Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 09/10/2013



Quarta-feira, 09 de outubro de 2013

Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste. (S. Freud) 



EVANGELHO DE HOJE
Lc 11,1-4


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

1Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: "Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos". 2Jesus respondeu: "Quando rezardes, dizei: 'Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, 4e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação'".

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Um fato: o foco da nossa oração esta no que vivemos, passamos ou somos assolados, mas o que de fato peço é o que preciso?
Sempre posso pedir a Deus ( e Ele atenderá) que antecipe uma graça ou nos proteja do mal, mas muitas vezes pedimos que algo extraordinário aconteça para nos remir ou redimir de alguma coisa que deixamos de fazer ou que cabia a nós zelar. Isso esta no Pai Nosso “(…) Perdoa os nossos pecados, pois nós também perdoamos todos os que nos ofendem”.
Pedimos a Deus que nos mantenha firmes em meio a um mundo que aos poucos se esfria aos relacionamentos, a caridade, a fraternidade. Esse nosso mundo, cada vez mais, paga com sua reluzente moeda, para que nos afastemos da solidariedade e abracemos o egoísmo, o hedonismo e o individualismo. O Pai Nosso, de certa forma, também previa isso “(…) E não deixes que sejamos tentados”.
Mas antes de tudo, o PAI NOSSO inicia com do que é mais importante para o “demais” seja nos dado por acréscimo.
Comecemos então a analisar o quanto é profunda essa oração: “(…) Pai, que todos reconheçam que o teu nome é santo”. Esse trecho talvez diga
1°) AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS (Ex 20,2-5)
2°) NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO (Ex 20,7)
3°) GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA (Ex 20,8-11)
“(…) Venha o teu Reino…” O reino será visto quando voltarmos a…
4°) HONRAR PAI E MÃE (Ex 20,12)
5°) NÃO MATAR (Ex 20,13) – inclusive pelo desprezo, pela indiferença, pelo abandono, pela ingratidão…
“(…) Dá-nos cada dia o alimento que precisamos…”. Isso só será possível quando pararmos de cobiçar o que não tenho; quando cessar a inveja que tenho daquele (a) que tem; quando eu respeitar que o outro também existe, que é filho de Deus e precisa do nosso respeito; que não aceitemos mais ver o irmão (ã) sendo vendido, exposto por dinheiro, por não ter tido alternativa na vida ou por falta de quem a orientasse…  Isso talvez esteja implícito em
6°) NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE (Ex 20,14)
7°) NÃO ROUBAR (Ex 20,15) – inclusive os sonhos, oportunidades, chances…
 “(…) Perdoa os nossos pecados…”. Até mesmo aqueles que o mundo, as novelas, o dia-a-dia tentam nos dizer o contrário
8°) NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO (Ex 20,16) – inclusive a fofoca
9°) NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO (Ex 20,17)
10°) NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS (Ex 20,17)
Rezar o PAI NOSSO é assumir um compromisso com os 10 mandamentos. É reconhecer primeiramente que Deus é tudo (Pai, que todos reconheçam que o teu nome é santo) e ao fim afirmar o quanto precisamos Dele em virtude da nossa fragilidade humana e pecadora para que permaneçamos em pé (E não deixes que sejamos tentados).
Quem trabalha ou empresta seu serviço em uma comunidade ou pastoral nunca pode esquecer que o dom que temos não é nada sem Deus, pois como o próprio PAI NOSSO, tudo começa Nele. Mesmo São Tiago dizendo que a fé sem obras é morta, as obras sem fé, sem mudança, sem amor, (…) são vazias.
É duro cumprir os dez mandamentos… Que o PAI NOSSO nos ajude a lembrá-los no dia-a-dia, e que um dia após o outro, sejamos mais próximos e dignos do que Deus quer.
Agora da pra entender que não dá pra rezar o PAI NOSSO por rezar.
Um imenso abraço fraterno.






CURIOSIDADES

Qual a palavra mais usada no mundo?


A palavra mais usada no mundo é uma palavrinha emblemática que existe em vários idiomas e que se tornou muito popular. Estamos falando da palavra "ok".
O “ok” surgiu em 1839, graças a um jornal de Boston, nos Estados Unidos. A palavra teria sido empregada pela primeira vez como uma brincadeira. A palavra foi publicada na edição do dia 23 de março de 1839.
O termo “o.k” do jornal norte-americano significava “all correct”, numa referência ao som das duas palavras inglesas. A expressão foi utilizada para dizer que estava tudo certo, ou tudo ok!
Em pouco tempo o “ok” se tornou uma palavra famosa no inglês. Essa pequena expressão foi considerada a invenção mais sensacional da língua inglesa pelo linguista Allan Metcalf, autor do livro “OK”.
Segundo Allan Metcalf, o “ok” se tornou tão popular graças ao som da combinação das duas letras e ao formato de OK, que tem uma letra redonda e outra pontiaguda. O termo também ficou famoso pela fácil representação em vários idiomas.
A verdade é que, inexplicavelmente, a palavra “ok” se prendeu ao vocabulário mundial e se tornou tão popular. Agora que você já conhece essa história interessante, passe-a adiante, ok?

SitedeCuriosidades.com:







MOMENTO DE REFLEXÃO


Jogar ou recolher. Você escolhe.
Este é o slogan de campanha desencadeada pela Prefeitura de importante capital brasileira, estampado em cartaz que mostra uma mão sobre um pedaço de papel ao chão.
Tem a ver com educação. Tem a ver com cidadania. Convida o cidadão a refletir sobre o tipo de cidade que ele deseja para si: uma bela e limpa cidade ou ruas cheias de entulho.
Chama o cidadão à responsabilidade, a partir da sua decisão que, naturalmente, tem a ver com a sua formação moral, com sua ética, com seu comprometimento como cidadão.
Em verdade, tudo que nos rodeia, de alguma forma, é de nossa responsabilidade. E depende de nossas escolhas.
Vejamos que podemos morar em um bairro aprazível, mas somente teremos bons vizinhos, se cultivarmos a gentileza e a boa educação.
E isso é feito a partir de pequenos cuidados. Lembremos, por exemplo, de uma saída de carro muito cedo pela manhã, para o nosso trabalho.
Podemos retirar o carro da garagem sem barulho, sem acelerar ruidosamente e, portanto, sem acordar o vizinho que ainda dorme.
Ou podemos fazer todo o barulho que nos achamos no direito de produzir pensando que se nós estamos despertos, tão cedo, os outros também podem acordar à mesma hora.
Podemos limpar a frente de nossa casa, lavar a calçada, tomando cuidado para não sujar a frente da casa ao lado. Ou podemos, de forma descuidada, ir jogando tudo justamente para os lados e emporcalhando a frente das casas próximas.
Podemos ser gentis no trânsito, detendo-nos mínimos segundos a fim de permitir que outro carro, que aguarda no acostamento, possa adentrar a via à nossa frente.
Ou podemos ser totalmente insensíveis e deixar que o seu condutor canse de esperar, até a enorme fila de veículos findar.
Antipatia, simpatia. Nós decidimos se desejamos uma ou outra.
Podemos entrar no elevador e saudar as pessoas. Ou podemos fazer de conta que todas são invisíveis.
Podemos fazer uma gentileza e segurar o elevador um segundo para permitir a entrada de alguém que vem chegando, depressa.
Ou podemos apertar o botão e deixar que a porta se feche, exatamente à face de quem tentou chegar a tempo.
Podemos pensar somente em nós, viver como se mais ninguém houvesse no mundo.
Ou podemos viver, olhando em derredor, percebendo que alguém precisa de ajuda e ajudar.
Podemos fingir que somos surdos ou podemos nos dispor a escutar alguém a pedir informação a um e a outro e nos dispormos a ofertá-la.
Podemos fingir que somos cegos e não enxergar a pessoa obesa, em pé, no transporte público, ou a grávida, ou o idoso.
Ou podemos ser humanos e oferecer o nosso assento, com a certeza de que esse alguém precisa mais dele do que nós.
Mesmo que o cansaço esteja nos enlaçando, ao final do dia, os pés estejam doendo e o corpo todo diga: Preciso descansar.
Pensemos nisso e nos disponhamos a contribuir, desde hoje, com o mundo mais justo, harmonioso e feliz com que tanto sonhamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário