Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 03/11/2015


Terça-feira, 03 de novembro de 2015


“A vida não está amarrada com um laço, mas ainda é um presente.” (Regina Brett)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 14,15-24

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Tendo ouvido isso, um dos que estavam junto à mesa disse a Jesus: "Feliz quem come o pão no Reino de Deus!" Ele respondeu: “Alguém deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. Na hora do banquete, mandou seu servo dizer aos convidados: ‘Vinde! Tudo está pronto’. Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: 'Comprei um campo e preciso ir vê-lo. Peço que me desculpes'. Um outro explicou: 'Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las. Peço que me desculpes'. Um terceiro justificou: 'Acabo de me casar e, por isso, não posso ir'. O servo voltou e contou tudo a seu senhor. Então o dono da casa ficou irritado e disse ao servo: ‘Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos’. E quando o servo comunicou: 'Senhor, o que mandaste fazer foi feito, e ainda há lugar', o senhor ordenou ao servo: 'Sai pelas estradas e pelos cercados, e obriga as pessoas a entrar, para que minha casa fique cheia. Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete’”.

Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=29%2F10%2F2015#ixzz3jxryATh1
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Esse evangelho sempre me trás algo diferente todas as vezes que o leio. Dessa vez não teve como não associá-lo a uma canção do Padre Fábio de Melo que é interpretada por Ele mesmo e pela Adriana chamada Milagres. Vou tentar me fazer compreender.
Imagino o tempo do gênesis, lembro-me da fidelidade de Noé e do motivo do dilúvio. Sabemos sim que o livro do gênesis é repleto de tradições e da forma que o povo compreendia o mundo ao seu redor, mas o motivo do dilúvio, mesmo perdoado por Deus, sobreviveu à enchente:
“(…) O Senhor respirou um agradável odor, e disse em seu coração: ‘Doravante, não mais amaldiçoarei a terra por causa do homem porque os pensamentos do seu coração são maus desde a sua juventude, e não ferirei mais todos os seres vivos, como o fiz’“. (Gênesis 8, 21)
Deus sempre se mostrou amoroso, até mesmo no dilúvio. Em vários momentos da história do seu povo Ele mudou um desígnio ou o destino trágico pela fé de apenas um ou de um grupo de fieis. E assim foi com Noé.
Imagino construir uma arca de cerca de 130 metros, três andares, (…). Creio eu que na construção ele só pode contar com os seus. Tamanha obra dependeria de muitos braços fortes, mas como no evangelho do banquete, cada um a sua maneira e motivo, pôs-se a se desculpar. Esses “santos” homens e mulheres, que as vezes nos remetem a nós mesmos, cheios de atribuições, sem tempo, acabam não sendo convidados ao banquete sendo assim distribuído àqueles em que Jesus encontrar disposição.
O Senhor nunca pediu que tivéssemos que nos sobrecarregar de tarefas e assim abandonar aqueles que dependem de nós (família, trabalho, estudo), mas que optássemos pelo que AGORA Ele nos chama. Quantos eu conheço que “constroem arcas” todos os dias enquanto outros tantos só olham? Esposas ou esposos que “levam nas costas” seu casamento, a educação dos filhos, as finanças, (…) enquanto o (a) outro (a) apenas olha; comunidades que descarregam sobre poucos a atribuição de muitos… (hunf)
Mas há na minha opinião uma classe de “santos” que são terríveis. Aqueles cuja a  “santidade” de vida já lhes concedeu o céu. Deixo claro que esse equívoco não é exclusividade de católicos. São aqueles que não ajudam a comunidade, a igreja, (…) se enfiam em suas pastorais e movimentos e fogem de toda a responsabilidade sobre a igreja. São aqueles que vivem uma doutrina particular chamada “só olho pra frente”. Enchem Deus de pedidos, mas ao ser chamado para o banquete, correm.
Daí surgiu a lembrança da música que citei acima em especial um trecho que diz assim:
“(…) Quem faz da santidade uma vaidade possivelmente já esqueceu Que muitas prostitutas nos precedem na entrada do reino dos céus. Eu me recordo de Jesus do jeito como olhava os pecadores e me surpreendo ao vê-lo assim tão frágil lhes pedindo alguns favores”. (Milagres – Padre Fábio de Melo)
Não estou aqui a apontar ninguém, mas a perguntar: O que Deus hoje (AGORA) lhe chama a fazer?
Se temos coordenadores, políticos e representantes que temos é porque não nos dispusemos a assumir o chamado do banquete e por que também eles, bons ou ruins, aptos ou não, aceitaram a missão de construir a arca. Se desvirtuam ou desvirtuaram do caminho, como fizeram Salomão, Davi, (…), ai já são outros quinhentos, pois terão que se resolver com quem os convidou. É claro que não justifica, mas creio eu que pelo menos eles dispuseram. E nós?
Um imenso abraço fraterno.







