Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 08/10/2013

Terça-feira, 08 de outubro de 2013

“Fé é assim: Primeiro você coloca o pé, depois Deus coloca o chão.”
   

EVANGELHO DE HOJE
Lc 10,38-
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: "Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!" 41O Senhor, porém, lhe respondeu: "Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada".



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Ontem apresentei uma reflexão que pode ter deixado muitas dúvidas, mas não foi essa a intenção e sim fazer mover algo dentro daquele que lê. O samaritano precisava continuar a sua jornada, mas isso não o impediu de se compadecer daquele que sofria. Jesus precisou muito fazer isso, pois como sabemos Ele não ficava somente numa região ou cidade; ele precisava também continuar seu caminho.
E Hoje? Que paradigma ou barreira a minha compreensão precisa rever no evangelho que narra a vida de Marta e Maria?
Na esfera religiosa (…) quantos não já ouviram a expressão: “fulano só reza, não sai, não se diverte (Maria)”? Em contrapartida temos aquele que “muito aproveita”; só trabalha, sempre orientado pela razão (Marta). Nossas comunidades, nossas vidas são repletas desses exemplos, mas quem de fato esta certo? A resposta depende de como vejo ou me identifico. Portanto dizer que “este é certo e aquele errado” é um tanto delicado.
“(…) Vós sabeis que é proibido a um judeu aproximar-se dum estrangeiro ou ir à sua casa. Todavia, Deus me mostrou que nenhum homem deve ser considerado profano ou impuro.” (Atos 10, 28)
Na esfera familiar (…). Fruto ou motivo comum da maioria das DRs (Discutir Relação) entre casais. O saber quem está certo pode levar uma família a total aproximação com Deus ou o afastamento total dos seus membros.
O pai que chega cansado do serviço ou a mãe cansada do serviço em casa (isso dobrado quando ela, também, trabalha fora)? Quem estaria certo: a mulher que trabalha e alega que seu trabalho é muito cansativo ou o homem que “jura” que seu trabalho que é cansativo? Quem cansou mais?
Na esfera do trabalho (…) quem esta correto: aquele que chega cedo e passa o dia reclamando de quem chega tarde, mas faz seu serviço calado e vai embora cedo ou era melhor ser aquele que trabalha muito e recebe pouco enquanto outro que recebe muito? Será que na verdade a maioria das nossas reclamações é fruto do QUE EU DE FATO QUERIA SER OU TER E NÃO CONSIGO? Será que inconscientemente, queríamos também estar recebendo muito e pouco fazendo e pelo fato de não conseguir, passamos a criticar o oposto a nós?
É um fato: vemos o que queremos ver e possivelmente só aceitamos aquilo que acreditamos.
Em algumas pessoas a diferença de entendimento e pensamento poder gerar conflitos desnecessários. Como posso passar o dia a criticar os cultos evangélicos se às vezes rezo tão alto quanto às igrejas protestantes? Como posso ser contra a forma de trabalhar dessa ou daquela pastoral se é graças a seu trabalho, certo ou errado aos nossos olhos, que muita gente se identifica e consegue reencontrar o amor de Deus? Como tenho coragem de brigar com meu esposo (a) tendo como argumento o MEU cansaço sem levar em conta o DELE (A)? Como posso esquecer-me dos meus próprios erros e debulhar-me em justificativas através dos erros dos outros?
Não somos por completo, nem Marta e nem Maria, na verdade passamos boa parte do tempo alternando os comportamentos. Para algumas coisas somos razão e para outras somos emoção. Notem que esses dois personagens são novamente citados, mas em situações inversas ao comportamento de hoje.
“(…) Muitos judeus tinham vindo a Marta e a Maria, para lhes apresentar condolências pela morte de seu irmão. MAL SOUBE MARTA DA VINDA DE JESUS, SAIU-LHE AO ENCONTRO. MARIA, PORÉM, ESTAVA SENTADA EM CASA. Marta disse a Jesus: Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido! MAS SEI TAMBÉM, AGORA, QUE TUDO O QUE PEDIRES A DEUS, DEUS TE CONCEDERÁ“. (João 11, 19-22)
Tenho que partir dum pressuposto que nem sempre oque acho é o correto, foi por isso que o Senhor colocou a sabedoria para tomar conta da certeza, sendo assim só teremos certeza de algo a luz da divina sabedoria que vem de Deus e enquanto isso… Sejamos mais pacientes uns com os outros.
São Benedito, santo negro que rompeu paradigmas sociais, que fez de um ato incoerente aos olhos de uns, surgir flores aos olhos de Deus. Não conhece a história? Leia sobre ele, você vai se encantar.
Um imenso abraço fraterno.





VIDA SAUDÁVEL
Dra. Ana Escobar

Por que acordamos cansados?

Fácil reponder: porque não dormimos bem.
Mas... por que não dormimos bem?
Principalmente por duas razões: pouca quantidade ou má qualidade do sono.

