Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 17/11/2015


Terça-feira, 17 de novembro de 2015


“A nobreza de quem trabalha é que torna o trabalho nobre.”



EVANGELHO DE HOJE
Lc 19,1-10

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Jesus tinha entrado em Jericó e estava passando pela cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos publicanos e muito rico. Ele procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era baixinho. Então ele correu à frente e subiu numa árvore para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. Ele desceu depressa, e o recebeu com alegria. Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: "Foi hospedar-se na casa de um pecador!" Zaqueu pôs-se de pé, e disse ao Senhor: "Senhor, a metade dos meus bens darei aos pobres, e se prejudiquei alguém, vou devolver quatro vezes mais". Jesus lhe disse: "Hoje aconteceu a salvação para esta casa, porque também este é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido".

Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=29%2F10%2F2015#ixzz3jxryATh1
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor








MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Onde estão as oportunidades? Com que frequência oportunizo chances? Quantas vezes perdoar; quantas chances dar?
Consigo ver sob os olhos da sabedoria como esta pessoa ou pessoas que erraram ou se afastaram veem o amor de Deus por nós? É claro que nenhum de nós conseguiu ou conseguirá ter amor por alguém ao ponto de esquecer POR COMPLETO um ocorrido ou um fato, mas o texto bíblico na realidade que vivemos hoje: fala de oportunidade e perdão e não somente do completo esquecer.
Um questionamento: Alguém saberia o teor da conversa de Zaqueu com Jesus se os apóstolos não tivessem relatado no evangelho? Será que “nossas bolas de cristais” leitoras da mente humana já nos credenciam a nortear quem Jesus deve abrir às portas a salvação? Duro dizer, mas se assim pensamos estamos recheando nossa vida de rancor, vingança e de um sentimento perigoso chamado preconceito.
Vamos deixar claro um ponto primeiro:
Existem pessoas que conhecem o que deve ser feito, mas não fazem;
Outras que ainda fazem por não ter sido apresentado a verdade;
E outras que fazem com muita consciência.
Uma pessoa que já conhece a verdade não pode dizer que foi enganada. Que na ausência de um culpado, sugere como os irmãos protestantes, que o diabo é sempre o culpado.
Um frei (não recordo o nome) certa vez nos falou que TODOS têm a propensão ao erro. Que mesmo não querendo estamos sujeitos a momentos de ira, raiva, desamor, ódio, (…) e que o inimigo de Deus teria o poder de APENAS sugerir o gesto, mas não a consolidação do fato, ou seja, quem realmente torna a sugestão um ato, somos nós mesmos. O frei sugeria a vigilância a esse “ser humano” falho e em construção. Um ser que julga, separa, desagrega e que tem medo de assumir que faz tudo isso por coisas banais como inveja, egoísmo, (…) frutos do não zelo a seus próprios atos.
Zaqueu, como outros que ainda não conhecem a verdade, não se preocupou com que diriam a seu respeito, pois estava prestes a trocar sua vida repleta de incertezas por algo tão grande e tão sublime – um tesouro chamado perdão.
“(…) O Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo. Reino dos céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra“. (Mateus 13, 44-46)
Do alto daquela árvore, o homem de pequena estatura se mostra grande. Um gesto nobre ao reconhecer suas fragilidades e erros perante aquele que pouco se importou ou perguntou por onde andou. Um homem que não perdeu tempo encontrando um culpado para suas faltas; que não se escondeu atrás de JUSTIFICATIVAS, (…), e outros tantos esconderijos da alma. Um homem que não encontrou barreiras como as que colocamos para aquele que errou volte a levantar.
É um fato: nós por vezes, tecemos comentários baseados nas nossas experiências e no que acredito e não de fato no que aconteceu e quando fazemos isso cortamos a árvore que o irmão subiu pra ver Jesus.
Concluindo… Sim, talvez tenhamos justificativas provocadas pelas limitações provocadas por situações do nosso passado ou presente (as mais destrutivas são as psicológicas) , mas até quando isso me impedirá para atender ao pedido de Jesus em abrir nossa casa, nosso coração, nossa vida para Ele entrar? Se são mais fortes do que eu, por que não procurar por ajuda?
Lembremo-nos sempre que Deus deseja muito nossa volta nem que seja no último instante, imagine o que Ele faria por quem se humilha, “engole” o orgulho e resolve voltar?
Em suma…
“(…) O Evangelho de hoje nos mostra os passos que todos nós devemos dar no caminho da conversão. Inicialmente, Jesus nos provoca o desejo de conhecê-lo e nós, respondendo a essa provocação, procuramos vê-lo de alguma forma. Então Jesus entra na nossa vida e nós, porque alegremente o acolhemos, fazemos a experiência da sua companhia e da sua amizade através da intimidade da experiência interior, o que nos faz vislumbrar os verdadeiros valores que nos fazem felizes, de modo que procuramos viver o amor fazendo o bem e reparando o mal que praticamos. Assim, Jesus nos encontra quando estamos perdidos e nos possibilita trilhar o caminho da salvação”. (reflexão proposta pela CNBB)
Acredite: “(…) Hoje a Salvação entrou em sua casa”
Um imenso abraço fraterno.








