Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 12/11/2015


Quinta-feira, 12 de novembro de 2015


“A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas.” (Horácio)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 17,20-25

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Ele respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’, ou: ‘Está ali’, pois o Reino de Deus está no meio de vós”. E ele disse aos discípulos:“Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. Dirão: ‘Ele está aqui’ ou: ‘Ele está ali’. Não deveis ir, nem correr atrás. Pois como o relâmpago de repente brilha de um lado do céu até o outro, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.

Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=29%2F10%2F2015#ixzz3jxryATh1
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor








MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
O reino de Deus estava no meio deles, mas com bem disse o Senhor: “(…) Quando o Reino de Deus chegar, não será uma coisa que se possa ver”.
Recorde quando divagávamos nessa semana sobre a dificuldade de estarmos sensíveis a presença de Deus em nossa vida. Esse evangelho de hoje atesta tudo aquilo que falávamos sobre isso e vem de encontro com uma situação bem comum no dia-a-dia. Vou explicar…
Qual é a postura ou conduta que temos ao perder algo e precisar dele?
Reviramos a casa, tiramos o que é possível do lugar, varremos, “apelamos” para são longuinho, prometemos tantos e tantos pulinhos (risos), mas como é frustrante encontrar o objeto perdido num lugar óbvio ou como chamamos “debaixo do nosso nariz”.
Talvez o reino de Deus também esteja nesse lugar óbvio, mas como no dia-a-dia, não conseguimos encontrar ou não procuramos. “(…) Ninguém vai dizer: ‘Vejam! Está aqui’ ou ‘Está ali’. PORQUE O REINO DE DEUS ESTÁ DENTRO DE VOCÊS”.
O reino de Deus talvez esteja no óbvio da vida, e se lá esta, esse óbvio chama-se simplicidade.
“(…) Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo: Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus! Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra”! (Mateus 5, 2-5)
O reino de Deus esta na paz, mas por que o procuramos nas guerras, nas brigas? Ele esta no sorriso, mas por que investimos no ressentimento, no rancor, na raiva? Ele esta no gesto caridoso, mas por que investimos tanto no egoísmo, no individualismo?
Reparemos onde estamos procurando o reino de Deus.
O próprio santo “das COISAS perdidas” (são Longuinho) apenas encontrou o reino Deus, conforme alguns relatos truncados, depois de perfurar o coração de Jesus com uma lança e como não trazer esse exemplo a nossa vida: Quantos de nós só encontramos Jesus após perfurar seu coração em virtude do pecado que vivíamos? Quantas pessoas precisaram ir ao fim do posso para encontrar a Deus que sempre esteve ao seu lado, mas não era visto?
Se preciso de algo em minha vida e não sei por onde começar, creio eu que deveria buscar primeiramente pela sensibilidade a presença de Deus, pois todo aquele que sabe e reconhece os sinais do Deus de amor em sua vida, cai menos, sofre menos, ergue-se mais rapidamente, supera os obstáculos sem medo, (…), visto que “(…) O REINO DE DEUS ESTÁ DENTRO DE VOCÊS”
Agora não é tão difícil de aceitar o porquê tanta gente só encontra Deus na dor
Não é preciso ir ao fundo do poço para achá-lo, mas muitas vezes o fazemos; não é preciso ir longe, pois Ele esta tão perto; não é esse ou aquele padre que faz a diferença e sim a vontade de querer encontrá-LO.
Deus nos vê na simples oração matinal; no terço apressado dentro do ônibus; nas lágrimas derramadas em silêncio, mas só damos conta da presença deles quando nosso ser cansa de lutar e se entrega. Quantas pessoas atravessaram o Brasil para ouvir um mesmo evangelho, no entanto num outro lugar (Canção Nova, Aparecida do Norte,…) e de coração aberto conseguiu ser curado por Deus?
Às vezes é preciso que cansemos para abaixar a guarda e vermos que Deus estava ali há muito tempo.
Deus habita em seu coração… Deixe o bater!








MUNDO ANIMAL

Mais um membro na família!

Você pretende trazer mais um cãozinho para casa? Então confira algumas dicas importantes na apresentação dos cães para que o novo membro seja sempre bem-vindo

Apresente os cães em local neutro

A tendência é que os cães fiquem mais agressivos e queiram defender o território onde vivem. Por isso, o mais indicado é que os primeiros encontros sejam feitos em local neutro, como na rua, por exemplo. Os cães devem ser conduzidos por pessoas diferentes, mantendo sempre uma distância segura para uma possível demonstração de hostilidade possa ser rapidamente inibida.

Aproxime-os aos poucos

Depois que os cães se demonstrarem calmos à distância, eles podem ser aproximados aos poucos. A partir do local onde estão, inicia-se uma caminhada lado a lado para evitar que os cães se encarem. Andando sempre lado a lado, os condutores reduzem aos poucos a distância. Caso haja alguma demonstração de agressividade, o treino deve ser interrompido e iniciado novamente na fase anterior. O treino só evolui quando os cães se mostrarem totalmente pacíficos durante o passeio.

É muito importante também recompensar todas as atitudes corretas dos cães, durante todas as fases da apresentação. Ao receber petiscos e carinho ao se comportar bem, o cão entende que essa é uma boa atitude e tende a repetir o comportamento desejado, além de entender que o condutor é que está no comando, passando confiança ao cão.

