Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 04/11/2015


Quarta-feira, 04 de novembro de 2015


“A mente cria, o desejo atrai e a fé realiza.”




EVANGELHO DE HOJE
Lc 14,25-33


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando- se, ele lhes disse: “Se alguém vem a mim, mas não me prefere a seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs, e até à sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não caminha após mim, não pode ser meu discípulo. De fato, se algum de vós quer construir uma torre, não se senta primeiro para calcular os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, ele vai pôr o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a zombar: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’. Ou ainda: um rei que sai à guerra contra um outro não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? Se ele vê que não pode, envia uma delegação, enquanto o outro ainda está longe, para negociar as condições de paz. Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”.

Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=29%2F10%2F2015#ixzz3jxryATh1
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
“(…) Bendizemos ao Pai porque, mesmo entre dificuldades e incertezas, todo homem aberto sinceramente à verdade e ao bem comum, pode chegar a descobrir na lei natural escrita em seu coração”. ( (Doc. de Aparecida §123)
Temos colocado durante essa semana que a santidade é uma longa estrada a ser percorrida e como tal, nem sempre tem um percurso fácil ou acessível. Olhando sob esse ângulo, ou seja, pelas dificuldades naturais de se realizar o trajeto, como então não perceber que quanto mais peso levo mais difícil será terminar o caminho? “(…) Se um de vocês quer construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro dá. Se não fizer isso, ele consegue colocar os alicerces, mas não pode terminar a construção. Aí todos os que virem o que aconteceu vão caçoar dele, dizendo: “Este homem começou a construir, mas não pôde terminar”.
Precisamos com todas as forças e atenção lutar para que não levemos nada que não nos pertence, pois o mal tem a estranha mania de se agarrar em nós como carrapichos. Quem já andou por uma mata ou terreno baldio deve entender essa situação. Mas que carrapichos são esses?
A vaidade, o medo, a soberba, o orgulho, a arrogância, a prepotência, a indiferença, o ciúme, a inveja, (…) todos eles tem a propriedade de furar as nossas defesas mais sólidas e no nosso coração depositar sua semente. É bem comum vermos capim nascendo em meio a fendas no concreto. Não precisam de muita coisa; precisam apenas de uma fresta.
A bem da verdade me parece que Jesus queria nos alertar é desses apegos indesejáveis que acabam nos acometendo. Não vejo Jesus de fato querendo que famílias se desfizessem, mas que os filhos não decretassem sua permanência no pecado individual e social pela ignorância dos seus pais e de suas tradições.
Jesus queria ofertar um bem maior, mas os medos impregnados pelos anos de violência a aquele povo tampavam os olhos dos mais velhos, que nitidamente, já haviam sofrido muito. A descrença é, portanto comum naquele que muito sofreu e que mesmo hoje vivendo um período de paz, teme revoltar-se (ou mudar).
A revolta proposta por Jesus com o “VEM E SEGUE-ME”; ela era (e é) uma revolução de dentro para fora. O chamado não permitia (ou permite) que outra pessoa responda por ele , recorde então a passagem de Zaqueu, quando Jesus olhando para aquele franzino em cima de uma árvore (Zaqueu), requer uma tomada de decisão pessoal e intransferível.
“(…) Jesus entrou em Jericó e ia atravessando a cidade. Havia aí um homem muito rico chamado Zaqueu, chefe dos recebedores de impostos. Ele procurava ver quem era Jesus, mas não o conseguia por causa da multidão, porque era de baixa estatura. Ele correu adiande, subiu a um sicômoro para o ver, quando ele passasse por ali. Chegando Jesus àquele lugar e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: ZAQUEU, DESCE DEPRESSA, PORQUE É PRECISO QUE EU FIQUE HOJE EM TUA CASA. ELE DESCEU A TODA A PRESSA E RECEBEU-O ALEGREMENTE “. (Lucas 19, 1-6)
Se a caminhada, como já enfatizamos, será longa, quanto mais peso levo mais complicada será para me manter nela. O peso das coisas que carrego fatalmente ou me farão parar mais vezes ou nos motivará a desistir. Zaqueu tinha tanto por “perder”, mas preferiu perder para ganhar.
Quando éramos jovens nossos pais sabiam por onde andávamos pela cor da roupa que chegávamos em casa e quantas vezes tentamos mentir mas os sinais no corpo denunciavam, inclusive os carrapichos. Mais que nossos pais, Deus sabe por onde andamos e conhece cada um dos carrapichos que tememos retirar. Quem nunca espetou o dedo tentando arrancá-los?
Deixa hoje Deus tirar o que não é necessário.
Receba essa mensagem de Deus em seu coração.
Um imenso abraço fraterno.







CURIOSIDADES

8 partes do seu corpo que foram ‘esquecidas’ pela evolução


Ao longo da história, como a seleção natural desempenhou o seu papel no desenvolvimento do homem moderno, muitas das funções e partes do nosso corpo humano, foram perdendo as suas respectivas utilidades, até chegarem a um nível de ‘estorvo’ para nós, homens modernos do século XXI. Ou você acha que os sisos tem alguma função, além de dar dor de cabeça (e de dente) nas pessoas?

Mas o que é mais fascinante de tudo isso, é que muitas dessas partes do corpo humano, permanecem em nosso corpo, agindo como figurantes, perto das outras partes, que possuem uma função específica e pertinente a nossa evolução. Tá afim de ver esses parasitas da evolução, que permanecem no seu organismo e que tem funções relativamente inúteis?

Confira conosco 8 dessas partes do corpo e veja se você enxerga alguma ‘função’ nesse emaranhado de pedaços remanescentes dos nossos primórdios primitivos:

1. Arrepios


Os seres humanos sentem arrepio quando estão com frio, com medo, com raiva, ou quando sentem admiração.