Como fazer para melhorar?

Para quem dorme pouco: o tempo de sono necessário para descansar é individual e instransferível! Portanto, a primeira dica é: descubra qual é o tempo de sono que você precisa para descansar. Algumas pessoas precisam de 6 horas de sono por noite, outras oito... O importante é respeitar o seu tempo de sono. Não pense que é impossível. Organize seus horários de deitar e levantar. Planeje suas atividades de forma que o tempo de sono seja uma prioridade na sua vida.
Para quem dorme “picado”, com muitas interrupções. Primeiro identifique o que está atrapalhando a qualidade do seu sono. Há uma serie de situações possíveis. Desde um colchão inadequado, insônia até o ronco do companheiro(a). Também pode ser barulho na rua, excesso de luz, excesso de preocupações e filhos!! Quando bebês choram, quando crianças querem ficar na nossa cama e quando finalmente crescem... não chegam da balada!! Saber exatamente o que não te deixa dormir é o primeiro passo para melhorar a qualidade do seu sono.
Sempre há soluções possíveis ou para resolver (trocar o colchão, proteger a janela do barulho externo) ou para atenuar a situação, como, por exemplo, dividir com o companheiro(a) o cuidado noturno com as crianças ou combinar previamente com os filhos mais velhos um horário de chegada da balada. Imagine soluções para cada situação e não parta do princípio de que é impossível. Quem está disposto a mudar, um pouco que seja, consegue. Isso já pode fazer diferença.
O pior problema que temos, muitas vezes, é a falta de ânimo para resolver... os problemas que temos. 




MOMENTO DE REFLEXÃO

Você já viu um girassol?
Trata-se de uma flor amarela, muito grande, que gira sempre em busca do sol. E é por essa razão que é popularmente chamada de girassol.
Quando uma pequena e frágil semente dessa flor brota em meio a outras plantas, procura imediatamente pela luz solar. É como se soubesse, instintivamente, que a claridade e o calor do sol lhe possibilitarão a vida.
E o que aconteceria à flor se a colocássemos em uma redoma bem fechada e escura? Certamente, em pouco tempo, ela morreria.
Assim como os girassóis, nosso corpo também necessita da luz e do calor solar, da chuva e da brisa, para nos manter vivos.
Mas não é só o corpo físico que precisa de cuidados para que prossiga firme. O espírito igualmente necessita da luz divina para manter acesa a chama da esperança. Precisa do calor do afeto, da brisa da amizade, da chuva de bênçãos que vem do alto.
Todavia, é necessário que façamos esforços para respirar o ar puro, acima das circunstâncias desagradáveis que nos envolvem.
Muitos de nós permitimos que os vícios abafem a nossa vontade de buscar a luz, e definhamos dia-a-dia como uma planta mirrada e sem vida.
Ou, então, nos deixamos enredar nos cipoais da preguiça e do amolentamento e ficamos a reclamar da sorte sem fazer esforços para sair da situação que nos desagrada.
É preciso que compreendamos os objetivos traçados por Deus para a elevação de seus filhos, que somos todos nós.
E para que possamos crescer de acordo com os planos divinos, o criador coloca à nossa disposição tudo o de que necessitamos.
É o amparo da família, que nos oferece sustentação e segurança em todas as horas...
A presença dos amigos nos momentos de alegria ou de tristeza a nos amparar os passos e a nos impulsionar para a frente.
São as possibilidades de aprendizado que surgem a cada instante da caminhada tornando-nos mais esclarecidos e preparados para decidir qual o melhor caminho a tomar.
Mas, o que acontece conosco quando nos fechamos na redoma escura da depressão ou da melancolia e assim permanecemos por vontade própria?
É possível que em pouco tempo nossas forças esmoreçam e não nos permitam sequer gritar por socorro.
Por essa razão, devemos entender que Deus tem um plano de felicidade para cada um de nós e que, para alcançá-lo, é preciso que busquemos os recursos disponíveis.
É preciso que imitemos o girassol. Que busquemos sempre a luz, mesmo que as trevas insistam em nos envolver.
É preciso buscar o apoio da família nos momentos em que nos sentimos fraquejar.
É preciso rogar o socorro dos verdadeiros amigos quando sentimos as nossas forças enfraquecendo.
É preciso, acima de tudo, buscar a luz divina que consola e esclarece, ampara e anima em todas as situações.
Quando as nuvens negras dos pensamentos tormentosos cobrirem com escuro véu o horizonte de tuas esperanças, e o convite da depressão rondar-te a alma, imita os girassóis e busca respirar o ar puro, acima das circunstâncias desagradáveis.
Quando as dificuldades e os problemas se fizerem insuportáveis, tentando sufocar-te a disposição para a luta, lembra-te dos girassóis e busca a luz divina através da oração sincera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário