Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 07/12/2011







Quarta-feira, 07 de dezembro de 2011

‎"Não seja empurrado por seus problemas. Seja conduzido por seus sonhos." (Marcio Kühne)




EVANGELHO DE HOJE

Mt 11,28-30



"Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve








MEDITANDO O EVANGELHO

Padre Antonio Queiroz



Vinde a mim todos vós que estais cansados.
No Evangelho de hoje, Jesus nos convida a nos aproximarmos dele. Se aceitarmos o convite, nós que andamos “cansados e fatigados sob o peso dos nossos fardos”, encontraremos descanso. Portanto, não existe convite melhor.
“O meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” O fardo de Jesus á a obediência aos mandamentos. É um jugo suave, porque Deus nos ajuda com a sua graça.
“Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração.” Como que é uma pessoa mansa e humilde? É pacífica, acolhedora, paciente, compreensiva, alegre, serviçal e amiga. As pessoas não precisam se preparar para se aproximar delas, porque sabem que sempre serão bem acolhidas e compreendidas. As crianças são as primeiras a conhecerem essas pessoas e logo as procuram. Por outro lado, há pessoas que são de difícil relacionamento. Você ensaia, ensaia, para falar algo com elas, e mesmo assim se dá mal às vezes.
Jesus sempre se mostrou uma pessoa boa, acolhedora, compreensiva, humilde aberta. E nos convida a vivermos ao seu lado. Que bom!
“O Senhor corrige a quem ama e castiga a quem aceita como filho” (Hb 12,4). “Eu repreendo e educo aos que amo” (Ap 3,10). É justamente o amor que Deus tem por nós que o leva a nos impor o seu suave jugo.
E Jesus não mudou este seu comportamento, mesmo nas suas horas mais difíceis, que foram a condenação e a morte. “Jesus, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1).
“Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e assumiu os nossos sofrimentos. Foi castigado por nossos crimes. Nós fomos curados, graças aos seus padecimentos. O justo justificou a muitos” (Is 53,4). A nossa salvação foi o principal gesto de amor de Jesus.
“Cristo morreu pelos pecadores, o justo pelos injustos, a fim de os conduzir a Deus” (1Pd 3,18). Amar quem é bom, até que não é difícil. Mas amar a uma pessoa ruim, ou a um inimigo, é difícil. Jesus nos amou quando éramos ruins e este seu amor nos tornou bons.
E ele nos pede para imitá-lo: “Irmãos, tende em vós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus que, sendo rico se fez pobre por amor de vós!” (Fl 2,5). “Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.” Queremos imitar o Senhor, tendo a virtude da benignidade, que é o amor às pessoas fracas, que cometem erros ou que nos ofendem.
Ninguém é totalmente ruim, nem totalmente bom. Só o demônio é totalmente ruim, e só Deus é totalmente bom. Todos nós temos um pouco de bondade e um pouco de maldade. Mas a virtude da benignidade nos leva a ver o lado bom das pessoas. Esse é o melhor incentivo para que as pessoas más se tornem boas.
O Natal é uma festa cercada de paz, porque nela celebramos o nascimento de Jesus, a própria paz encarnada. Que agora, no advento, nos preparemos para celebrar o Natal com um coração cheio de paz.
Certa vez, dois amigos estavam conversando, mas entre eles havia uma parede. A certo momento, um deles comentou que a parede era azul. O outro discordou: “Azul coisa nenhuma! Você não deve estar enxergando bem. Não está vendo que a cor desta parede é amarela?”
“Como amarela?! – disse o outro – você é que precisa trocar os óculos. Está na cara que esta parede é azul”. “Mas como pode? – retrucou o outro – como você teima em dizer que é azul?!”
E a discussão continuou rolando, no meio já de algum insulto. Até que um deles resolveu dar a volta e ver a parede do lado do outro. Realmente ela era azul. Azul de um lado e amarela do outro.
A pessoa mansa e humilde de coração vê as realidades do lado do seu irmão ou irmã. Por isso está sempre em paz.
A última invocação da ladainha de Nossa Senhora é Rainha da Paz. Que Maria nos ajude a nos preparar bem para celebrar o nascimento do seu Filho, o Príncipe da Paz.
Vinde a mim todos vós que estais cansados.






CURIOSIDADES

Quanto alimento cabe no estômago?
O estômago de um adulto comporta cerca de 0,9 litro de alimento. Depois de uma refeição exagerada, o órgão pode dilatar e suportar mais do que a capacidade normal.

A lágrima e o suor têm a mesma composição?
Tanto a lágrima quanto o suor são formados por água e cloreto de sódio. Mas cada um em quantidades diferentes. A lágrima tem a mesma concentração de cloreto de sódio que o plasma, a parte líquida do sangue. Já o suor tem um teor muito mais baixo da substância, metade do que tem a lágrima. Isso porque ele serve para reduzir a quantidade de calor do corpo. Muito cloreto de sódio dificultaria a evaporação daágua.


Ler no carro ou no ônibus pode descolar a retina?
A retina é a região do olho que recebe a luz e a transforma em sinais que serão enviados para o cérebro. Ela fica colada no fundo do olho e mantém as estruturas oculares no lugar junto com uma espécie de gelatina chamada corpo vítreo. Apenas uma lesão muito forte, como uma pancada, é capaz fazê-la descolar. Já as pessoas muito idosas ou os automíopes, que têm miopia acima de 8 graus, é que podem ter a retina descolada sem motivo aparente.

Por que a lágrima é salgada?
A lágrima contém sal e uma outra substância desinfetante que mata os germes e evita a infecção dos olhos. Elas são formadas por glândulas que ficam logo acima do globo ocular. Quando essas glândulas não funcionam bem, os olhos ficam secos.

Por que algumas pessoas espirram ao olhar para o sol?
Essa reação chama-se "reflexo cruzado". Qualquer luz forte a provoca. No cérebro, existem 12 pares de nervos que levam mensagens motoras e sensoriais para o sistema nervoso. As mensagens do nervo que cuida da visão passam por vias muito próximas às enviadas pelo nervo olfatório e pelo trigêmeo, que comenda a concentração dos nervos da mucosa nasal. O espirro, então, é inevitável.

Por que o cloro da piscina deixa os olhos vermelhos?
O pH dos olhos sofre irritações quando entra em contato com o cloro, que tem um pH mais ácido. A cor avermelhada é conseqüência da dilatação do vasos, que são as reações dos olhos a tais incômodos.






MOMENTO DE REFLEXÃO

História de uma Rã Para ler, meditar e encaminhar. Infelizmente, tem um “quê” de verdade.
Da alegoria da Caverna de Platão para Matriz, passando pelas fábulas de La Fontaine, o idioma simbólico é um meio privilegiado para induzir à reflexão e transmitir algumas ideias. Olivier Clerc, escritor e filósofo, nesta sua breve história, pela metáfora, põe em evidência as funestas consequências da não consciência da mudança que afeta a nossa saúde, as nossas relações, a evolução social e o ambiente. Um resumo de vida e sabedoria que cada um poderá plantar no próprio jardim para desfrutar dos seus frutos.
A rã que não sabia que estava a ser cozinhada.
Imagine uma panela cheia de água fria, na qual nada tranquilamente uma pequena rã. Um pequeno fogo debaixo da panela e a água aquece muito lentamente.
Pouco a pouco água fica morna e a rã, achando isso bastante agradável, continua a nadar, A temperatura da água continua a subir...
Agora água está mais quente do que a rã gostaria. Sente-se um pouco cansada, mas, não obstante, isso não a amedronta.
Agora água está realmente quente e a rã começa a achar desagradável, mas está muito debilitada. Então aguenta e não faz nada... A temperatura continua a subir, até que a rã acaba, simplesmente, morta e cozida.
Se a mesma rã tivesse sido lançada diretamente na água a 50 graus, com um golpe de pernas teria pulado imediatamente da panela.
Isto mostra que, quando uma mudança acontece de um modo suficientemente lento, escapa à consciência e não desperta, na maior parte dos casos, nenhuma reação, nem um pouco de oposição ou alguma revolta.
Se nós olharmos para o que tem acontecido na nossa sociedade durante as últimas décadas poderemos ver que estamos a sofrer uma lenta mudança na vida à qual nos vamos acostumando.
Uma quantidade de coisas que nos teriam feito horrorizar há 20, 30 ou 40 anos, foram a pouco e pouco banalizadas e hoje apenas perturbam levemente ou até deixam completamente indiferentes a maior parte das pessoas.
Em nome do progresso, da ciência e do lucro são efetuados ataques contínuos às liberdades individuais, à dignidade, à integridade da natureza, à beleza e à alegria de viver. Lenta, mas inexoravelmente, com a constante cumplicidade das vítimas, desavisadas e agora incapazes de se defenderem.
As previsões para o futuro, em vez de despertarem reações e medidas preventivas, não fazem outra coisa que não seja preparar psicologicamente as pessoas para aceitarem algumas condições de vida decadentes, aliás dramáticas .
Conscientes ou cozinhados, precisamos escolher!
NÓS JÁ ESTAMOS MEIOS COZIDOS? OU NÃO? Então, se não estás como a rã, já meio cozido, dá um golpe de pernas, antes que seja muito tarde.




Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário