Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 01/10/2013


Terça-feira, 01 de outubro de 2013
Santa Teresinha do Menino Jesus


A forma com que você é lembrado pelas pessoas mais próximas é o melhor caminho para atrair as melhores oportunidades. Pense nisso e mantenha relacionamentos positivos! ( Rose Kurdoglian ) ​



EVANGELHO DE HOJE
Lc 9,51-56

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de sama­ritanos, a fim de preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.




MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Se recordarmos outro trecho do evangelho (o da Samaritana) poderemos criar um desfecho equivocado a esse evangelho.
”(…) Ora, devia passar por Samaria. Chegou, pois, a uma localidade da Samaria, chamada Sicar, junto das terras que Jacó dera a seu filho José. Ali havia o poço de Jacó. E Jesus, fatigado da viagem, sentou-se à beira do poço. Era por volta do meio-dia. Veio uma mulher da Samaria tirar água. Pediu-lhe Jesus: Dá-me de beber“. (João 4, 4-7)
Poderíamos pensar: “não foram esses mesmos samaritanos que se converteram ao ouvir a mulher falar de Jesus”? “não são eles que acolheram a mensagem e agora não querem que Jesus passe por seu território”?
Nada podemos afirmar se era a mesma região ou o mesmo povoado visto que a região da Samaria era extensa e se assim for verdade cairia por terra nossa primeira impressão de traição. Quem não imaginaria a cena e não se revoltaria com o povo. Sem saber da plena verdade dos fatos criamos algo odioso chamado pré-conceito.
É claro que nossas convicções poderiam estar certas sobre o fato, mas nossos esquemas pessoais sobre o mundo e sobre as pessoas precisam mudar. Precisamos “adivinhar” menos!
Quem nunca ouviu estórias e contos de pessoas simples, trajando roupas simples entrarem em lojas e não serem atendidas, pois os vendedores “pensavam que era perca de tempo”? Quem nunca ouviu também estórias de pessoas desprezadas aos olhos comprarem a loja à vista?
Jesus era um “problema”. Sua presença na região trazia a atenção dos poderosos e influentes para onde estava e com quem falava. Quantos não foram interrogados pelos mestres da lei após serem curados buscando um traço de mentira nos milagres do homem de Nazaré? Muita gente não queria que Jesus as encontrasse, pois tinham receio de serem vistos como um dos seus. Que o diga Nicodemos, José de Arimatéia e outros que foram seus seguidores em silêncio
Muita gente preferia admirá-lo de longe, sem se comprometer; viam talvez nele a esperança, mas o medo as impedia de segui-lo. Reparem na seqüência imediata desse evangelho que alguns desejam segui-lo mas ainda não conseguem abandonar o velho regime. Cada qual a seu tempo, pois todos temos nossas limitações e cárceres.
Esse trecho antecede o envio dos discípulos (setenta e dois) de dois em dois pelas regiões da Judéia. Jesus identifica o medo que os impedia de mudar sua vida, mas não deseja que  se exponham. “(…) O senhor quer que a gente mande descer fogo do céu para acabar com estas pessoas? PORÉM JESUS, VIRANDO-SE PARA ELES, OS REPREENDEU”.
O Senhor talvez não desejasse que fossem julgados pelo medo (pré-conceito, limitações pessoais) e sim pelas atitudes de fé e coragem. Na passagem seqüencial que manda que os setenta e dois aos vilarejos, propõe uma mudança de atitude: o medo deve dar lugar a paz! Uma pequena porta que se abre para a acolher a Jesus torna-se maior que os pecados e erros de outrora.
Talvez essa narrativa explique por que tanta gente cantou aquela música “faz um milagre em mim”.
“(…) Entra na minha casa. Entra na minha vida. Mexe com minha estrutura; Sara todas as feridas. Me ensina a ter Santidade; Quero amar somente a Ti, Porque o Senhor é o meu bem maior, Faz um Milagre em mim”
Muita gente que também o ama em segredo com medo de se expor. Somos muito mais que setenta e dois, levemos a paz!
Um imenso abraço fraterno.




