Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

DIÁRIO DE SEGUNDA-FEIRA 07/10/2013



Segunda-feira, 07 de outubro de 2013

​“A solidariedade é um valor humano, e dos valores humanos é o mais humanista, porque não está presa a resultado, não está presa a vantagem, nem está vinculada com qualquer tipo de interesse. É uma relação humana pura, autêntica e sincera”




EVANGELHO DE HOJE
Lc 1,26-38


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!"
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: "Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim".
34Maria perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?" 35O anjo respondeu: "O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível". 38Maria, então, disse: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!" E o anjo retirou-se.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Quais são seus planos? Quais são os seus projetos para os próximos cinco ou dez anos? Será que Maria não tinha outros planos? Como seria essa história que conhecemos sem o “sim” de Maria?
Um parêntese… Como entender o repúdio e às vezes a agressividade dos nossos irmãos evangélicos a pessoa de Maria? Como entender a veneração explicita a profetisas como Hulda, Mirian, ou a mulheres como Sara, Raquel, Ester, (…)? Mulheres que mudaram a história de seu povo através da ação e da fé em Deus, mas nenhuma delas foi a agraciada perante aos olhos de Dele como Maria. “(…) Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você”
Quando pergunto se Maria tinha planos é por que todo ser humano sadio tem. Temos planos desde a hora que acordamos, pois desde o planejamento diário do que farei inicialmente naquele dia a sucessão de acontecimentos que deverão acontecer para se alcançar algo maior como, por exemplo, para me formar, inicia com todo um processo longo de estudo e avaliações até sua conclusão final. E no caso de Maria, Deus não muda seus sonhos, apenas lhe acrescenta um novo projeto.
Grave isso: Deus não muda nossos sonhos, Ele apenas acrescenta novos projetos a eles. Repare que enquanto Maria meditava a gravidez, o anjo visita as aflições dela quanto ao pensar de José e revela a ele o desígnio de Deus quanto a sua jovem esposa. Dizia um amigo que quando o projeto é de Deus, porta a porta, janela a janela vão se abrindo a nos TESTEMUNHAR COM A FÉ.
Quantas pessoas foram convidadas por Deus a abraçar causas que pareciam inalcançáveis? Quantos como Isabel, Deus gerou já na velhice um novo projeto como a guarda ou a proteção de um neto? Quantos também questionaram a Deus o porquê de sua escolha para um serviço se tantos outros mais competentes, ou nosso olhar, existem?
Frei Alceu dizia certa vez, ao olhar para o presépio, que o local escolhido por Deus para Jesus nascer se construía com muito pouco. A manjedoura foi algo que representava a simplicidade daquele que estaria por vir e que fazendo uma analogia para o dia de hoje, creio eu que nosso coração, para receber Jesus nesse natal, não precise de grandes mudanças, mas de um “sim” sincero como o de Maria.
O nosso querer fica pequeno quando fazemos algo de coração. Ele se transforma numa manjedoura, talvez naquela época o local que “restou” para acolher a sagrada família, e quantos de nós em meio a sonhos e projetos pessoais para o futuro, “restou” também somente o nosso coração para receber Jesus?
Deus conhece as nossas correrias do dia-a-dia, sabe e nos vê levantar as cinco da manhã e dormir depois da meia noite. Ele não vai mudar nossos sonhos, Ele quer acompanhá-los olhando de dentro. Ao aceitar ao chamado, Deus vai preparando o caminho, a mudança, a conversão. Assim foi com Abraão, que talvez não tivesse o reconhecimento de sua fé e confiança no Senhor se não aceitasse sair de Harã. Abraão tinha um projeto, Deus potencializou.
“(…) O Senhor disse a Abrão: “Deixa tua terra, tua família e a casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrar. Farei de ti uma grande nação; eu te abençoarei e exaltarei o teu nome, e tu serás uma fonte de bênçãos. ‘Abençoarei aqueles que te abençoarem, e amaldiçoarei aqueles que te amaldiçoarem; todas as famílias da terra serão benditas em ti’. Abrão partiu como o Senhor lhe tinha dito, e Lot foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos, quando partiu de Harã” (Gênesis 12, 1-4).
Entreguemos como Maria, os nossos projetos nas mãos de Deus. Tenhamos fé, pois nenhum deles fracassará ou será deixado, ao não ser que Deus, já vislumbre algo ainda maior. Tenhamos no natal a fé nas mudanças, pois até o coração mais soberbo, egoísta ou difícil, quando recebe Jesus dentro de si com o “sim” sincero, se torna uma humilde manjedoura. “(…) Porque para Deus nada é impossível”
Imaculada Conceição, roga por nós!
Obs.: Esse texto foi escrito ano passado, mas serve para refletir como uma carta do tempo… O que mudou do ano passado para o que vivo hoje?
Um imenso abraço fraterno.





