Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 25/10/2013


Sexta-feira, 25 de outubro de 2013
Santo Antônio de Sant'Ana Galvão


"Se alguém lhe fechar a porta, não gaste energia com o confronto, procure as janelas."




EVANGELHO DE HOJE
Lc 12,54-59

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 54Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?
58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.




MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Ôh verdade que dói! Sabemos o que é certo, mas por que é que não fazemos?
Existem problemas que se iniciam dentro de nós mesmos, mas não conseguimos (ou não queremos) identificá-los. Repito, sabemos qual seria a melhor medida, mas não conseguimos seguir.  As vezes esta além de nossas forças…
“(…) Mas, então, não sou eu que o faço, mas o pecado que em mim habita. Eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita o bem, porque o querer o bem está em mim, mas não sou capaz de efetuá-lo. Não faço o bem que quereria, mas o mal que não quero. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu que faço, mas sim o pecado que em mim habita”. (Romanos 7, 18-20)
Diz um autor renomado que um problema, um defeito, uma situação de conflito, um acontecimento ruim é como uma casa no morro, mas se perdurarmos a resolver a situação quando menos esperarmos já teremos uma favela, ou seja, quanto mais cedo enfrentarmos essa situação com maturidade, maior a possibilidade de resolvermos.
Outro ponto…
Quantas pessoas se negam a aceitar que precisam abandonar essa infantilidade de personalidade e enfrentar seus medos? A palavra de Deus, em especial hoje, vem ao nosso encontro rompendo a tranqüilidade ou comodidade de nossas vidas tentando nos promover a pessoas melhores, mais maduras.
Imaginemos agora nossa vida um lago bem calmo. Águas cristalinas, um espelho d água. De repente vem aquele menino e joga uma pedra no meio do lago. A tranquilidade (ou marasmo) é quebrada por aquelas ondas que surgiram do impacto da pedra com a água (adoro esse exemplo) ai Jesus então diz “(…) Quando vocês vêem uma nuvem subindo no oeste, dizem logo: “Vai chover.” E, de fato, chove. E, quando sentem o vento sul soprando, dizem: “Vai fazer calor.” E faz mesmo. Hipócritas! Vocês sabem explicar os sinais da terra e do céu. Então por que não sabem explicar o que querem dizer os sinais desta época”? Será que não esta na hora de começarmos a crescer e ver o que precisamos fazer para sermos cristãos melhores?
A pedra jogada nessa tranqüilidade não pode ser vista como um incômodo, uma agressão,… e sim como um alerta, um toque. Se resolvermos talvez olhar e aceitar o óbvio, o que esta nítido, teremos que deparar que boa parte do que nos flagela é oriundo de nós mesmos, caso contrário, voltamos a velha infância que se nega a crescer… Chamo isso de síndrome da Gabriela.
Melhorando o entendimento do assunto… Ao sermos impelidos ou criticados em nossas posturas às vezes partimos para uma defesa cega, como se aquela pedra quisesse nosso mal sempre. Sim temos situações onde as criticas que recebemos realmente são maldosas, mas nem todas são. É aqui que defino a síndrome da Gabriela.
Essa “síndrome” tem esse nome por causa de uma antiga novela (que esta tendo um remake) que sua trilha sonora possuía os seguintes versos: “eu nasci assim, vou viver assim, vou morrer assim, Gabriela!”, ou seja, são as pessoas que NÃO QUEREM MUDAR OU ACEITAR QUE PODEM ESTAR ERRADAS EM SEUS CONCEITOS e por isso acabam condenando aos que estão ao seu lado, sob sua tutela, sua coordenação, ao sofrimento
Onde quero chegar?
Quantas pessoas perturbam nas igrejas, quicando de grupo em grupo, igreja em igreja, por uma cura que poderia ter acontecido se houvesse uma mudança de comportamento? Quantas pessoas não sabem que suas vidas estão indo por água abaixo até ver que seus filhos foram embora? Quantas pessoas esperam suas vidas virarem favelas por medo de mudar quando viram a primeira casa nesse morro dentro se si? “(…) Por que é que vocês mesmos não decidem qual é a maneira certa de agir“?
Por fim… Sabemos o que fazer para sermos mais felizes. Encaremos os problemas! Não sejamos vítimas de nós mesmos.
Um imenso abraço fraterno.





DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a uma receita médica; são apenas "dicas". Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico. 


Como devo fazer o auto exame das mamas?



É muito fácil e pode salvar sua vida. Isso mesmo. O auto exame das mamas pode ajudar você a detectar precocemente qualquer tipo de nódulo, lesão ou alteração nas mamas. E quanto mais cedo percebemos e encaramos que algo não vai bem, maiores as chances de tratamento e cura.
TODAS as mulheres devem fazer, pelo menos uma vez por mês. Marque sua data, se você menstrua dê preferência a um dia depois da menstruação. Mas não adie!! Vamos lá? Veja como é simples:

1° Passo:
Local ideal: no banheiro, antes do banho. Sem roupa e de frente para o espelho.
Coloque as mãos na cintura. Agora observe suas mamas e veja se estão iguais em relação à forma. Há regiões maiores numa mama em relação à outra? A pele está igual? Você enxerga algum tipo de lesão? Compare também a aréola e o mamilo.
Agora coloque as duas mãos na cabeça. Olhe de novo e veja se algo mudou. Observe se há muita diferença entre as mamas. Alguma mama está mais “inchada” que a outra?

2° Passo:
Local ideal para fazer: no chuveiro, com as mamas e axilas ensaboadas.

Coloque a mão direita em cima da cabeça. Com a mão esquerda, apalpe toda a sua mama direita, fazendo pequenos movimentos circulares com as pontas dos dedos. Apalpe também as axilas. Veja se há “caroços”, nódulos, regiões muito dolorosas, ou qualquer tipo de lesão. Repita tudo com o outro lado, invertendo a mama e a axila. Quando sair do chuveiro, esprema com delicadeza a aréola e o mamilo de uma mama, depois da outra, e veja se sai algum tipo de líquido ou sangue.

3° Passo:
Local ideal para fazer: na cama, deitada.

Coloque um travesseiro embaixo do ombro direito. Agora coloque a mão direita na cabeça. Com a mão esquerda apalpe a mama e as axilas, com os mesmos movimentos circulares que você fez no chuveiro. Depois repita o procedimento no outro lado.
Estes três passos podem ser realizados em três minutos. Três minutos por mês, que podem salvar sua vida. Não tenha medo. Se identificar algo, procure imediatamente seu médico. Encarar de frente é sempre a melhor maneira de superar os problemas e as situações difíceis na vida.




MOMENTO DE REFLEXÃO


Quando a vida apresenta um problema ele nunca vem sozinho.
Além de uma ou outra solução que nem sempre enxergamos,
outros problemas desabrocham, surgem da nossa incapacidade de lidar com eles.
Assim, quem deve muito acaba pedindo empréstimos e por conseguinte: ficam devendo mais.
Quem se apaixona por pessoas “problemáticas”, acabam sofrendo duplamente: pela frustração de querer mudar quem não muda,
e por ver seus esforços perdidos na vala do “nada”.
Quem trabalha onde não gosta perde o sossego, a alegria e os amigos.
Corrói o fígado e adoece sem causas aparentes.
E assim, vamos empurrando nossos problemas com a barriga.
Com aquela falsa ilusão de que estamos resolvendo-os.
Medo de assumir a realidade, de conversarmos com nós mesmos.
De olhar nos nossos olhos no espelho e dizer:
-Estou errado!
Vou recomeçar, vou pedir ajuda, vou falar com amigos, vou falar com Deus.
É tão difícil reconhecer que estamos errados!
O orgulho, esse “chip” que está instalado em nosso “hardware” de fábrica, cresce sempre a medida que vamos ficando “adultos” e achamos que já sabemos tanto.
A dor, essa Sábia Professora, não se cansa de visitar aqueles que acreditam saber tudo.
Depois da visita dela, acabam descobrindo o que o filósofo Sócrates declarou milhares de anos atrás:
- Quanto a mim, tudo que eu sei é que nada sei!
Antes de agir, pense.
Depois de pensar, reflita.
Depois de refletir, questione-se.
Depois de questionar-se, sorria e acredite na sua capacidade de crescer, ser e vencer.

Paulo Roberto Gaefke



Nenhum comentário:

Postar um comentário