Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 05/11/2015


Quinta-feira, 05 de novembro de 2015


“Senhor, minha preocupação não é se Deus está ao nosso lado; minha maior preocupação é estar ao lado de Deus, porque Deus é sempre certo.” (Abraham Lincoln)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 15,1-10

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Todos os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. Os fariseus e os escribas, porém, murmuravam contra ele. “Este homem acolhe os pecadores e come com eles”. Então ele contou-lhes esta parábola: “Quem de vós que tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? E quando a encontra, alegre a põe nos ombros e, chegando em casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’. Eu vos digo: assim haverá no céu alegria por um só pecador que se converte, mais do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende a lâmpada, varre a casa e procura cuidadosamente até encontrá-la? Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido! Assim, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”.

Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=29%2F10%2F2015#ixzz3jxryATh1
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Brinco com as pessoas mais próximas que esse evangelho é um dos mais sintéticos sobre o amor de Deus. Revela um pai que fica na janela esperando a volta do filho que se perdeu ou daquele que, pela imaturidade ou no calor de emoções, tomou decisões impensadas e cujas consequências hoje paga.
Mas quem é esse que Deus espera?
Temos muitas vezes uma ideia inicial errônea. Imaginamos tanta gente que nos cerca, mas esquecemos de lembrar da pessoa mais próxima que conhecemos e deveríamos cuidar– a nós mesmos.
Somos nós que perdemos tempo querendo saber da vida do irmão e não perceber a inveja penetrando silenciosamente o nosso coração; somos nós que apontamos para as pessoas, restando a elas a resignação ou o ostracismo, se na verdade ao invés do dedo, Deus ficaria contente ao ver nossa mão estendida a aquele que necessita que muitas vezes não sabe, não aprendeu ou não tem coragem para pedir ajuda
“(…) Todos nós somos pecadores, mas Deus nos ama tanto que age sempre com misericórdia para conosco, perdoando o que nos pesa na consciência e sempre dando-nos condições para que nos convertamos e possamos viver na sua amizade, afinal de contas, o verdadeiro Pai não quer ver os seus filhos e filhas dispersos pelo mundo e entregues ao poder do pecado e da morte. Tudo isso faz com que uma das maiores alegrias de Deus seja a conversão dos pecadores. Como Deus, também nós devemos agir com misericórdia para com os que erram e dar-lhes condições para que possam converter-se e, assim, vivam a plena alegria de quem se sente eternamente amado por Deus”. (reflexão segundo a CNBB)
Talvez o maior pecado esteja em não permitir que o outro levante ou por orgulho achar que sou melhor que aquele que hoje olha a vida de baixo para cima. “Pois eu lhes digo que assim também vai haver mais alegria no céu por um pecador que se arrepende dos seus pecados do que por noventa e nove pessoas boas que não precisam se arrepender”.
É estranho na concepção que o mundo nos ensinou, ou seja, de ser o primeiro a qualquer custa, mas extremamente magnífico enxergar o irmão sob a ótica de Jesus. O olhar que procura a solução e não enfatiza o problema. É algo bem próximo ao que Dom Bosco TRABALHOU e chamou de PREVENTIVO.
Percebamos uma síntese do método:
1.     pela vontade de os educadores estarem entre os jovens partilhando a sua vida, olhando com simpatia para o seu mundo, atentos às suas verdadeiras exigências e valores;
2.     pelo acolhimento incondicional, força promocional e capacidade incansável de diálogo;
3.     pelo critério preventivo que crê na força do bem presente em cada jovem, também no mais carente e procura de se envolvê-la mediante experiências positivas;
4.     pela centralidade da razão, que se torna bom senso das exigências e das normas, flexibilidade e persuasão nas propostas;
5.     pela centralidade da religião, entendida como desenvolvimento do sentido de Deus congénito a toda a pessoa e esforço de evangelização cristã;
6.     pela centralidade da amorevolezza (amor, “amorabilidade”, amabilidade), que se expressa como amor educativo que faz crescer e cria correspondência;
7.     por um ambiente positivo tecido de relações interpessoais, vivificado pela presença amorosa, solidária, animadora e ativadora dos educadores e do protagonismo dos próprios jovens;
E qual é nosso papel nesse evangelho?
A nós cabe ajudar a mulher a procurar a moeda e não somente ve-la desesperada e ficar dizendo “eu não disse? Eu te avisei!”. É estar com o pastor procurando a ovelha que se perdeu e se já me faltam as forças não somente ficar a olhar as que estão no cercado, mas ter uma atitude pro ativa vendo os defeitos da cerca, falhas na segurança, perigos em volta…
Quem não vê a igreja dinâmica corre o risco de perder o sabor.
Quem perdeu o sabor não é estranho vê-la tratando o irmão como apenas aquele outro (a)
Um imenso abraço fraterno.






MUNDO ANIMAL

A Linguagem Canina

Até, relativamente, bem pouco tempo, a linguagem foi uma das características consideradas como exclusivamente humana.
Entretanto, as pessoas que gostam e convivem com animais sempre almejaram um dia compreender as suas linguagens.
Em Miami, Flórida, nos EUA, nas piscinas de treinamento de golfinhos os treinadores têm até um estúdio para análise dos sons emitidos por esses mamíferos aquáticos para ensaiar uma comunicação mais direta. Até em filmes de ficção já apresentaram um equipamento que traduzia as linguagens nossa para a deles e vice versa.
A melhor maneira de entender a linguagem dos animais é comparando-a com a evolução da linguagem humana.
Nas crianças, a habilidade lingüística se esboça no momento em que elas arquivam algumas palavras e gestos e já começam ensaiar a comunicação de seus desejos e emoções.
Psicólogos, que estudam o assunto, utilizaram alguns testes idealizados por Mc Arthur, para avaliar o QI dos chimpanzés Washoe, dos Gardner, e Sarah, de Premack. Nessa pesquisa, concluíram que o QI de um chimpanzé pode ser comparado com o de uma criança de dois anos e meio.
Esses primatas conseguiram compreender a utilização de uma ferramenta para recolher alimento. Conseguiram também, diferençar formas geométricas pelo nome.
Num estudo com um papagaio, uma cientista americana, conseguiu que ele reconhecesse uma chave, brinquedo, cubo, lápis e outros objetos pelos seus nomes... e os repetisse, cada vez que lhe apresentassem esses objetos. Com a evolução, ela conseguiu que o papagaio aprendesse a reconhecer e nominar cores, contar e verbalizar o valor dos resultados.
Um cão adulto consegue alcançar o nível intelectual e lingüístico de uma criança de dois anos, dada a sua capacidade de aprender mais de 120 comandos de adestramento diferentes, sendo incapaz de verbalizar, apenas, por razões anatômicas.






MOMENTO DE REFLEXÃO

Para conversar com Deus é preciso antes de tudo aprender a estar em silêncio.
Muitos se queixam que não conseguem ouvir a voz de Deus e, portanto, não há nenhum mistério.
 Deus nos fala. Mas geralmente estamos tão preocupados em falar, falar e falar, que Ele simplesmente nos ouve. Se falamos o tempo todo, nada mais natural que ouvirmos o som da nossa própria voz. Enquanto nosso "eu" estiver dominando, só ouviremos a nós mesmos.
 A maneira mais simples de orar é ficar em silêncio, colocar a alma de joelhos e esperar pacientemente que a presença de Deus se manifeste. E Ele vem sempre. Ele entra no nosso coração e quebranta nossas vidas. Quem teve essa experiência um dia nunca se esquecerá.
 Nosso grande problema é chegar na presença de Deus para ouvir somente o que queremos. Geralmente quando chegamos a Ele para pedir alguma coisa, já temos a resposta do que queremos. Não pedimos que nos diga o que é melhor para nós, mas dizemos a Ele o que queremos e pedimos isso. É sempre nosso eu dominando, como se inversamente, fôssemos nós deuses e que Ele estivesse à disposição simplesmente para atender a nossos desejos. Mas Deus nos ama o suficiente para não nos dar tudo o que queremos, quando nos comportamos como crianças mimadas. Deus nos quer amadurecidos e prontos para a vida.
 Quem é Deus e quem somos nós? Quem criou quem e quem conhece o coração de quem? Somos altivos e orgulhosos. Se Deus não nos fala é porque estamos sempre falando no lugar dEle.
 Portanto, se quiser conversar com Deus, aprenda a estar em silêncio primeiro. Aprenda a ser humilde, aprenda a ouvir. E aprenda, principalmente, que Sua voz nos fala através de pessoas e de fatos e que nem sempre a solução que Ele encontra para os nossos problemas são as mesmas que impomos. Deus também diz "não" quando é disso que precisamos. Ele conhece nosso coração muito melhor que nós, pois vê dentro e vê nosso amanhã. Ele conhece nossos limites e nossas necessidades.

A bíblia nos dá este conselho: "quando quiser falar com Deus, entra em seu quarto e, em silêncio, ora ao Teu Pai."
 Eis a sabedoria Divina, a chave do mistério e que nunca compreendemos. Mas ainda é tempo...
 Encontramos no livro de Provérbios a seguinte frase: "as palavras são prata, mas o silêncio é ouro."
 A voz do silêncio é a voz de Deus. E falar com Ele é um privilégio maravilhoso acessível a todos nós.


Letícia Thompson

Nenhum comentário:

Postar um comentário