Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 29/10/2013



Terça-feira, 29 de outubro de 2013

“Relacionamento não é verão o ano inteiro. Mas duas pessoas podem compartilhar um guarda-chuva e sobreviver a tempestade juntos.”
 


EVANGELHO DE HOJE
Lc 13,18-21


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 18Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. 20Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? 21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Certa vez os fariseus perguntaram a Jesus quando veriam ou viria o reino de Deus. Ele responde algo inusitado: “Ele já esta no meio de vós”!
“(…) Os fariseus perguntaram um dia a Jesus quando viria o Reino de Deus. Respondeu-lhes: O Reino de Deus não virá de um modo ostensivo. Nem se dirá: Ei-lo aqui; ou: Ei-lo ali. POIS O REINO DE DEUS JÁ ESTÁ NO MEIO DE VÓS”. (Lucas 17, 20-21)
Vamos tentar somar as pistas:
“Ele esta no meio de nós”;
Parece um “grão de mostarda”;
É o fermento a ser espalhado na massa…
Uma observação: Fico imaginando sovar massa para espalhar esse fermento de forma homogênea. Alguns estudiosos fazem uma analogia dessas três medidas de fermento às virtudes teologais: A fé, a esperança e o amor.
Muitas vezes (mais de 90 vezes) o fermento é usado na bíblia como símbolo de algo mal, algo a ser evitado, (…), mas Jesus apresenta, nesse exemplo, um reino de Deus (fermento) que paira ou reside homogeneamente dentro dessas três medidas; Ele é algo tão pequeno, mas que consegue fazer crescer a massa ao ponto de não sobrar espaço na fôrma; é algo que preenche por completo nossas vidas.
O reino de Deus esta dentro de nós e intimamente ligado a nossos valores mais íntimos. Ele esta também no irmão que persevera na fé, na esperança e no amor ao próximo. Ele não esta em apenas em uma virtude, mas como diz a analogia da palavra, sovado e pulverizado entre elas, sendo assim, não faz diferença quantos talentos ou dons tem, pois o que importa é o quanto ele esta sovado na massa
O reino de Deus esta na fé perseverante de quem insiste em levantar, mesmo que o dia, o momento, a situação lhe pareça adversa; Ele esta na esperança que resiste ao tempo, aos prognósticos, as suposições, superstições; Ele também esta no gesto de amor ao próximo simbolizado pelo perdão, na caridade verdadeira, nos gestos de carinho, no afago, no preocupar-se, (…).
Deus esta na lágrima de quem assiste a um programa de TV e chora a toa; é Ele que nos move a levantar no ônibus e ceder o lugar a alguém que precisa mais que eu; É Ele que nos ensina o que falar a quem mais precisa ouvir. Ele esta na criança contente; no sorriso do meu (do seu) filho (a), na paz lá de casa. Ele assiste nossas falhas, vê nossos erros; dá-nos sinais, se revela no outro; ensina-nos, nos guarda, nos protege, (…) Deus esta em todo lugar. Sovado nessa massa!
“(…) Que comparação poderei usar para o Reino de Deus”?
Deus esta na criança pobre que consegue estudar; no velho que consegue ainda ter forças para ajudar seus filhos a criar seus netos; é a força que nos faz superar a depressão, o pânico, (…); Ele esta na alegria por uma meta cumprida; na aprovação do vestibular, na força de tentar mais uma vez após um insucesso.
Deus esta na “dó” (misericórdia) que temos por uma árvore cortada ou arrancada, no sentimento de um animal ferido; no grito de um faminto. Deus esta no mendigo deitado na calçada, no irmão protestante, no ateu, no judeu…
Na tempestade, Deus não estava no vento, mas no recomeço; Na morte, Deus não estava dor, mas agarrado as lágrimas; Na cegueira, Deus não esta nos olhos, mas num coração que mesmo assim encontra o caminho de casa; Na favela, Deus não estava na bala perdida, e sim ao seu lado como sempre estará
Realmente. Deus esta sovado na massa!
Quem é essa massa preparada com tanto esmero?
“(…) O Senhor Deus FORMOU, POIS, O HOMEM DO BARRO DA TERRA, e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem se tornou um ser vivente“. (Genesis 2, 7)
Deus sovou seu amor dentro de nós! Agradeçamos por um instante pelo dia de hoje.
Um imenso abraço fraterno.





VIDA SAUDÁVEL


8 dicas de como manter o coração saudável


Não é nenhuma novidade que o coração é o órgão crítico para viver, no entanto muitos ainda “brincam” com sua própria saúde. Você já parou pra pensar em ter longevidade saudável? Atualmente muitos sites, revistas, televisão, a mídia de forma geral, utiliza muito esse termo longevidade, mas para ter é preciso querer ser saudável.
Para manter a saúde do coração é deve-se evitar o estresse, o fumo, o excesso de peso, a auto-medicação, colesterol alto e a vida sedentária.

Algumas dicas para manter seu coração saudável:

1. Reduzir a ingestão de gordura saturada: refeições congeladas, embutidos, sorvete, pele de frango, entre outros;

2. Consumir alimentos ricos em ômega 3: sardinha, salmão, atum, o peixe tem menos gordura e muito saudável. O ômega 3 é uma gordura, que reduz os lipídeos do sangue. É antioxidante, anti-inflamatório, antitrombótica, que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares que colabora na redução do colesterol LDL (ruim), triglicerídeos e aumenta o HDL colesterol(bom);

3. Praticar exercícios: queima a gordura corporal, colabora com o controle de doenças crônicas, como a hipertensão, diabetes, colesterol ou triglicérides altos, osteoporose, entre outras. Aumenta a disposição;

4. Consumir alimentos ricos em Fibras: reduz a absorção de gordura pelo organismo reduzindo assim o LDL. São antioxidantes e colabora muito com o bom funcionamento do intestino. Ex: Chia, frutas vermelhas, grão-de-bico, arroz integral, pão integral, lentilha, aveia, entre outros;

5. Consumir Azeite de Oliva: O azeite mais indicado é o extravirgem por ter o menor índice de acidez. É antioxidante, protege o coração e o cérebro, o azeite consegue reduzir os lipídeos e tecido fibroso que são responsáveis por entupir os vasos sanguíneos e artérias e ajuda a prevenir derrames. Combate o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom colesterol (HDL);

6. Chá verde: contém flavonóides(são conhecidos por seus benefícios na redução do risco de doenças cardíacas, diabetes e câncer) e antioxidante que previnem a inflamação dos vasos sanguíneos e contra ataque cardíaco;

7. Parar de fumar: o cigarro pode ajudar sim, a entupir os vasos sanguíneos, pois a fumaça do cigarro sobrecarrega, deforma o coração e assim, compromete o bom funcionamento deste;

8. Consumir alimentos com Fitoesteróis: estes são encontrados em alimentos de origem vegetal que auxiliam na redução de colesterol total no sangue. Boas fontes de alimentos são: nozes, feijão, legumes, verduras, soja, semente de girassol, milho, abacate, entre outros alimentos.

O coração é tão vital que existe o dia mundial do coração que é dia 29 de setembro esta, data foi instituída pela Federação Mundial do Coração – World Heart Federation para incentivar ações de prevenção contra os malefícios coronários.

É importante comentar que as boas emoções fazem muito bem ao coração, recordar, reviver e viver novamente momentos de alegria, momentos que estimulem o seu sorriso mais sincero é muito saudável e feliz.

Equipe Terceira Idade | Em: Vivendo com Saúde





MOMENTO DE REFLEXÃO


Receita de felicidade eu já vi. Ponto por ponto. Conselhos. Mas existe mesmo uma receita, se consideramos que felicidade é uma coisa individual? Se levamos em conta que o que é bom pra mim não é necessariamente bom para o meu próximo?

Existe, certo, pontos onde podemos definir que podem ser a base para a felicidade de uma maneira geral, mas isso mesmo não é a felicidade em si. Costumamos fazer projetos para os nossos filhos, às vezes irmãos mais novos e até amigos próximos. Jogamos sobre eles nosso próprio desejo de conseguir alguma coisa e colocamos sobre isso a nossa própria expectativa de felicidade sem nos darmos realmente conta se aquilo será realmente o que aquele pessoa deseja para a sua realização pessoal e se aquilo está dentro do padrão do que aquela pessoa deseja para si mesma. Queremos que as pessoas vivam segundo nossos projetos e não segundo eles próprios.

E quando essas pessoas dizem não, nos decepcionamos. Às vezes cometemos até o erro de tentar fazê-los mudar de opinião.

Na verdade, ao agirmos assim, não estamos pensando na felicidade do outro, nem mesmo no outro. Estamos pensando em nós, no quanto nos abala saber que as pessoas são diferentes da gente, muitas vezes até no quanto elas são capazes em coisas que nós mesmos nunca tivemos a coragem de assumir.

Mas minha felicidade ou infelicidade, não é a felicidade ou infelicidade de ninguém. A do outro também não é minha. Eu não sei, mesmo se o conheço profundamente, quantas noites ele ficou sem dormir porque se sentia infeliz ou o quanto sonhou acordado com coisas que eu nem posso supor.
 
É errado sofrer sofrimento dos outros. E injusto também. Isso pelos dois lados.

É importante deixar a cada um o direito de ser feliz como ele sente ou aspira. Se sentir feliz por alguém e ser feliz por esse mesmo alguém são duas coisas distintas. Amamos e nos preocupamos com alguém e isso é muito natural e mesmo sadio, mas é importante saber se liberar do peso de se sentir feliz ou infeliz por outra pessoa, mesmo se a amamos muito!




Nenhum comentário:

Postar um comentário