Dividindo o mesmo território

Os cães já estão se aceitando bem, então chegou a hora de colocá-los no ambiente onde viverão daqui para frente. Porém, antes disso prepare o local retirando comida e qualquer objeto que possa gerar disputa, como ossos e brinquedos. È aconselhável também fazer um longo passeio, até deixar os peludos cansados.

Mas atenção, os cães só ficam juntos após a apresentação ter sido concluída: enquanto não terminarem os exercícios de aproximação, os cães não devem ser postos juntos ou de maneira que possam se ver. Provocações podem anular o treinamento feito até então e tornar os cães ainda mais agressivos. Uma única briga entre os cães pode torná-los inimigos para sempre.
Essas dicas valem inclusive quando o novo membro for um filhote. E se você já tiver mais de um cão em casa, o mesmo procedimento deve ser feito individualmente com todos os cães.
Se você não se sentir confiante suficientemente para fazer todas as etapas do treinamento, procure o auxílio de um adestrador para que todo processo seja conduzido de forma segura para você e seus animais.

Até a próxima!

Texto: Tarsis Ramão (adestradora Equipe Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido








MOMENTO DE REFLEXÃO

Nós, homens, nos caracterizamos por ser o sexo forte, embora muitas vezes caiamos por debilidade. Lembro que um dia, minha irmã chorava em nossa casa. Com muita saudade, observei que meu pai chegou perto dela e perguntou o motivo de sua tristeza.
 Escutei-os conversando por horas. Lembro- me especialmente de uma frase que meu pai lhe disse naquela conversa e que me enche de força a cada manhã. Meu pai acariciou o rosto dela e disse: “Minha filha, apaixone- se por um grande homem e nunca mais voltará a chorar".
 Meu pai lhe dizia: "Não se apaixone por um homem que só fale de si mesmo, de seus problemas, sem preocupar-se com você.
 Enamore-se de um homem que se interesse por você, que conheça suas forças, suas ilusões, suas tristezas e que a ajude a superá-las...
 Não creia nas palavras de um homem cujos atos dizem o oposto... Afaste de sua vida um homem que não constrói com você um mundo melhor... Fuja de um homem enfermo espiritual e emocionalmente. É como um câncer, matará tudo o que há em você (emocional, mental, física, social e economicamente).
 Não dê atenção a um homem que não seja capaz de expressar seus sentimentos, que não se ame saudavelmente. Não se agarre a um homem que não seja capaz de reconhecer sua beleza interior e exterior e, suas qualidades morais. Não deixe entrar em sua vida um homem a quem tenha que adivinhar o que ele quer, porque não é capaz de se expressar abertamente. Não creia em um homem que tenha carências afetivas de infância e que trata de preenchê-las com a infidelidade, culpando-a, quando o problema não está em você, e sim nele, porque ele não sabe o que quer da vida, nem quais são suas prioridades.
 Por que querer um homem que a abandonará se você não for como ele pretendia, ou se já não é mais “útil”? Por que querer um homem que a trocará por um cabelo ou uma cor de pele diferente, ou por uns olhos claros, ou por um corpo mais esbelto? Por que querer um homem que não saiba admirar a beleza que há em você, a verdadeira beleza, a do coração?"
 Depois disso, perguntei-me inúmeras vezes qual seria a fórmula exata para chegar a ser esse grande homem e não me deixar vencer pelas coisas pequenas. Com o passar dos anos, descobri que se todos nós homens lutássemos para ser grandes de espírito, grandes de alma e grandes de coração, o mundo seria completamente diferente!
 Aprendi que um grande homem não é aquele que compra tudo o que deseja, porque muitos de nós compramos com presentes a afeição e o respeito aqueles que nos cercam. Quantas vezes me deixei levar pela superficialidade das coisas, deixando de lado aqueles que realmente me ofereciam sua sinceridade e integridade e dando mais importância a quem não valorizava meu esforço? Custou-me muito compreender que " grande homem" não é aquele que chega no topo, nem o que tem mais dinheiro, casa, automóvel, nem quem vive rodeado de mulheres, nem muito menos o mais bonito.
 Um grande homem é aquele ser humano transparente, que não se refugia atrás de cortinas de fumaça, é o que abre seu coração sem rejeitar a realidade, é quem admira uma mulher por seus alicerces morais e grandeza interior. Um grande homem é o que caminha de frente, sem baixar os olhos; é aquele que não mente, embora às vezes perca por falar a verdade... e sobretudo, um grande homem é o que sabe chorar sua dor sem fugir dela. Um grande homem é o que cai e tem a suficiente força para levantar-se e seguir lutando.
 Hoje minha irmã está casada e feliz, e esse grande homem com quem se casou, não era nem o mais popular, nem o mais solicitado pelas mulheres, nem o mais rico ou o mais bonito. Esse grande homem é simplesmente aquele que nunca a fez chorar... é quem no lugar de lágrimas lhe roubou sorrisos.
Sorrisos por tudo que conquistaram juntos, pelos triunfos alcançados, por suas lindas recordações e por aquelas tristes lembranças que souberam superar, por cada alegria que repartem e pelos três filhos que preenchem suas vidas.
Esse grande homem ama tanto a minha irmã que daria o que fosse por ela sem pedir nada em troca. Esse grande homem a quer pelo que ela é, por seu coração e pelo que são quando estão juntos. Aprendamos a ser um desses Grandes Homens, para vivenciar os anos junto de uma Grande Mulher e nada nem ninguém nos poderá vencer!

Arnaldo Jabour


Nenhum comentário:

Postar um comentário