Muitas outras criaturas também sentem arrepios pela mesma razão, é por isso que um gato ou um cão ficam de cabelos em pé e os espinhos de um porco-espinho levantam abruptamente quando se sentem ameaçados. Os pelos se arrepiam, como uma resposta ao medo, para aparentarmos maiores e assustarmos os ‘inimigos’. Isso se vivêssemos em condições selvagens, como os demais animais. Os arrepios não tem mais essas funções em nós, por vivermos com roupas e não precisarmos ‘parecer maiores’, pois não temos predadores naturais.

2. Irritabilidade a sons agudos

De acordo com os cientistas, a frequência sonora emitida por esse tipo de sonoridade é parecida com a mesma que é pertinente ao grito de alerta dos macacos. Nos tempos primórdios, esses gritos eram uma excepcional defesa quando vivíamos em grupos e a nossa fala não era aprimorada. Portanto, essa é uma explicação extremamente viável de existir essa relação, afinal a gastura, e o sentimento que concebemos ao sermos expostos ao ruído do gênero, é insuportável.

3. A terceira pálpebra


A terceira pálpebra, é uma membrana muito rara em mamíferos, mas comum em aves, répteis e peixes. Os seres humanos têm um remanescente (mas não-trabalhado) da terceira pálpebra . Ao longo dos anos, ela tornou-se bastante pequena em nós humanos, mas algumas populações têm porções mais visíveis do que outras. 4. Os músculos auriculares


4. Os músculos auriculares

Também conhecidos como os músculos da orelha extrínsecos, os músculos auriculares são usados por animais para rodar e manipular os ouvidos (independentemente da sua cabeça), afim de centrar a sua audição de sonoridades particulares.

O uso destes músculos em gatos é muito visível (como eles podem transformar os seus ouvidos quase completamente para trás) – especialmente quando eles estão perseguindo um pássaro e a necessidade de se fazer os movimentos mais pequenos possíveis para não assustarem a sua futura refeição. Em nós, o músculo é ‘fraco’ e de pouca movimentação, pois ao longo dos anos, e com a nossa evolução, fomos diminuindo o hábito de ‘caçar para sobreviver’, portanto a peculiaridade da movimentação das nossas orelhas, através desses músculos, se tornou mio ‘inútil’.

5.  Cóccix

O cóccix é o remanescente do que foi outrora, em tempos remotos, uma cauda humana. Ao longo do tempo nós perdemos a necessidade de  termos uma cauda, mas não perdemos a necessidade de termos um cóccix, que agora funciona como uma estrutura de suporte para vários músculos e ajuda ao sentarmos, não causarmos desconforto ao ânus.

6. Apêndice

O apêndice não tem nenhum uso conhecido nos humanos modernos e muitas vezes é removida quando é acometida por inflamações. Embora seu uso original ainda seja especulado, o apêndice tornou-se menos útil, cada vez mais que ao longo dos anos fomos variando nossa dieta. Já que uma das teorias para o uso do apêndice do nosso corpo, seja que ele ajuda a filtrar impurezas, provenientes de alimentos do reino vegetal que ingerimos.

7. Dente Siso

Os primeiros seres humanos comiam um monte de plantas – e eles precisavam para comê-las rapidamente, pelo menos o suficiente para que eles obterem todos os nutrientes de que precisavam. Por esta razão, tivemos um conjunto extra de molares para tornar a nossa boca maior e mais produtiva. Mas a nossa dificuldade para nos alimentarmos foi diminuindo, até porque ao longo dos séculos surgiram os preparos mais sofisticados de comidas, talhes e aparatos do tipo. O que fizeram o siso se tornar, literalmente, um ‘incômodo inútil’. Muito especula-se que o apêndice tenha funcionalidade voltada para o auxílio do sistema imunológico. 8.


Planta dos Pés -

A planta dos pés é usada por animais para agarrar e manipular os objetos com os pés. Algo que você vê comumente nos macacos, que podem executar perfeitamente os movimentos dos membros superiores e inferiores. Os seres humanos têm esse músculo, mas agora ele é tão subdesenvolvido que muitas vezes é somente usado por médicos quando precisam de tecido para a reconstrução em outras partes do corpo.

E você, caro leitor? Teve siso ou é um ser hipoteticamente evoluído?







MOMENTO DE REFLEXÃO

Praticar atos gratuitos de amor - que tal?
Disse ao meu marido que o amo. Não custou nada. Pus um bilhete na lancheira do meu filho dizendo como ele é especial. Não custou nada. Abri a porta da loja para uma senhora em cadeira de rodas. Não custou nada.
Deixei uma lata de biscoitos para o carteiro. Não custou nada. Dei minha vez na fila no supermercado. Não custou nada. Telefonei para meu irmão dizendo que estava com saudades. Ele também estava! Pedi desculpas a um amigo com quem tinha sido agressiva. Custou um pouco, mas deu muita alegria.
Levei flores e chocolates para uma tia velha. Não custou nada. Dei passagem para um carro no cruzamento e sorri para o motorista. Não custou nada e ele sorriu de volta. Comprei um presentinho para minha filha. Era uma coisa de nada, mas ela ficou feliz. Agradeci ao rapaz que embalou minhas compras. Ele ficou satisfeito.
Dei um dia de folga ao meu assistente, mas lhe paguei. Custou só um pouquinho, mas nós dois ficamos contentes. Convidei uma amiga para um passeio e um cinema. Nós nos divertimos.

Fiz uma massagem relaxante. Me senti maravilhosa. Atos gratuitos de amor - como me fizeram bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário