Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-Feira 28/10/2013


Segunda-feira, 28 de outubro de 2013
São Simão e São Judas Tadeu


“O Sucesso está logo alí adiante, bem perto de onde todos desistem.”

 

EVANGELHO DE HOJE
Lc 6,12-16


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


2Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.
17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.




MEDITANDO O EVANGELHO
Glenio Cabral


A “estranha” resposta de Deus

Jesus tinha o hábito de orar em lugares afastados das multidões. Era assim que Ele recarregava as baterias e se preparava para os desafios do seu ministério.
Às vezes Ele orava num monte. E foi num monte que Ele fez uma importante oração.
Cristo precisava escolher um grupo de pessoas a quem denominaria de apóstolos. Seriam seus discípulos especiais,  um tipo de tropa de elite cristã que daria continuidade ao seu ministério. 
A essa altura, Cristo já tinha uma multidão de discípulos, pessoas que o admiravam e o seguiam. Então, como escolher aqueles que se tornariam seus apóstolos? 
Por isso Ele orou.
E orou uma noite inteira. Ele pediu a Deus que O orientasse na escolha, que não O deixasse errar. Havia muita coisa em jogo, Deus precisava participar daquela decisão.  
No dia seguinte a escolha foi feita. E dentre os doze nomes escolhidos, lá estava o de Judas Iscariotes. 
Esse episódio nos ensina duas grandes lições. A primeira delas é que Deus precisa participar de nossas decisões. A vida é muito incerta, muito inconstante, não dá pra confiar unicamente em nossos “instintos”.
Ter Deus como nosso “consultor de decisões” é simplesmente tudo. Não há coisa melhor. 
A segunda lição é que nem sempre as respostas de Deus são aquilo que esperamos.
Quem poderia imaginar que depois de uma noite inteira orando Deus orientasse Jesus a escolher justamente Judas, o traidor?
Mas o fato é que essa foi a resposta de Deus.
Uma resposta vinda de sua soberania, de sua capacidade de ver o que não vemos e não enxergamos. E porque não vemos e não enxergamos, às vezes não entendemos.
Uma coisa é certa: quando incluímos Deus nas nossas decisões, temos paz, porque sabemos que Ele sempre sabe o que faz.
Afinal, …todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus…( Romanos 8:28 )





MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Sucesso e Auto-estima 
Luiz Marins


Auto-estima é o conceito que temos de nós próprios. Quem tem uma baixa auto-estima acha-se sempre incapaz de enfrentar os desafios da realidade. Essas pessoas não têm sequer disposição e coragem para tentar. Sequer se esforçam, pois, acreditam, de antemão, serem incapazes, incompetentes, "azaradas", etc.
Quem tem uma auto-estima elevada, acredita na sua capacidade de enfrentar desafios. Mesmo que o que tenha que ser enfrentado se mostre difícil, ele tenta, ele enfrenta, ele não desiste fácil, ele busca o acerto.

Não se deve confundir baixa auto-estima com humildade. Há pessoas que disfarçam sua baixa auto-estima numa capa de "pessoa humilde". Da mesma forma não se deve confundir alta auto-estima com soberba, arrogância, achar-se o "maior" e "invencível".

Há vários graus de baixa auto-estima como há vários graus de alta auto-estima. É natural termos receio ao enfrentarmos uma coisa desconhecida. Isso nem sempre é sinônimo de baixa auto-estima. A baixa auto-estima existe quando já me acho incapaz do sucesso no trabalho, na vida e não tenho sequer disposição para lutar.

Pessoas de muito sucesso, às vezes, demonstram sua baixa auto-estima quando imaginam-se não merecedoras do sucesso que conseguiram. Pensam sempre que alguma "desgraça" vai acontecer e que os fará fracassar.

No mundo competitivo de hoje, ninguém pode vencer com baixa auto-estima. É preciso acreditar em si próprio e na sua capacidade de enfrentar desafios e vencer, É preciso saber que todos merecemos o sucesso e podemos conseguir chegar onde quisermos desde que trabalhemos para isso, lutemos para isso com inteligência e vontade.

As pessoas com alta auto-estima querem mais, tentam mais, experimentam mais, erram mais justamente porque fazem mais, participam mais, comprometem-se mais. Quando você luta, tenta, acredita, faz, erra e acerta, sua auto-estima aumenta e você entra num círculo virtuoso de acreditar na sua própria capacidade.

Achar-se "sem sorte", vítima dos outros e do mundo, um eterno incapaz é uma verdadeira doença que precisa ser combatida com rigor por todos nós, conosco mesmos. E só nós mesmos poderemos combater essa doença. Nesta semana, cuide de sua auto-estima. Pense nisso. Sucesso!





MOMENTO DE REFLEXÃO


Certa vez uma jovem mariposa de corpo frágil e alma sonhadora voava ao sabor do vento, quando, certa noite, viu uma estrela muito brilhante no céu e se apaixonou.

Voltou imediatamente para casa, louca para contar para a sua família que havia descoberto o que era o amor, mas teve como resposta:

- Que bobagem! As estrelas não foram feitas para que as mariposas voassem em torno delas. Procure um poste ou um abajur. Apaixone-se por algo assim. É para isso nós fomos criadas.

Decepcionada com a falta de sensibilidade da família, a mariposa resolveu simplesmente ignorar o comentário e se permitiu ficar, novamente, alegre com sua paixão.

Na noite seguinte, a estrela continuava no mesmo lugar e a mariposa decidiu que iria subir até o céu, voar em torno daquela luz radiante e demonstrar todo o seu amor.

Foi muito difícil ir além da altura com a qual estava acostumada. Apenas subiu alguns metros acima do seu vôo normal.

Cansada a mariposa voltou a terra e decidiu que, se cada dia progredisse um pouquinho, iria terminar alcançando seu objetivo. Desta forma, armou-se de paciência e perseverança e começou, todos os dias, a diminuir a distância que a separava do seu amor. Esperava com ansiedade que a noite descesse e, quando via os primeiros raios da estrela, batia ansiosamente suas asas em direção ao firmamento.

Seus opositores diziam:

- Estamos muito decepcionados com você, mariposa! Todas as suas irmãs e primas já têm lindas queimaduras nas asas, provocadas por lâmpadas. Você devia deixar de lado esse sonho inútil de voar em volta de uma estrela e arranjar um amor que possa atingir.

De tanto falarem contra, a jovem mariposa, por algum tempo, tentou esquecer a estrela, mas seu coração implorou tanto que ela percebeu que a vida sem um sonho e um verdadeiro amor não tinha sentido, então resolveu retomar seus vôos diários em direção ao céu.

Noite após noite, tentava voar o mais alto possível, mas, quando a manhã chegava, seu corpo estava gelado e a alma mergulhada em tristeza. Por mais que voasse alto a estrela continuava muito longe.

Entretanto, à medida que ia ficando mais velha, a mariposa, além de seu objetivo que era chegar à estrela, passou também a prestar atenção a tudo que via à sua volta. Lá do alto podia enxergar as cidades cheias de luzes, onde, provavelmente, suas primas e irmãs já tinham encontrado um amor. Mas também podia ver as montanhas, os oceanos e as nuvens que mudavam de forma a cada minuto.

Com o passar do tempo a mariposa começou a amar cada vez mais a sua estrela, porque embora estivesse sempre longe era ela quem a motivava a perceber um mundo tão rico e belo, que jamais poderia conhecer de outro modo.

Tempos depois, a mariposa resolveu procurar seus parentes e soube pelos vizinhos que sua mãe, irmãs e primas haviam morrido queimadas nas lâmpadas e nas chamas das velas, destruídas pelo amor que julgavam fácil.

A mariposa, embora jamais tenha conseguido chegar à sua estrela, viveu muitos anos a mais.

Mais que isso, descobriu que, ter sonhos e amores, às vezes, difíceis e até impossíveis podiam trazer muitas alegrias e benefícios. Que valorizar o amor e lutar pelos seus sonhos tinham feito dela uma mariposa mais feliz.





Nenhum comentário:

Postar um comentário