Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 27/12/2011





Terça-feira, 27 de dezembro de 2011

“É preciso sofrer depois de ter sofrido, e amar, e mais amar, depois de ter amado.” (Guimarães Rosa)



EVANGELHO DE HOJE
Jo 20,2-8



Ela saiu correndo e foi se encontrar com Simão Pedro e com o outro discípulo, aquele que Jesus mais amava. Disse-lhes: "Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram". Pedro e o outro discípulo saíram e foram ao túmulo. Os dois corriam juntos, e o outro discípulo correu mais depressa, chegando primeiro ao túmulo. Inclinando-se, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. Simão Pedro, que vinha seguindo, chegou também e entrou no túmulo. Ele observou as faixas de linho no chão, e o pano que tinha coberto a cabeça de Jesus: este pano não estava com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. O outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo, entrou também, viu e creu.





MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Não é preciso dizer o porquê o evangelho mudou para João não é? Realmente temos um bom motivo para “fugirmos” da seqüência das leituras. Hoje é dia de são João Evangelista.
Para falar um pouco desse apóstolo me permitam usar alguns jogos de palavras e analogias que no fim ficará bem entendido a intenção.
Primeiramente… Segundo o site das Paulinas “(…) João era um dos mais jovens apóstolos de Cristo, irmão do discípulo Tiago Maior, ambos filhos de Zebedeu, rico pescador da Betsaida, e de Salomé, uma das mulheres que colaboravam com os discípulos de Jesus. Assim como seu pai, João era pescador, e teve como mestre João Batista, o qual, depois, o enviou a Jesus. João, Tiago Maior, Pedro e André foram os quatro discípulos que mais participaram do cotidiano de Jesus”. E isso, quem acompanha ou estuda os evangelhos é bem claro, mas o que esse evangelista tem de diferenciado dos outros?
Alguns estudiosos (será que são estudiosos mesmo?) não dão muito valor nos escritos de João em virtude de ter sido alguém com pouca formação ou instrução em relação aos outros três  evangelistas, mas ele vence o próprio pré-conceito dos estudiosos quando deparam com situação de sua vida que profundamente o marcaram.
João esta presente nos grandes milagres do seu mestre, mas de forma especial é o único deles presente no último instante aos pés da cruz.
Quantos de nós também já foram ou ainda são vistos como pessoas sem valor, pouco talentosos ou habilidosos num campo de atuação ou trabalho, mas Deus nos escolheu para presenciar ou ser Seu instrumento em grandes obras?
Conta a tradição popular que após sofrer tantas perseguições, João foi condenado a ser banhado num caldeirão de óleo quente, mas diz a tradição que nada aconteceu com ele ao ser imputado a esse martírio. Homem de fé e passivo foi a ele que Jesus confiou a guarda de sua mãe, portanto não seria difícil de acreditar que o “discípulo muito amado” e guardião do sacrário vivo de Jesus (Maria), resistisse sem flagelos ao óleo quente.
“(…) Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. QUANDO JESUS VIU SUA MÃE E PERTO DELA O DISCÍPULO QUE AMAVA, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa”. (João 19, 25-27)
O que vejo nessa situação é a repetição dos fatos no dia-a-dia: Os que eram vistos como os primeiros, habilidosos, superiores, (…), somem aos pés da cruz, mas os que realmente amam a Deus permanecem. Não estou dizendo que esses são os santos, mas talvez possam ser até mesmo os de “gênio” mais difíceis, mas não se afastam de Deus nas dificuldades, alegrias ou quando impostos a fervura dos óleos da inveja, da arrogância, do orgulho, (…).
Todos que amam a Deus, possivelmente, um dia serão impostos a fervura do mundo. Serão perseguidos, difamados, caluniados e não por que Deus fique feliz, ou seja, um observador passivo nisso, mas como um processo integrante de um crescimento individual que cada cristão deverá passar. Ninguém verá um filho se formar numa faculdade se não acompanhar de perto ano a ano na escola, nas provas, avaliações e vestibulares da vida.
Quem ama a Deus esta sempre perto pra ver os milagres acontecer, portanto não é prudente fugir dos seus olhos e todo aquele que resolve ter a coragem de ficar, recebe de Deus a proteção de Maria.
Quem esta na fervura creia profundamente que sairá ileso ou mais forte após tudo isso.
Que São João Evangelista nos abençoe!
Um imenso abraço fraterno





