir não acreditar em Deus também é possível, MAS como vive aquele que não crê? Em que se apóia nos momentos de dificuldade? A quem busca?
Então precisamos levantar um grande paradoxo: O descrente desconhece ou não reconhece que Deus ainda continua a acompanhá-lo.
“(…) Nesse mesmo dia, dois discípulos caminhavam para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios. Iam falando um com o outro de tudo o que se tinha passado. Enquanto iam conversando e discorrendo entre si, o mesmo Jesus aproximou-se deles e caminhava com eles. MAS OS OLHOS ESTAVAM-LHES COMO QUE VENDADOS E NÃO O RECONHECERAM”. (Lucas 24, 13-16)
Se pudéssemos comparar assim, diríamos que aquele que prefere ficar longe ou não acreditar na Boa Nova é um cacto plantado num local onde não falta chuva.
Diferentemente dos seus “irmãos” que tem um motivo real (a seca, a aridez, a falta d água) para ser daquele jeito, esse cacto prefere continuar seco sem motivos aparentes. Ele não é isso que demonstra. Por vezes até vemos flores brotando no calar da noite, mas ao amanhecer as vemos no chão. Tem medo de mostrar que tem flores.
Quem prefere esperar de si sem Deus é o próprio cacto. Tem tudo ou quase tudo ao seu redor e a sua disposição, mas prefere, contrariando as expectativas, a manter os espinhos. Tem talentos, dons, mas os esconde ou só os revela as escondidas. Recebem todos os dias as chuvas de bênçãos dedicadas aos filhos, mas ainda prefere ser escravo.
É escravo da mídia, do prazer, da moda, da TV. É escravo da vergonha de admitir que crê em Deus, que deseja um mundo melhor e mais humano; é escravo de sua própria imaginação á imaginar o que pensam ou que andam falando de si; é um ser cismado, pé-atrás, arisco… Engraçado! Foi por você que Jesus se deu na cruz.
Deus não precisa de nós, mas contrapondo a lógica humana, Ele quer precisar. Sente nossa falta, insiste em nos acompanhar, nos momentos certos nos poda, nos que ver crecer, mas respeita a vontade daqueles que preferem ficar longe.
Talvez Claudinho e Buchecha tenham de forma simples, em uma das suas canções mais famosas, apresentado a relação de nossa existência perante o amor de Deus
“(…) Avião sem asa, Fogueira sem brasa, Sou eu assim, sem você. Futebol sem bola, Piu-piu sem Frajola, Sou eu assim, sem você… Porque é que tem que ser assim? Se o meu desejo não tem fim Eu te quero a todo instante Nem mil auto-falantes Vão poder falar por mim… (…) Tô louco prá te ver chegar Tô louco prá te ter nas mãos Deitar no teu abraço Retomar o pedaço Que falta no meu coração… Eu não existo longe de você E a solidão é o meu pior castigo Eu conto as horas pra poder te ver, Mas o relógio tá de mal comigo…”. (Fico assim sem você – Caudinho e Buchecha)
Ninguém precisa ser só ainda mais se sabe que Deus o ama. O problema é que ainda existem muito que nunca foram apresentados a esse amor. São ramos secos por não saber da videira.
Temos muito que fazer.
Um imenso abraço fraterno







CURIOSIDADES



1-Ao contrário do que se pensa, o girassol não acompanha o trajeto do sol. A engenheira agrônoma Marina Tomioka explica que o girassol é um conjunto de flores (a grande flor amarela que se vê na verdade é formada por várias pequeninas), sustentadas por um pedúnculo. A "grande flor" jamais ultrapassa os 90 graus de inclinação em relação ao solo. Alguém já viu uma delas olhando para o sol do meio-dia?


2-De acordo com a engenheira agrônoma Marina Tomioka, as frutas de coloração mais próxima ao azul são as blueberries, originárias dos Estados Unidos. Parentes da amora e da framboesa, elas têm uma cor azul bem escura, tendendo para o roxo ou até para o preto.





