Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 27/11/2015


Sexta-feira, 27 de novembro de 2015


“A beleza da alma reflete-se  no corpo.” (Sêneca)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 21,29-33

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


E Jesus contou-lhes uma parábola: “Olhai a figueira e todas as árvores. Quando começam a brotar, basta olhá-las para saber que o verão está perto. Vós, do mesmo modo, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. Em verdade vos digo: esta geração não passará antes que tudo aconteça. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão”.



Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=29%2F10%2F2015#ixzz3jxryATh1
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Continuando (…)
Sofremos, lutamos, levantamos e resolvemos continuar, Jesus a nossa frente a nos pedir que ergamos a cabeça que logo seriamos agraciados com a vitória, a conquista. Quem após uma grande turbulência ou adversidade não saiu melhor, mais forte, pronto a superar novos desafios?
O sofrimento trás sim transtornos a nossa vida e daqueles que nos cercam, mas esse duro aprendizado acaba quebrando a dormência de nossa vida. Entenda dormência um processo de “casulo” que toda semente tem, umas mais outras menos.
Uma semente ao cair no solo não germina de imediato, ela esta dormente. Algumas precisam apenas do contato com os nutrientes do solo e um pouco de água para despertar, outras, porém precisam de muito calor. Sementes do nosso cerrado só brotam depois que são queimadas, ou seja, aqueles incêndios que vemos acabam gerando vida após o sofrimento. Entenda nesse exemplo que a natureza, que existe bem antes de qualquer um de nós de certa forma ela consegue ver no sofrimento a própria vida.
Somos suscetíveis a dias bons e dias não tão bons, mas um dia teremos que crescer e ver as folhas brotar (nossos dons, carismas, talentos) e saber que chegou a hora – É verão. O Espírito Santo se revela na primavera, nas flores, na graça, na paz, na alegria (…). Ele nos torna graciosos aos olhos de Deus e dos irmãos. Quem passa por nós sabe que algo mudou. Chega o verão e é hora de revelar o quanto você melhorou, cresceu, mudou…
Sei que é uma canção batida, mas “Então é natal! O que você fez”?
O que mudou? O que vai mudar?
Em um dia, ou seja, 24 horas, podemos ter momentos. Amanhecer cabisbaixo num possível outono; empolgar numa primavera de sorrisos no trabalho; mostrar a tarde todo seu talento de verão e no fim do expediente voltar à realidade, num triste inverno, sozinho num quarto quase depressivo (a) esperando um novo dia amanhecer. Ou então amanhecer sorrindo de orelha a orelha (primavera), trabalhar pensando no intervalo do almoço (outono); passar a tarde reclamando da vida, da falta de oportunidades, de chances (inverno); e a noite, reunido com a família para o jantar (verão)
Durante esses dias, fases, intervalos (…) em que “estação” ou momento ou estado de espírito passamos mais tempo?
Domingo o advento inicia no clamor pelo perdão de nossas faltas, e finda no quarto domingo nos renovando a esperança. O advento, no coração de quem crê, é o fogo que precisávamos para quebrar a dormência do nosso agir. É a oportunidade de voltar a nascer depois de um erro, de uma tragédia, uma perca. É um tempo propício para refletirmos o que fizemos e como fizemos.
Nossa igreja se iniciou no sacrifício pascal de Jesus e continua ano após ano trazendo mensagens de um novo recomeço, de ressurreição, de vida. Se ainda vivemos (ou estamos vivendo) outonos e invernos, em nossa relação comigo mesmo e com os que nos cercam, é porque estou estendendo o sofrimento da cruz deixando “passar batida” a esperança que nasce no presépio.
Quem crê e vigia não precisa temer os evangelhos dessa semana ou tecer, como tantos cientistas, em cálcular o quando e como o mundo viria a acabar. Às vezes levamos 20, 30, 50 ,70 anos pra entender que o verão já chegou, e que esse fim de mundo acontece toda vez que resolvo dar um 180° na minha vida; todo vez que aquele que era torto na vida resolve endireitar, quando um mundo velho acaba e um novo recomeça… Um mundo novo nasce da mudança de atitude de uma única pessoa, pois o reino cabe dentro de um único coração.
“(…) Os fariseus perguntaram um dia a Jesus quando viria o Reino de Deus. Respondeu-lhes: O Reino de Deus não virá de um modo ostensivo. Nem se dirá: Ei-lo aqui; ou: Ei-lo ali. Pois o Reino de Deus já está no meio de vós”. (Lucas 17, 20-21)
De coração aberto, abra sua vida, sua casa, sua família ao advento.
“(…) Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo“. (Apocalipse 2, 30)
Um imenso abraço fraterno.






CULINÁRIA


Bolo de Refrigerante de Laranja


Ingredientes

5 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
1 copo (americano) de Refrigerante de Laranja
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
Cobertura
1 lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco (200ml)
coco ralado a gosto para polvilhar

Como fazer

preaqueça o forno a 180°C.
Bata no liquidificador as gemas o açúcar e o refrigerante de laranja.
Despeje a mistura em uma tigela.
Junte a farinha peneirada e misture bem. Reserve.
bata as claras em nevee adicione o fermento peneirado.
Misture delicadamente e incorpore à massa reservada.
Coloque em uma forma redonda untada e enfarinhada.
Leve ao forno e asse até que, ao enfiar um palito, este saia limpo.
Retire do forno e reserve sem desenformar.

Cobertura

Misture o leite condensado com o leite de coco.
Fure a superfície do bolo com um palito e espalhe a mistura.
Polvilhe com o coco ralado e leve o bolo ao forno por 5 minutos.
Sirva no dia seguinte.


Salpicão de Atum

Ingredientes
2 colher(es) (sopa) de azeite
2 colher(es) (sopa) de mostarda
3 colher(es) (sopa) de uva passa
1/2 xícara(s) (chá) de salsão picado(s)
1 unidade(s) de maçã em cubos pequenos, com casca
1 unidade(s) de cenoura ralada(s) grossa(s)
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino preta
1 lata(s) de atum sólido em óleo
200 gr de iogurte grego

Como fazer
Numa tigela junte o iogurte, o azeite e a mostarda.
Misture bem e reserve.
Numa outra tigela, junte as passas, o salsão, a maçã, a cenoura e o Atum com seu óleo.
Misture bem.
Acrescente o molho de iogurte e misture novamente para que todos os ingredientes fiquem envolvidos.
Tempere o salpicão com sal e pimenta a gosto.





MOMENTO DE REFLEXÃO


Amizade é quase amor!
 Para se conservar uma belíssima amizade, é necessário cultivá-la, como se fôsse um jardim de rosas raras.
Tem que colocar muitos sentimentos e estar presente a todo momento, e ser amigo de verdade, para se ter uma grande amizade.
Ser fiel e realmente verdadeiro e chegar sempre primeiro, para lhe oferecer o mundo inteiro, tudo com muito sentimento, e nunca esperar nenhum pagamento.
Amizade é simples, mas é coisa séria, é como um casamento sem papel, é uma união de amigos que se gostam, é para as horas amargas, e também para saborear o mel.
Amizade é sorrir para o amigo e o apoiar, quando na verdade o que a gente queria era chorar.
Tem que haver entrega , solidariedade, sem cobranças, muito carinho e confiança, um ombro amigo, e muita atenção, tem que dar tudo incondicionalmente, sem restrição.
 Tem que ser o equilíbrio da balança, ser muito legal é fundamental!
Dar apoio, participar da vida e dar calor, amizade... é quase amor!


Angela Crespo

Nenhum comentário:

Postar um comentário