MOTIVAÇÃO NO TRABALHO
​Max Gehringer responde


Palavra da semana: CRUEL
A palavra latina crudelis veio de crudus, “cru”, “em estado natural”. O sentido atual de crueldade, de “tratar mal e sem consideração”, derivou do fato de que a verdade nua e crua gera mais tensão que alívio, e mais dói que consola.

O que é melhor, fazer aquilo de que gostamos...– C.L. Souza

O melhor é fazer aquilo de que gostamos, Souza. Mas muito melhor é quando os outros gostam do que a gente faz e nos dão as oportunidades para fazer. Conheço pessoas que têm muita vontade de fazer aquilo de que gostam, mas não demonstram as aptidões necessárias. Também há pessoas que fazem cursos apenas pela simpatia por uma profissão, para depois descobrir que o mercado de trabalho naquela área é tremendamente limitado. Acertar na escolha de um curso, ou de uma profissão, requer um misto de emoção e pragmatismo. Ser entusiasmado é bom, mas ter bom senso é muito mais recomendável.

Após um processo de seleção, não seria obrigação da empresa informar os candidatos rejeitados sobre os motivos dessa rejeição? – Robinson

Não creio que obrigação seja a palavra exata, Robinson. Seria mais educação, cortesia e respeito. Eu nem chegaria ao extremo de afirmar que os motivos deveriam ser informados. Mas, simplesmente, telefonar ou mandar um e-mail dizendo “agradecemos sua participação no processo” seria recomendável. Até porque o candidato pode ter deixado de conseguir um emprego, mas a empresa pode perder um consumidor ou um cliente. Infelizmente, a maioria das empresas não atenta para esse fato tão óbvio.

Ao final da entrevista, o selecionador disse que eu fui muito bem... – Aline

Essa é uma frase mais cômoda que sincera, Aline. Ela evita que o selecionador fique dando explicações caso o candidato não tenha ido assim tão bem.

Posso ligar para a empresa e perguntar sobre o andamento de um processo de seleção? – Fabiane

Claro, Fabiane. O indicado é fazer o primeiro contato 21 dias após a entrevista, embora muitos candidatos ansiosos se sintam tentados a ligar logo na manhã do dia seguinte. Também é bom lembrar que o tempo de duração de um processo varia conforme o cargo. Para níveis de diretoria, chega a durar cinco meses. No caso de gerentes ou encarregados, de um a três meses. Para funções sem subordinados diretos, no máximo um mês.

Fui contratado para uma função, mas estou executando outra, bem diferente. O salário é o que foi combinado, mas estou me sentindo enganado... – Caetano

Se o trabalho for executável tecnicamente, se a função tiver um nível equivalente à combinada e se o serviço não lhe causa constrangimentos, agüente firme. Pode ser uma situação apenas temporária. De qualquer forma, Caetano, eu acho estranho que ninguém tenha lhe explicado a razão da mudança. Você tem todo o direito de perguntar o que aconteceu, mas eu lhe recomendo não fazer isso em tom de cobrança ou de crítica.
Vale a pena mudar de uma função sem expressão numa grande empresa para um cargo de supervisão numa empresa pequena? – Adhemar
Pensando no futuro, Adhemar, raramente vale a pena. A grande empresa poderá lhe oferecer mais possibilidades de ascensão. Na empresa pequena, você subirá mais um degrau, se tanto.




MOMENTO DE REFLEXÃO

Certa vez, uma família rica convidou uma noviça para jantar com eles em um restaurante de luxo. A Madre permitiu e a jovem foi. Mas, na hora da refeição, ela ficou tão chocada com uma cena que viu, que até perdeu o apetite. Do lado de fora do restaurante, havia várias crianças maltrapilhas e famintas, olhando pelas janelas de vidro transparente. Já a família que a convidou estava acostumada com a cena e nem percebeu o mal-estar da menina. Também os outros comensais, e os garçons, viam aquilo como coisa normal. O noviciado é uma escola de vida e de fé. Ali, o Reino de Deus é levado a sério. E os choques com o mundo pecador surgem inevitavelmente. É assim que o mundo novo vai sendo configurado na cabeça e na vida dos noviços. Maria Santíssima ficou tão revoltada com o mundo desigual e injusto do seu tempo, que desejou uma inversão radical: “O Senhor vai encher de bens os famintos e despedir os ricos de mãos vazias”. Mãe dos oprimidos, rogai por nós.







Nenhum comentário:

Postar um comentário