Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 21/10/2013


Segunda-feira, 21 de outubro de 2013

"Aquele que fundamenta seu argumento no escândalo e na briga mostra que
sua razão é fraca."  (Michel de Montaigne )



EVANGELHO DE HOJE
Lc 12,13-21


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 13alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”.
14Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?” 15E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”.
16E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17Ele pensava consigo mesmo: ‘Que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. 18Então resolveu: ‘Já sei o que vou fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’ 20Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’ 21Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”. 6E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. 7E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar?
8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Esse evangelho nos faz questionar: o que de fato é importante? Será que estamos preparados para ouvir que o que me empenhei todo esse tempo pode ter sido algo fútil?
Fico ainda me indagando o sentimento de Cristo quando se pôs a ensinar. Diferente do que poderíamos pensar, os erros de antigamente, das pessoas da época de Jesus, ainda são os mesmos nossos. Jesus lutava diariamente contra a orgulho, a vaidade e diariamente contra a soberba de quem não gostava de ouvir a verdade. Pessoas que se importavam muito com o que era exteriorizado e muito pouco com o crescimento interno; pessoas que valorizavam o passageiro, pois eram repletos de status, paparicações e sobre tudo, de atenção.
O próprio rei Herodes é visto pelos estudiosos como um rei limitado, mas extremamente hábil em usar as situações ao seu redor. Era um legítimo exemplo de “puxa saco”, pois chegou aonde chegou através da subserviência aos que tinham o poder. Jesus era contra esse tipo de atitude (fama pela fama, riqueza pela riqueza). Clamava as pessoas a construir e juntar tesouros no céu e não na terra. Exortava-os a procurar o que não perece com o tempo.
Novamente: O que é mais importante?
Uma vez perguntei a uma amiga quantas vezes sua mesa (do escritório que trabalha) a visitou quando adoeceu; perguntei a quantos aniversários sua cadeira foi ou lhe mandou um cartão; perguntei a ela se no céu aceita VISA ou MARTERCARD; (…) as perguntas soam como idiotices, mas o que VOCÊ me responderia?
Através de Jesus, Deus instaurou uma nova realidade em nossas vidas. Deus é chamado de PAI de todos; aquele que não amaria um mais que outro. Nós como ainda vivemos uma eterna adolescência. Preferimos as coisas que são efêmeras (transitórias). Trocamos o toque, o afago, o carinho, a atenção por status, reconhecimento, valorização, “tapinhas nas costas”… “(…) Mas Deus lhe disse: “Seu tolo! Esta noite você vai morrer; aí quem ficará com tudo o que você guardou?”.
Sexta feira mudei minha rotina: fui com meu filho numa excursão de escola! Nada sério! Foi apenas um passeio num balneário local! Sexta feira? Fugir do trabalho? Das obrigações?
Meu guri não se socializa fácil e nesses anos que ele esta na escola ele rejeita ir a qualquer lugar que a escola propõe, sendo assim, sempre contam que ele não vai, mesmo assim a escola manda o comunicado que o passeio acontecerá! O que foi diferente? Eu!
Perguntei a ele se iria caso EU fosse, e ele disse que SIM. Pedi a minha chefe a compreensão do fato e assim aconteceu… Pense uma criança feliz! Não pense que tomei somente uma atitude correta, mas uma: eu resolvi ser pai de meu filho. Creio que ele não esquecerá (eu também não)
O que é mais importante?
É triste, mas muitas pessoas moram em quitinetes, mas tem um carro importado na garagem; pessoas que o mato toma conta do seu jardim, que a porta da casa dorme escorada, mas comprou um carro zero para ostentar grandeza aos amigos; pessoas que reclamam de pagar trezentos reais pelos livros que o filho precisa na escola, mas não reclamam de gastar isso ou mais por mês em cerveja e cigarro…
Preciso perguntar de novo?
Um imenso abraço fraterno.





MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Sorte ou Azar?
Professor Luiz Marins


Nós, professores, sabemos que se o aluno não quiser aprender, jamais aprenderá. Se o aluno não “prestar atenção”, pouco aprenderá. Platão já dizia que educar é fazer a pessoa querer fazer o que ela deve fazer. Assim, é preciso “saber aprender”.
E não se trata apenas de aprender na “escola”. Trata-se de aprender também na “escola da vida”, como nos acostumamos a dizer. Isto quer dizer que temos que “prestar atenção” nas coisas da vida, nos eventos da vida, para que possamos tirar lições desses eventos. De tudo podemos tirar lições. Mas, para que tiremos lições é preciso analisarmos o ocorrido com toda a atenção.
Na verdade não há somente “sorte ou azar”. Se fizemos uma boa venda iremos verificar que estávamos melhor preparados para vender. Sabíamos mais sobre o cliente, sobre o produto, estávamos mais motivados, etc. Da mesma forma quando perdemos uma venda, iremos verificar que nos faltaram informações relevantes sobre o cliente e sobre o produto, estávamos desmotivados, etc. De qualquer evento da vida – pessoal ou profissional – podemos tirar lições.
Será que temos o hábito de analisar nossos fracassos e êxitos para deles tirarmos lições para o futuro? Será que não temos o mau hábito de atribuir tudo à sorte ou ao azar, sem analisarmos as razões e sem aprendermos com esses eventos?
Pense nisso. Sucesso.




MOMENTO DE REFLEXÃO


​Conta a lenda que...
Uma chinesa idosa tinha dois grandes vasos, cada um suspenso na extremidade de uma vara que ela carregava nas costas.
Um dos vasos era rachado e o outro era perfeito. Todos os dias ela ia ao rio buscar água, e ao fim da longa caminhada do rio até casa o vaso
perfeito chegava sempre cheio de água, enquanto o rachado chegava meio vazio.
Durante muito tempo a coisa foi andando assim, com a senhora chegando a casa somente com um vaso e meio de água.
Naturalmente o vaso perfeito tinha muito orgulho do seu próprio resultado – e o pobre vaso rachado tinha vergonha do seu defeito, de conseguir fazer só a metade daquilo que deveria fazer.
Ao fim de dois anos, refletindo sobre a sua própria amarga derrota de ser ‘rachado’, durante o caminho para o rio o vaso rachado disse à velha:
‘Tenho vergonha de mim mesmo, porque esta rachadura que tenho faz-me perder metade da água durante o caminho até à sua casa…’
A velhinha sorriu: … ‘Reparaste que lindas flores há no teu lado do caminho, somente no teu lado do caminho?
Eu sempre soube do teu defeito e portanto plantei sementes de flores na beira da estrada do teu lado. E todos os dias, enquanto voltávamos do rio, tu regava-las.
Foi assim que durante dois anos pude apanhar belas flores para enfeitar a mesa e alegrar o meu jantar. Se tu não fosses como és, eu não teria tido aquelas maravilhas na minha casa!
Cada um de nós tem o seu defeito próprio: mas é o defeito que cada um de nós tem, que faz com que nossa convivência seja interessante e gratificante.
É preciso aceitar cada um pelo que é… e descobrir o que há de bom nele!











Nenhum comentário:

Postar um comentário