VIDA SAUDÁVEL


Três receitas caseiras que funcionam:

1. Mel com limão para tosse seca. Uma colher de sobremesa de mel protege a mucosa respiratória na região da garganta, isto diminui a irritação e consequentemente, a tosse seca. Acrescente 3 gotas de limão. Fica mais saboroso e ainda ganhamos um pouquinho de vitamina C.

2. Chá de camomila com açúcar para acalmar. Em uma xícara de chá de camomila bem quente coloque 1 colher de sobremesa de açúcar. Mexa bem. Dê para quem está tenso ou nervoso. A camomila tem um efeito ansiolítico, isto é, diminui a ansiedade. E o açúcar libera um neurotransmissor chamado serotonina que dá a sensação de bem estar.

3. Ameixa preta para intestino preso. Coloque 3 ameixas preta sem semente em meio copo de água. Cubra com um guardanapo e deixe de molho a noite toda. No dia seguinte, pela manhã, esquente a água da ameixa e tome como um chá. Aproveite para comer a polpa da fruta, que deve ter ficado bem molinha. A ameixa é uma fruta laxante e ajuda bastante quem tem prisão de ventre. Serve até para crianças. Só que para elas, é melhor colocar só 2 ameixas em meio copo de água.
Muitas vezes a solução para nossos problemas está dentro de casa!
Saúde!

Por que devemos praticar exercícios físicos?

O corpo humano é uma “máquina” fantástica capaz de superar as máquinas mais incríveis. Entenda: todas as “máquinas” se desgastam com o uso. Depois de um tempo nem adianta mais trocar as peças de um carro, uma TV , uma geladeira... Tem que comprar um novo!. O corpo humano, porém, é totalmente diferente. Quanto mais o usamos, mais ele se fortalece. Incrível, não é mesmo? E o que contribui para este milagre são os exercícios físicos.

Veja aqui 5 razões importantes para praticarmos exercícios físicos:

1. Quanto mais nos exercitamos, mais aprimoramos nossa “máquina”. Nossos músculos se hipertrofiam ou seja, "crescem” com o uso e nossos movimentos se aprimoram com o treinamento. Andar de bicicleta, por exemplo. Quanto mais andamos, mais equilíbrio e força adquirimos.

2. O exercício acelera o coração, a respiração e a circulação. Órgãos e tecidos ficam mais oxigenados. Por isso funcionam melhor.

3. Queimamos calorias. Isso é muito importante para quem quer perder peso.

4. Exercícios físicos ajudam o organismo a produzir o colesterol “bom” que limpa as artérias e diminui a chance de doenças cardiovasculares como o infarto, por exemplo.

5. Liberamos endorfinas durante os exercícios, o que nos dá uma sensação de bem estar. Ficamos “de bem” com a vida, o que ajuda a enfrentar os problemas com menos estresse.

Comece a praticar exercícios. Sem dúvida nenhuma esta é a nossa “poupança” mais garantida para um futuro saudável e tranquilo!

Dra. Ana Escobar





MOMENTO DE REFLEXÃO


Certa vez, dois senhores estavam participando da Santa Missa, no domingo de manhã. Estavam um ao lado do outro, mas não se conheciam.
Na hora da paz, um deles virou-se para o outro, estendeu a mão e disse: “Paz para você, meu irmão!” O outro respondeu: “E para você também".
Terminada a Missa, lá fora, aquele que havia recebido a saudação disse ao outro: “Hoje eu vou almoçar na sua casa”.
O outro estranhou e disse: “Mas eu nem conheço você!” O colega respondeu: “Há poucos minutos você não me disse que sou seu irmão?”.
De fato, os irmãos quando querem, no domingo, almoçar um na casa do outro, apenas avisam antes, para que não falte comida.
Como que nós somos fariseus! Falamos tanta coisa bonita na casa de Deus, mas quando saímos, somos outras pessoas bem diferentes, às vezes até contrárias ao que falamos! “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” (Mc 7,6). Por isso que este mundo, que nós mesmos construímos, é tão diferente do Evangelho que ouvimos.
“Filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas com obras e de verdade” (1Jo 3,17-19).



Nenhum comentário:

Postar um comentário