Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 29/05/2011




Domingo, 29 de maio de 2011



“Na verdade, só existe prazer no uso e no sentimento das próprias forças, e a maior dor é a reconhecida falta de forças onde elas seriam necessárias.” (Arthur Schopenhauer)






EVANGELHO DE HOJE


Jo 14,15-21

Se me amais, observareis os meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, que ficará para sempre convosco: o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê, nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e está em vós. Não vos deixarei órfãos: eu voltarei a vós. Ainda um pouco de tempo e o mundo não mais me verá; mas vós me vereis, porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. Quem acolhe e observa os meus mandamentos, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.







MEDITANDO O EVANGELHO (1)
Frei Aloísio de Oliveira, OFM Conv


...rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor...
O tema central do Evangelho deste domingo é a promessa do envio do Defensor, o Espírito da Verdade. Aos que amam Jesus e observam seus mandamentos é dito que, mediante a intervenção do Filho, o Pai dará outro Defensor "para que permaneça convosco para sempre". O termo Paráclito significa literalmente "chamado para junto de alguém".
A menção ao Defensor e sua definição como o "Espírito da Verdade" ocorrem somente nos escritos de S. João. Essa definição remete à proclamação "Eu sou o caminho, a verdade e a vida", que qualifica o Espírito de Jesus-verdade, evocando não apenas a sua revelação mas também a discriminação que esta opera entre os homens segundo a sua resposta.
Com efeito, a figura do "Espírito da verdade' é, por sua vez, especificada pelo contraste - na acolhida que se faz a ele - entre o "mundo" e os fiéis; aqueles que rejeitam crer no Filho não podem receber aquele que desconhecem.  Mas, aos discípulos Jesus diz: "Vós o conheceis porque ele permanece junto de vós e estará em vós."
Na pessoa de Jesus, o Espírito estava junto dos discípulos, e eles podiam, portanto, reconhecê-lo; ele "permanecia" sobre Jesus de Nazaré, cujas palavras eram "espírito e vida" (Jo 6,53). Mas o Espírito não se achava ainda agindo neles. "    Agora, ele estará em vós"; este anuncio exprime o cumprimento da profecia relativa à Aliança última: "Eu porei meu Espírito em vós." Depois da glorificação do Filho, o Espírito estará no interior dos fiéis como um rio de água viva em cada um deles. "Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora,  quem me ama,  será amado por  meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele".

Peçamos a Deus para estarmos abertos ao Espírito da Verdade. Seguindo os impulsos do Espírito Santo saibamos acolher os ensinamentos de Jesus e transformá-los em vida. A "experiência decisiva" do Espírito Santificador mude os corações dos fiéis e a prática das comunidades!







VÍDEO DA SEMANA


Para matar a saudade dos saudosistas !!

Desenho de 1950 - Uma jóia de memória.
Atendendo a uma solicitação do governo americano, que visava uma política de aproximação com o Brasil, Walt Disney fez esse e outros desenhos animados.
Era época do final da Segunda Guerra Mundial, e o governo americano temia que o Brasil se tornasse um país comunista.
Essa maravilha foi criada inteiramente a mão, sem computadores, efeitos digitais ou recursos mágicos do cinema de hoje






MUNDO ANIMAL



Felinos: A Natureza High Tech



A engenharia da natureza experimentou sua capacidade inventiva durante milhões de anos. O resultado foi o desenvolvimento de uma máquina sem igual na face da Terra. Um organismo flexível e super eficiente, dotado de incríveis recursos de mobilidade, sensoriamento remoto, olfato e visão: a incomparável anatomia dos felinos.

Quando, num passado distante, nós os felinos começamos a conviver com os humanos, nossas habilidades foram utilizadas a favor de ambas as espécies. Da nossa parte, estamos com o homem para ajudá-lo a sobreviver e a melhorar seu caráter. Somos seus companheiros espirituais e exemplos de como se deve viver. Algumas pessoas dizem que atuamos entre dois mundos. Nada contra.







Ecos do passado

No princípio, e durante muito tempo, nós auxiliamos os humanos a controlar as pragas do planeta. Para isso empregamos a incrível destreza da conformação motora do nosso corpo. A mesma que nos permite caçar como ninguém.


Fizemos história. No Egito antigo, éramos integrantes da poderosa elite divina.

  
Equipamentos naturais

Nossa audição de alta frequência permite-nos ouvir algumas faixas ultra-sônicas que nem os cães escutam. Quanto ao tato, até os fios dos nossos bigodes são itens especializados. Eles nos orientam ao longo do deslocamento físico. Feito antenas filiformes, estão aptos a captarem vibrações ambientais, auxiliando-nos na detecção e desvio de obstáculos pelo caminho, inclusive no escuro. O olfato também contribui, visto que o temos em nível muito mais apurado que os humanos. Já nossos olhos nos facultam a enxergar à noite devido a grande sensibilidade e amplitude da visão. E nossa musculatura comanda uma constituição elástica, veloz e capaz de grandes saltos se necessário. A coluna vertebral, muito ágil, também contribui com sua parcela mecânica. 
Ela é alongada e unida por músculos, diferente dos ligamentos encontrados na maior parte dos mamíferos. E nosso senso de equilíbrio invariavelmente nos coloca em pé ao atingir o solo, numa performance que desafia a gravidade da queda. Não há nada comparado a isso.
Não é à toa que alguns grandes mestres do Kung Fu (e osninjas do passado) tentaram nos imitar em ação.

Donos do próprio nariz

Somos artistas cômicos quando nos convém. E aí se evidencia outra grande diferença, especialmente entre nós e os cães treinados. Estes, mais por índole que por esperteza, colocam-se prontamente à disposição, abanando o rabo e dizendo ao chefe: "Tô aqui pra fazer o que me mandares, patrão"; nós os gatos seguimos outra norma: "Primeiro me diz o que eu ganho? Depois me mostra o contrato de trabalho com a garantia escrita do que estais afirmando de boca. E pra teu governo, temos um temperamento independente, ou seja, não temos chefe!"

E tanto sabemos atuar...



Como inspiramos outros atores no palco...



E fora dele, servimos de modelo para celebridades geniais.

Terapia em Grupo

A ciência nos tem estudado e feito inúmeras tentativas imperfeitas de construir ferramentas eletrônicas no intuito de replicar nossas capacidades inatas.

Enquanto os cientistas e engenheiros não chegam lá, nós, por si só, já somos "instrumentos" de apoio psicológico para muitas terapias aplicadas em pacientes clínicos. Especialmente no auxílio ao tratamento e educação de jovens com necessidades especiais. Algumas crianças autistas, por exemplo, mostraram-se mais suscetíveis à comunicação com humanos depois do convívio com gatos.

E também somos o calmante natural de muitos adultos estressados...
É, somos assim, cheios de especialidades e equipamentos originais! Mas no fundo não gostamos nada de quando nos fazem de seres ornamentais (para não dizer bizarros)... como virar leão ou outro animal que na verdade não somos.

Diante disso, gostaríamos de prevenir os humanos quanto ao seguinte: aprendam que os nossos pelos também desempenham uma função específica e integrada, bem como as unhas, os bigodes, as orelhas, a cauda e tudo mais. Nada existe em nós sem uma utilidade vital. 
Portanto, deixem-nos como estamos. Não alterem sem critério o que a natureza levou uma infinidade para aprimorar à perfeição. Respeitem nossa evolução e dignidade. Agradecemos!








MOMENTO DE REFLEXÃO


“Falar em perdas é falar em solidão, tristeza, desesperança, medo.
Quando digo perdas, não estou me referindo apenas aos que morrem, mas a todos que, de alguma forma, nos deixam prematuramente, antes que estejamos preparados.
Um amigo que se muda para longe, um namoro interrompido abruptamente e até mesmo um ente querido que se vai, sempre provoca em nós uma sensação de vazio. E por que isso? Porque sofremos tanto mesmo sabendo que estas perdas ou partidas inesperadas são inerentes a vida e que, portanto, não podemos controlá-las?
Não saberia responder com precisão as perguntas acima, mas, o que me parece mais coerente é que nunca estaremos prontos para nos acostumarmos com a falta dos que amamos. Por mais que saibamos que a qualquer instante eles nos faltarão, temos sempre a predisposição em acreditarmos que quem nos ama nunca nos trairia, nos privando de seu afeto, carinho e amor. Ledo engano. São justamente aqueles que amamos que mais nos machucam com suas partidas inesperadas. Vão-se sem aviso prévio e nos levam a felicidade, a fé na vida, o equilíbrio.
O que fazer então? Não amarmos? Não nos permitirmos gostar de alguém pelo simples fato de que seremos, mais cedo ou mais tarde, deixados para trás na vida, entregues às nossas angústias e remorsos por não termos dito tudo ou feito o suficiente por eles?Creio que não. Se há algo na vida que mais nos trás felicidade é sabermos que somos queridos e não seria honesto nos privarmos de tal sentimento por covardia.
Um amor de pai e mãe, o carinho de um amigo ou afeto de uma relação a dois deve sempre se sobrepujar ao medo da perda. Porque ela é inevitável; o sentimento, não. Deve ser exercitado todos os dias de nossas breves vidas. Ele é o que nos move, nos dá o chão para que possamos caminhar pela vida com a certeza de que, haja o que houver, teremos sempre alguém com quem contar, que nos apoiará mesmo nos momentos em que não tenhamos razão. Esta, deve ser a maior lição deixada pelos que partem sem nos avisar. Lembrar-nos que devemos sempre curtir aqueles que amamos com a intensidade proporcional a brevidade de uma vida. Porque, quando nos faltarem, saberemos que amamos e fomos amados, que demos e recebemos todo o carinho esperado, que construimos um sentimento que nenhuma perda poderá apagar. 
Este sentimento transcende o espaço e o tempo, não se limita ao contato físico. Torna-se parte de nós, impregnado em nossa alma, nos confortando nos dias difíceis, sendo cúmplices de nossas vitórias pessoais, norteando nossa conduta, nos fazendo sentir eternamente amados. Que me perdoem os físicos, mas, neste caso, acredito sim que dois corpos podem ocupar o mesmo lugar no espaço. Basta que permitamos sentir a presença dos que amamos dentro de nós, como se fossem parte de nossa alma. Só assim seremos inteiros.”
 "Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós".





Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.



Um comentário:

  1. Rita Miranda Ferreira Leite
    Olá amigos internautas missionários
    Sou a Rita Leite sou o trabalhador que o Senhor contratou às 5 da tarde rsrs, mas espero pela infinita misericórdia de Deus receber o mesmo sálario que vcs trabalhadores do dia todo. Rsrs cheguei a pouco e gostaria de conhecer um pouquinho sobre vcs. Leio os textos de todos no blog e tenho curiosidade de saber um pouco sobre a pessoa sobre a qual estou lendo suas reflexões. se alguem aí tbm tiver esta vontade poderemos trocar algumas informções e até uma foto p a gente ter uma ideia de como somos. Aguardo.
    Abraço fraterno
    Em Cristo


    Rita Miranda Ferreira Leite

    ResponderExcluir