VIDA SAUDÁVEL

Saiba como os remédios para emagrecer atuam no organismo



Com tantas opções de remédios para emagrecer, você já começa a se perguntar qual deles vai tomar para perder aquelas gordurinhas. Mas será que é mesmo necessário partir para a medicação? Antes de tomar essa decisão drástica, é bom saber como atuam no organismo e quais são as contra-indicações das principais drogas receitadas pelos médicos.

Por que eu engordo mesmo comendo tão pouco?
- Antidepressivos: atuam na liberação de serotonina, um neurotransmissor que regula a sensação de saciedade. Remédios como a fluoxetina são indicados para pessoas com problemas de transtorno alimentar. Devem ser ingeridos estritamente com orientação médica.

- Derivados de anfetamina: os mais conhecidos são os princípios ativos femproporex e a anfepramona. Atuam no sistema nervoso central diminuindo o apetite. Podem causar dependência, irritabilidade, insônia, taquicardia, sensação de boca seca, dor de cabeça, constipação, problemas de pressão arterial e alterações de humor.

- Orlistate: a substância ativa do Xenical diminui em 30% a absorção da gordura absorvida pelo intestino. Considerado uma medicação segura, pode ser usado por tempo indeterminado desde que seja acompanhado de dieta.

- Rimonabanto: conhecido como "pílula antibarriga", o princípio ativo diminui o apetite e a formação de gordura, principalmente na região do abdome. Com a redução da gordura da região, há uma melhora no diabetes, na hipertensão e no nível de colesterol e redução do triglicérides. O uso indiscriminado pode causar sensação de boca seca, náusea e enjôo. É contra-indicado em pessoas com histórico de depressão.

- Sibutramina: atua no sistema nervoso central, aumentando a sensação de saciedade. Baixo risco de dependência e de problemas arteriais. Apresenta probabilidade reduzida de efeitos colaterais como sensação de boca seca, irritabilidade, insônia e taquicardia.
"Os remédios para emagrecer não devem ser tomados para fins estéticos. Quem nunca teve problema com sobrepeso e quer perder 5kg em um tempo curto, deve procurar ajuda em um spa, por exemplo", comenta Marcio Mancini, endocrinologista e presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).
Segundo o médico, dietas radicais a base de remédios em dosagens altas são prejudiciais e, em casos extremos, podem matar. "Além de todos os riscos da alta dosagem, essa pessoa provavelmente irá engordar tudo de novo quando acabar a dieta. O corpo facilita que você ganhe peso novamente porque, para ele, você corre o risco de morrer de inanição", alerta.
A situação é semelhante a se você estivesse perdido em um lugar inóspito e sem alimentos. Seu corpo perde calorias e gordura em quantidade superior a que está 'programado'. Quando você volta a comer, todas as portas de seu corpo estarão abertas para que se recupere o que perdeu. "Quem não passa por uma reeducação alimentar, não consegue manter o peso", alerta Mancini.
"Todo remédio para emagrecer deve ser prescrito junto com uma nova dieta, com uma proposta de reeducação alimentar", complementa a endocrinologista Mônica Cabral. De acordo com a médica, a perda de peso é alcançada em melhor resultado quando a medicação caminha junto a uma nova dieta. "Os remédios contribuem para acelerar a perda de peso, mas seu uso é temporário", comenta.
Em casos de obesidade, o médico Marcio Mancini afirma que o uso de remédios deve ser mantido por tempo indeterminado. "A obesidade é uma doença crônica e progressiva e deve ser tratada como uma doença do coração, por exemplo. Não se controla uma pressão alta e se retira a medicação", alerta.

Serviço:Marcio Mancini - endocrinologista  - www.abeso.org.br
Mônica Cabral - endocrinologista - www.monicacabral.com.br





MOMENTO DE REFLEXÃO

Eu devia estar fazendo alguma coisa errada, porque me foi dito: assim você não vai para o céu. E quando se escuta isso pela primeira vez, é melhor nem questionar, porque a promessa de ir pro céu só pode ser algo in-crí-vel e por isso mesmo nem se questiona. Mas, isso não acaba aí, você acaba fazendo mais algumas traquinagens e aquela voz volta a lhe dizer: assim você não irá para o paraíso.
Assim não dá! Que lugar tão fantástico é esse? A resposta veio e foi, de fato, sedutora: É um lugar sem problemas, sem sofrimento, as pessoas são felizes e se vestem de branco.
Na pouca idade que eu tinha, isso só poderia significar que ninguém “cortaria” minha pipa e o vento sempre sopraria, não choveria nunca. Ninguém tiraria meu pião da sela. Não precisa estudar, trabalhar, nem pedir autorização para sair de casa. Realmente daria para ser bonzinho com uma promessa de paraíso tão boa…
Pensando melhor, alguma coisa estava errada nesta promessa. Se mais alguém estaria comigo no paraíso é porque mereceu e teria as mesmas facilidades, afinal, “lá todas as pessoas são felizes”. Isso também significa que ninguém cortará minha pipa e eu não cortarei a de ninguém… E não preciso treinar para tirar o pião da sela, nem estudar mais para uma futura carreira, afinal, quem está lá não terá sofrimento… A tal promessa ficou chata demais…
É com estes pequenos questionamentos que vamos quebrando as leis que direcionam nossas vidas e regras internas que vão limitando nosso potencial ou que impedem que vivamos com plenitude.
Neste natal aconteceu de eu ganhar uma linda caixa preta fosca, com uma palavra escrita em preto brilhante e um laço em fita cetim, no interior quatro sabonetes com perfumes exóticos, embalados um a um com caixas coloridas. O presente veio acompanhado da frase imperativa “É para usar”! Começou aqui o problema, um conflito com uma destas regras internas…Sempre que damos um presente, olhamos o semblante da pessoa e, se ela gostou, vai usar. Certo?
Mas, será que você já teve aquele vinho caro estragado porque depois de anos na estante não houve com quem compartilhar? Ou aquela camisa, que já não serve mais, e que só poderia ser usada numa ocasião especial? E aqueles laços rosas e caixas de antigos presentes que você ainda guarda, da sua primeira formatura e bilhetinhos da primeira namorada?
Às vezes receber um presente bem legal pode significar também uma tortura, ao saber que ao usá-lo, ele vai se acabar. A vida não é assim? Para quem vive à sombra desta economia de vida, fatalmente tem uma daquelas leis implacáveis – porém revogáveis – deixadas de herança pelos pais, quando inocentemente ouvíamos “naquele tempo só tínhamos refrigerante numa época especial” …
Meu desejo para 20 12 são muitas DIFICULDADES. Muitas coisas para resolver, muitos paradigmas para quebrar e muitas coisas que estão entulhadas na vida para se livrar, inclusive algumas das tais regras internas… E a cada pequena vitória vem a sensação de ter colocado um dedo no paraíso que um dia foi prometido. Muitas vezes, justamente rompendo estas regras (sendo um mau menino), é que o paraíso se desvenda.
E sendo nós seres incompletos sempre tentando encontrar um algo mais para ficarmos perfeitos, como poderíamos desejar algo melhor em 2012 do que muitos problemas para resolver? Esta é uma busca que nunca se alcança e por isso nos torna tão felizes. Estamos em busca, e, se alcançada vai sempre faltar uma “vírgula“ para ficar perfeito. E isso nunca acaba.
Já usei um sabonete e joguei a caixinha fora. Será que há algo no guarda-roupa de que posso me livrar???

Por Vinícius Moura




Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.






Nenhum comentário:

Postar um comentário