COMPORTAMENTO


Método GTD: um método para tornar a sua vida mais prática
Calila Galvão  


As mulheres têm uma vida bastante corrida: ir para o trabalho, criar os filhos, cuidar da casa e muitas vezes, fazem o papel de pai e mãe ao mesmo tempo. É uma correria sem fim! Em 24 horas não é possível fazer todas as tarefas necessárias.
Aqui começam as desculpas para não sair com os amigos, não ir ao cinema ou não fazer exercícios. Você nunca tem tempo para si. Talvez o problema não seja a quantidade crescente de afazeres e sim a falta de organização  e isso pode fazer toda a diferença.

Dica: Já que estamos falando de organização, não deixe de ler nosso artigo sobre como organizar o seu guarda-roupa.

O que é o método GTD?

O livro de David Allen, Getting Things Done ou GDT já é um verdadeiro sucesso. O David conseguiu criar um método de organização que está dando o que falar por mostrar os resultados mais eficazes. Aqui no Brasil recebeu o nome de “A Arte de Fazer Acontecer”. Parece interessante não é mesmo?
Esse método não se aplica apenas ao trabalho, mas a todas as áreas da sua vida. Assim, com uma única ferramenta você pode gerir de forma mais fácil a sua vida familiar, cuidar de si mesma e da sua carreira. A chave do sucesso aqui é priorizar os acontecimentos mais importantes para que não haja complicações.
Nós estamos acostumadas com a vida agitada, com várias responsabilidades ao mesmo tempo, mas tudo isso nos causa um grande estresse. Já de cara, com o uso do método, você perceberá que o seu nível de ansiedade reduzirá. Além de manter tudo sob controle, todas as tarefas serão feitas de forma prática e rápida.

Aprenda a usar o GTD

Você pode começar a aprender como utilizar o método lendo o livro A Arte de Fazer Acontecer. Você precisa conhecer os 5 passos básicos do método para começar a entender como tudo isso funciona:

Colete
Tudo o que você precisa fazer, seja neste momento ou em qualquer dia da sua vida deve ir para o papel. Coloque tudo: as tarefas do dia a dia, algo que precisa comprar, um objetivo para alcançar. Tudo faz parte desse processo.

Processe
Nessa etapa você fará algo parecido com uma triagem, ou seja, irá colocar prioridades nas tarefas. Veja quais podem ser adiadas, quais são realizadas em várias etapas e outros detalhes que caberão a cada tipo de tarefa.

Organize-se
Você agora deve separar as tarefas por contexto. Mas com assim? Por exemplo, você pode separá-las por turno do dia ou, como David Allen sugere, por local (escritório, em casa, no centro da cidade).

Revise
Aqui você precisará ter um panorama geral do momento presente. Analisar o que está sendo feito, como está sendo feito e se tudo está saindo do jeito que você quer. Outro ponto é analisar se as tarefas estão sendo realizadas apenas em caráter de urgência.

Execute
Chegou a hora de colocar a mão na massa. Você agora sairá da lista, porém tendo-a em mente todo o tempo e sempre à mão. Ela te orientará e ajudará para que as tarefas sejam executadas conforme o que programado.
Os passos de 1 a 4 têm como principal objeto melhorar a etapa da execução. Fazer com que ela seja mais rápida e produtiva, poupando o seu tempo. Porém, todas elas são importantes sendo que a de revisão e processamento se destacam por serem momentos de tomada de decisão.

Ferramentas que ajudam a executar o GTD
Não existe uma ferramenta feita por David Allen especificamente para esse método, o que é excelente. Você pode usar diversos programas de computador ou aplicativos que conseguem manter a sincronização entre o celular e o tablet. Você sempre terá as suas anotações por perto:

Evernote
Ele é gratuito, podendo ser utilizado no celular, tablet ou computador. Nele você pode crirar listas, anexas diversos documentos, salvar links importantes e até criar uma apresentação de trabalho.

Toodledo
Esse aplicativo foi criado pensando no GTD. Ele consegue aplicar o método com perfeição e pode ser utilizado em vários dispositivos. Dois pontos negativos: é pago para celulares e é todo em inglês.

Todoist
Ele também pode ser utilizado para aplicar o método GTD. É gratuito e pode ser utilizado em qualquer dispositivo. Você pode acrescentar lembretes, datas e colocar tarefas como prioridades.

Outlook
Creio que esse já é bem conhecido. O melhor desse programa é que você consegue deixar tudo sincronizado com a sua conta de e-mail. Para quem não gosta de aplicativos, esse é a melhor opção.

É claro que o caderninho de anotações e a agenda ainda não saíram de moda. Você também pode utilizar esses itens para se manter organizada e aplicar o método GTD. O importante é simplificar o processo de maneira que você sinta-se satisfeita com os resultados.







MOMENTO DE REFLEXÃO

"Uma pessoa é enorme quando fala do que leu e viveu, quando te trata com carinho e respeito, quando te olha nos olhos e sorri destravado.

E pequena quando só pensa em si mesma, quando se comporta de uma maneira pouco gentil, quando fracassa justamente no momento em que teria que demonstrar o que há de mais importante entre as pessoas: a amizade, o carinho, o respeito, o zelo e até mesmo o amor.

Uma pessoa é gigante para ti quando se interessa pela tua vida, quando procura alternativas para o seu crescimento, quando sonha junto contigo.

E pequena quando se desvia do assunto.

Uma pessoa é grande quando perdoa, quando compreende, quando se coloca no lugar do outro, quando age não de acordo com o que esperam dela, mas de acordo com o que espera de si mesma.

Uma pessoa é pequena quando se deixa reger por comportamentos clichês.

Uma mesma pessoa pode aparentar grandeza ou miudeza dentro de um relacionamento, pode crescer ou decrescer num espaço de poucas semanas.

Uma decepção pode diminuir o tamanho de um amor que parecia ser grande.

Uma ausência pode aumentar o tamanho de um amor que parecia ser ínfimo.

É difícil conviver com esta elasticidade: as pessoas se agigantam e se encolhem aos nossos olhos.

O nosso julgamento é feito não através de centímetros e metros, mas de ações e reações, de expectativas e frustrações.

Uma pessoa é única ao estender as mãos, e ao recolhê-las inesperadamente torna-se mais uma.

O egoísmo unifica os insignificantes.

Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande... é a sua sensibilidade, sem tamanho...



Nenhum comentário:

Postar um comentário