3-O Brasil tem uma grande quantidade de plantas chamadas “carnívoras” que atraem, prendem e digerem... os insetos. Somos o segundo país em número de espécies (o primeiro é a Austrália). São 4 gêneros de plantas e mais de 100 espécies espalhadas pelo Brasil. Elas vivem em solos úmidos, mas ao mesmo tempo ensolarados. Os planaltos Meridional e Atlântico, do Rio Grande do Sul até a Bahia, contêm várias regiões favoráveis a esses vegetais. Certas porções do litoral e de montanhas também têm plantas carnívoras.


4- Podemos dizer “fruto” ou  “fruta”, ambos estão corretos. De acordo com o Dicionário Aurélio, “fruto” é um termo botânico que designa um órgão gerado por vegetais que produzem flor, a partir da fecundação e desenvolvimento do ovário. Quanto à fruta, aparece como “designação comum aos frutos e pseudofrutos”. Em ambos os verbetes as palavras aparecem como sinônimos.


5- A “Linchia” é uma fruta originária da China, de polpa gelatinosa. Ela possui apenas 64 calorias em cada 100 gramas. Envolta em uma casca rugosa e vermelha, ela é colhida justamente na época de Natal, e pode ser usada para decorar as mesas e compor o cardápio das ceias. Além de ser rica em vitamina C, esta fruta –que dizem ter o sabor semelhante ao da uva itália – favorece a digestão. Nos solos brasileiros, uma lichieira pode chegar a produzir mais de 100 quilos de frutos.


6-Anteras, Estigmas e Estiletes”, são estruturas sexuais das plantas, presentes sempre nas flores, explica Marina Tomioka, engenheira agrônoma da Exótica Paisagismo. A antera – que em geral aparece na parte central da flor e se assemelha a uma garrafinha bojuda – é o órgão sexual feminino. A seu redor, e em maior número, ficam os estiletes: hastes bem fininhas e compridas. Na ponta deles encontram-se os estigmas, pequenos conjuntos de pontinhos amarelos, formados por grãos de pólen (gametas masculinos, que correspondem aos espermatozóides dos homens). Para que ocorra a fecundação do óvulo, o pólen que vem dos estigmas deve penetrar na antera.






MOMENTO DE REFLEXÃO

O amor tem muitas faces. As faces que vemos mais freqüentemente são aquelas da paixão e do romance. Nós falamos em estar apaixonados e sentimos, também, aquele friozinho na barriga como se estivéssemos em queda livre. Mas a face de amor que eu mais aprecio não é aquela romântica, mas sim a face da devoção.
Eu vejo isto naquele casal à mesa para o jantar tendo mais uma discordância. Para assombro das crianças, o pai salta da cadeira, agarra duas folhas de papel, e diz para sua esposa,
- Vamos fazer uma lista de tudo aquilo que não gostamos no outro.
Ela concordou e começou a escrever. Ele, enquanto isso, sentado e carrancudo.
Ela olha para cima, pensativa e ele começa a escrever.
Enquanto ela continua listando reclamações, ele olha fixamente para ela.
Novamente, enquanto ela olha pensativa para cima ele se põe a escrever no papel.
Ele pára para observá-la, e todas as vezes em que capta seu olhar, ele novamente se põe a escrever.
Finalmente terminam.
- Vamos trocar as reclamações, ele disse. E entregam, um ao outro, as suas listas.
Ela dá uma olhada em sua folha e suplica,
- Dê a minha de volta!
Em toda a sua folha ele tinha escrito: "Eu te amo, eu te amo, eu te amo".
Suas crianças sempre se lembrarão daquele momento com humor e carinho.
Tanto quanto aprecio o romance, é de uma devoção decidida que eu mais preciso. Eu gosto daquele amor que diz,
- Estarei contigo para o que der e vier!
É uma face do amor que pode ser freqüentemente vista entre pais e entre avós, entre muitos cônjuges, e até entre bons amigos.
E é nesta face que, quando eu olho atentamente e perto o suficiente, que eu posso ver a face de Deus.
Se você não observou esta face do amor ultimamente, olhe bem de pertinho. Você ficará surpreso quando a encontrar!


Tradução SergioBarros






Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.





Nenhum comentário:

Postar um comentário