COMPORTAMENTO

Veja Como Controlar as Emoções
Calila Galvão


Ê tarefa difícil não é mesmo gente? Controlar as nossas emoções é tão difícil quanto ver um pedaço de torta de chocolate com bastante recheio e não comer. Mas se você estiver de dieta, vai se arrepender de comer a torta no mesmo segundo após o último pedaço e vai se punir por ter cedido à tentação. Não apenas em relação à comida, mas a tudo em nossas vidas, é preciso ter um mínimo de controle para não estar sempre arrependida depois que cometer uma burrada. Pode ser bastante difícil tomar a decisão certa na hora, mas depois você se sentirá muito bem com você mesma. Seguir alguns passos para conseguir essa proeza pode ajudar a alcançar esse controle que tantos querem.

Respirando fundo

Realmente tem situações que nos tiram a paciência. Quanto mais nervosa ficamos, mas acelerada fica a respiração e uma grande quantidade de gás carbônico acaba se acumulando na corrente sanguínea. Isso é bastante prejudicial, pois deixa o nosso sangue mais ácido e todas as funções do nosso organismo, inclusive as vitais, precisam de um pH ideal. O que fazer? Quando perceber que está ficando ofegante, respire fundo, tente deixar a respiração o mais suave e profunda possível. Não apenas o pH vai entrar em equilíbrio, mas você também se sentirá mais calma, favorecendo o seu bem estar.

Relaxe os músculos

Nós vivemos sob constante pressão e a tensão muscular já é normal para muita gente. Muitos não conseguem se livrar dos terríveis pontos gatilhos que podem causar dor por todo o corpo por causa do alto nível de tensão nos músculos. Pagar uma sessão de massagem vale muito a pena, afinal de contas é o seu bem estar que está em jogo. Tem gente que pensa que é um desperdício de dinheiro, mas experimente primeiro. Você vai conseguir levar o seu dia de forma mais leve.

Faça tudo mais devagar

Acordar como se o mundo fosse acabar no segundo seguinte, vai estragar com o seu dia. Além disso, é provável que sua vida não seja muito bem aproveitada já que as horas vão passar despercebidas e quando menos imaginar, já é de noite e está na hora de dormir. Dê uma organizada na sua agenda, não tente fazer tudo de uma vez só colando mil compromissos para um único dia. Seu tempo não tem que ser só para o trabalho ou para a família, reserve algumas horas do dia só para você e todo o resto vai funcionar muito bem.

Seja organizada

Ter uma agenda na qual você organiza todos os seus compromissos pode reduzir e muito a ansiedade. Você saberá, assim que abri-la, tudo o que tem que ser feito naquele dia e quando acabar, poderá relaxar e já começar a anotar o que fará no próximo. Nunca deixe para fazer depois o que pode ser feito agora. Isso aumenta o nível de ansiedade e você pode ficar bastante arrependida. Quer um bom exemplo? Quem nunca deixou para pagar a conta no dia seguinte e bem na hora o sistema estava fora do ar? São essas situações imprevisíveis que podem deixar qualquer dia uma bagunça.



Sem pensamento pessimista

Pensamentos negativos nunca ajudaram ninguém a nada. Pensamentos ruins como “meu marido está me traindo?”, “será que serei demitida?” “e se eu não passar na prova?”. Para muitas culturas e religiões, pensamentos ruins atraem coisas ruins. Pelo sim ou pelo não, é melhor pensar de maneira motivadora, que tudo dará certo e que se você fará o seu melhor e se não for o bastante…paciência. Vai ver é porque não era para ser e, com certeza, algo muito melhor está a sua espera.

Tenha uma vida mais saudável

Se sentir feliz consigo é uma das melhores maneiras de controlar as emoções. Quando você se sente bem, orgulhosa de si, é muito difícil algo ou alguém conseguir tirar a sua paz. Isso não depende só de força de vontade. Existem fatores biológicos como neurotransmissores e hormônios que podem nos ajudar nessa empreitada. Portanto, fazer exercícios físicos, pelo menos 30 minutos por dia, tomar menos refrigerante, comer menos fritura, adicionar mais frutas e fibras ao cardápio, fará com que você se sinta melhor em relação a tudo que está a sua volta e vai melhorar o seu bem estar.







MOMENTO DE REFLEXÃO

As pessoas estão esquecendo que um relacionamento que realmente nos completa, satisfaz e amplia a nossa dimensão de seres humanos precisa ir muito além dos contatos superficiais de hoje em dia.
Mais do que nunca, as pessoas estão morrendo de medo de ser abandonadas. De dizer “eu te amo” e não ser correspondidas. E, por isso, continuam abandonando, com medo de ser abandonadas. Dizem não, com medo de ouvi-lo.

O medo da rejeição nos impede de abrir nosso coração profundamente para os outros, pois não queremos nos sentir vulneráveis ou fragilizados. Para não ter de enfrentar esse medo, as pessoas não estão se relacionando em profundidade. Pelo contrário, buscam criar relacionamentos superficiais.

Nos relacionamentos atuais, principalmente entre os mais jovens, predomina a postura de “ficar” com alguém. Às vezes, “fica-se” com mais de uma pessoa no mesmo dia.

Muitas pessoas abandonaram a busca por uma relação mais amorosa, mais comprometida, satisfazendo-se com uma companhia de poucas horas. Um simples passatempo. Assim, no dia seguinte, pode-se ficar com outra pessoa, no outro dia com mais outra e assim por diante. Sem que qualquer relação se solidifique.

Existe até a prática de contabilizar quem beijou mais em uma festa ou em um evento qualquer. Beijam-se pessoas desconhecidas pelo simples ato de beijar, como se bebe água quando se está com sede. O beijo, nessas circunstâncias, deixou de ser a expressão de um sentimento afetivo de aproximação entre duas pessoas, deixou de ser uma entrega, deixou de ser um momento mágico, deixou de ser uma partícula de ligação e entrou no menu da rotina.

No amor, para muitas pessoas, a quantidade se tornou mais importante do que a qualidade... Na verdade, poucas pessoas perceberam que qualidade num relacionamento significa mergulhar em profundidade.

Nesse tipo de relacionamento superficial, não há tempo para conhecer o outro. E sem conhecimento, o amor não se desenvolve. Torna-se quase impossível estabelecer uma base sólida para a relação.
(Trecho do meu livro “Amar Pode Dar Certo”).

As pessoas estão esquecendo que um relacionamento que realmente nos completa, satisfaz e amplia a nossa dimensão de seres humanos precisa ir muito além disso.
Um relacionamento precisa ser construído sobre o amor, embalado pela cooperação, alimentado pelo respeito, forjado com confiança. Precisa ter aconchego, cumplicidade e doação. Precisamos saber dividir com o outro o nosso cobertor, nas noites frias, mesmo que para cobrir a orelhe dele precisemos descobrir nossos pés – e ficar feliz por estar dando ao outro o melhor de nós.

É preciso aprender a deixar de ver um relacionamento como uma armadilha, de onde não teremos saída, para descobrir nele a chave da nossa liberdade e da liberdade do outro. E isso só pode ser conseguido quando aprendemos a confiar mais.


Roberto Shinyashiki

Nenhum comentário:

Postar um comentário