Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 23/10/2013


Quarta-feira, 23 de outubro de 2013


“Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final…Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.” (Fernando Pessoa)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 12,39-48


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39“Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”.
41Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” 42E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis.
47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
“(…) O Filho do Homem vai chegar na hora em que menos esperamos, pois ele está sempre chegando até nós nos pobres e necessitados. Os que esperam a vinda de Jesus somente no último dia tornam-se pregadores do fim do mundo e vivem uma fé ritual, são incapazes de amar verdadeiramente e, na verdade, não conhecem Jesus presente em suas vidas, possuem uma fé egoísta, pois a espera de Jesus não é para o encontro com ele, mas para ganhar o prêmio eterno. A longa espera e a falta de vivência concreta do amor faz com que essas pessoas desanimem e maltratem seus irmãos e irmãs, fazendo-se merecedores da sorte dos infiéis”. (reflexão proposta pela CNBB)
A quem o evangelho é indicado? Para quem são as mensagens de exortação e de amor contidas nele? “(…) Senhor, essa parábola é só para nós ou é para todos? O Senhor respondeu: Quem é, então, o empregado fiel e inteligente? É aquele que o patrão ENCARREGA DE TOMAR CONTA DA CASA e de dar comida na hora certa aos outros empregados“.
Talvez as situações, o contexto histórico, o momento não se assemelham com que esta acontecendo ou acontece em nossas vidas, mas SEMPRE há algo inesperado e prestes a ser descoberto em meio à mensagem da Boa Nova.
Todo aquele que esta “encarregado de uma casa”, que pode ser apenas uma vida, uma família, um projeto de vida, um sonho, uma comunidade, (…) precisa manter-se atento as surpresas, que nem sempre são como os ladrões narrados hoje. As quedas, as mudanças, novidades, questionamentos, noticias e acontecimentos que de uma hora para outra torna o que era novo obsoleto.
O legal é que a mensagem da Boa Nova é sempre nova, mas precisa da leitura sob o olhar do Espírito Santo, pois é Ele que a torna sempre nova. Ele vai para onde quer.
Por exemplo, temos uma juventude “antenada”, dinâmica e crítica. Temos o compromisso de zelar por essa “casa” e para isso além da vigilância precisamos estar atentos as mudanças que os anos fizeram nessa nova juventude. Twitter, Facebook, SMS… Um jovens conectado no mundo, e o mundo muito interessado nele.
“(…) Os jovens de hoje e a Igreja em que vivem são influenciados pelos impactos da modernidade e da pós-modernidade. Alguns elementos deste momento histórico exercem grande influência na mentalidade, nos valores e no comportamento de todas as pessoas. IGNORAR ESTAS MUDANÇAS É DIFICULTAR O PROCESSO DE EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE — o grupo social que assimila esses valores e mentalidade com mais rapidez. UMA EVANGELIZAÇÃO QUE NÃO DIALOGA COM OS SISTEMAS CULTURAIS É UMA EVANGELIZAÇÃO DE VERNIZ, QUE NÃO RESISTE AOS VENTOS CONTRÁRIOS”. (§14 Documento 85 – CNBB)
Negar ver as mudanças é se comportar como o empregado insensato que bêbado adormece e não vê o patrão chegar; negar que essa mensagem de alerta a vigilância é também para mim é ver o filho com companhias estranhas e não querer conhecê-los para precaver-se do pior; é ver a filha adolescente ganhar corpo muito depressa e não investigar o uso escondido de anticoncepcionais…
Não podemos mais ser cristãos crianças que se embalam apenas nas palavras e mensagens doces da bíblia e ocultar os olhos as exortações, pois não podemos nos omitir perante as coisas que acontecem, mas não queremos ver.
“(…) Até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo. Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus artifícios enganadores. Mas, pela prática sincera da caridade, cresçamos em todos os sentidos, naquele que é a cabeça, Cristo”. (Efésios 4, 13-15)
Talvez não saibamos o que Deus quer nos dizer, mas Ele bem sabe onde quer que cheguemos.
Um imenso abraço fraterno.





CURIOSIDADES


Como são fabricados os espelhos?


Quem não gosta de se admirar num belo espelho? Toda pessoa que tem uma certa vaidade precisa ter espelhos em casa. Mas será que as pessoas sabem como os espelhos são fabricados?
Geralmente, os espelhos são feitos em camadas. A maioria dos fabricantes utiliza três camadas na produção final do espelho.
O produto apresenta a superfície de metal superpolida, a camada escura e a camada de vidro. Vamos explicar melhor cada uma dessas camadas:
A superfície de metal superpolida reflete a luz. A camada escura, pintada com tinta preta, absorve a luz e impede que ela escape pela camada refletora de metal. E a camada de vidro serve para proteger a película metálica.
Os espelhos de qualidade refletem 90% dos raios de luz que recebem. A fabricação desses produtos passa por um processo complexo.
O primeiro passo é a limpeza e o polimento do vidro. Em seguida, vem a aplicação de uma camada de prata com produtos químicos. A terceira etapa conta com a pulverização de uma camada de tinta preta atrás da superfície de prata.
Depois disso, o espelho segue para uma estufa, onde a tinta seca completamente. Ao final dessa etapa, o espelho já está pronto, apresentando uma superfície lisa, com alto índice de reflexão da luz.
Os fabricantes trabalham com espelhos em todos os formatos. Existem espelhos para ambientes específicos da casa, como o quarto e o banheiro.
Os primeiros espelhos da humanidade foram descobertos nas antigas civilizações Egípcias. Eles utilizavam espelhos de cobre.
Hoje, existem espelhos feitos com camadas de prata, alumínio e amálgama de estanho. Os principais espelhos vendidos no mercado são os espelhos planos e os espelhos curvos. Os espelhos produzem imagens virtuais e simétricas dos objetos.

Leia Mais no SitedeCuriosidades.com: http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/como-sao-fabricados-os-espelhos.html





MOMENTO DE REFLEXÃO


O milagre existe sim!
O milagre é a concretização das sementes de fé e ideais, que você planta todos os dias.
E o milagre independe de qualquer agente externo.
Quando você ouvir dizer que ali naquele lugar ocorrem milagres, ou que aquela, ou a outra pessoa faz milagres toda hora, desconfie!
Para responder a sua dúvida, convocamos o próprio Mestre Jesus, que ao "realizar os milagres" em quem quer que fosse afirmava:
A Tua fé te curou!
Então, não se perca em desespero por ai, batendo de porta em porta.
Antes, entre em sintonia com o Deus que habita em você, e através da oração, dê o primeiro passo para a mudança.
Toda situação difícil carrega preciosas lições.
E a vida está cheia de exemplos de pessoas que saíram da miséria, da dor, da vida destruída para um momento de glória e conquista, através da DETERMINAÇÃO.
Determine agora a sua vitória!
Faça planos de conquistas, de certezas, de renovação, independentemente da sua situação atual.
Olhe para frente, para o alto, para o centro da sua vida.
É em você, na sua renovação que se encontra a solução.
Acredite, mude e não pare de lutar.
Você nasceu para vencer, e nada vai te deter.
Só falta você acreditar, porque Deus sabe disso faz muito tempo.

Paulo Roberto Gaefke



Nenhum comentário:

Postar um comentário